Duvida


joao santos

Recommended Posts

Bons dias, cá vai mais uma questão.

 

Para o meu aquario (105*40*35 ) tenho uma calha com 4 lampadas T5 de 39w cada de luz branca. Neste momento comprei uma actinica que veio dar cor à agua.

 

Contudo qd tenho so duas lampadas ligadas (uma azul e uma branca) gosto da tonalidade da água, mas quando tenho as tres brancas e a azul ligada a agua fica muito "branca".

 

A minha questão era se podia ter duas de cada (duas azuis e duas brancas) e qual a melhor disposição delas na calha, ou caso deva continuar com as tres brancas e a azul qual seria tb a melhor disposição para as colocar.

 

Também sei que a função da iluminação não é só embelezar o aquário, mas se podesse juntar o útil ao agradável era melhor.

 

Quando se alimenta os peixes é conveniente desligar a circulação?

 

 

 

Obrigado pelos comentários

 

 

joão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro,

 

Agora de momento não me lembro, só vendo logo em casa, mas sei que na altura a totalidade das lampadas em kelvins era superior à litragem do aqua??? espero não estar a dizer disparates.

 

Ja agora, a nível da química da água estou a monitorizar o Ph, Kh, amónia e salinidade, uma ves que uso sempre agua de osmose, será que preciso adquirir mais testes???

 

Também acho que devia ter um pouco mais de altura no substrato (que é à base de coral esmagado), será que posso introduzir mais uns Kg sem perturbar o sistema?

 

As lampadas normais são de quantos kelvins?

Eu não desligo a circulação quando alimento os meus peixes!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os kelvins tem a ver com a temperatura da côr, nada tem a ver com os litros do aqua. É possivel ter lampadas normais que emitem uma cor mais azulada mas sem ser as actinicas. Normalmente o pessoal utiliza 10000k e está contente com a cor da água, mas podes colocar com mais kelvins para teres uma cor mais azul no aqua.

 

Monitoriza também os nitratos e nitritos.

 

Qual a altura do teu substrato?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, penso que sejam de 10000K ou 15000K (vou verificar). Coloco com mais kelvins apenas a lampada azul? e mantenho apenas uma azul ou faço duas duas? e qual a melhor disposição delas na calha?

 

O substrato deve ter uns 2 cm

 

 

Os kelvins tem a ver com a temperatura da côr, nada tem a ver com os litros do aqua. É possivel ter lampadas normais que emitem uma cor mais azulada mas sem ser as actinicas. Normalmente o pessoal utiliza 10000k e está contente com a cor da água, mas podes colocar com mais kelvins para teres uma cor mais azul no aqua.

 

Monitoriza também os nitratos e nitritos.

 

Qual a altura do teu substrato?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se forem de 10000k, podes aumentar para 14000 ou 20000k, mas ficarás com a luz mais azul.

Coloca a actinica mais a meio.

Sobre a altura do substracto, julgo não ser necessário. Eu tenho bem menos e não sinto a necessidade, mas podes colocar desde que esteje bem lavada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok Pedro e obrigado

 

So para concluir, e como pretendo ter corais moles e duros, duas actinicas e duas brancas servem ??

 

 

 

Se forem de 10000k, podes aumentar para 14000 ou 20000k, mas ficarás com a luz mais azul.

Coloca a actinica mais a meio.

Sobre a altura do substracto, julgo não ser necessário. Eu tenho bem menos e não sinto a necessidade, mas podes colocar desde que esteje bem lavada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas joao santos,

 

Com essa iluminação (4 lâmpadas), acho que ficas muito mal servido para poderes ter corais duros no teu aqua.

 

A iluminação para corais duros deve ter uma combinação de HQI's e T5 actínicas, se assim não fôr os corais começam a perder a sua coloração e vão acabar por morrer, pois ficam com pouca intensidade de luz.

 

Se colocares uma calha com 2 x 150W HQI + 2 x 54 W T5 actínicas, ficas com iluminação para manteres tudo dentro do teu aqua.

 

Gastas um pouco mais, mas ficas com a vida "lá dentro" garantida.

 

Abraço.

"O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave."

Thomas Fuller

 

Nuno Ricardo Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno Ramos.

 

Obrigado pelo conselho. Para quem ainda pouco percebe, para essa alteração que sugeres, é uma questão de trocar as lâmpadas ou passa mesmo por ter de adquirir uma calha específica para esse tipo de iluminação??

 

Caso mantenha o meu actual sistema, posso ter "tudo" com excepção de corais duros, está correcto??

 

Cumprimentos,

 

João

 

 

Boas joao santos,

 

Com essa iluminação (4 lâmpadas), acho que ficas muito mal servido para poderes ter corais duros no teu aqua.

 

A iluminação para corais duros deve ter uma combinação de HQI's e T5 actínicas, se assim não fôr os corais começam a perder a sua coloração e vão acabar por morrer, pois ficam com pouca intensidade de luz.

 

Se colocares uma calha com 2 x 150W HQI + 2 x 54 W T5 actínicas, ficas com iluminação para manteres tudo dentro do teu aqua.

 

Gastas um pouco mais, mas ficas com a vida "lá dentro" garantida.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas novamente João,

 

Eu também não sou um "expert" nos salgados, estou e estarei em constante aprendizagem.

 

O que te posso dizer é que é conveniente, com esse sistema de iluminação, não avançares muito nos corais duros. Se quizeres um aqua com boas condições de luminosidade, é forçoso que adquiras uma calha específica com este tipo de iluminação (mais coisa menos coisa...).

 

Resta aos "cientistas aquáticos" escreverem de sua justiça.

 

Abraço.

"O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave."

Thomas Fuller

 

Nuno Ricardo Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A iluminação para corais duros deve ter uma combinação de HQI's e T5 actínicas, se assim não fôr os corais começam a perder a sua coloração e vão acabar por morrer, pois ficam com pouca intensidade de luz.

 

 

Boas Nuno Ramos, peço deculpa mas e totalmente falso a tua afirmação ah exelentes aquario so e apenas com lampadas t5 e mais te digo as cores dos corais sem lampadas hqi sao bem mais colorida. Uma coisa e que as hqi reproduzem tipo reflexos na agua o que pode tornar a coisa mais engraçada.

 

A iluminação que o João Santos chega perfeitamente ate porque o aquario em questão tem 40cm de altura se colocares bem as lampedas com os kelvenis correcto chega.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas hugocc,

 

Penso que não estou assim tão enganado.

 

Citando:

"...A combinação dos dois tipos de lâmpadas tem revelado bons resultados em aquários de recife. Recentemente, as lâmpadas T5 têm apresentado resultados surpreendentes, embora seja necessária uma grande quantidade de lâmpadas, além de que estes corais mais dependentes da luz não deverão ser colocados a grandes profundidades aquando da utilização exclusiva deste tipo de lâmpadas. As lâmpadas HQI são uma tecnologia provada e testada, contribuindo não só para boas taxas de crescimento dos corais duros, mas também para gerar um aspecto luminoso bastante atraente e semelhante aos efeitos provocados pelos raios de sol ao penetrarem na água. A combinação de HQIs e T5 actínicas gera um bom espectro de cor, o que parece ser apreciado por muitos animais e torna visíveis determinados pigmentos de cor dos corais."

 

Abraço.

Editado por NunoRamos

"O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave."

Thomas Fuller

 

Nuno Ricardo Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meus caros, temos que ter em atenção vários factores.

Ter um aqua só com lampadas T5 é possível e até mesmo com crescimento dos mesmos! Obviamente que é necessário algumas lampadas para podermos ter uma boa iluminação.

Neste caso, como a altura do aqua é baixa e a largura igualmente baixa, não temos muito espaço para colocar mais que 4 lampadas. Idealmente era 6 lampadas, sendo 2 actinicas.

Caso seja possivel eu optava por 1x150w HQI + 1x39w T5 actinicas. Os 2x150w HQI que o Nuno disse é demais, tendo em conta que o aqua tem 40 de altura x 35 de largura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas hugocc,

 

Penso que não estou assim tão enganado.

 

Citando:

"...A combinação dos dois tipos de lâmpadas tem revelado bons resultados em aquários de recife. Recentemente, as lâmpadas T5 têm apresentado resultados surpreendentes, embora seja necessária uma grande quantidade de lâmpadas, além de que estes corais mais dependentes da luz não deverão ser colocados a grandes profundidades aquando da utilização exclusiva deste tipo de lâmpadas. As lâmpadas HQI são uma tecnologia provada e testada, contribuindo não só para boas taxas de crescimento dos corais duros, mas também para gerar um aspecto luminoso bastante atraente e semelhante aos efeitos provocados pelos raios de sol ao penetrarem na água. A combinação de HQIs e T5 actínicas gera um bom espectro de cor, o que parece ser apreciado por muitos animais e torna visíveis determinados pigmentos de cor dos corais."

 

Abraço.

 

Boas

 

Estas a citar de onde? e bom sabermos as origem.

 

Segundo esse texto e bom, mas nao explica tudo ou melhor pode levar a mas interpretações.

Passo a explicar que kelvenis foram feitos nessa afirmação?(lampadas hqi) e que se forem lampadas de 20000K ou 30000K o crescimento dos corais não existe.

Como diz o texto e muito bem as lampadas t5 apresentado resultados suprendentes, e agora falo por experiencia propria com resultados melhores que hqi expecialmente em propagação de corais em aquario.

 

 

 

Volto a dizer que na minha opiniao, a iluminação que o João tem de 4x39W para uma aquario de 147 Litros chega só para acrescentar a calha deve estar no maximo 10cm acima do nivel da agua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

tambem sou da mesma opnião que o Hugocc

 

a calha que o joão santos deverá permitir manter tudo o que ele quiser. E tambem concordo que a calha deve estar o mais perto possivel da agua.

 

a coluna de agua´não é muito alta, logo não existe o problema de penetração da luz, que faria necessitar de HQI.

 

Quanto á combinação de cor, é mais uma questão de gosto. Mais amarelado, mais azulado. As zooxanthelas fazem fotossintese tanto numa cor como noutra, embora com mais rendimento no expetro vermelho.

 

Podemos considerar que um aquario com uma cor mais amarela, com mais lampadas de 10000k, por exemplo terá um crescimento ligeiramente superior a um com lampadas com kelvins mais elevados, mas neste, a cor dos corais deverá ser melhor, visto que os pigmentos flurescentes reagem com kelvins mais elevados.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bons dias, e mais uma vez obrigado a todos pela disponibilidade em ajudar, e por tudo o que tenho aprendido aqui.

 

Já agora aproveito, em resposta a uma questão que o Pedro Conceição me colocou, tenho três lâmpadas de luz branca de 39 W cada, e com 14000K respectivamente. A luz azul também tem 39W mas não consegui ver os kelvins. O que acontece, para além desta discussão iluminação versus corais, é que quando tenho as três brancas ligadas o efeito da luz azul perde-se pelo excesso de claridade provocado pelas luzes brancas não ficando deste modo a água com aquela tonalidade "engraçada".

 

Cumprimentos a todos,

 

João Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Joao, num aquario com 40 cm de altura, mete Hqi de 150 w, e de seguida, vai fritar as batatas para acompanhar com corais assados. Se quiseres meter Hqi, mete uma de 70 w ao meio, onde iras colocar os corais mais exigentes a nivel de iluminacao, + 2 x T5 39 w actinicas, + 1 x T5 39 w 14000K. Assim, teras um espaco de manobra muito mais vasto para gerir a colocacao dos corais moles e duros. Sem Hqi, tambem consegues manter corais duros, mas, terias que implementar a iluminacao.

Abraco,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá octopus,

 

Obrigado pela dica, contudo não percebo o que queres dizer com "....implementar a iluminação"

 

Abraço,

 

João

 

 

 

Boas,

Joao, num aquario com 40 cm de altura, mete Hqi de 150 w, e de seguida, vai fritar as batatas para acompanhar com corais assados. Se quiseres meter Hqi, mete uma de 70 w ao meio, onde iras colocar os corais mais exigentes a nivel de iluminacao, + 2 x T5 39 w actinicas, + 1 x T5 39 w 14000K. Assim, teras um espaco de manobra muito mais vasto para gerir a colocacao dos corais moles e duros. Sem Hqi, tambem consegues manter corais duros, mas, terias que implementar a iluminacao.

Abraco,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João.

 

Concordo com o hugocc e com o Luis. Com essa calha e dadas as dimensões do aquário, 4x39W é suficiente para manteres corais moles e duros. Com 35cm de coluna de água ( substracto mais água que nunca fica exactamente ao nível do vidro), a iluminação que tens até deve fazer crescer corais duros a meio do aquário.

 

Acho que o poder das T5 é muito subestimado em relação às HQIs. Cada vez se vê mais aquários montados apenas com lâmpadas T5 de raíz e outros a mudarem de HQIs para T5. Quanto a mim, a única vantagem da HQI é o efeito natural que o foco dá ao penetrar na coluna de água.

 

Mas, voltando ao tópico, se a tua dúvida também é em relação ao posicionamento das lâmpadas, acho que já foi respondido anteriormente. Para ficar mesmo a teu gosto, é arranjares as lâmpadas que já te sugeriram e experimentares várias configurações na calha de maneira a veres o que te agrada mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André,

 

Obrigado pela dica, vou aproveitar o que tenho e seguir com muita calma a evolução natural do sistema.

 

Abraço,

 

João

 

Olá João.

 

Concordo com o hugocc e com o Luis. Com essa calha e dadas as dimensões do aquário, 4x39W é suficiente para manteres corais moles e duros. Com 35cm de coluna de água ( substracto mais água que nunca fica exactamente ao nível do vidro), a iluminação que tens até deve fazer crescer corais duros a meio do aquário.

 

Acho que o poder das T5 é muito subestimado em relação às HQIs. Cada vez se vê mais aquários montados apenas com lâmpadas T5 de raíz e outros a mudarem de HQIs para T5. Quanto a mim, a única vantagem da HQI é o efeito natural que o foco dá ao penetrar na coluna de água.

 

Mas, voltando ao tópico, se a tua dúvida também é em relação ao posicionamento das lâmpadas, acho que já foi respondido anteriormente. Para ficar mesmo a teu gosto, é arranjares as lâmpadas que já te sugeriram e experimentares várias configurações na calha de maneira a veres o que te agrada mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais