consaguinidade


Miguel Madeira

Recommended Posts

Penso que nos killis como em quase todos os outros peixes os problemas de consanguinidade se podem colocar. Mas penso que no caso dos killis a maioria não liga e a isso e pelo que sei não têm problemas.

Já agora qual foi a loja onde viste os killis?(envia-me mp porque não dá para colocar aqui o nome no topico)

Depois de Adão e Eva terem feito "amor", Deus apareceu a Adão:

- Onde está a Eva?

- Foi lavar-se ao rio !

- Estou tramado, nunca mais consigo tirar o cheiro ao peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Os Killis tambem sofrem de consanguinidade.

É normal nas espécies que se encontram à já bastante tempo no hobby, que os alevins comecem a apresentar deformações (peixes tortos e de formas estranhas) devido ao sucessivo cruzamento entre irmãos.

Uma boa forma de evitar isso é a troca de espécimes estre criadores.

Mas neste caso ter em atenção se os peixes são realmente da mesma população, não devemos cruzar populações diferentes.

 

Outro probema que tambem pode surgir é o sex-ratio diferente de 50/50. Por vezes obtemos só machos (ou femeas) e acabamos por perder a espécie em causa. Mas aqui pode não ser só consanguinidade. Pode ser dos parametros da àgua, das temperaturas de encubação (no caso de anuais), etc.

 

Uma coisa é certa quantos mais individuos de uma espécie tivermos menos problemas iremos ter. Se só tivermos sempre um casal é muito provavel que com o tempo se perca a espécie.

 

Cumprimentos,

João Assunção

Link to comment
Partilhar nas redes sociais