algas verdes


Carlos Silva

Recommended Posts

Mais uma vez, preciso da vossa ajuda.

Limpei os vidros do aqua a semana passada pois estavam com verdete. É uma película fina e verde muito agarrada ao vidro e difícil de tirar. Tive de esfregar várias vezes com esponja de cozinha "salva unhas", e agora já está a ficar na mesma. É provável que este assunto já se encontre discutido no forum, de qualquer forma agradecia a vossa opinião.

Carlos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquario foi montado em Dezembro de 2006 e o setup é o seguinte:

aquário 100x40x30, 2 maxijet 1200, escumador AS-100P, termoestato de 200W, +- 6kg rocha viva, 1 T8 de 30w actinia e 1 T8 com 4000k, areão de coral médio, água do mar.

Tem dois ocellaris, 1 lysmata debelius 1 caracol e muitos búzios pequenos que apareceram não sei como.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É natural ele estar com algas! Os primeiros meses é sempre assim até o aqua estabilizar mais!

 

No meio do teu setup, acho que poderias fazer algumas correcções para te ajudarem mais.

No que toca à rocha viva, tens pouca, e se calhar não está a ser suficiente para a função dela, daí talvez teres um pouco de algas por causa dos nitratos, que possivelmente estão altos. Acho que para esse aqua deves ter cerca de 20Kg (+14Kg que o que tens). Não necessitas de os colocar todos de uma só vez, nem convem! Coloca uns 2Kg ou 3Kg de 15 em 15 dias até prefazer os 20Kg totais.

A iluminaçãotambém é fraca! Tenta trocar isso por T5, pois têm mais potência de luz que as T8. Coloca 4x39w T5, sendo uma delas actinica e as restantes de 10000k, pois 4000k não é normal nos recifes, é uma luz muito amarela.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para além dessa iluminação tinha também 2 fluorescentes compactas de 100W cada que davam boa luz mas desliguei-as precisamente para evitar o desenvolvimento das algas. Quanto maior fôr a intensidade da luz mais se desenvolvem, acho. A rocha está muito bonita, toda vermelha com alga coralina.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Se quiseres tirar essas algas bem tens de comprar um easyblade+magfloater.

O easy blade enconreas aqui http://www.underwater-shop.com/product_inf...products_id=792

Existe em vários tamanhos

 

O Magfloater encontas aqui http://www.underwater-shop.com/index.php?cPath=26

 

Eu tive uns pontinhos verdes no aquário, e n conseguia tirá-los, depois de comprar isto, em 2 minutos fico com o vidro limpo.

Helder Quinzico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais