Quimica em relação aos sexos


Recommended Posts

Boas:

 

Até que ponto a quimica da água do lago tanganika pode afectar no numero de machos e femeas de reprodução de um casal.

Qual os melhores parametros para se conseguir 50-50?

Ou depende de peixe para peixe ?

 

Abraço

Panguiau

Bambolé!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

CICHLID POWER!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Na minha modesta opinião nenhuma!!!!

 

No entanto o melhor será ter as condições o mais aproximadas com o meio natural. Se no meio natural há esse equilibrio e possivelmente os peixitos se adaptaram a essas condições para procriarem, para quê andarmos a inventar o que já está inventado :roll:

 

Cumprimentos

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Apenas fiz esta questão porque isso acontece com os anões da américa do sul , e apenas estava curioso se aconteceria o mesmo com outros ciclidios.

Possivelmente acontece e acho que é um assunto pertinente, pois discute-se tanta a quimica e quais os melhores parametros para a água mas será que existe assim tanta gente com os parametros certos? Fieis ao lago a que se destina?

 

Abraço

Panguiau

Bambolé!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

CICHLID POWER!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Possivelmente acontece e acho que é um assunto pertinente, pois discute-se tanta a quimica e quais os melhores parametros para a água mas será que existe assim tanta gente com os parametros certos? Fieis ao lago a que se destina?

 

Abraço

Panguiau

Boas,

Esse assunto já foi discutido algumas vezes aqui no forum.

Relativamente à tua questão, devo dizer que relativamente à parte que me toca, sim!!! Os ciclidófilos que conheço tem as condições identicas às do meio natural. É obvio que iguais dificilmente se consegue, mas fazemos o melhor possível de nos aproximarmos delas. Senão para quê mantermos espécies que não lhe podemos dar as minimas condições para eles viverem e reproduzirem....aí é que está a parte mais importante da aquariofilia, fazer sempre mais e melhor...essa é que é a grd luta do aquariófilo :roll:

 

Cumprimentos

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Então como podemos nos saber que um ciclidio que aguenta ph de 7 - 8,5 poderá estar no ph ideal?

Fazemos uma média ou montamos um biotopo de uma região em particular desse lago, porque verdade seja dita o ph a 30-40-ou 50 metros de profundidade não e´igual ao ph da superficie.

A minha questão agora é , ao tentarmos encontrar uma quimica de água ideal não estaremos a ser egoistas para alguns dos nossos peixes?

 

Abraço

Panguiau

Bambolé!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

CICHLID POWER!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por isso ha' que escolher os peixes de acordo com o seu habitat, zona rochosa, zona arenosa, zona de transição. E' um compromisso entre especies e o que lhes podemos oferecer.

Relativamente á proporcao de crias 50-50, julgo que muitas das especies de seres vivos nunca teem essa proporcao na natureza, sendo o numero de femeas usualmente superior ao numero de machos ( mas isso um biologo podera' responder com mais certezas ).

 

Antonio Paes

Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net

Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/

Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Mas quantas pessoas tem esse cuidado, muito poucas, eu inclusive.

Tentamos por especies do mesmo lago mas não de zonas especificas.

 

Panguiau

Bambolé!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

CICHLID POWER!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Mas quantas pessoas tem esse cuidado, muito poucas, eu inclusive.Tentamos por especies do mesmo lago mas não de zonas especificas.

Panguiau

`

É pena :roll:

 

Tentando responder à tua intervenção anterior, devo dizer que o ph não varia assim tanto com a profundidade nem com a área geográfica dos lagos, mas nos casos em que isso acontece, é claro que devemos ter em atenção esses parâmetros também.

De qualquer forma, não é em todos os biótopos que isso acontece, nomeadamente com as condições de ph e temperatura, há determinadas épocas do ano em que eventualmente existem grandes variações de temperatura e ph. Mas nestes casos será que os peixes se reproduzem???

Ou será que apenas são condições minimas para a sua sobrevivência????

 

Cumprimentos

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relamente, nos grandes lagos o pH não deve variar muito. E uma vez que estes lagos estão no vlae do rift onde a concentração de sais é elvada, a sua água possui um elevado poder tampão. Por isso o pH deverá ser relativamente estável durante todo o ano.

Neste apenas deverá ocorrer um estratificação da temperatura em profundidade.

