Iluminação


Recommended Posts

Boas pessoal!

 

Já tenho o aqua à uns tempos, mas só agora é que me comecei a iniciar nisto a aquariofilia a "sério" (Vossa culpa em grande parte :crazyeyes: ).

Tenho um aqua com as seguintes medidas: 80*30*35, e que tem ainda a iluminação de origem.

Queria alterar esta situação mas tenho 2 duvidas:

 

1ª Que tipo de iluminação escolher, nomeadamente tipo de lampadas, watts e kelvins das memas;

2ª Ao colocar a calha, vou retirar a tampa que o aqua trás. Se eu colocar acrilico ou vidro a tapar o aqua, terá influencia na iluminação?

 

As plantas que tenho são: Musgo de Java, Feto de Java e Valsinéria. Não será para fazer um aqua muito plantado.

 

Se alguém me puder ajudar agradecia.

 

Abraço,

 

Marinho

Editado por PMarinho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A primeira coisa a fazer é pensar que tipo de plantas queres manter.

 

Boas! Quanto às plantas, serão plantas de manutenção facil, pois é a primeira vez que coloco plantas naturais no aqua e acho que pra já são as melhores para ir aprendendo.

 

Qual é a iluminação de origem?

 

A iluminação não sei... A lampada não diz nada :s

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De que tamanho é? Ou então mete uma foto e logo vemos qual será!

 

A lampada deve ter no máximo 70 cm. Mas assim que chegar a casa, vou tentar tirar uma foto para poderem ver como é a lampada... Eu acho que ela até dizia a marca, mas como já a tenho à bastante tempo, as letras acabaram por desaparecer...

Mas a tampa será mesmo para anular e colocar uma calha!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas a tampa será mesmo para anular e colocar uma calha!

Sendo assim, se é por uma questão estética...

Em relação à calha podes sempre ver algumas com por exemplo duas lâmpadas de 36W, ou assim...

72W/84l=0,86W/l, se calhar é um bocado de luz a mais para aquilo que queres, mas pensa tambem no futuro, daqui amanhã vais querer meter mais plantas e mais exigentes.

Vamos aguardar por mais sugestões! ;)

Cumps

Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Levando também em conta que o aquário tem 35 cm de altura, 72w se calhar são demais para essas plantas. É como o bacfish disse, tens que ver bem o que queres no futuro já que vais gastar dinheiro agora... Eu não quis logo gastar muito na calha, passado uns meses já estava com vontade de fazer um upgrade, ehehe. Para não estar a deitar dinheiro fora ainda me aguentei um aninho.

 

Pensa nas pll de 55w/T8 de 25w e T5 de 24w, acho que são estas que dão para aí. Pesquisa nas "Fotos e vídeos" para veres as opções do pessoal para aquários desse comprimento.

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Levando também em conta que o aquário tem 35 cm de altura, 72w se calhar são demais para essas plantas. É como o bacfish disse, tens que ver bem o que queres no futuro já que vais gastar dinheiro agora... Eu não quis logo gastar muito na calha, passado uns meses já estava com vontade de fazer um upgrade, ehehe. Para não estar a deitar dinheiro fora ainda me aguentei um aninho.

 

Pensa nas pll de 55w/T8 de 25w e T5 de 24w, acho que são estas que dão para aí. Pesquisa nas "Fotos e vídeos" para veres as opções do pessoal para aquários desse comprimento.

 

Pois, a minha ideia seria mesmo essa, não comprar já uma grande calha, pois daqui a um tempinho queria mesmo mudar de aqua...

 

bacfish: A lampada que tenho neste momento é de 18w e diz Daylight... Não percebendo muito do assunto, parece-me ser claramente insuficiente...

 

Pessoal, quanto aos kelvins, o que acham o ideal? E a ideia de colocar um acrilico a tapar a parte de cima do aqua, será que vai influenciar na iluminação?

 

Obrigado pela ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.