EHEIM 2213 com caudal muito reduzido e a fazer barulho


Recommended Posts

Olá,

 

Tenho um EHEIM 2213 que foi comprado há mais ou menos 4-5 semanas. Até à 2 semanas sempre funcionou bem, silencioso e com um caudal bem jeitoso.

De à 2 semanas para cá que de vez em quando começa a acumular ar e a fazer barulho com redução de caudal. De vez em quando abano-o, lá saem umas bolhas, noutras alturas deixo-o estar e aquilo acaba por passar ao fim de umas horas. Mas tem sido constante, isto é, apesar de quando o "ferro" não existir ar lá dentro, passado um bocado a funcionar lá vai aparecendo o ar, a barulheira e o caudal a diminuir.

Este ciclo (ar/barulheira, fica bom) tem-se vindo a intensificar várias vezes ao dia até que neste momento está constante embora sem qq ar dentro do filtro. O barulho permanece, o caudal é uma anedota e neste momento já não "fica bom" nunca.

O filtro foi comprado na Aquaplante e tenciono telefonar-lhes na segunda mas alguém por aqui já teve estes sintomas?

Em caso de ser defeito/avaria qual é o procedimento habitual visto ter de levar o filtro à Aquaplante (imagino) mas também não posso ficar sem filtro visto ter o aqua cheio de peixes.

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho um 2211 e tem um bom caudal, e tenho vindo a aprender, e vi que passado um tempo começa a ficar com menos caudal, isso é limpeza dos tubos, e ou filtro,

eu tenho muitos peixes no aqua tenho de o limpar mais vezes, o ar normalmente depois de montar a seguir a limpeza puxo a agua pelo tubo de saida para chuveiro,ele começa a trabalhar e a fazer barulho e com menos caudal ,mas assim que sai o ar passado 2 ou 3 minutos começa ele com a força toda,este e o meu caso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De certeza que já o fizeste, mas volta a abrir o filtro e vê se está tudo no sitio e bem apertado. Vê também o rotor da cabeça se não tem alguma coisa entalada ou se está bem encaixado.

Depois volta a fechar tudo e ferra o filtro. Se tiveres torneiras nas mangueiras ferra 1º as mangueiras e depois coloca-as no filtro. Se o filtro é novo não há razão para isso acontecer, se persistir leva lá que eles veêm o que tem e se estiver mesmo avariado trocam.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho um 2211 e tem um bom caudal, e tenho vindo a aprender, e vi que passado um tempo começa a ficar com menos caudal, isso é limpeza dos tubos, e ou filtro,

eu tenho muitos peixes no aqua tenho de o limpar mais vezes, o ar normalmente depois de montar a seguir a limpeza puxo a agua pelo tubo de saida para chuveiro,ele começa a trabalhar e a fazer barulho e com menos caudal ,mas assim que sai o ar passado 2 ou 3 minutos começa ele com a força toda,este e o meu caso.

 

Obrigado por partilhares a tua experiencia.

No meu caso concerteza não será necessidade de limpeza dos tubos visto que, apesar de já se encontrarem um pouco sujos, estamos a falar de apenas 4-5 semanas de funcionamento e eu já me certifiquei que as mangueira sestão todas desobstruídas.

 

Outra coisa que tb já experimentei foi colocá-lo a funcionar sem qq carga no sei interior (apenas água) para testar se não seria entupimento das esponjas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De certeza que já o fizeste, mas volta a abrir o filtro e vê se está tudo no sitio e bem apertado. Vê também o rotor da cabeça se não tem alguma coisa entalada ou se está bem encaixado.

Depois volta a fechar tudo e ferra o filtro. Se tiveres torneiras nas mangueiras ferra 1º as mangueiras e depois coloca-as no filtro. Se o filtro é novo não há razão para isso acontecer, se persistir leva lá que eles veêm o que tem e se estiver mesmo avariado trocam.

 

Olá!

 

Pois, já perdi a conta à quantidade de vezes que desmontei a estrutura do rotor completamente e a voltei a montar (um milagre que não tenha partido o veio). Tudo está no sitio, tudo está limpinho, tenho torneiras nas mangueiras e o processo de ferragem é bem efectuado mas a barulheira e o "caudal" de 5 cms mantém-se (5 cms qd a flauta está fora da água antes dos jactos começarem a ter movimento descendente). "antigamente" era um jacto com uns 20-25 cms e o motor nem se ouvia. As corys passavam o dia a fazer "piscinas" na corrente, agora nem se dão ao trabalho de vir cá acima!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não estava a fazer e agora faz é porque alguma coisa está mal :tongue:

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não estava a fazer e agora faz é porque alguma coisa está mal yikes

 

A meu ver não devias ter o filtro ligado se ele só está a fazer jactos de 5cm pela flauta. Está em esforço e aí é que pode avariar alguma coisa.

 

Suponho que quando tiraste as matérias todas e o ligaste ele fez a mesma coisa!!!

 

Isso fica bem ferrado?

 

Já vi várias vezes o pessoal dizer que deu uns safanões no filtro e ou ficou na mesma ou resolveu o caso... Mas o que quero salientar nesta frase é que abanar o filtro com o motor ligado deve ser tudo menos saudável...

 

Eu no meu 2217 tive que o montar e desmontar 3 vezes seguidas com 4 semanas de uso porque estava com esse problema. Desliguei a tomada do filtro por engano e ele depois não queria começar a deitar a água fora. Acho que era lã a mais também...

No 2213 também tive montagens e desmontagens sucessivas mas já tinha uns anos, estava realmente entupido... Era uma bola de qualquer coisa entalada num dos tubos.

 

Não sei que te diga, mas se só tens o 2213 no aquário, ele também não deve ser muito grande e és capaz de arranjar alguém por aqui que te empreste um filtro interno ou uma powerhead por uns dias.

 

Boa sorte com isso.

 

abraço

Editado por MiguelSCosta

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas opiniões pessoal.

 

De momento o filtro está de volta à velha forma. O que é que eu fiz? Ameacei-o que o deixava cair ao chão e ele começou a funcionar bem!

 

Fora de brincadeiras, o que fiz foi ferrá-lo de maneira completamente diferente ao habitual, basicamente retirei-lhe a powerhead, deixei-o encher de água até começar a deitar por fora (o filtro estava dentro de um alguidar) e aí voltei a colocar-lhe a powerhead e liguei-a. De momento, já está há umas 40 horas a funcionar como deve de ser com um caudal razoável e barulho minimo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu desde sempre usei eheims: tenho 2 (2217) e 2 (2215) todos com torneiras (bem... sem as torneiras a missão era titânica).

Com o passar dos anos fui apurando o meu método: depois de lavar as matérias filtrantes e de as colocar no copo encho o copo até deitar fora e coloco a powerhead com a torneira de cima aberta... a água começa a sair pela torneira e então fecho-a.

Com a cabeça colocada e as mangueiras cheias é só voltá-las a unir e ligar à corrente.

De inicio existe uns barulhos que têm tendência a desaparecer... eu normalmente ajudo inclinando o capo ligeiramente de maneira que o bocal superior fique mais acima que tudo o resto de modo às bolhas sairem... quando os barulhinhos e ar persistem desligo a bomba 1 ou 2 segs e volto a ligar e faço esse processo no máximo 2 vezes.

Ficam a trabalhar na perfeição... nem se ouvem. E sem dúvida que são os melhores filtros que já usei.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.