[Ficha] Corydoras Pygmaeus


Murkas

Recommended Posts

corydoras_pygmaeus_01.jpg

 

Nome Científico:

Corydoras Pygmaeus

 

Nome Comum:

Corydora pigmeu \ Corydora Anã

 

Distribuição Geográfica e/ou Localização Típica:

América do Sul, nomeadamente Brasil (rio Madeira), Equador e Peru.

 

Tamanho:

Machos - 2,5cm

Femeas- 3cm

 

Dimorfismo Sexual:

Não é muito evidente mas as fêmeas são ligeiramente maiores e "gordinhas" que os machos (mais fácil de observar se virmos o peixe de cima)

 

Temperatura:

Entre os 20 e os 27ºC

 

pH:

Várias informações um pouco dispares que vão desde os 6.0 até aos 7.5, mas tem preferencia por águas ácidas pH<7

 

Outros Parâmetros da Água:

GH:Prefere águas ligeiramente moles (entre 2ºd e os 8ºd)

Algo sensível á presença de sal na água

 

”Decoração”:

Aquários bem plantados e com alguns esconderijos como troncos e pedras mas que tenha algum espaço livre e com um substracto fino (por exemplo areia).

 

Alimentação:

Omnívoro,aceita quase todo o tipo de comida desde granlado a flocos, pastilhas de fundo. Aceita de um modo geral todo o tipo de comida congelada (artémia, larva de mosquito, etc).

Neste nível a principal preocupação deverá ser o fornecimento de alimentos suficientemente pequenos de modo a caberem na reduzida boca.

 

Compatibilidade:

Peixe pacífico (á semelhança de outras corydoras), ocupa principalmente as águas médias do aquário e ocasionalmente o fundo.

Devido ás suas reduzidas dimensões não convém colocar com peixes muito maiores nem muito agressivos (quando colocados com peixes agresivos tendem a ficar imóveis no fundo) pelo que um cardume de caracídeos (ex:teras) poderá ser a companhia ideal.

 

Reprodução:

Depositador de ovos 2 ou3 ovos de minuto a minuto em sítios estrategicos do aquario (vidros e plantas) cada fêmea pode colocar mais de 100 ovos por postura.

Não comem os seus próprios ovos.

Os ovos têm cerca de 1mm sendo que são algo sensíveis a fungos; Os melhores resultados são conseguidos com água a rondar os 2ºdGH.

Eclodem entre 6 e 8 dias depois da postura e demoram cerca de 3 dias a cosumir o saco vitelino nesta altura convem fornecer infusórios e posteriormente aceitam microvermes e nautilos de artemia recem eclodidos (ter em atenção que esta deve ser muito bem lavada pois as crias são algo sensíveis ao sal).

 

Outras Notas:

É um peixe de cardume que pode ser mantido em aquas relativamente pequenos, sendo que convém sempre manter pelo menos 10 a 12 indivíduos no aqua.

Na natureza chega a formar cardumes de centenas e até milhares de indivíduos sendo que o cardume é a sua melhor arma de sobrevivência.

 

Bibliografia:

http://www.drpez.net/portal/

http://www.fishbase.org/

http://www.google.pt

Editado por Jacinto Silva

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais