Iniciante a zero!


Recommended Posts

bem minha gente:

sou novo novissimo no assunto e estou aflito.

como prenda de natal e apos muita insistencia dos meus filhotes la resolvi meter-me nesta embrulhada e comprar um aquario aos miudos.

como não sabia patavina do assunto, obviamente deu p/ torto.

nao fiz nada em relação ao ciclo do azoto e apenas meti umas tampinhas de um produto que a senhora da loja me indicou p/ a agua (cycle). e passado uma semana ja la estavam peixitos dentro p/ contentamento dos miudos.

so kd os desgraçados dos peixes começaram a morrer é k tive mesmo de me dedicar a resolver a situação e por indicação de um amigo encontrei este site onde ja devo ter lido quase tudo :crazyeyes:.gif' class='bbc_emoticon' alt=':smile:' />

 

agora k ja sei um poukinho, muito poukinho, disto começo a descrever a minha situação:

o aquario em questão é pekeno, tendo 50*30*25 dakeles kits completos, com uma bomba interna dakelas com uma esponja grande e com capacidade p/ 300L/hora.

 

nao tenho la plantas naturais pois então é k isto ia ser bonito :crazyeyes: . apos varias leituras aki pelo forum fui comprar varios testes p/ agua p/ me inteirar da situação.comprei teste p/ ph, para amonio e p/ nitratos, pois foi os k me pareceram ser os mais importantes á partida. mudei a agua do aquario e comecei a testar então. (devo dizer k tenho la tres guppys resistentes a todas as adversidades)

os testes dera-me o seguinte:

ph - 7.6 (o teste so vai ate ai e está no maximo) testei a agua da torneira e dá um valor de 6.8.

 

amonio - inicialmente estava no máximo e ontem (apos mais uma tpa com agua de osmose tirada numa máquina aki do trabalho k faz essa função) baixou p/ o nivel imediatamente inferior mas mantém-se mesmo assim muito elevada penso eu

 

nitratos - p/ meu espanto nao deu absolutamente nada!! deu zero no teste.

 

a minha pergunta é: devo continuar a mudar a agua todos os dias ate ter o amonio baixo e o ph, ou será necessário fazer mais alguma coisa??

quando faço o tpa tenho k colocar sempre o "cycle"???

 

desculpem la tantas perguntas mas agora tb eu ja comecei a ter gosto nisto e keria continuar, mas a fazer as coisas como deve de ser.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

PH como deves ter lido varia conforme várias variáveis, inclusive com a temperatura da água.

Tem tendência para estabilizar com o tempo.

Eu tenho um medidor electrônico, e observei isso a acontecer.

Propunha a introdução de plantas vivas, para reduzir um pouco a amonia, se bem que com as TPA, essa correcção será mais rápida. Testa a água que introduzes para a amónia.

O cycle usa-se apenas para acelerar o ciclo, pela introdução artificial de bactérias no aqua, e no filtro.

Apenas deverás reutilizar se fizeres uma TPA de 50% ou mais, ou lavares a esponja do filtro.

Dependente do filtro, poderas trocar a esponja por ceramicas, ou outras matérias mais propicias à fixação de bactérias para efectuarem o ciclo.

Qual a temperatura actual?

 

JRA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

PH como deves ter lido varia conforme várias variáveis, inclusive com a temperatura da água.

Tem tendência para estabilizar com o tempo.

Eu tenho um medidor electrônico, e observei isso a acontecer.

Propunha a introdução de plantas vivas, para reduzir um pouco a amonia, se bem que com as TPA, essa correcção será mais rápida. Testa a água que introduzes para a amónia.

O cycle usa-se apenas para acelerar o ciclo, pela introdução artificial de bactérias no aqua, e no filtro.

Apenas deverás reutilizar se fizeres uma TPA de 50% ou mais, ou lavares a esponja do filtro.

Dependente do filtro, poderas trocar a esponja por ceramicas, ou outras matérias mais propicias à fixação de bactérias para efectuarem o ciclo.

Qual a temperatura actual?

 

JRA

 

obrigado pela resposta.

a temperatura actual está nos 26º

de facto esqueci-me de medir a amonia da agua nova, vou fazer isso logo kd chegar a casa e fizer novamente os testes todos.

então propoes mudar a esponja por ceramicas?? por exemplo??

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Mudar, mas depende do tipo de filtro. BioBox, Externo, Interno,???

 

JRA

 

o filtro ja vinha com o aqua, é interno (nao sei a marca, apenas fui ver a capacidade e diz 300l/hora), e tem uma esponja rectangular com cerca de 10/12 cm de comprimento e 3 de largura, a espessura nao sei mas tb nao é muito talvez 1/2 cm.

 

obrigado pela disponibilidade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se substituir a esponja por cerâmica fica sem filtragem mecânica (retenção de partículas). O grande defeito desses filtros é não servirem para se acrescentar mais matérias filtrantes. Cada vez que lavar o filtro (esponja) verifique a amónia pois as bactérias nitrificantes terão desaparecido quase todas. No entanto, num meio pequeno como um aquário desses, a colónia de bactérias recompõe-se rápidamente sem grandes (ou nenhuns) efeitos adversos para os peixes, sobretudo se acrescentar o Cycle ou similar.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Eu vou dar a minha modesta opinião....

 

- Para começar, esquecia a água de osmose, e fazia as tpa's com água d'el cano mesmo.

- Tpa's com temperatura mais ou menos iguais (a do aquario com a d'el cano) - 10 a 20% semanais

- Anti-cloro na água nova das tpa's, sempre me dei bem com o Tetra AquaSafe (e não tenho tempo para a por a repousar e esperar que o cloro desapareça)

- Aranjava uns pés dumas plantas de crescimento rápido tipo limnophila sessiflora (não sei se é assim que se escreve) que ajudam a consumir os nutrientes em excesso.

- Quanto aos guppys se for tudo controladinho sem grandes variações os gajos aguentam-se.

 

O filtro falando bem e depressa - acho que não vale grande coisa - tive um igual num aquário semelhante e mudei-o para um filtro de cascata da eheim.

 

Depois penso que podes dar-nos uma ideia do que pretendes fazer em relação ao áqua: comunitário, plantado, etc..., e ai podemos começar a falar em iluminação, fertilizantes, filtro...etc.

 

Espero ter ajudado.

 

Cumps

 

António Miguel

O único modo de evitar os erros é adquirindo experiência; mas a única maneira de adquirir experiência é cometendo erros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

eu não sou nenhum perito, mas acho que estás a fazer quelquer coisa mal.

 

o ciclo do azoto (procura neste forum que há muita coisa sobre isto) é a "transformação" de amoniaco em nitritos e depois em nitratos. Esta "transformação" demora +- 1 mês.

 

assim sendo, se tens amoniaco é normal. E acho (não tenho a certeza) que se continuares a fazer TPA não vais resolver o problema. Para com os TPA's. Deixa isso establizar.

 

NOTA: se leres o livro de testes dos nitratos, vem lá escrito que se tiveres nitritos na aqua, o teste não é fiavel. Como tu não tens o teste dos nitritos, como podes confiar no teste dos nitratos?

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Eu vou dar a minha modesta opinião....

 

- Para começar, esquecia a água de osmose, e fazia as tpa's com água d'el cano mesmo.

- Tpa's com temperatura mais ou menos iguais (a do aquario com a d'el cano) - 10 a 20% semanais

- Anti-cloro na água nova das tpa's, sempre me dei bem com o Tetra AquaSafe (e não tenho tempo para a por a repousar e esperar que o cloro desapareça)

- Aranjava uns pés dumas plantas de crescimento rápido tipo limnophila sessiflora (não sei se é assim que se escreve) que ajudam a consumir os nutrientes em excesso.

- Quanto aos guppys se for tudo controladinho sem grandes variações os gajos aguentam-se.

 

O filtro falando bem e depressa - acho que não vale grande coisa - tive um igual num aquário semelhante e mudei-o para um filtro de cascata da eheim.

 

Depois penso que podes dar-nos uma ideia do que pretendes fazer em relação ao áqua: comunitário, plantado, etc..., e ai podemos começar a falar em iluminação, fertilizantes, filtro...etc.

 

Espero ter ajudado.

 

Cumps

 

António Miguel

 

o aqua so tem plantas e uma rocha artificiais porke como nao percebia nada do assunto tive um certo receio em aventurar-me logo a colocar plantas naturais.

nao keria grande coisa, apenas meia duzia de peixitos, tipo guppys, platys, por ai....porke os miudos têm uma grande paixão pelo aquario e adoram akilo e o aqua não é assim tão grande. o k preocupa é como nao sabia nada do assunto (devia ter peskisado antes é certo) nao fiz as coisas como deve de ser como por exemplo o ciclo do azoto, e so agora e depois de ver k os peixes morriam constantemente é k tive mesmo de optar por levar akilo a serio ou deixar, e deixar está fora de hipotese. a questão agora é conseguir remediar o mal feito e daí a compra dos testes p/ começar a serio com o aqua.

a agua está limpa e os guppys k la estão têm resistido bem. so nao keria era estar a comprar mais peixes sem ter a certeza k está tudo como deve ser, daí a minha preocupação em ter a amonia tão elevada e tentar saber o melhor p/ baixar. mas se calhar vou seguir os conselhos e deixar a "coisa" acalmar uns dias e depois voltar a medir porke assim á primeira vista o k me parece é k o ciclo ainda nao está feito pois nao tenho nitratos e a amonia está elevada, correcto??

 

obrigado pela atenção

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o aqua so tem plantas e uma rocha artificiais porke como nao percebia nada do assunto tive um certo receio em aventurar-me logo a colocar plantas naturais.

nao keria grande coisa, apenas meia duzia de peixitos, tipo guppys, platys, por ai....porke os miudos têm uma grande paixão pelo aquario e adoram akilo e o aqua não é assim tão grande. o k preocupa é como nao sabia nada do assunto (devia ter peskisado antes é certo) nao fiz as coisas como deve de ser como por exemplo o ciclo do azoto, e so agora e depois de ver k os peixes morriam constantemente é k tive mesmo de optar por levar akilo a serio ou deixar, e deixar está fora de hipotese. a questão agora é conseguir remediar o mal feito e daí a compra dos testes p/ começar a serio com o aqua.

a agua está limpa e os guppys k la estão têm resistido bem. so nao keria era estar a comprar mais peixes sem ter a certeza k está tudo como deve ser, daí a minha preocupação em ter a amonia tão elevada e tentar saber o melhor p/ baixar. mas se calhar vou seguir os conselhos e deixar a "coisa" acalmar uns dias e depois voltar a medir porke assim á primeira vista o k me parece é k o ciclo ainda nao está feito pois nao tenho nitratos e a amonia está elevada, correcto??

 

obrigado pela atenção

 

Boas de novo.

 

A meu ver é isso o ciclo ainda não foi concluido, de qualquer maneira seguia o que eu disse em cima... e tudo vai correr bem.

Depois optava sempre por umas plantitas naturais ressistentes e os peixitos só depois de tar tudo mais estável, pois antes é um risco.

 

Cumps

António Miguel

O único modo de evitar os erros é adquirindo experiência; mas a única maneira de adquirir experiência é cometendo erros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Se deixar as coisas acalmar, a amónia vai continuar a subir e os peixes vão morrer. Tente manter a amónia, através de TPAs,até a um máximo aproximado de 0,5 mg/l. Não será demasiado tóxico para os peixes e permitirá à colónia de bactérias que se alimentam de amónia continuar a desenvolver-se, para dar lugar então aos nitritos (também tóxicos), que tenderão a descer muito rápidamente e transformar-se finalmente em nitratos.

Todo este processo deverá ser acelerado pelo efeito do Cycle que já contém estas bactérias. Pelo que eu me apercebi do que disse, esperou uma semana para pôr os peixes depois de aplicar o Cycle. Se assim foi, é provável que as bactérias tenham desaparecido por falta de alimento: dejectos dos peixes, comida de peixes e amómia daí resultante ( tanto quanto sei o Cycle tem 5 espécies de bactérias sendo que uma delas consome amónia).

Re-introduza o Cycle e vá verificando a amónia. Para já esqueça os nitratos: ainda é cedo para aparecerem. Parece-me ser o melhor que tem a fazer.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Se deixar as coisas acalmar, a amónia vai continuar a subir e os peixes vão morrer. Tente manter a amónia, através de TPAs,até a um máximo aproximado de 0,5 mg/l. Não será demasiado tóxico para os peixes e permitirá à colónia de bactérias que se alimentam de amónia continuar a desenvolver-se, para dar lugar então aos nitritos (também tóxicos), que tenderão a descer muito rápidamente e transformar-se finalmente em nitratos.

Todo este processo deverá ser acelerado pelo efeito do Cycle que já contém estas bactérias. Pelo que eu me apercebi do que disse, esperou uma semana para pôr os peixes depois de aplicar o Cycle. Se assim foi, é provável que as bactérias tenham desaparecido por falta de alimento: dejectos dos peixes, comida de peixes e amómia daí resultante ( tanto quanto sei o Cycle tem 5 espécies de bactérias sendo que uma delas consome amónia).

Re-introduza o Cycle e vá verificando a amónia. Para já esqueça os nitratos: ainda é cedo para aparecerem. Parece-me ser o melhor que tem a fazer.

Cumps.

 

ok, vou fazer isso, obrigado a todos, depois colocarei aki os resultados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja agora edito apenas p/ perguntar mais uma coisita:

 

o areão k tenho no aqua foram os miudos que o escolheram e é de vidro. dá a sensação k são bocaditos de vidro partido de várias cores (o que fez com que o miudos o escolhessem, claro).

Será k isso pode tambem influenciar???

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode ficar descansado.O vidro é neutro.

Já agora aproveito para acrescentar que adicionando o Cycle os valores da amónia ,e posteriormente de nitritos, ficarão sempre baixos, julgo eu. Estou mais familiarizado com a JBL mas o princípio de acção será o mesmo.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode ficar descansado.O vidro é neutro.

Já agora aproveito para acrescentar que adicionando o Cycle os valores da amónia ,e posteriormente de nitritos, ficarão sempre baixos, julgo eu. Estou mais familiarizado com a JBL mas o princípio de acção será o mesmo.

 

 

ok, obrigado.

devo acrescentar so o cycle e ir testando a amonia ou acompanhar por tpa??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Basta acrescentar o Cycle. e medir a amónia pelo menos 1 vez ao dia. As TPAs serão quinzenais, a não ser que verifique um aumento da amónia para além dos 0,5 mg/l, o que eu duvido venha a acontecer.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.