 

 

No caso de poças sazonais ou cursos de água que não sejam permanentes o caso uda de figura. Nestes sim, as condições variam bastante, inclusivamente ao longo do dia. Mas tão certo como estas variações são as adaptações que os peixes possuem para viver nestes locais. Daí a importância na escolha dos peixes de acordo com o biótopo escolhido.

 

Em relação ao ratio macho/fêmea: é certo que existem determinados animais como por exemplo alguns crocodilos onde se verifica uma relação entre a temperatura de incubação e a determinação do sexo. Mas nos peixes estes mecanismos são tão variados que torna impossível uma generalização. Por exemplo, há casos em que todos os indivíduos nascem fêmeas e que uma delas se torna macho quando o anterior macho morre.

 

Espero ter ajudado alguém.

 

Abraço

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No que toca aos Apistogrammas é sobretudo a variação de temperatura que leva à distribuição de machos e fémeas. Uwe Römer trata esse assunto com bastante acuidade.

 

Em termos genéricos e segundo uma tendência que tem vindo a ser detectada pelos biólogos, em todas as espécis (humana incluída) há uma tendência para o aumento do número de fémeas consoante as condições de vida se agravam. Diz-se que tal se deve a um mecanismo natural orientado para a preservação das espécies já que, quantas mais fémeas, maiores possibilidades de reprodução.

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

 

Relativamente ao ratio macho/femea, ele e' alterado com o Ph. Um exemplo disso e' os Kribs, quanto mais alcalina a agua mais machos teras!

Nos escalares isso tb se passa!

Abraco

 

Valter

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relamente, nos grandes lagos o pH não deve variar muito. E uma vez que estes lagos estão no vlae do rift onde a concentração de sais é elvada, a sua água possui um elevado poder tampão. Por isso o pH deverá ser relativamente estável durante todo o ano.

 

Creio que isso não condiz com a realidade, primeiro não podemos tratar todos os lagos da mesma forma, o Tanganika por exemplo fica em uma região mais seca e sofre grande evaporação e em consequencia uma alta no teor de carbonatos dissolvidos, por isso seus parametros sempre são mais altos que os dos outros lagos, em contraponto a região onde o Malawi se encontra tem um periodo de chuvas prolongado e de grande volume , aproximadamente mais de hum trilhão de litros, so para se ter ideia as aguas que transbordam na estação de chuvas no Lago Malawi são as mesmas que provocam as cheias do delta do Okavango em Botsuana.

quanto a pergunta inicial o pH pode influir no sexo de qualquer especie de peixe, inclusive os do Tanganika.

 

quanto a variação de pH ela ocorre sempre na natureza por fenomemos naturais ou provocados pelo homem como a acidificação das aguas do lago Victoria por causa da poluição, mesmo as super acidas aguas do Rio Negro sofrem alterações de pH , durante as cheias.

abração

CICLIDEOS A EVOLUÇÃO

f9c4872b.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Acho k com esta ultima resposta fiquei esclarecido, e mais, só veio confirmar k afinal a pergunta k fiz não era assim tão descabida.

Realmente pode influenciar, resta saber o quanto.

Mas isso fica para a experiencia de cada um.

 

Abraço

 

panguiau

Bambolé!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

CICHLID POWER!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Panguiau, :)

 

Já que lanças-te a "confusão" e como eu sei que és um aquariófilo aplicado, por acaso ainda não fizes-te nenhuma experiência desse tipo?

 

Aqui fica o desafio para alguém que já tenha realizado essas experiências ou para aqueles com vontade e curiosidade para o fazerem.

 

Cumprimentos

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Panguiau!

não te digo que seja experiencia, mas com um pH de 9,0 eu consigo 70% de machos em N. multifasciatus e L. ocellatus , em N. brichardi 60% de Machos isso foi observado nas ultimas 3 desovas segundo os relatos das pessoa que ficaram com os filhotes.

abração

CICLIDEOS A EVOLUÇÃO

f9c4872b.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

pois bem tenho uma ninhada de pollit´s nascida a ph de 8,1 , assim k souber o numero de machos e femeas aviso, pode ser k consiga chegar a alguma conclusão.

Quanto a ser aplicado, até sou mas tempo e espaço para criações não tenho, como deves saber.

Com a quantidade de ninhadas que aparecem kase todos os dias nos meus aquários kem me dera a mim ter espaço para as fazer crescer todas.

 

Abraço

 

Panguiau

Bambolé!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

CICHLID POWER!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais