para o pessoal comentar


joao santos

Recommended Posts

Transformação de um aquário de água doce em salgada. Data de montagem 06/01/2008

 

Aquário Comp. 105cm alt. 40cm larg. 35 cm ~ 147 L brutos

 

substrato: 11 Kg coral moído

 

movimentação : 2 circuladores 600 L/h Rena e 1 circulador 1200 L/h SUNSUN

 

escumador Berlin air lift Red Sea + difusora + bomba ar HI-TECH 3600 cc (215 L/h)

 

Aqueçedor Rena 100w

 

Rocha viva 14 Kg

 

Iluminação 4*T5 39W (3 day light 14000K e 1 marine blue 420 ACTINIC 39W)

 

Temp. 26ºC

 

Testes API (PH, Kh, Amónia)

 

Ph 8,2

 

KH 9 gotas

 

densidade 1.025

 

amónia 0

 

TPAs 20% uma vez por mês com osmose + sal

 

Recentemente começou o ciclo das algas

 

fauna: 1 amphiprion ocellaris ; 1 amphiprion clarki ; 1 lysmata abolinecis ; 6 ermitas de patas verdes (os quais foram os primeiros vivos a serem introduzidos)

 

Com isto agradecia comentários e alguma ajuda para melhorar e seguir no bom caminho, de seguida colocarei mais algumas fotos dos vivos.

 

Obrigado a todos, seguem as fotos em anexo.

 

gallery_18923_361_196684.jpg

 

gallery_18923_361_275573.jpg

 

gallery_18923_361_374541.jpg

 

gallery_18923_361_637423.jpg

 

gallery_18923_361_84310.jpg

 

gallery_18923_361_79623.jpg

 

gallery_18923_361_566014.jpg

 

gallery_18923_361_210737.jpg

 

gallery_18923_361_563896.jpg

 

gallery_18923_361_186950.jpg

 

gallery_18923_361_332563.jpg

 

gallery_18923_361_441192.jpg

 

gallery_18923_361_277392.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos lá comentar....o que acho que está menos correcto

 

movimentação : 2 circuladores 600 L/h Rena e 1 circulador 1200 L/h SUNSUN

Acho que é suficiente, mas se trocares as 2 de 600 por uma de 1200 ficavas melhor servido.

 

escumador Berlin air lift Red Sea + difusora + bomba ar HI-TECH 3600 cc (215 L/h)~

Apesar de não gostar muito deste tipo de escumadores, acho que serve para já, mas no futuro, com o aumento de carga orgânica vais notar que não é suficiente.

 

Aqueçedor Rena 100w

Eu colocava mais um, sempre tinhas segurança no caso de um deles avariar.

 

Rocha viva 14 Kg

Terás de comprar mais uns Kg para fazeres pelo menos 15% do volume do aqua (21Kg)

 

Iluminação 4*T5 39W (3 day light 14000K e 1 marine blue 420 ACTINIC 39W)

Acho que é suficiente para a largura e altura do aqua que tens.

 

Recentemente começou o ciclo das algas

É normal...vai limpando com paciência ela desaparece.

 

fauna: 1 amphiprion ocellaris ; 1 amphiprion clarki ; 1 lysmata abolinecis ; 6 ermitas de patas verdes (os quais foram os primeiros vivos a serem introduzidos)

Acho que colocaste os peixes e camarão muito cedo, devias esperar mais um pouco, mas eles devem aguentar bem. Já agora, tens o nome do Lysmata mal, é Lysmata amboinensis. Não sei se conheces o site www.liveaquaria.com é um bom site com informação e nomes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a ir buscar um tutorial de como colocar fotos na galeria, feito há uns meses para ajudar um membro e coloquei em local melhor, vê aqui:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...st&p=515265

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que te apressa-te a por seres vivos no aquario montado ha pouco tempo , ainda esta no inicio e teras de certeza mudificar o harscape(nao esta mau), mas de certeza que vais de por mais rocha viva, fico parvo num aquario de pequena dimensoes teres um clarkii e um oceallaris sem problemas.

um abraço

Editado por nunomart

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Relativamente aos seres vivos tens razão, por enquanto estão bem e espero que continuem. Não percebi o que querias dizer com "...modificar o harscape" , vou tb adquirir mais rocha viva e e quanto ao clarkii e oceallaris até à data não presenciei nada de preocupante. A introdução dos vivos e a sua compatibilidade não foram da minha escolha, mas sim de quem me aconselhou, dp de muita preocupação minha no sentido de não ter problemas e de dar o melhor possível ao bem estar dos seres vivos.

 

Obrigado e cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois do problema resolvido e de teres criado outro tópico com a mesma informação, decidi colocar aqui toda a informação para que seja tratado tudo num só tópico. Entretanto o outro tópico será encerrado com o link para este.

 

Sobre as fotos....parece que etá tudo de saúde, ainda bem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu reparei, mas como já tinhas aqui comentários, e para não se perderem movi tudo para aqui! Mover daqui para lá não dava, porque os tópicos daqui ficavam em primeiro, por terem data mais antiga! Mas se preferires que isto passe para as fotos e videos, é só dizeres que eu coloco este tópico lá!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá joão,

 

Concordo com o pedro em relação ao teu set up.

A circulação de um aquario de recife ( aquilo que pensas ter) depende de uma circulação que chegue a todo o lado,não tem que ser propriamente forte por todo mas sim de modo a que cubra todas as areas.As tuas bombas são fracas para o aquário que tens,mas para ja acho que servem bem.

escumador!!Acho que uma boa opção é o aquamedic turbofloto 750 que podes encontrar no mercado em segunda mão por excelente preço.

Iluminação!!Se fosse meu eu punha 2 actinicas e 2 14000K,mas isso é a minha opinião,gosto do efeito flurescente que as actinicas fazem sobre os corais.

Quanto ao resto....se fosse a ti pegava no clarki ou no ocellaris enquanto tens pouca rocha e trocava na loja onde o compras-te por outro de modo a fazeres um casal de ocellaris ou clarki.

O problema das algaS....que remedio,todos nós já passa-mos pelo mesmo,e preciso ter paciência e não desistir.

 

Sinceramente e visto que os peixes estão fixe,acho que esta na hora de colocares alguns corais moles como por exemplo actinodiscos,clavularias,sacrophyton,zoanthos rodactis,recordias,sinularias etc etc......tens muita coisa que podes colocar já, mas com calma.

 

Uma coisa que já devias estar a adicionar é Kalkwasser, vai ajudar na aparecimento da alga coralina e tambem te ajuda a manter os parametros da agúa estaveis, nomeadamente a dureza e subida dos niveis de calcio.

 

De resto amigo João, acho que estas no bom caminho para teres um aqúario de sucesso :puppydogeyes:.gif' class='bbc_emoticon' alt=':mrgreen:' />.

 

 

abraço e dispõe

 

carlos basaloco

Editado por cab

carlos basaloco

reefresh 700lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já li o teu comentário, obrigado, vou melhorar aqueles aspectos que mencionaste. Tb já tinha percebido que as minhas bombas são um bocado fracas e tb não sei se estão colocadas no sítio certo.

 

Quanto à iluminação neste momento estou com três day light e apenas uma actinica e a água fica muito clara, gostava mais que ficasse com uma tonalidade mias azulada, achas que com duas day light e duas actinicas consigo esse efeito e ter corais?

 

vou comprar o kalk, mas já reparei que tenho uma pequena mancha rosa no vidro, será a coralina a aparecer?

 

Quanto aos peixes vamos ver.....

 

Mas como novato vou precisar de ajuda e dicas para

continuar.

 

Abraço

 

joão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se colocares 2 daylight e 2 actinicas vais ficar com um efeito mais azulado, mas tenho as minhas dúvidas sobre se será iluminação suficiente para os corais duros!

Sobre a mancha no vidro tens que ver se é rija ou se é mole! Se tiver tipo encrostada no vidro e custar a sair, é coralina, agora se tiver só agarrado ao vidro e for mole, é ciano!

Sobre os peixes, já tinha comentado o que o cab disse. Por mim ficava com um casal de ocellaris.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro,

 

Devido às dimensões do meu áqua tenho receio em ter corais duros devido a poderem ficar queimados por alguma anémona, estou correcto?

 

Neste momento com as tres brancas e apenas uma azul a água fica muito "clara" e a rocha viva com pouca cor.

 

Se for ciano! de que se trata ? é mau?

 

Já agora achas que a colocação das bombas de circulação está correcta?

 

E no caso de optar por um casal, porque a escolha de manter antes um casal de ocellaris e não um casal de clarkis!!!!

 

Abraço,

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro,

 

Devido às dimensões do meu áqua tenho receio em ter corais duros devido a poderem ficar queimados por alguma anémona, estou correcto?

 

Neste momento com as tres brancas e apenas uma azul a água fica muito "clara" e a rocha viva com pouca cor.

 

Se for ciano! de que se trata ? é mau?

 

Já agora achas que a colocação das bombas de circulação está correcta?

 

E no caso de optar por um casal, porque a escolha de manter antes um casal de ocellaris e não um casal de clarkis!!!!

 

Abraço,

 

João

 

Olá João!

Pessoalmente penso que o racio 3+1 em relação a iluminação é o mais indicado porque vai dar um ton mais natural ao aquario do que uma divisão 50/50 em que tudo dentro do tanque vai parecer azul.

A nivel estéctico fica um pouco estranho mas creio que para a maioria dos corais não deva fazer qualquer diferença já que muitos deles estão acostumados a tirar alguma rentabilidade mesmo de espectros tão "frios".

Em relação a circulação é preferivel na minha opinião pessoal, bastante o suficiente quase a rossar no violento, colocando as bombas a superficie de forma a termos muita corrente em cima e zonas mais moderadas no fundo, (moderado não quer dizer parado, não vais com certeza querer ter zonas anaérobicas no tanque).

Quanto aos animais, SPS e anemonas conseguem coisistir se houver controlo e observação por parte do aquariofilo já que jeralmente não custumam ocupar os mesmos espaços, os SPS gostam mais de correntes fortes e iluminação intença e a maioria das anemonas apreciam zonas mais calmas e moderadas.

Agora o por qué dos ocellaris, simples. São menos agressivos, mais pequenos e mais populares.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Pedro,

 

 

Olá João!

Pessoalmente penso que o racio 3+1 em relação a iluminação é o mais indicado porque vai dar um ton mais natural ao aquario do que uma divisão 50/50 em que tudo dentro do tanque vai parecer azul.OK

 

 

A nivel estéctico fica um pouco estranho mas creio que para a maioria dos corais não deva fazer qualquer diferença já que muitos deles estão acostumados a tirar alguma rentabilidade mesmo de espectros tão "frios". Aqui estas a referir a combinação 3+1 ou a 50/50??

 

Em relação a circulação é preferivel na minha opinião pessoal, bastante o suficiente quase a rossar no violento, colocando as bombas a superficie de forma a termos muita corrente em cima e zonas mais moderadas no fundo, (moderado não quer dizer parado, não vais com certeza querer ter zonas anaérobicas no tanque). Achas que devia colocar as bombas todas à superfície?? dp não há o perigo de haver acumulação de sedimentos no substrato junto à rocha viva???

 

Quanto aos animais, SPS e anemonas conseguem coisistir se houver controlo e observação por parte do aquariofilo já que jeralmente não custumam ocupar os mesmos espaços, os SPS gostam mais de correntes fortes e iluminação intença e a maioria das anemonas apreciam zonas mais calmas e moderadas OK

 

Agora o por qué dos ocellaris, simples. São menos agressivos, mais pequenos e mais populares. OK

 

Cumprimentos e obrigado

 

joão

Editado por joao santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

joão,

 

Ter uma anenoma no aquário não ha duvida que é bonito mas tambem é um perigo.Entacmaea quadricolor é uma excelente escolha é muito bonita tanto a vermelha como a verde, e a melhor coisa a fazer, é ser a primeira coisa a entrar no aquário para se poder movimentar a vontade até ncontrar o lugar que lea gosta. Assim não corres riscos de queimar outros corais. Isso não quer dizer que ela não volte a passear dentro do aquário, basta haver uma altração a circulação (posição das bombas) para ela se mudar de sitio. Por isso aconselho a difinir a colocação das bombas.

 

 

abraço

carlos basaloco

reefresh 700lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para tratares da ciano, terás que fazer TPAs mais frequentes até desaparecer. Outra coisa que podes fazer, é diminuir o tempo de luz diário ou estar 1 dias sem luz, também ajuda.

 

Sobre a escolha do casal de ocellarias, é mesmo pelo o que o Marco disse!

 

Para já, as bombas estão bem posicionadas, mas sempre podes puxar a bomba mais potente mais para cima. É importante teres movimentação à superficie, pois é ela que faz a troca gasosa do aqua.

 

A respeito da iluminação, eu optava pelo que já tens ou comprava mais um balastro e adicionava mais uma lampada azul.

 

Sobre a anemona, tal como o cab disse, tem os seu perigos. A espécie que o cab indicou é sem dúvida a melhor, reduzindo o perigo. Agora, qual o perigo? Quando uma anemona morre, solta uma toxina para a água que provoca a morte a praticamente todos os vivos do aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sobre a anemona, tal como o cab disse, tem os seu perigos. A espécie que o cab indicou é sem dúvida a melhor, reduzindo o perigo. Agora, qual o perigo? Quando uma anemona morre, solta uma toxina para a água que provoca a morte a praticamente todos os vivos do aqua.

 

 

Pedro,

 

É verdade o que disseste, se morrer uma anemona dentro do aquário não é bom alias é muito mau, e é muito provavel que baixas não vão faltar. A morte de uma anemona deixa a agua toda gordurosa e leitosa,e o escumador deixa de fazer o seu serviço e instalasse o caos no aquário. Mas o caos tambem depende do tamanho da anemona e da litragem do aquário, e o problema pode ser resolvido a tempo com boas trocas de aguá.

Agora uma anenoma tambem não morre com duas tretas, pode haver muitas maneiras de ela morrer ,mas a mais frequente é o caso de elas se meterem nas bombas e desfazerem-se.

 

abraço

Editado por cab

carlos basaloco

reefresh 700lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro,

 

É verdade o que disseste, se morrer uma anemona dentro do aquário não é bom alias é muito mau, e é muito provavel que baixas não vão faltar. A morte de uma anemona deixa a agua toda gordurosa e leitosa,e o escumador deixa de fazer o seu serviço e instalasse o caos no aquário. Mas o caos tambem depende do tamanho da anemona e da litragem do aquário, e o problema pode ser resolvido a tempo com boas trocas de aguá.

Agora uma anenoma tambem não morre com duas tretas, pode haver muitas maneiras de ela morrer ,mas a mais frequente é o caso de elas se meterem nas bombas e desfazerem-se.

 

abraço

Grande cab, é isso mesmo! faltava dizer a principal causa de morte das anemonas!

Eu por acaso não tenho nenhuma e nem tou a pensar ter! A maioria das vezes o pessoal compra uma por causa dos palhaços, mas eles podem fazer simbiose com corais! No meu aqua antigo tive um Amphiprion polymnus e ele de dia fazia simbiose com a minha Sinularia flexibis e de noite com umas Xenia.

Agora já não tenho o polymnus porque tornou-se muito agressivo e troquei numa loja, mas tenho um casal de ocellaris que fazem simbiose com a Sinularia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas cab! como é que isso vai?

 

Ainda ontem tirei mais umas fotos mas dp não tive tempo de as colocar, mas vou tratar do assunto. O aqua está porreiro, estou satisfeito para inicio

de "carreira" eh eh

 

Abraço,

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais