Greenspot | Cubo De 47litros


Black Dragon

Recommended Posts

greenspot25.jpg

 

Olá,

 

Voltei para mais umas promessas feitas a mim próprio, na verdade as promessas neste momento são só duas, tirar boa nota a matemática e dedicar-me ao meu plantado. Vou ser sincero, estou mais virado para a promessa do plantado ( hi hi) .

 

Bem, vamos lá. Eu á algum tempo atrás mandei fazer á medida um cubo, pois sempre achei engraçado ver-se um aquário em forma de cubo, é diferente, tem-se outras perspectivas, apesar de eu achar que é muito mais difícil trabalhar com um aquário cubo, pois o meu aquário "rectangular" já foi um plantado e, foi diferente. Já não é porque passou a ser um aquário de conchiculas.

Este meu cubo já foi lugar de três tentativas de plantado, nenhuma resultou. Eu admito que a culpa foi minha, talvez por nunca ter conseguido o tal hardscape, ou simplesmente por ter feito tudo á pressa com aquela paixão de querer ficar á noite a olhar para o aquário. Desta forma, a expressão "não resultou" consiste mais em ter feito tudo á pressa, ou seja, falta de testes, falta de plantas, falta de luz, basicamente, falta das condições básica ou mais importantes.

 

Mas desta vez, venho com a lição tomada, espero eu!

 

Uma coisa que sempre me deixou muito aquém da minha experiencia nesta minha paixão, foi o tema fertilização, pois é. Em todos os meus aquários nunca medi sequer os níveis de nitratos, sempre confiei muito na sorte. Neste momento decidi mudar as coisas e decidi investir em testes e para já comprei alguns macros em separado. Os micros vou deixar para mais tarde.

 

Vou ser sincero em cada actualização do "greenspot", vamos lá ver se desta vez resulta. E como tudo tem um começo, tudo começa aqui:

 

 

greenspot2.jpg

 

 

Cumprimentos,

Tiago Santos

Editado por Black Dragon

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 61
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas,

 

 

Já sou teu amigo há uns aninhos, e sei que és bastante apaixonado por isto. Desde o momento em que me mostras-te os teus aquários (na altura um plantado que eu adorava) que percebi que te esforçavas e que tinhas muita imaginação. Estou contigo neste teu novo projecto. Se precisares de alguma coisa já sabes.

Já sabes que plantas vais utilizar, que "equipa de limpeza" e que peixes vais ter?

Não percebo muito, mas gosto de acompanhar. Por isso vê se vais dando notícia da evolução do projecto.

 

 

Abraço

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

Já sou teu amigo há uns aninhos, e sei que és bastante apaixonado por isto. Desde o momento em que me mostras-te os teus aquários (na altura um plantado que eu adorava) que percebi que te esforçavas e que tinhas muita imaginação. Estou contigo neste teu novo projecto. Se precisares de alguma coisa já sabes.

Não percebo muito, mas gosto de acompanhar. Por isso vê se vais dando notícia da evolução do projecto.

 

Antes demais, bem vindo joão!

 

Pois é amigo, tens-me vindo a acompanhar e a ajudar, o que eu te agradeço muito! Não percebes muito disto, nem eu, a natureza é algo que não está 100% explicado, pois mesmo que se perceba duma coisa, não se sabe ao certo o que esperar dessa certa "coisa".

 

Mas também te digo, tu vais-te apaixonar ainda mais por isto, e vais deixar de acompanhar, no verdadeiro sentido da palavra. Boa sorte!

 

Já sabes que plantas vais utilizar, que "equipa de limpeza" e que peixes vais ter?

 

Pois bem, em relação a isso estou a pensar no seguinte,

 

Fauna (equipa de limpeza)

 

- Caridina Crystal Red ou Red Cherry's (ainda não percebi se são compativeis)

- Otocinclus Cocama

- Neritina Natalensis

 

Em relação ao resto da fauna e sobre as plantas, fica para mais tarde.

 

 

Desde ja, obrigado.

Editado por Black Dragon

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha a matemática!!!!!!!!!

 

Mas neste momento deixa lá isso. Este meu amigo é, neste momento, o meu mentor. Ele que me disse que iria fazer-me apaixonar já o fez, visto que me vai dar o seu peixe. Mas prometo dar-lhe um bom sitio para ficar. Eu não tenho muita experiência nisto mas como disse és o meu mentor e acredito que contigo irei aprender muito. Devo dizer que sempre estive apaixonado por peixes e o seu comportamento, pois os únicos animais que tenho são peixes. O meu pai tem um aquário mas trata-os à fé de Deus, mas tu mostraste-me que tratar peixes era mais que pôr água e peixes lá dentro, e está a andar. Não, mostraste-me que não era assim e por isso agradeço.

 

Já só te posso desejar sorte e espero que fique bom.

 

P.S: Já agora podias-me ajudar a montar o aquário e isso tudo que eu não percebo nada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha a matemática!!!!!!!!!

 

Mas neste momento deixa lá isso. Este meu amigo é, neste momento, o meu mentor. Ele que me disse que iria fazer-me apaixonar já o fez, visto que me vai dar o seu peixe. Mas prometo dar-lhe um bom sitio para ficar. Eu não tenho muita experiência nisto mas como disse és o meu mentor e acredito que contigo irei aprender muito. Devo dizer que sempre estive apaixonado por peixes e o seu comportamento, pois os únicos animais que tenho são peixes. O meu pai tem um aquário mas trata-os à fé de Deus, mas tu mostraste-me que tratar peixes era mais que pôr água e peixes lá dentro, e está a andar. Não, mostraste-me que não era assim e por isso agradeço.

 

Já só te posso desejar sorte e espero que fique bom.

 

P.S: Já agora podias-me ajudar a montar o aquário e isso tudo que eu não percebo nada.

 

Não fiz nada e ja me estão a deixer corado (nao não estou, é so paleio para voces ficarem contentes).

 

De facto os animais, neste caso os peixes, é e são algo que nos fascina e é um outro mundo, o deles.

 

De resto, obrigado.

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Setup

 

Aquário:

36x36x36 cm

Iluminaçao:

2x PL-L 24W 4200K 6500K

Filtro:

Eheim Liberty 100 , 380L/h Eheim 2211

Substrato:

ADA Aquasoil Amazonia + ADA Power Sand Special M

CO2:

JBL BioCO2 100

Aquecimento:

Jagger 75W

 

 

PS:Em relação ao substrato, tinha de salientar isto. Mistura do GRANDE "Marc", usada no seu aquário como inspiração para qualquer um. Obrigado Marc!)

Editado por Black Dragon

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Iluminaçao:

2x PL-L 24W 4200K

 

Olá Black Dragon, para já queria só apontar este "promenor" na tua iluminação, é que com 4200K vais ter umas cores mesmo muito amarelas no aquario, que talvez não sejam muito agradaveis à vista.

Parece-me que queres levar este projecto com calma e digo-te que é mesmo o melhor que se pode fazer! Mas por isso aconselhava-te a rever esse ponto já no inicio!

 

Força no projecto!

Editado por Diogo HC Matias

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo,

 

Confesso que tinha em mente um hardscape, não fiz rascunho dele praticamente, mas ficou na memória.

Queria algo sem troncos, apenas uma ou duas pedras, e obviamente com um ar natural.

 

Com isto tudo, assumo que arrisquei ao experimentar um hardscape na hora, semelhante ao que constava na minha memóra.

 

A montagem começou no dia 29 de Fevereiro, ou seja, uma semana atrás +-.

 

Começou por algo assim,

 

greenspot3.jpg

 

greenspot4.jpg

 

greenspot5.jpg

 

Desde este dia o aquário já sofreu algumas alterações, pois houve uns imprevistos com várias plantas, nomeadamente a Eleocharis acicularis que já estava morta, ou pelo menos quase a morrer quando foi plantada, e a vallisneria tinha muitas folhas mortas.

 

Entretanto, voltei a comprar a Eleocharis acicularis, e já passaram dois dias e esta mantem-se.

 

11.03.08

 

greenspot6.jpg

 

Flora

- Eleocharis acicularis

- Heteranthera zosterifolia

- Vallisneria spiralis small

- Riccia fluitans

- Anubia barteri var. nana

Editado por Black Dragon

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Tenho seguido este projecto desde o seu início, e estou tão fascinado e entusiasmado com ele quanto o Tiago. Parabéns, porque penso que tens aqui um projecto com futuro e espero poder continuar a segui-lo de perto. Gosto bastante da disposição do aquário pois está o mais natural possível. Em relação à fauna, já tinhas mencionado uma possível equipa de limpeza. Gostava de saber se já tens em mente "o resto" da fauna, e se tens quais as espécies e quantidade.

 

 

Abraço :tongue:

 

João Ferreira

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Estou a ver que recomeças com vontade.

Tal como o Diogo já disse a iluminação precisa de um pequeno ajuste, fora isso 'prá frente é que é o caminho', com calma vais ver que desta vez consegues os objectivos.

 

um abraço

Paulo Campos

Um abraço

Paulo Campos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro que tudo, obrigado a todos.

 

Olá Black Dragon, para já queria só apontar este "promenor" na tua iluminação, é que com 4200K vais ter umas cores mesmo muito amarelas no aquario, que talvez não sejam muito agradaveis à vista.

Parece-me que queres levar este projecto com calma e digo-te que é mesmo o melhor que se pode fazer! Mas por isso aconselhava-te a rever esse ponto já no inicio!

 

Força no projecto!

 

Diogo, realmente tens razão e eu já tinha reparado nesse promenor. Vou encomendar uma lâmpada de 6500K ao nosso amigo ramirezi e ver no que isto dá. Se o resultado for nulo ou pouco, mudo as duas para 6500K.

 

 

Boas!

 

Tenho seguido este projecto desde o seu início, e estou tão fascinado e entusiasmado com ele quanto o Tiago. Parabéns, porque penso que tens aqui um projecto com futuro e espero poder continuar a segui-lo de perto. Gosto bastante da disposição do aquário pois está o mais natural possível. Em relação à fauna, já tinhas mencionado uma possível equipa de limpeza. Gostava de saber se já tens em mente "o resto" da fauna, e se tens quais as espécies e quantidade.

Abraço :tongue:

 

João Ferreira

 

Sei que cardumes não vou pôr, penso que cardumes iriam estragar tudo, tanto a nível de estética e sintonia com o aquário, tanto como prejudicar a vida deles. Cardumes para mim, são para aquários compridos, e este não passa de um cubo de 36 cm :?

 

Mas a fauna, quero colocar um casal, já pensei em ramirezis, mas sinceramente queria apostar em algo diferente.

 

Vou estudar o caso, depois trago novidades!

 

 

Boas

 

Estou a ver que recomeças com vontade.

Tal como o Diogo já disse a iluminação precisa de um pequeno ajuste, fora isso 'prá frente é que é o caminho', com calma vais ver que desta vez consegues os objectivos.

 

um abraço

Paulo Campos

 

Como já disse, irei mudar para 6500K, espero que resulte!

 

Aprendi a ser calmo,acredita . (não era) :P

 

 

Cumprimentos,

Tiago Santos

Editado por Black Dragon

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Voltei,

 

As plantas crescem, mas ja me deparei com algo. ALGAS!!!

 

greenspot7.jpg

 

Penso que a solução para já vai ser os TPA's diarios, a redução de 12 para 10 horas de luz e a introdução dos primeiros habitantes, otocinclus sp. ou affinis (ainda na duvida).

 

Que poderei fazer mais?

 

Cumprimentos,

Black Dragon

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adicionados os "oto's", estes parecem gostar do ambiente. Espero que contribuam para a destruição das algas, outro problema vai ser os caracóis, as pragas...

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

as algas no inicio é normal eu não tenho dessas mas tenho green spots que me começaram agora a aparecer.

tá porreiro, eu só acrescentava umas pedras mais pequenas para compor melhor o aspecto visual.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

as algas no inicio é normal eu não tenho dessas mas tenho green spots que me começaram agora a aparecer.

tá porreiro, eu só acrescentava umas pedras mais pequenas para compor melhor o aspecto visual.

 

respeito a tua opinião em relação as pedras e quem sabe vou recorrer a isso, mas por enquanto ainda vou adicionar HC "cuba" e ver no que dá.

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostava de saber se tens novidades para nos falar, novas ideias, etc. E também gostava que fosses postando umas fotos para a malta ir acompanhando..

 

Boas João,

 

Novidades ter tenho, agora boas só algumas.

 

Então é assim, adicionei HC "cuba" e um feto de java. A cuba passado um dia já faz pearling (bom sinal). Agora vou tentar com que esta se expande na horizontal, e assim criar um tapete. Acho que vou adicionar uns fertilizantes em forma de comprimido, num local para o qual quero que a planta se diriga. Li algures que isto funcionava. Será? A ver vamos.

 

Ah, adicionei dois otocinclus affinis, jovens, não chegam a 2 cm e pelos visto gostaram do aquário, estão em óptimas condições e a "trabalhar", COMEM ALGAS! :)

 

Vou encomendar hoje a lâmpada de 6500K. Para já as plantas gostam de 4200K, mas penso que com uma mistura as plantas ainda vão gostar mais, principalmente a cuba.

 

Penso que vou colocar uma Crypto do lado esquerdo em frente á vallisneria, para retirar aquele aspecto de vazio. As plantas de fundo neste momento estão um bocado em cima uma das outras, mas isto foi devido a eu ter retirado toda a água do aquario para adicionar a cuba, mas agora quando elas começarem a procurar luz penso que se "metem" todas no sitio.

 

Por fim, continuo com pequenas algas, mas nada de preocupante. Estou com um PH de 6.7, quero chegar aos 6.2/6.5 e manter-me assim.

 

Em relação aos habitantes, confesso que ainda não sei o que pôr. Estou com medo de adicionar um casal de casais...

 

 

 

Até a próxima,

 

Tiago Santos

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Voltei,

 

No meu antigo post, neste tópico, referi algumas actualizações e nestas fotos elas já estão presentes.

 

A ultima actualização, foi a adição de dois novos habitantes, duas Pomacea bridgesi (ampulárias) marfim. No entanto, um grande desgosto meu, verifiquei que passado 15 min de elas terem estado no aquário que estas automaticamente começaram a comer a flora, principalmente a vallisneria. Agora pergunta, e agora? Acho que as vou ter de retirar, enfim...

Fotos frescas,

 

Pearling? Who? riccia!

greenspot8.jpg

Pomacea bridgesi

 

greenspot9.jpg

 

HC "cuba"

 

greenspot10.jpg

 

Perspectiva

 

greenspot11.jpg

 

Panorâmica roskof nyah

 

greenspot12.jpg

 

Perspectiva favorita

 

greenspot13.jpg

 

Vou esperar pela minha lampada de 6500K e pelos Macros NPK. Vou esperar tambem que a Cuba cresca, espero que sim.

 

Até já,

Tiago Santos

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem o que poderei dizer? Para mim o aqua está bom, muito bem equlibrado, e um óptimo habitat para qualquer peixe que decidas por ai. De facto poderei que o teu aqua poderá servir de inspiração para qualquer um que decida fazer um plantado. Acho que se pode dizer que arranjei um bom mentor, já me ensinaste muito e espero que quando seja eu a fazer um tópico tambem apareças lá.

 

PS: Por mim não acrescentava nada a nivel da flora porque está muito bom. A nivel da fauna tu é que sabes mas de certeza que qualquer que seja ficará bom.

 

Abraços e cumprimentos e boa aquariofilia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PS: Por mim não acrescentava nada a nivel da flora porque está muito bom. A nivel da fauna tu é que sabes mas de certeza que qualquer que seja ficará bom.

 

Vou esperar para ver o efeito que a cuba vai fazer, não tou a gostar muito do efeito da vallisneria, não tá a criar um layout, parece que está tudo a balda, não percebo, mas vou esperar.

 

No entanto, penso que vou adicionar uma crypto a frente dela, se continuar a manter a vallisneria.

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Black Dragon! Concordo contigo,acho que ficaria melhor se em vez da Valisnéria colocasses só a Eleocharis. Ou então tirava os Fetos e colocava no seu lugar a Valisnéria,de modo a deixar a Eleocharis ocupar o espaço contrário.

 

Arranjava também mais 1 pedra para acompanhar as outras e se calhar também 2 mais pequenas para dar um aspecto natural.

 

A Anúbia colocava mais para o centro e arranjava mais umas Anubias Nana,ou mesmo a Var. Petite,e colocava ao pé das pedras,dispostas harmoniosamente.

 

Continua,esperamos mais actualizações!

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Black Dragon! Concordo contigo,acho que ficaria melhor se em vez da Valisnéria colocasses só a Eleocharis. Ou então tirava os Fetos e colocava no seu lugar a Valisnéria,de modo a deixar a Eleocharis ocupar o espaço contrário.

 

Arranjava também mais 1 pedra para acompanhar as outras e se calhar também 2 mais pequenas para dar um aspecto natural.

 

A Anúbia colocava mais para o centro e arranjava mais umas Anubias Nana,ou mesmo a Var. Petite,e colocava ao pé das pedras,dispostas harmoniosamente.

 

Continua,esperamos mais actualizações!

 

Boas zogli,

 

Pá realmente isso está bem pensado, penso que vou fazer o seguinte, encher mais o lado esquerdo com substracto e colocar uma pedra do genero da do centro. vou deixar a Eleocharis preencher esse espaço a volta da pedra, vou esperar pela evolução da cuba. Não sei se deva fazer isso da anubia porque aquele espaço entre as duas pedras iria ficar diferente com a anubia lá. Não sei mesmo...

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Pá realmente isso está bem pensado, penso que vou fazer o seguinte, encher mais o lado esquerdo com substracto e colocar uma pedra do genero da do centro. vou deixar a Eleocharis preencher esse espaço a volta da pedra, vou esperar pela evolução da cuba. Não sei se deva fazer isso da anubia porque aquele espaço entre as duas pedras iria ficar diferente com a anubia lá. Não sei mesmo...

 

E aqui está a nova mudança,

 

greenspot14.jpg

 

greenspot15.jpg

 

greenspot16.jpg

 

Amanha, o membro Arlindo vem ter comigo para me vender 10 red's. A ver vamos, estou ansioso.

 

O aquário, a meu ver está a 50%, ainda falta a cuba e a EA crescerem, e vou colocar a bela Pogostemon helferi no lado direito onde estava a anubia. Mais tarde, vou tentar ver se consigo pôr outra planta de fundo para fazer contraste e colocar a riccia.

 

PS: Amanha coloco fotos do "marisco" :D

 

PS2: tive de retirar as ampularias, devoradoras de cuba :)

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.