.:: Siglas ::.


Dicionário de siglas ou não?  

159 votos

  1. 1.

    • Sim, deve criar-se um "dicionário" de siglas.
      149
    • Não, penso que todas as siglas são facilmente deduziveis.
      10


Recommended Posts

Eu votei no Sim

E voto no sim sempre que tiverem ideias geniais, o pessoal tem por hábito e costume de falar por siglas, eu tenho dificuldades em perceber o que estão a dizer, para mim é nada mais nada menos que chinoportuguês, desculpem penso que quando estamos a falar é para todos e não só para alguns, e muitas vezes vejo assuntos que me interessam e não percebo nada.

Voto sim. Voto Sim Voto Sim.

 

Artur

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 56
  • Created
  • Última Resposta

boa pessoal...obrigado

 

agora já compreendo o que voces escrevem (é que estava com vergonha de perguntar algumas coisas)

 

o meu voto foi SIM.

 

correcções - não concordo com a definição de "maternidade"...eu quando vou a uma loja e peço uma maternidade, o dono da loja não me vende um qua mais pequeno, mas sim uma caixa de plastico com divisorias.

 

assim sendo as minhas propostas:

 

maternidade: caixa de plastico com divisorias para ficar as femeas isoladas dos outros peixes enquanto dão á luz. As divisorias apresentam pequenas ranhuras/orificios para os alvins poderem fugir das mães antes de serem comidos. Não é aconselhavel manter as femeas por muito tempo dentro destas caixas porque geram stress e a agua não circula convenientemente lá dentro. (qualquer coisa assim deste tipo)

 

aqua maternidade: aquario mais pequeno que o principal (normalmente), densamente plantado (normalmente) para as femeas terem os alvins sem mecessidade de usar maternidade. (qualquer coisa deste genero)

 

criadeira: caixa de rede (com malha muito pequena) sem dividorias, em que os alvins estão protegidos dos outros peixes. Estas são melhores para a criação de peixes do que as maternidades porque a agua circula melhor. (aceita-se qualquer correcção)

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 anos depois...

Boas pessoal desculpa ressuscitar este tópico, mas alguém sabe o que quer dizer a sigla sp. e cf., vejo muito isso na denominação de algumas espécies, e não sei o que quer dizer ? trata-se de subgrupos dentro de uma espécie ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

http://www.dicionarioinformal.com.br/significado/sp/1539/

Abreviatura cientifica para espécie.

 

Exemplo do uso da palavra Sp:

Quando em uma identificação não se sabe a espécie e somente o genero se utiliza o gênero depois sp.

 

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=151851

22 Mar 2010 Carlos Couceiro

se aparecer Ancistrus Cirrhosus numa ficha ou numa foto, parte-se do principio que esta provada a sua especie

ao aparecer aquele "cf" significa que ha duvidas na sua classificaçao taxonomica e que ate estudos cientificos em contrario, significa que serao a mesma especie, ou seja, poderao ou nao ser a mesma especie, o "cf" diz-nos que "é muito provavel que seja"

 

Cumps

 

 

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

"Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Kuko, tentei pela net mas não darei como tu, a dúvida surgiu ao ler sobre o grupo apistogramna macmasteri em que dentro de subgrupos apareciam essas designações.

 

Subgrupo hoignei composto por:

 

A. hoignei

A. sp. Caura

A. sp. Tamé

A. sp. Schuppenfleck/Scale-spot

 

Aqui posso entender que são do gênero apistogrammas mas não se sabe a espécie ao certo ?

 

Subgrupo macmasteri composto por:

 

A. macmasteri

A. guttata

A. hongsloi

A. cf. hongsloi Gold

A. cf. hongsloi Rotstrich/Red-streak

A. cf. hongsloi Venezuela 1

A. cf. hongsloi Venezuela 2

A. viejita

A. sp. Albertini

A. sp. Hochflossen

A. sp. Schwarzkehl/Black-throat

A. sp. Tamara

 

Aqui no que toca aos hongsloi, significa que se sabe o gênero e a espécie e que está comprovado que aquela derivação provavelmente é a mesma espécie, neste caso hongsloi.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado por ser já antigo. Para falar sobre o mesmo assunto, por favor cria um novo tópico.