Nano de 13litros


Eliziario Alexandrino

Recommended Posts

Olá a todos...

 

Quero compartilhar com todos o meu nano, ou um deles, pois tenho beteiras plantadas e um outro de 72itros que não sei se se enquadra nesta parte do forum, mas vou mostrar o que se tenho certeza que cabe no espaço...

A data da montagem foi em julho de 2007...

 

O substrato é cascalho de rio e basalto

A filtragem, bom é com FBF(filtro biológico de fundo)

A bomba que o faz funcionar é uma mini bomba de 80litros com regulagem de fluxo

A iluminação, uma lãmpada fluorescente compacta de 25wats

O tamanho do aquário é 30x24x18 12L.960ml

 

Como nestes meses tive um suto de algas, e só agora está reagindo depois e algmas trocas parciais e tive que faze-lo com água deionizada para tentar evita-las mas os animais estão saudáveis e estou aos poucos replantando ele...

 

Bom aqui no primeiro da de montagem, após baixar a suspenção da poeira...

nanotronco1.jpg

 

Aqui com ele já plantado...

1602aad6.jpg

 

Aqui já passados alguns meses...

95c2de5f.jpg

 

Como tive que fazer muitas podas devido ao cresimento das plantas, foi one começou o problema com algas e ficou assim, infelizmente...

animais1.jpg

 

Mas com calma para não prejudicar os animais, está assim hoje...

Como não consigo foco nas fotos sem flash, tirei com e sem flash...

Aqui com flash

novo2.jpg

E aqui sem flash que fica tudo turvo, muito estranho...

novo.jpg

novo1.jpg

 

Bom foi bastante tempo e paciência para começar a livra-lo das algas, mas está melhorando aos poucos novamente, a paciência é exigida, não tem variação de PH(7,2), nem amônia e os animais estão muito saudáveis e não posso me aproximar que ficam como doidos, é bastant engrassado...

Enquanto isso vou fazendo as trocas e esperando as plantas crescerem porue já recoloquei as mudas...

 

Se puder colocar nesta parte do forum as fotos do outro plantado, é só avisar que coloco um tópico com prazer é um plantado também com FBF, mas este está bem até o momento...

Editado por Eliziario Alexandrino
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos...

 

Quero compartilhar com todos o meu nano, ou um deles, pois tenho beteiras plantadas e um outro de 72itros que não sei se se enquadra nesta parte do forum, mas vou mostrar o que se tenho certeza que cabe no espaço...

A data da montagem foi em julho de 2007...

 

O substrato é cascalho de rio e basalto

A filtragem, bom é com FBF(filtro biológico de fundo)

A bomba que o faz funcionar é uma mini bomba de 80litros com regulagem de fluxo

A iluminação, uma lãmpada fluorescente compacta de 25wats

O tamanho do aquário é 30x24x18 12L.960ml

 

Como nestes meses tive um suto de algas, e só agora está reagindo depois e algmas trocas parciais e tive que faze-lo com água deionizada para tentar evita-las mas os animais estão saudáveis e estou aos poucos replantando ele...

 

Bom aqui no primeiro da de montagem, após baixar a suspenção da poeira...

nanotronco1.jpg

 

Aqui com ele já plantado...

1602aad6.jpg

 

Aqui já passados alguns meses...

95c2de5f.jpg

 

Como tive que fazer muitas podas devido ao cresimento das plantas, foi one começou o problema com algas e ficou assim, infelizmente...

animais1.jpg

 

Mas com calma para não prejudicar os animais, está assim hoje...

Como não consigo foco nas fotos sem flash, tirei com e sem flash...

Aqui com flash

novo2.jpg

E aqui sem flash que fica tudo turvo, muito estranho...

novo.jpg

novo1.jpg

 

Bom foi bastante tempo e paciência para começar a livra-lo das algas, mas está melhorando aos poucos novamente, a paciência é exigida, não tem variação de PH(7,2), nem amônia e os animais estão muito saudáveis e não posso me aproximar que ficam como doidos, é bastant engrassado...

Enquanto isso vou fazendo as trocas e esperando as plantas crescerem porue já recoloquei as mudas...

 

Se puder colocar nesta parte do forum as fotos do outro plantado, é só avisar que coloco um tópico com prazer é um plantado também com FBF, mas este está bem até o momento...

 

Boas,

 

Está bonito, sim senhor, e com muitas plantas.

Só tenho uma questão:

Parece-me que tens uma altura bastante grande de substracto e uma pedra grande, e muitas plantas, pelo que o volume real de água nem deve chegar aos 10 litros.

 

Assim, parece-me claramente que tens aí peixes a mais mesmo.

Eu não sou fundamentalista nestas coisas, mas por muito que consigas manter a qualidade da água, o que duvido, os peixes também precisam de espaço para se mexer e desenvolver.

 

Além disso, se o que aí tens são guppys, como parecem, eles vão ter muitos filhotes, e então aí é que isso vai ficar sobrelotado.

 

Na minha opinião, tirava daí os guppys, e ficava só com os mais pequenos, e poucos.

 

Para te dar um exemplo, eu num aqua desse tamanho, com menos cascalho, uma pedra pequena e muito menos plantas só tenho um betta e já acho que ele está apertado.

 

E num de 20 litros só tenho 2 fêmeas guppy e os alevisn mais pequenos.

 

Não estou a dizer que eu é que tenho a razão toda, mas pensa nisso e espera por outras opiniões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BOAS

isso esta bonito, so tem que se esperar que ele recupere em pleno..

ja agora que fauna tens a...

uma equipa de limpeza ajudava...

quanto ao outro aqua mete no topico de "fotos e videos"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado por responderem ao tópico...

 

O substrato não é tão alto, mas sim toma uma parte do aquário, mas necessário para o funcionamento do filtro e colocação das plantas...

Não tenho rochas grandes no nano, o que vê ali é um pequeno tronco colocado em ãngulo e dá impressão de grande...

Os guppys estão a tempos nele, não me atrevo a mexer com eles porque foi bem complicado achar exemplares saudáveis e que continuassem assim, pois passam por muitos estágios até chegarem a nossas mãos e permanecerem saudáveis, mas eles estão bem no aquário, se por ventura os filhotes vierem, eu os coloco no outro plantado...

 

Eles estão a tempos nele e como não sofrem agressão, são bem ativos...

 

A equipe de limpeza está nele desde o início a 8meses, são 3 coridoras albinas e um Algae Eater pequenino...

Aqui uma das coridoras...

41ee2865.jpg

 

Elas tem cerca de 1,5cm, comprei-as bem pequenas para o aquário...

Aqui o Algae Eater...

707d059c.jpg

 

Não tirei fotos novas dos animais porque o foco depois que o mudei de local, está dificil de aproveitr as fotos ao ponto de mostra-las... Acho que a reflexão da luz da sala no vidro atrapalha muito...

 

 

Este aquário é muito querido estou recuperando-o aos poucos, as plantas dão um abiente confortável aos peixes e graças a isso ele já existe a 8 meses, e a qualidade da água não se altera desde a montagem, as algas infelizmente eu não tratei as plantas como fiz com o outro e foi o erro, mas aos poucos vai-se corrigindo..

 

Da fauna são neons negros, um outro grupo de diminutos peixes que não lembro o nome, aqui eles com os neons...

847d60c4.jpg

 

São muito miudos e foi até complicado o colega da loja captura-los para que eu pudesse coloca-los devido ao tamanho...

 

Neste período de montagem nenhum foi acometido de parasitoses como ictio, por exemplo...

Por isso faço manobras nele com cuidado, justamente para perservar a todos...

 

Hoje não tenho como colocar o tópico que agora ví o espaço para plantados maiores, vou colocar nele...

 

Obrigado mais uma vez por participarem... As sujestões são sempre bem aceitas, e dentro do possível, claro que vão sendo tomadas, mas sempre com muita calma, no momento a recuperação da flora está sendo a variável...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Nano está começando a mostrar recuperação da infestação de algas e as plantas começam a crescer novamente...

Aqui algumas fotos..

nano2.jpg

 

nanolateral.jpg

 

nano-5.jpg

 

nanolateral.jpg

 

nano1.jpg

 

 

Como são muito curiosos os pequeninos, fica dificil tirar fotos porque sempre passa um mais áfobad na frente e acaba distorcendo a foto, e perco a maioria delas...

 

Mas estas são para acompanharem, os parãmetros, não se alteram e a saúde deles é bem visível...

A medida que forem crescendo as plantas vou modelando nas podas...

Mas sempre com calma, para não prejudicar o desenvolvimento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Nano está começando a mostrar recuperação da infestação de algas e as plantas começam a crescer novamente...

Aqui algumas fotos..

nano2.jpg

 

nanolateral.jpg

 

nano-5.jpg

 

nanolateral.jpg

 

nano1.jpg

Como são muito curiosos os pequeninos, fica dificil tirar fotos porque sempre passa um mais áfobad na frente e acaba distorcendo a foto, e perco a maioria delas...

 

Mas estas são para acompanharem, os parãmetros, não se alteram e a saúde deles é bem visível...

A medida que forem crescendo as plantas vou modelando nas podas...

Mas sempre com calma, para não prejudicar o desenvolvimento.

TENS PEIXES A MAIS!!!!!! tens ai bichos pa um aqua de 50 litros.....................

 

Daqui a pouco aa amonia -------------»

 

Cumps

cons.jpg*
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

TENS PEIXES A MAIS!!!!!! tens ai bichos pa um aqua de 50 litros.....................

 

Daqui a pouco aa amonia -------------»

 

Cumps

 

Eu já tinha tentado dizer isso:

«Assim, parece-me claramente que tens aí peixes a mais mesmo.

Eu não sou fundamentalista nestas coisas, mas por muito que consigas manter a qualidade da água, o que duvido, os peixes também precisam de espaço para se mexer e desenvolver.»

 

Tava a ver que mais ninguém notava bowdown

 

Só não vais ter problemas com a água quando deixar de haver espaço para a água, digo eu...

E mesmo que consigas controlar a água (tipo com TPAs contínuas) os peixes não podem estar bem com tão pouco espaço. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podem ficar sossegados quanto isso, rss... O aquário já tem agora nove meses, e os animais estão nele desde 1 mês de montado, a filtragem dá cabo sem problemas dos parãmetros, afinal ela é tão grande quanto a massa do sistema.

 

Os animais são super saudáveis, eu não manteria se não fosse de outra forma, afinal tenho aquários, caixas d´água e um lago no quintal com 5000litro d´água...

turma.jpg

bf660b47.jpg

 

Eu não faria isso, os maiores peixes que tenho no nano são os guppys, e por ai já dá para imaginar o tamanho dos outros.

E mesmo no caso dos guppys, não foram um planejamento, o problema é que quando comprei as plantas acabou vindo um pequeno filhote(que está até hoje nele), no meio delas. E o danado foi crescendo, e para que não fica-se solitário, achando que era uma fêmea comprei um pequeno macho, mas infelizmente ao crescer se mostrou um macho, e como consequência comprei as fêmeas. Por isso existem guppys no nano, mas tiha sido projetado para os outros que levei um bom tempo planejando quais iria colocar e foi montado com este planejamento.

 

Mas em nenhum momento eles são sacrificados tanto pelo espaço, que estão muto a vontade, tanto que não tem predadores nem stress, por isso não tem doênças e são saudáveis.

 

O sistema de filtragem conheço um pouco porque mexo com este sistema a 30anos e tenho uma noção da capacidade dele principalmente com animais que não chegam a 2cm...

 

Acho muito gostoso publicar as coisa neste forum, justamente porque vocês dizem o que tem que ser dito, e é assim que eu gosto. Porque com isso as coisas podem ser explicadas e fica mais facil assim...

 

Não me snto precionado por críticas porque sei que querem o bem dos animais assim como eu nestes tantos anos de hobby.

 

Mas eu não, em nenhum momento sacrificaria animais, para fazer algo bonito para os outros verem....

 

Podem ficar sossegados quantos aos animais que monitoro todos os dias sua vivacidade e comportamento, os parãmetros em relação aos animais estão normais, e as trocas são feitas não para tentar mante-los vivos, e sim como manutenção normal do sistema porque o sistema de filtragem aguenta estes e mais animais, com uma margem muito grande....

 

Obrigado por postarem... Aos poucos vou melhorando as condições das plantas, esta semana devo colocar o CO2 nele porque as novas plantas recisam mas vai ser algo bem do tamanho dele, a ai vamos ver se as plantas tem algo mais para se desenvolverem...

 

Obrigado mais uma vez pela participação...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom...

Como aproveitei as podas do outro plantado que tem plantas de folhas miudas aos poucos parece que o problema de algas está indo embora, e depois de ter comprado uma nova planta, e só depois foi que ví serem glossos, devido a estarem muito verticalizadas no arranjo de venda...

Como tinha colocado estas de um outro que comprei antes, espalhei juntamente com as outras que já estavam fixadas e retirei uma outra que estava muito a frente.

 

Fiz uma poda em umas mais antigas que estavam brotando, mas ainda cobertas pelas algas que sobraram. Então fiz uma pequena limpeza nelas.

O duro é fazer isso, porque basta mexer em algo e ficam todos enfiados no local, e tenho que tomar cuidado redobrado para não machucar nenhum com a tesoura...

 

Para replantar as glossos é pior, porque basta fazer o furo no substrato e as coridoras entram dentro, o complicado é fazer e rir muito com elas.

 

Como as plantas estão crescendo, acabei fazendo um pequeno reator de CO2 que foi bem facil esconder atráz...

Aqui uma tentativa de fotografa-lo...

CO2.jpg

 

Não consigo boas fotos do aquário, mas algumas dá para serem aproveitadas...

novonano1.jpg

 

novonano.jpg

 

Meu comedor de algas está meio doido e não sabe onde parar. Bem engraçado o comportamento dele, parece que quer limpar sozinho o nano....

 

Bom está tudo normal a Cardamine está indo bem no nano, e um dos ramos se projetou, mas vou esperar os outros criarem força para poda-la...

 

Dentro do possível vou atualizando...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui como está agora...

 

As plantas voltaram a crescer, até mesmo as glossos, estão indo bem.

 

As algas com as trocas com água deionizada, parecem perder a força, e está se recuperando aos poucos...

 

nano-9.jpg

 

nano1-1.jpg

 

E um geral...

nanogeral-1.jpg

 

O CO2, está ajudando nas plantas, e eu além de observar e dar alimentos, apenas faço as tocas parciais...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

POr mais filtragem que tenhas!!!!!! NÂO SE PODE POR TANTOS PEIXES NUM AQUA COM 10 LITROS!!!!!!!!!!!!!!!!

 

sem duvida nem que tivesses ai um enheim professional III nao os podias ter vao morrer todos sem duvida!

 

CUmps

cons.jpg*
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha suf3r, não deixe a Ehein ver a sua afirmação rss...

 

Afinal este não é uma área do forum destinado às técnicas de montagem de nanos plantados?

 

Como pode ver,

Aqui http://s210.photobucket.com/albums/bb249/s...nt=IMG_0002.flv

 

Tudo transcorre normalmente, tanto que tive que colocar um pouco de ração porque estão tão a vontade comigo que quando chego próximo, todos vem não deixam que tire fotos sem contar que preciso tirar muitas para aproveitar apenas algumas...

 

A qualidade do vídeo é bastante ruim, mas dá para ter uma noção que não tem nenhum problema com eles... que já está quase fazendo aniversário que estão no nano...

 

Não postaria um tópico a respeito deste nano se não tivesse a certeza que são muito bem tratados e que estivessem gosando de ótima saúde.

Que podem morrer, sim podem, assim como poderiam dentro de um aquário maior, dizer que isso é devido ao filtro que não suporta, não seria uma verdade, pois se isso o fosse, já estariam a muito mortos.

 

Não conhecer o sistema de filtragem, não o desclassifica como funcional e altamente rentável...

 

Não existem parãmetros de qualidade de água neste aquário, que desabonem o filtro, muito pelo contrário, o menor problema nele é justamente a qualidade de água, por isso os animais estão a tanto tempo gosando de saúde...

 

E por gerar a parte fertil naturalmente, pois não tem substato fertil, somente inerte, as plantas nunca foram adubadas.

Coloquei um pequeno reator de CO2, por precaução devido as plantas que coloquei, precisarem de mais dele, apesar do sistema gerar também o CO2 necessário para as plantas, sem contar que converte os detritos em fertilizante para as plantas, e colocar uma adubagem artificial, seria como chover no molhado, por assim dizer...

 

Veja também que desde a primeira postagem do tópico existem fotos, e desde que foi aberto, se a filtragem não fosse eficiente, já estariam mortos, porque já vai fazer um mês que foi aberto o tópico e um filtro de dimensionamento ruim, já teria lançado na água toxinas que levariam todos à morte... agora imagina ele com 9 meses, 8 desde que os peixes estão no aquário, ou melhor já está fazendo 10 meses de montado e 9 dos peixes ai.

 

Vai ver no vídeo um Guppy de calda grande, ele não é tão bonito mas tem a maior cauda meio malhada, nem tão colorida mas o mais atentado rss...

 

Aqui ele, que veio junto com as plantas, as primeiras, e só o vi depois que a água se tornou mais cristalina e está até hoje ai, e por causa dele que vieram os outros, justamente para lhe fazerm compania...

nanomorador1.jpg

 

E todos estão bem, e eu contente com a saúde deles que não se agridem e convivem muito bem juntamente com os outros que também são passíficos.

Editado por Eliziario Alexandrino
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Escalares...

 

Não uso adubo nenhum...

 

O sistema converte toda matéria orgãnica eliminada pelos peixes e restos de comida em adubo, a atividade das bactérias, gera o CO2.

 

As plantas que tenho nele não são as mais faceis, mas já tenho que poda-las, devido ao crescimento. Coloquei um pequeno reator de CO2, para que não falte devido ao crescimento das plantas, mas tenho que planejar as podas para não vir a causar um novo desenvolvimento das algas.

Já tive que podar a Ludwigia inclinata e a Cardamine lirata, e vou ter que fazer novas podas nas outras para que ganhem forma, agora que estão crescendo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos novamente...

 

Esta semana fiz uma pequea poda em algumas plantas, mas as outras cresceram e nem parece que fora feita. Mas está tudo normal.

As glossos estão começando a se alastrar bem de vagar, como deve ser...

Aqui o crescimento das plantas, ao fundo uma grãminea que restou depois da infestação, e surpreende porque apesar de ainda estas com um pouco da alga, espalhou filhotes e continua forte, então não mexo com ela...

nanoPlantas3.jpg

 

nanoplantas2.jpg

 

nanoplantas1.jpg

 

nanoplantas.jpg

 

É isso, está indo normal. Aproveitei hoje e troquei a lãmpada que já faz um tempo que não o fazia...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Psyfactor...

 

Uma coisa que detemina o exesso de população, seria strees, competição por alimentos e consequente apatia pela pressão exercida pelos outros animais, suceptividade à doênças e finalmente morte de animais.

 

A população do nano não muda a muito tempo. A qualidade da água e tranparência são as mais altas.

Nunca foi introduzido nenhum tipo de adubagem artificial.

 

Ontem fiz maus uma troca parcial, tenho usado água deionizada, que seria um problema para as plantas devido a pobreza de qualidade, mas ao invéz disso, as plantas só fazem crescer mais. E são plantas que precisarim de adubagem normalmente.

 

Está assim hoje após a troca e fiz poda a 3dias atráz, quando da última troca.

 

nano1-2.jpg

 

Nano-10.jpg

 

Como não quero um retorno das algas, faço agora pequenas podas para evitar que as plantas deem voltas no espelho d´água.

 

As glossos, estão crescendo rápido neste aquário também e logo terei que poda-las, mas vou esperar mais um pouco...

 

Obrigado mais uma vez pela participação...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá a todos novamente...

 

Depois de adicionar o Co2, as plantas dispararam e tive que novamente fazer podas.

 

Uma do fundo não podei, porque como surpresa, vi minhas Riccias voltando a crescerem depois daas algas e quero ver como ficam...

Aqui uma tentativa de foto, porque como estão muito verdes as plantas(até mesmo as de tom vermelho, mas não posso adicionar mais luz), nas fotos dão a impressão de invasão de algas, e acabo perdendo muitas fotos na tentativa de registrar o aquário.

Aqui a minha surpresa quanto às riccias, junto a outra planta, a fundo...

riccia.jpg

 

E aqui o geral, as glossos estão se espalhando muito, e estão verticais devido as Lemmas que com o Co2, aumentam muito em pouco tempo. Mas é bem facil o controle delas, e vou fazer por estes dias que assim as glossos não verticalizam tanto.

 

geral-1.jpg

geral-2.jpg

Gostaria de colocar mais fotos, mas tenho que tirar muitas para aproveitar poucas e nem mesmo foco consigo, neste novo local. Mas acredito que dê para ilustrar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Hoje fiz mais uma pequena poda no nano...

 

Retirei bastante das Lemnas, e também tive que podar as gossos porque estavam grandes também...

 

Como tudo tem que ser lento, ficou assim...

nano-14.jpg

 

nano1-3.jpg

 

nano2-1.jpg

 

Vamos ver agora quanto tempo levam para crescer novamente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.