QuE iLuMiNaCaO uTiLiZaR ?


Recommended Posts

Prontos ! Como estavam sempre a dizer "depende das plantas, depende das plantas" tive aqui a ver e estou a PENSAR nestas :

 

- Heteranthera zosterifolia

 

- Rotala macrandra

 

- rotala Rotundifolia

 

- Amazonense Ozelot

 

Entre outras.

 

Como podem ver, há plantas bem exigentes, e que pedem bastante luz !

 

Tive a fazer uma investigação a fundo, em outros aquarios bastante plantados, em que tirei como conclusao que na verdade, 220 w, etc etc nao serve !

 

Pessoal com o mesmo volume de aquario que o meu, tem certa de 300 e tal watts, devem estar a seguir aquela regra do 1 watt por 1 litro de agua !

 

Bem... ficou a ideia.

 

Calha T5 4 X 80 Watts = 320 Watts

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Prontos ! Como estavam sempre a dizer "depende das plantas, depende das plantas" tive aqui a ver e estou a PENSAR nestas :

 

- Heteranthera zosterifolia

 

- Rotala macrandra

 

- rotala Rotundifolia

 

- Amazonense Ozelot

 

Entre outras.

 

Como podem ver, há plantas bem exigentes, e que pedem bastante luz !

 

Tive a fazer uma investigação a fundo, em outros aquarios bastante plantados, em que tirei como conclusao que na verdade, 220 w, etc etc nao serve !

 

Pessoal com o mesmo volume de aquario que o meu, tem certa de 300 e tal watts, devem estar a seguir aquela regra do 1 watt por 1 litro de agua !

 

Bem... ficou a ideia.

 

Calha T5 4 X 80 Watts = 320 Watts

 

 

Cada um sabe de si, mas depois andas ás aranhas com algas, caso não consigas manter os parametros. Quando mais luz, mas elas pedem alimento. Mas como eu não mando no dinheiro de ninguem (nem quero...) siga a marinha.

 

A HZ e a macrandra precisam de muita luz. Continuo a defender que 230 W, +/-, chegam. Se queres meter luz à séria, mete HQI's. 2 projectores de 150 WAtts, 6500K.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

HQI é um rombo na conta da electricidade. Experimenta 4 x 55 watt mais uma T8 com mais de 30 watt´s. Essas plantas precisam de luz, mas mais importante que isso é a altura do aquário. Acho que com esta combinação ficas bem servido.

 

Cumprimentos

 

RM

Editado por Joe2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

HQI é um rombo na conta da electricidade. Experimenta 4 x 55 watt mais uma T8 com mais de 30 watt´s. Essas plantas precisam de luz, mas mais importante que isso é a altura do aquário. Acho que com esta combinação ficas bem servido.

 

Cumprimentos

 

RM

 

 

Perdão - eu disse 4x55 mais uma T8; corrijo para 4x55 mais duas T8 de 58 watt.

 

Se bem se recordam, podem ver no início do tópico que eu aconselhei teres 300 watt´s de luz. Terás o mesmo efeito com duas HQI de 150 watt´s mas aí o consumo é bem maior, para além de não poderes variar muito os espectros de luz.

 

Cumprimentos

 

RM

Editado por Joe2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Perdão - eu disse 4x55 mais uma T8; corrijo para 4x55 mais duas T8 de 58 watt.

Joe2 não leves a mal,mas isso são 336W de luz,ora para 360L é um exagero! A regra de 1W por Litro não se pode (nem se deve ) aplicar neste caso.Só se aplica em aquas de +- 100L.Num aqua de 5L a regra passa a 4W por Litro,num aqua de 400L a regra já muda para 0,5W por litro e basta.Isto se os aquários tiverem as medidas convencionais,casos de cubos,ou outro tipo de aquas em que a área seja diferente,a conversa é outra.

 

250W de luz quanto a mim é o maximo que colocaria neste aqua em questão,não há necessidade de mais.E podes manter todas as plantas que desejares,faceis de manter,dificeis de manter,podes pôr a planta mais exigente que queiras.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cada um sabe de si, mas depois andas ás aranhas com algas, caso não consigas manter os parametros. Quando mais luz, mas elas pedem alimento. Mas como eu não mando no dinheiro de ninguem (nem quero...) siga a marinha.

 

A HZ e a macrandra precisam de muita luz. Continuo a defender que 230 W, +/-, chegam. Se queres meter luz à séria, mete HQI's. 2 projectores de 150 WAtts, 6500K.

 

Pois, lá nisso dou te razao ! Algas, cuidado com elas !

 

O dinheiro... é sempre esse o eterno problema, o dinheiro ... :bad-words:

 

Alguem me pode explicar, a diferença entre Lâmpada Extra Reef e lampadas Sunshine ? no meu caso, qual delas optar ?

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu confirmo, quanto maior o aquário e maior quantidade de luz mais cuidado vamos ter com os parâmetros e qualquer descuido dá algas na certeza :( eu sei do que falo, ainda ontem foi comprar mais uns kilos de fertilizantes lol

 

Não nos podemos esquecer que uma coisa está ligada a outra, Luz <-> Co2 <-> Fertilizantes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Eu confirmo, quanto maior o aquário e maior quantidade de luz mais cuidado vamos ter com os parâmetros e qualquer descuido dá algas na certeza icon_razz.gif eu sei do que falo, ainda ontem foi comprar mais uns kilos de fertilizantes lol

Oh Trocado... pensei que fosse ao contrário... :puppydogeyes:

 

Quanto mais pequeno é um aquário, seja plantado ou não, mais complicado é de o gerir... e são nesses que qualquer descuido origina graves problemas.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Oh Trocado... pensei que fosse ao contrário... :puppydogeyes:

 

Quanto mais pequeno é um aquário, seja plantado ou não, mais complicado é de o gerir... e são nesses que qualquer descuido origina graves problemas.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

 

hahaha Luís Fortunato, apanhaste-me na curva mas vou tentar explicar.

 

Penso que eu tenho razão no que disse e tu tens razão tb, ora vamos lá ver.

 

Sabemos que quanto mais pequeno o aquário menos água logo mais difícil será manter todos os parâmetros da água em níveis "normais" para não haver crises para a fauna. - Esta é a parte que tens razão no que escreveste e eu concordo.

 

Mas o meu texto vem no seguimento da questão da iluminação vs flora vs algas, Como sabemos mais luz traz mais co2, mais fertilizantes (quantidades) acho que é lógico que por exemplo a nível de fertilizantes tens que gastar muito, mas mesmo muito maior quantidade, logo se por algum motivo te falhar um (que é fácil acontecer lol) as plantas ressentem-se e quem ganha são as algas.

 

O meu exemplo falhou o Ferro pq um amigo foi lá a casa (sem eu saber) e levou-me a embalagem que tinha de reserva :laugh:

 

hoje acabou o KCL e eu para colocar KCL no meu aquário é dozes industriais lol

 

Logo o meu texto vem neste seguimento,NÃO ESQUECER que tudo se relaciona e aumenta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguem me pode explicar, a diferença entre Lâmpada Extra Reef e lampadas Sunshine ? no meu caso, qual delas optar ?

Eu por experiência própria nunca me regulei com esses nomes marados que metem nas lâmpadas´. A única coisa que tens de te preocupar em relação aos Kelvins. Lâmpadas com os Kelvins entre 4000K e 10000K são boas para as plantas.Podes escolher qualquer uma delas,depende mais do gosto de cada um.

 

Eu gosto de ver 6500K na parte traseira do aqua e 8000K na dianteira.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Joe2 não leves a mal,mas isso são 336W de luz,ora para 360L é um exagero! A regra de 1W por Litro não se pode (nem se deve ) aplicar neste caso.Só se aplica em aquas de +- 100L.Num aqua de 5L a regra passa a 4W por Litro,num aqua de 400L a regra já muda para 0,5W por litro e basta.Isto se os aquários tiverem as medidas convencionais,casos de cubos,ou outro tipo de aquas em que a área seja diferente,a conversa é outra.

 

Uma dúvida em relação a isto, com 0,5W/Litro num aquário de 400L pode-se manter plantas tipo de "carpete"?

 

No site da aquaeden sugerem mais iluminação, mas realmente passar de 4x54W T5 para uma solução mais potente é um bocado €€duro€€!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Plantas de tapete não terá só a ver com a quantidade de W que tiverem mas com a altura da coluna de água e respectivo tipo de lâmpadas.

 

Ex: coluna de água com 70cm com Lâmpadas T8 não vai ser possível (nem com T5).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois ai está com 0.5W/L nunca conseguiria manter plantas de carpete..só musgo de java..mas se kiser manter riccia ou mesmo eleocharis tem que ter 0.8W/L no mínimo..dependendo da altura do aqua...se for muito alto mais intensidade necessitará..

Num aqua de 400 ou 500L (com as medidas convencionais) com 0.5W/L consegue-se manter qualquer planta de tapete.

 

Já num aqua de 80L ou 100L com 0.5W/L é muito dificil fazê-lo,e neste caso 1W/L é o mais apropriado.Num aqua de 10L é muito dificil manter plantas de tapete com 1W/L.Neste caso 3W/L é o mais indicado...

 

Convém também dizer que os Kelvins para aquas onde se mantenha plantas de tapete convém ser 8000K ou 10000K,e também o tipo de lâmpada.O que não quer dizer que com 6500K não se consiga fazer a coisa...

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Num aqua de 400 ou 500L (com as medidas convencionais) com 0.5W/L consegue-se manter qualquer planta de tapete.

 

Já num aqua de 80L ou 100L com 0.5W/L é muito dificil fazê-lo,e neste caso 1W/L é o mais apropriado.Num aqua de 10L é muito dificil manter plantas de tapete com 1W/L.Neste caso 3W/L é o mais indicado...

 

Convém também dizer que os Kelvins para aquas onde se mantenha plantas de tapete convém ser 8000K ou 10000K,e também o tipo de lâmpada.O que não quer dizer que com 6500K não se consiga fazer a coisa...

 

E quando falas de medidas convencionais queres dizer o que? Um 150x50x50 e um 150x45x60 (altura) são convencionais? O tipo de lampada queres dizer lampadas de alto rendimento certo, tipo T5 HO ou HQI?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E quando falas de medidas convencionais queres dizer o que? Um 150x50x50 e um 150x45x60 (altura) são convencionais? O tipo de lampada queres dizer lampadas de alto rendimento certo, tipo T5 HO ou HQI?

Sim essas medidas são as convencionais,de um aquário com formato rectangular.Disse isto pois parece que devemos definir a intensidade luminosa que um aqua precisa não através do volume de água que alberga,mas sim através da area que a luz vai iluminar.

 

E sim,o tipo de lâmpada é precisamente o que disseste. Como o Trocado disse e bem lâmpadas T8 são fraquinhas para um aqua com uma altura considerável.

 

Não é que um aqua de 360L esteja inevitavelmente condenado a algas de todo o tipo se for iluminado por 320 ou 340w,mas não há a necessidade de tanto,pois com 240W/250W se consegue o mesmo efeito.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas a todos , so uma perguntinha ,mas qual e a diferença de consumo entre 150w de luz em HQI ou 150w de luz em t5?

Posso tar errado mas para mim não e nenhuma, sinceramente nunca percebi a teoria de "nao ponhas HQI que consome muita luz".

 

Ate breve

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.