Musgo Português?


Diogo HC Matias

Recommended Posts

Alguém sabe se os musgos encontrados por ai emersos se dão submersos? Ou já fez a experiencia de colocar algum tipo de musgo encontrado por ai num aquario?

 

Ora, nos pinhais e junto de valas de água nos arredores de minha casa encontrei pelo menos 4 variedades diferentes de musgo. Experiementei a colocar as 4 numa caixa vodafone, dentro de casa, só água, areão e o musgo.

Estiveram lá 10 dias e uma das variedades parece estar a definhar e duas outras apesar de não estarem a morrer, também não apresentam crescimento rigorosamente nenhum.

:P

No entanto uma das variedades parece ter gostado de estar submersa e estava com um ar super saudavel, e imenso pearling!

Agora agarrei naquele pedaço de musgo, lavei bem e agarrei a uma rocha no meu aquario para testar a sua sobrevivencia a 25ºC e pH 7.

 

Para terem uma ideia de que musgo se trata, é o tipico musgo utilizado nos presepios, fazendo lembrar o christmas moss...

Dentro de algum tempo poderei concluir se o musgo se adapta submerso ou se é apenas resistente...

 

Opiniões? :)

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

Estou a fazer uma experiencia semelhante, ha cerca de uma semana para cá com 2 ou 3 especies diferentes, e notei crescimento numa delas, esse parecida com cristmas.. gostava de saber opiniões de mais pessoal, em breve vou passar tambem o meu musgo para agua quente!

cumps[]

Luís Gândara

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No musgo dos presépios também há várias variedades de musgo,e há uma que se aguenta submersa,pois já fiz a experiência.

Há uma que era o musgo mais bonito,mais ou menos com o formato do Fissidens,esse não sobreviveu mas foi pena...

 

Um paludário cheio de musgo é que ficava fixe,e ai já qualquer musgo terrestre se aguentava bem.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um lago, com uma cascata com musgo terreste a toda a volta! Ideia para um futuro não muito próximo! lol

Mas Zogli, ainda mantens algum desse musgo em aquario? Ele apresenta/apresentava crescimento semelhante aos musgos que tipicamente usamos em aquario?

 

Abraço!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No musgo dos presépios também há várias variedades de musgo,e há uma que se aguenta submersa,pois já fiz a experiência.

Há uma que era o musgo mais bonito,mais ou menos com o formato do Fissidens,esse não sobreviveu mas foi pena...

 

Um paludário cheio de musgo é que ficava fixe,e ai já qualquer musgo terrestre se aguentava bem.

 

oi

 

fartei-me de procurar e hoje finalmente vi algo interessante....

 

 

estou a montar um paludario...

 

ainda vou na construçao do fundo 3D, mas o aquario ja esta pronto, so falta mesmo isso , a terra e as plantas ;)

 

e queria por musgo so nao sei qual ???

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um lago, com uma cascata com musgo terreste a toda a volta! Ideia para um futuro não muito próximo! lol

Mas Zogli, ainda mantens algum desse musgo em aquario? Ele apresenta/apresentava crescimento semelhante aos musgos que tipicamente usamos em aquario?

Abraço!

Sim ainda tenho um bocado,está no meio de outros musgos aquaticos,no meu aqua de camarões.O crescimento deste musgo era semelhante aos outros,ou seja muito lento.Mas enquanto todos os outros musgos terrestres que experimentei submersos ficaram negros e morreram,este aguentou-se.

 

Olá Luis alves! Olha,tens de ir dar um passeio até um sitio verde,encontras muitas variedades de musgo. E o que vais pôr no paludário? Uns sapos?

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim ainda tenho um bocado,está no meio de outros musgos aquaticos,no meu aqua de camarões.O crescimento deste musgo era semelhante aos outros,ou seja muito lento.Mas enquanto todos os outros musgos terrestres que experimentei submersos ficaram negros e morreram,este aguentou-se.

 

Olá Luis alves! Olha,tens de ir dar um passeio até um sitio verde,encontras muitas variedades de musgo. E o que vais pôr no paludário? Uns sapos?

 

 

oi

 

em inicio sim pensei por umas ras verdes com o peito vermelho,... nao sei o nome.

 

depois veio-me a cabeça umas tartarugas, mas nao deve ser a melhor opçao,... por fim lembrei-me de por apenas uns peixitos na zona da agua e ficava assim,... a zona de agua leva 7L, pensei por um casal de bettas, e ver o que dava, mas tenho de estudar bem esse assunto,...

 

mas diz-me tipo... eu o substrato vou colocar terra propria para plantas terrestres, uma vez que vou por plantas terrestres que gostem de muita humidade,... e tipo se nao puser musgo ou alguma planta que forme tapete,... as ras entram na agua, e ao sairem ficam todas sujas e nao sei se isso prejudica ou nao...

 

aguardo ajuda

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim ainda tenho um bocado,está no meio de outros musgos aquaticos,no meu aqua de camarões.O crescimento deste musgo era semelhante aos outros,ou seja muito lento.Mas enquanto todos os outros musgos terrestres que experimentei submersos ficaram negros e morreram,este aguentou-se.

 

Optimas noticias então! Vamos a ver se este se aguenta. Se for o caso acho que tão cedo não precisarei de comprar musgo porque este é muito abundante por aqui!

 

Abraços

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi

 

em inicio sim pensei por umas ras verdes com o peito vermelho,... nao sei o nome.

 

depois veio-me a cabeça umas tartarugas, mas nao deve ser a melhor opçao,... por fim lembrei-me de por apenas uns peixitos na zona da agua e ficava assim,... a zona de agua leva 7L, pensei por um casal de bettas, e ver o que dava, mas tenho de estudar bem esse assunto,...

 

mas diz-me tipo... eu o substrato vou colocar terra propria para plantas terrestres, uma vez que vou por plantas terrestres que gostem de muita humidade,... e tipo se nao puser musgo ou alguma planta que forme tapete,... as ras entram na agua, e ao sairem ficam todas sujas e nao sei se isso prejudica ou nao...

 

aguardo ajuda

 

Bem, Luis, as rãs na natureza estão sujas não estão? Se o nosso objectivo é reproduzir a natureza, acho que não deve haver problema! ;)

Além disso, numa zona muito humida em pouco tempo (um mês talvez) isso fica repleto da quantidade de musgo que desejares, logo as rãs podem ir para cima dele.

E 7L de água não dá para peixes... mas as rãs iam gostar!

 

Abraço

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal, ponham fotos... deixaram toda a gente curiosa!!!

 

Boa sorte!

 

Bem, o meu jeito com fotos deixa muito a desejar... fica aqui apenas uma amostra para abrir o apetite. Depois tento tirar algo melhor e tirar também às restantes variedades.

 

Pic_13602_23.jpg

 

Pic_13602_24.jpg

 

(para o caso de alguem não ter percebido, é o que está em cima da rocha...)

 

Cumps

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo por acaso experimentaste aquele musgo verde-escuro e muito compacto (quase como se tivesse "pelo curto" e áspero)? Esse vejo-o muitas vezes cheio de humidade, quem sabe...

Abraço e boas experiências..

 

Olá psy!

Experimentei... e ele não pareceu adorar estar totalmente submerso... mas so daqui a mais uns dias é que vou tirar conclusões acerca disso, pode ser que até se adapte bem com temperatura mais alta. Um dos musgos está mesmo fraquinho a morrer, mas os outros dois continuam "normais", por isso ainda são hipotse.

Esse do pelo curto e aspero, eu por acaso acho que ficava muito bonito submerso, porque tem "folhas" muito pequenas e delicadas, bem bonitas. Só gostava de ter mais jeito pra tirar fotos senao postava ai umas!

Depois ainda há outro que era interessante para um tapete, já que tem tendencia a alongar-se, ficando também compacto, um fundo com esse musgo devia ficar 5*!

 

Abraços

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, Luis, as rãs na natureza estão sujas não estão? Se o nosso objectivo é reproduzir a natureza, acho que não deve haver problema! nyah

Além disso, numa zona muito humida em pouco tempo (um mês talvez) isso fica repleto da quantidade de musgo que desejares, logo as rãs podem ir para cima dele.

E 7L de água não dá para peixes... mas as rãs iam gostar!

 

Abraço

 

 

sim isso é verdade :mrgreen:

 

mas pelo que soube as ras tem de ter luz propria para elas,... e depois em termos de comida nao sei como funcionam,... vou ver se ponho uma foto do que fiz ate agora e do que penso fazer,...

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim isso é verdade :twisted:

 

mas pelo que soube as ras tem de ter luz propria para elas,... e depois em termos de comida nao sei como funcionam,... vou ver se ponho uma foto do que fiz ate agora e do que penso fazer,...

 

Creio ter lido algures (não te estou a dar certeza, é mesmo suposição) que as rãs necessitam de uma pequena quantidade de UV para manterem-se 100% saudaveis. Mas se tiveres as rãs na rua essa necessidade de UV desaparece porque o proprio sol fornece a radiação nas proporções adequadas. banana rock

Alimentação... moscas! :smilecolros: ou não... na realidade não faço a menor ideia do que alimentar uma rã em cativeiro.

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi

 

para ja tenho este fundo 3D feito...

 

 

2008_0207luis0001Small.jpg

 

e ja me arrenpendi de ter colocado aquele verde :snipersmile:

 

pretendia imitar musgo arragado as pedras, mas saiu mal, talvez se o verde fosse mais escuro...

 

mas ja tou a pensar em comprar musgo seco ou entao vivo e amarrar da melhor maneira a esferovite... para disfarcar um bocado.

 

a zona de agua é a do lado esquerdo, mas nao é todo pois tenho ai uns 10 cm atras que vai levar terra e plantas e vou tentar fazer uma cascata

Editado por Luis Alves
gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi

 

entao ninguem me diz nada do fundo 3D ??? esta assim tao mau ??? banana rock

 

entao se puser ao sol ja nao necessito de luz propria para as ras ???

 

mas tipo o aquario teria de ser tapado se nao elas saltavam ca para fora, certo ??

 

e ai coloca-se outro problema...

 

tipo com o aquario todo tapado nao ira aquecer demais e queimar as plantas ???

 

ou entao se calhar tambem podia optar por colocar em cima uma rede fininha e assim as ras nao fugiam, mas ai teria a vantagem de as plantas apanharem sol directo, e a desvantagem de nao haver humidade

 

 

Diogo HC Matias, diz la de tua justiça, pareces ser o unico aqui do forum que me ajuda neste projecto, ( o joaoavo tambem) de resto ninguem quer saber de mim :D

 

:D:):D

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto da ideia da rede Luis!

E a humidade acaba por ficar la na mesma porque o vapor de agua consensa na rede de certeza!

O fundo é pra cobrir com musgo? Realmente o verde ficou meio pro estranho...

Que tamanho tem o paludario? E mais plantinhas nisso? Umas canas bonitas mas que não cresçam muito era porreiro... agora nao sei é se há disso...

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem finalmente consegui tirar umas fotos ao meu musgo da experiencia, nao ficaram muito boas, mas acho que dá para ver..

Para breve vou introduzir num aqua com agua quente e ver se continua a desenvolver...

aqui vão:

dsc01969fw7.jpg

dsc01968st3.jpg

Luís Gândara

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto da ideia da rede Luis!

E a humidade acaba por ficar la na mesma porque o vapor de agua consensa na rede de certeza!

O fundo é pra cobrir com musgo? Realmente o verde ficou meio pro estranho...

Que tamanho tem o paludario? E mais plantinhas nisso? Umas canas bonitas mas que não cresçam muito era porreiro... agora nao sei é se há disso...

 

 

oi

 

hummmm

 

será que com uma rede daquelas minusculas vai manter a humidade mesmo ???

 

sim o fundo é para cobrir,.... vou colocar terra com pedrisco e tal ate a altura do vidro que divide a zona de agua.... depois ponho as plantas e o resto estava a pensar cobrir com uma destas opçoes:

 

- musgo ( da um ar mais natural, mas nem sei como plantar nem nada)

 

- casca de pinheiro desfeita ( sem ser em po, mas mais pequena que o normal)

 

- pedrisco normal

 

o verde nao ficou meio para o estranho, desculpa,... o verde ficou uma valente m&rd& :puppydogeyes:

 

tou a pensar.... ver se encontro musgo seco e ponho algum por cima para disfarçar ou entao colar uns bocados de casca de pinheiro, tambem deve ficar engraçado, nao ???

 

talvez esta seja a opçao melhor pois é mais facil para eu arranjar...

 

as medidas sao: 60 x 30 x 50

 

plantas vai levar algumas sim,... nao queria muitas pois depois crescem e o numero de folas aumenta e tal...

 

canas ??? como assim, nao tou a ver o que sao ???

 

se encontra-se daquelas que se usam em lagos que parecem canas era capaz de colocar na zona de agua so para ver se se adaptava....

 

quanto as ras... bem nao sei nao....ontem estive na loja e o gajo disse-me que tem de ter uma lampada propria para elas, uma vermelha que é para ligar de desligar de x em x tempo para aquecer o ambiente se nao morrem ao frio....

 

e ainda tem que ter tipo uma sonda que mede a temperatura e ao qual esta ligado a lampada e liga e desliga automatico... ora bem contas por alto....

 

lampada 6/7 euros

encaixe para a lampada entre 14/17 euros ( nao tras a lampada)

sonda de temperatura 20 euros no minimo

 

e fica-me mais caro do que fazer um plantado :(

 

vou ver,... ja pensei colocar umas tartarugas... mas....

 

nao sei depois de sair da agua perdem-se la para o meio,.... e nao so tambem deve precisar de aquecimento... e ai se calhar ja nao dava para por musgo ou assim....

 

nao sei.... tens opçoes ????

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja tinha pensado nessa de meter o musgo no aqua, porque aqui na minha zona nao há musgo à venda. Aqui na minha terriola passa um riacho que tem pedras no fundo cobertas com musgo. Talvez esse musgo se aguente, mas eu nao vou experimentar , pelo menos deste riacho porque tá poluido e o musgo nao dá para ferver pois nao?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

será que com uma rede daquelas minusculas vai manter a humidade mesmo ???

 

Não te garanto... vai perder sempre alguma humidade, mas parte dela fica retida!

 

tou a pensar.... ver se encontro musgo seco e ponho algum por cima para disfarçar ou entao colar uns bocados de casca de pinheiro, tambem deve ficar engraçado, nao ???

 

Não estou bem a perceber a da casca de pinheiro... lol

Mas o musgo pra mim era de certeza o que ficava mais bonito!

 

canas ??? como assim, nao tou a ver o que sao ???

(...)

se encontra-se daquelas que se usam em lagos que parecem canas era capaz de colocar na zona de agua so para ver se se adaptava....

 

Pois eram mesmo essas as canas que estava a falar :arrow:

 

quanto as ras... bem nao sei nao....ontem estive na loja e o gajo disse-me que tem de ter uma lampada propria para elas, uma vermelha que é para ligar de desligar de x em x tempo para aquecer o ambiente se nao morrem ao frio....

 

e ainda tem que ter tipo uma sonda que mede a temperatura e ao qual esta ligado a lampada e liga e desliga automatico... ora bem contas por alto....

 

lampada 6/7 euros

encaixe para a lampada entre 14/17 euros ( nao tras a lampada)

sonda de temperatura 20 euros no minimo

 

e fica-me mais caro do que fazer um plantado :arrow:----> solução = rãs portuguesas! Tenho um sapo espetacular dentro de um antigo poço e que tem umas cores brutais... Faz uma pesquisa sobre a fauna anfibia que existe por cá e depois se encontrares alguma que gostes logo tratas de tentar saber onde podes encontrar umas quantas!

 

vou ver,... ja pensei colocar umas tartarugas... mas....

 

nao sei depois de sair da agua perdem-se la para o meio,.... e nao so tambem deve precisar de aquecimento... e ai se calhar ja nao dava para por musgo ou assim....

 

nao sei.... tens opçoes ????

 

Para as tartarugas tinhas de ter o aquario mais comprido que alto... esse está bom para as rãs...

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais