Aventura Malawi


compoc05

Recommended Posts

  • Replies 65
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá uma vez mais,

 

Como já disse no(s) outro(s) tópicos, deverás começar por arranjar um sistema de filtragem adequado para o aquário se pretendes na verdade manter CA's em condições e eliminado os riscos de envenenamento por amónia, por isso para um volume de 200 litros, na pior das hipóteses um filtro exterior com um caudal de 1.000 litros / hora.

 

Segundo, e com também já te foi dito, esse aquário é mais adequado (mantendo-mo-nos nos CA's) para duas a três espécies de Ciclideos do Tanganyika ou Rios Africanos do que para Malawi. Mesmo pensando nestes últimos, quando muito arriscaria a manter 1 ou 2 trios de espécies de Mbunas das mais pequenas e pacíficas!

 

Esquece portanto tudo o resto que tens Protomelas, Aulonocaras,...

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá uma vez mais,

 

Como já disse no(s) outro(s) tópicos, deverás começar por arranjar um sistema de filtragem adequado para o aquário se pretendes na verdade manter CA's em condições e eliminado os riscos de envenenamento por amónia, por isso para um volume de 200 litros, na pior das hipóteses um filtro exterior com um caudal de 1.000 litros / hora.

 

Segundo, e com também já te foi dito, esse aquário é mais adequado (mantendo-mo-nos nos CA's) para duas a três espécies de Ciclideos do Tanganyika ou Rios Africanos do que para Malawi. Mesmo pensando nestes últimos, quando muito arriscaria a manter 1 ou 2 trios de espécies de Mbunas das mais pequenas e pacíficas!

 

Esquece portanto tudo o resto que tens Protomelas, Aulonocaras,...

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

 

Boas, João. Uma vez mais obrigado pelo seu contributo, esperando continuar a ser merecedor da sua atenção.

Em relação ao filtro, os €€€ não abundam, mas poderia ter possibilidade de adquirir um ehiem 2236 600l/h, por um bom preço (do membro a quem comprei o aqua), nesse caso ficaria com dois externos, é viável, ou já é muito tubo?

Quanto ao biótopo, eu estou virado para o Malawi, até porque já tenho alguns exemplares, fruto da minha grotesca asneira. O João continua a querer "vender" Tanganiyka, eu prometo ir verificar algumas possíveis combinações sujeridas por si, noutros tópicos, não querendo de todo, chegar ao extremo de posições, quase transformadas em novelas em alguns deles (ex: tópico do ROAST no ciclideos.com).

Abraço

Abraço,

 

LUIS ALMEIDA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me que estas tramado!!!

 

Os comunitarios são bem giros

 

Boas, Tenho tido um comunitário num aqua de 60cm, para este quero algo mais arrojado (foi duro convencer a "Maria")

Abraço

Abraço,

 

LUIS ALMEIDA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Com esse filtro e com o outro as coisas ganham outra dimensão!

 

Eu não te quero vender Tanganyika, nem nada que se pareça! Apenas te sugiro aquilo que poderá funcionar no teu aquário... continuas a insistir nos peixes que tens e já te disseram que alguns desses peixes quase que nem cabem no aquário (em tamanho adulto)... apenas isso! Se queres mesmo ir para o Malawi tens que começar por te desfazer de quase todo os peixes que tens. Depois escolhes duas espécies de Mbunas bem pequenos e mais pacíficos e "Arriscas" em meter um trio (1M + 2F) de cada uma das espécies!

 

Abraços

 

João NUno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

tal como o João já afirmou, eu reitero a sua posição no que diz respeito aos Tanganyikas. Um aquário para ciclídeos do Malawi deverá ter como mínimo 120 cm para podermos tirar real proveito desta experiência. Ao insistir neste Lago, no máximo poderias optar por uma ou duas espécies das mais pacíficas e dentro da categoria dos Mbunas, nunca peacoks e muito menos haplos. O problema em manter este aquário com pouquíssimas espécies assenta no facto de ao fim de pouco tempo se tornar muito monótono!

 

A insistência num biótopo Tanganyika reside no facto de poderes tirar maior partido dos ciclídeos africanos. Num aquário de 200 litros e com 1 metro de frente podes manter sem problemas umas quantas espécies de tanganyikas, com distintas áreas de permanência, entre elas a dos conchículas, por exemplo.

 

Sei que é complicado alterar a tua posição, principalmente quando já adquiriste alguns exemplares Malawi, no entanto é de salientar que podes sempre tentar negociar a sua venda a membros do fórum ou até mesmo na loja onde os adquiriste. A areia, como já aqui foi referido, pode ser mesmo da praia (ajuda imenso na subida de PH) e deverá ser apanhada na zona de rebentação porque assim vem mais limpinha. Relativamente à filtragem é de facto muito importante que a mesma faça, no mínimo 5 vezes o volume de água do teu aquário. Não vejo problema algum em colocares dois filtros exteriores, pois será preferível do que manteres apenas a actual filtragem.

 

O rochedo podes adquirir facilmente no MAXMAT (Pedra Regional = 0.45€/Kg) e deverá ter o máximo de buracos possível. A flora é realmente a mais indicada. :crazyeyes:

 

Relembro que a nossa função aqui no fórum é auxiliar todos aqueles que necessitem de ajuda no esclarecimento de dúvidas relativas aos biótopos africanos. Acima de tudo respeitamos as decisões dos membros e apenas tentamos elucidar para o verdadeiro objectivo da aquariofilia: tentar chegar o mais perto possível do biótopo natural, fornecendo qualidade de vida aos seus habitantes, muito próxima daquela que teriam no seu habitat de origem. Não vale de nada mantermos espécies que estão constantemente à pancada, com cores esbatidas, que não se reproduzem e apenas sobrevivem nessas condições...

 

Um abraço e dispõe no que precisares :)

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia João, bom dia Marco. Colocando os 2 filtros exteriores, mantinha também o interno? Com os 2 exteriores a saida do fluxo de agua seria do mesmo lado, certo? (para não criar correntes cruzadas).

 

Em relação ao biótopo, hoje como vou trabalhar de noite, vou vêr se consigo debruçar-me sobre o Tanganyica.

 

Entretanto, estou a pensar ir até à Figueirinha, passar pela vergonha de estar dentro de àgua, a apanhar areia. Isto tem que começar a mexer, se não nunca mais arranca.

 

As rochas, vou então tentar descobrir onde existe esse tal de Maxmat, e dar lá um pulo.

 

Abraço

Abraço,

 

LUIS ALMEIDA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Temos novidades. Segui o conselho dum membro do forum, e fui até Setúbal com a "Maria". Comemos o belo do choco frito, e lá fui eu até à Figueirinha apanhar areia! Por sorte, a praia estava vazia, o que me deixou mais descansado, pois ninguem assistiu à minha figura, de calçonito, dentro de água a encher baldes de areia...

 

No regresso passei pelo Seixal, fui ao Maxmat, e já cá moram 15Kg de calhaus. Assim que tiver tempo, logo coloco umas fotos.

 

Sendo assim, neste momento tenho:

 

- aqua aquatlantis 100x40x50

 

- filtro interno rena flow 400 - 500l/h

 

- filtro externo sicce génio 1 - 450 l/h (foi oferecido)

 

- aquecimento Theo 150w

 

- 1 lâmpada aqua glow 30w

1 lâmpada sun glow 30w

 

- SUBSTRATO - Areia da praia da Figueirinha (Setúbal)

 

- DECORAÇÃO - Pedra Regional (Maxmat), e pedra vulcãnica (vinha no "pacote" do Aqua, mas não sei se deva utilizar)

 

- FLORA - estou a pensar em anubias e valisernias

 

- FAUNA - já tenho num aqua mais pequeno (mea culpa...)

2 fémeas Labidochromis Caeruleus

1 Protomela

4 outros exemplares que comprei como sendo Ca´s, mas que não sei descriminar (estão as fotos no tópico de ciclideos não identificados. Continuo atento às vossas opiniões)

 

AGUARDO OS VOSSOS COMENTÁRIOS E SUGESTÕES. Abraço

Abraço,

 

LUIS ALMEIDA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Como o Marco disse, a nossa função aqui passa, entre outras, por orientar e esclarecer e tentar evitar que outros possam cometer erros que, eventualmente, nós próprios possamos ter cometido no passado!

 

Não pretendemos "vender" ou "influenciar" ninguém a absolutamente nada apenas nos limitamos a aconselhar! Não somos, obviamente, nem pretendemos ser donos da Verdade Suprema por isso a nossa opinião e contributo é apenas e somente isso...

 

Já tens areia. Bom... não te esqueças que a areia terá que ser muito, mas mesmo muito bem lavada!!! Lavas uma vez e outra e outra e ainda mais outra e quando pensares que já está boa... lava mais uma vez! Em água corrente e remexendo bem! Um alguidar grande, um tanque ou, em último caso, uma banheira é uma boa opção!

 

Já tens rochas. Bom também.... mais uma vez não te esqueças de lavar... lavar... lavar...

 

Continuas "curto" na filtragem. Se optares por dois filtros externos, a melhor opção será teras as duas entradas num lado do aquário e as duas saídas no lado oposto para que as correntes geradas não se anulem e acumulem a sujidade no meio!

 

Com os dois filtros externos o interno será desnecessário, poderás utilizares (se quiseres) apenas para movimentar a água!

 

Agora mais um reparo... se os peixes que tens não se adequam para um aquário de 200 Litros muito menos ficarão bem num aquário mais pequeno!!!

 

Pensa seriamente em oferecer / vender esses peixes a quem tenha condições para os manter ou tenta troca-los com alguém que tenha peixes que se possam adequar ao teu aquário!

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não pretendemos "vender" ou "influenciar" ninguém a absolutamente nada apenas nos limitamos a aconselhar! Não somos, obviamente, nem pretendemos ser donos da Verdade Suprema por isso a nossa opinião e contributo é apenas e somente isso...

 

Continuas "curto" na filtragem. Se optares por dois filtros externos, a melhor opção será teras as duas entradas num lado do aquário e as duas saídas no lado oposto para que as correntes geradas não se anulem e acumulem a sujidade no meio!

 

João Nuno Cruz

 

Boas.

 

A utilização do "vender", foi somente uma expressão irónica, não haja confusões.

 

Quanto à filtragem o que será no vosso entender mais indicado: - investir noutro filtro externo, ficando a utilizar 2, ou esperar que apareça um bom negócio com 1 mais potente, para só utilizar 1?

 

Em relação à opção 1, qual destes 2 seria a vossa escolha, tendo em conta não só a potência, mas o material em si:

- Eheim 2236 de 600l/h

- Sacen de 800l/h

 

Abraço,

Abraço,

 

LUIS ALMEIDA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu sou adepto de dois filtros, por duas razões:

 

- Em caso de falha de um deles não ficas completamente descalço;

- O volume (massas filtrantes) de dois filtros deverá ser superior ao de um único (em principio), o que te permitirá optares por ter um quase a fazer só filtragem biológica e o outro a fazer biológica e mecânica.

 

Quando aos filtros... apenas posso referir o Eheim porque já tive e... zero problemas!

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

Fiz um esboço do que estou a pensar para decoração do aqua, mas não consigo postar.

Alguem consegue dizer, como é que aqui coloco algo feito em powerpoint ou word, ou não é possivel?

Aguardo a vossa ajuda. (estas novas tecnologias...)

Abraço,

 

LUIS ALMEIDA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

Fiz um esboço do que estou a pensar para decoração do aqua, mas não consigo postar.

Alguem consegue dizer, como é que aqui coloco algo feito em powerpoint ou word, ou não é possivel?

Aguardo a vossa ajuda. (estas novas tecnologias...)

 

 

Tens que transformar o que quer que seja em jpeg e tratar como se fosse uma foto!

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eis a minha ideia para layout.

Pretendo criar vários esconderijos, de forma a compensar o tamanho do aqua (100x40x50)

- As partes de rocha alta, serão com pedra regional, que tem muitos buracos e cavidades.

- A parte de rocha baixa será ou com rocha vulcãnica, ou com amontoados de pedras apanhadas na Figueirinha, aquando da recolha de areia. (opinem, por favor)

- Plantas, serão Valisnérias e anúbias. Ou só Valisnerias?

Aguardo os vossos comentários e sugestões.

 

Pic_14764_11.jpg

Abraço,

 

LUIS ALMEIDA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas pessoal!

Então antes de ser, já era... Passo a explicar:

 

- O aqua de 200lts, foi vendido, e adquiri um outro de 375lts (120x50x70)

- O biótopo vai ser Malawi (agora digam que também não dá, e passam vocês a aturar a "Maria")

- O aqua vai ficar na sala!!! cabecadura banana rock (aqua-1 / aparador-0)

 

NOVO SETUP:

- Aqua Aquatlantis 120x50x70, 375Lts

 

- Filtro externo Ehein Professional 3, 1700 l/h (com 2 zonas de aspiração)

 

- Filtro externo Ehein Professional 2, 950 l/h

 

- Aquecimento - Jager 300w

- 4 lâmpadas Philips "normais" 30w cada uma (em príncipio só duas ligadas)

 

- SUBSTRATO - areia, da praia da Figueirinha

 

- DECORAÇÃO - Pedra Regional (Maxmat) e pedras da praia

 

- FLORA - estou a pensar em anubias e valisernias

 

- FAUNA - já tenho num aqua mais pequeno (mea culpa...)

2 fémeas Labidochromis Caeruleus

1 Protomela Taiwan Reef (possivelmente macho)

2 Scianochromis Fryeri (possivelmente casal)

2 Placidochromis Milomo

 

Agora sim, vou começar a avançar com o projecto.

Aguardo as vossas opiniões, e conselhos, principalmente de quem já passou por esta fase, e tem conhecimento das dúvidas e problemas mais frequentes que vão aparecendo.

Cumprimentos,

Editado por compoc05

Abraço,

 

LUIS ALMEIDA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal!

Então antes de ser, já era... Passo a explicar:

 

- O aqua de 200lts, foi vendido, e adquiri um outro de 375lts (120x50x70)

- O biótopo vai ser Malawi (agora digam que também não dá, e passam vocês a aturar a "Maria")

- O aqua vai ficar na sala!!! :):P (aqua-1 / aparador-0)

 

NOVO SETUP:

- Aqua Aquatlantis 120x50x70, 375Lts

 

- Filtro externo Ehein Professional 3, 1700 l/h (com 2 zonas de aspiração)

 

- Filtro externo sicce génio 1 - 450 l/h (Acham necessário ligar?)

 

Será uma mais valia, auxiliando o Eheim Prof. III, até porque 5 vezes o volume útil desse aqua dará cerca de 1875 l/h (como mínimo exigível)

 

- Aquecimento - Por comprar (250 ou 300w?)

 

300w, indubitavelmente

 

- 4 lâmpadas Philips "normais" (é necessário trocar alguma?)

 

Quantos watts? Isso é que vai ser luz, irraaaaa....

 

- SUBSTRATO - areia, da praia da Figueirinha

 

Óptimo! Aproveita e traz uns seixos rolados do portinho.... :P

 

- DECORAÇÃO - Pedra Regional (Maxmat)

 

- FLORA - estou a pensar em anubias e valisernias

 

Pensaste bem, boa escolha!

 

- FAUNA - já tenho num aqua mais pequeno (mea culpa...)

2 fémeas Labidochromis Caeruleus

1 Protomela Taiwan Reef (possivelmente macho)

2 Scianochromis Fryeri (possivelmente casal)

2 Placidochromis Milomo

 

Tantas espécies (mbunas principalmente) que ficam lindamente nesse aquário, não encontras mais nada (opinião pessoal, apenas) ;)

 

Agora sim, vou começar a avançar com o projecto.

Aguardo as vossas opiniões, e conselhos, principalmente de quem já passou por esta fase, e tem conhecimento das dúvidas e problemas mais frequentes que vão aparecendo.

Cumprimentos,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

- Filtro externo sicce génio 1 - 450 l/h (Acham necessário ligar?)

 

Será uma mais valia, auxiliando o Eheim Prof. III, até porque 5 vezes o volume útil desse aqua dará cerca de 1875 l/h (como mínimo exigível)

 

- Aquecimento - Por comprar (250 ou 300w?)

 

300w, indubitavelmente

 

- 4 lâmpadas Philips "normais" (é necessário trocar alguma?)

 

Quantos watts? Isso é que vai ser luz, irraaaaa....

 

- SUBSTRATO - areia, da praia da Figueirinha

 

Óptimo! Aproveita e traz uns seixos rolados do portinho....

 

- DECORAÇÃO - Pedra Regional (Maxmat)

 

- FLORA - estou a pensar em anubias e valisernias

 

Pensaste bem, boa escolha!

 

- FAUNA - já tenho num aqua mais pequeno (mea culpa...)

2 fémeas Labidochromis Caeruleus

1 Protomela Taiwan Reef (possivelmente macho)

2 Scianochromis Fryeri (possivelmente casal)

2 Placidochromis Milomo

 

Tantas espécies (mbunas principalmente) que ficam lindamente nesse aquário, não encontras mais nada (opinião pessoal, apenas)

 

Bom dia Marco!

 

Colocando então os 2 filtros externos, qual seria a melhor disposição para os tubos de aspiraçao, tendo em conta que passam a ser 3 (2 do Ehein e 1 do Sicce)

 

O aquecimento será então de 300w, em principio da Jagger.

 

As lâmpadas, são as 4 de 30w, mas são fluorescentes normais. Em termos de estética futura, será necessário trocar alguma por algum tipo de lâmpada especial, por exemplo, para realçar cores?

 

As pedras, como entretanto já comprei pedra regional, para já vou utilizá-las.

 

Em relação à fauna, já tenho umas ideias, mas ainda estou a analizar as fichas, e a visualizar outros aquários, para então tomar uma decisão, e colocar à vossa apreciação.

 

Grato pela ajuda. Cumprimentos,

 

P.S.: À alguns dias atrás, estive na Ornimundo do Loures shopping,à fala com um dos colaboradores, que me disse que tinha um colega "na outra banda" de nome Marco, que era expert nesta matéria, e que também estava no fórum, será o Marco Monteiro?

Abraço,

 

LUIS ALMEIDA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

sou eu sim! :crazyeyes: Bom, tu não precisas de tanta luz para ciclídeos, vamos la ver a proliferação de alguedo nesse aqua.... Se quiseres colocar uma actinica para realçar as cores azuladas dos peixes, podes faze-lo, é simplesmente uma questao de gosto pessoal!

 

Relativamente à filtragem, dependendo do fluxo (se nao for muito forte, como é óbvio) coloca de um só lado. Os termostatos Jagger são, quanto a mim, excelentes :)

 

 

Um abraço,

Editado por Marco Monteiro

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

sou eu sim! :crazyeyes: Bom, tu não precisas de tanta luz para ciclídeos, vamos la ver a proliferação de alguedo nesse aqua.... Se quiseres colocar uma actinica para realçar as cores azuladas dos peixes, podes faze-lo, é simplesmente uma questao de gosto pessoal!

 

Relativamente à filtragem, dependendo do fluxo (se nao for muito forte, como é óbvio) coloca de um só lado. Os termostatos Jagger são, quanto a mim, excelentes :)

Um abraço,

 

Boas!

Já tenho o filtro, é um Jager de 300w.

Quanto à iluminação, o aqua tem duas calhas, de 2lâmpadas cada, que podem ser ligadas em separado, será suficiente ter uma lâmpada em cada calha?

Alguedo é coisa que não quero, em excesso claro.

Abraço,

 

LUIS ALMEIDA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Já tenho o filtro (termostato) :D, é um Jager de 300w.

Quanto à iluminação, o aqua tem duas calhas, de 2lâmpadas cada, que podem ser ligadas em separado, será suficiente ter uma lâmpada em cada calha?

Alguedo é coisa que não quero, em excesso claro.

 

 

Sim, duas lâmpadas ligadas é mais do que suficiente. As anúbias e as valisnérias não são muito exigentes no que concerne a iluminação. ;)

 

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais