"rock valley" - novo Malawi [actualizado 17/03/2008]


Carlos Couceiro

Recommended Posts

Boas,

 

É dificil comentar se não temos nenhuma informação sobre o aquário!

 

Assim só podemos comentar a vertente estética e essa é bem subjectiva.

 

Mete o Setup do Bicho!

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

É dificil comentar se não temos nenhuma informação sobre o aquário!

 

Assim só podemos comentar a vertente estética e essa é bem subjectiva.

 

Mete o Setup do Bicho!

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

 

 

pois, eu sei, meti as fotos mais para que comentassem o layout, ate porque ainda nem sequer esta cheio ate acima, o termo é para meter em pé, e falta fazer o fundo 3d externo

 

logo coloco o setup

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

setup

 

tamanho- 100x50x55- 275Litros

aquecimento- jager 300W

filtragem- boyu 900l/h + serafil900

iluminaçao- 2x30W t8

hardscape- areia da praia e branca

flora- valisneria gigantea

valisneria tiger

valisneria spiralis

fauna- trio labidochromis caeruleus

trio sciaenochromis fryeri

trio metriaclima greshakei

casal copadichromis borley red kadango

 

 

observaçoes: este aqua foi cheio com 70% ciclada de outros aquas Malawi

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O layout está bom.

 

Vais ter é de rever a fauna, esses peixes nesse metro de frente é impossível de manter.

 

Cumps.

 

a quais te referes?

 

todos eles tiveram ate agora num aqua de 100 litros com mais um casal de vitorias e ate ver nuca houve brigas, apenas as incubaçoes nao eram levadas ate ao fim.... os vitoria ja estao noutro aqua e destas especies no maximo tiro os copadichromis...

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

_pinguim_, os peixes não vão morrer de um dia para outro, e se calhar nem irão morrer, mas terão com certeza uma vida miserável (lutas, crescimento atrofiado, cores pálidas, incubações sem sucesso), senão vejamos.

 

Para manter Malawi, mais importante que o volume é a frente do aquário.

 

Tens aí basicamente dois grupos de peixes do Malawi, peixes de rocha - Mbunas (caeruleus, metriaclima) e peixes de águas abertas - Haps (sciaenochromis, copadichromis).

 

É de consenso geral que, Mbunas -> frente igual ou superior a 1.20m; Haps -> frente igual ou superior a 1.50m.

 

A frente do teu aquário não respeita nenhuma medida mínima.

 

Isto é facilmente perceptível quando se apresenta o tamanho aprox. em adulto dos peixes que tens, sobretudo no tamanho dos Haps.

 

caeruleus - 13

metriaclima - 15

copadichromis - 20

sciaenochromis - 18cm

 

Ora, embora esse aqua tenha um volume satisfatório (275 Lt) a frente é muito curta e mais ainda, mantendo dois grupos de necessidades diferentes (Mbunas e Haps) dificilmente conseguirás montar um layout ideal (rocha + águas abertas) que satisfaça os dois grupos.

 

Acredito que tenhas mantido todos estes peixes num aqua de 100 Lt sem problemas, mas com certeza que a maioria seria juvenil, nessa idade não há problemas. As hostilidades começam nos peixes adultos, em juvenis é possível mantê-los sem problemas.

 

Ainda assim, e dado que aquário tem uma boa profundidade penso que poderás cingir-te a duas ou três espécies de Mbunas mais pacíficos e pequenos.

 

Cumps.

Editado por MakoShark2

Daniel Santos (aka MakoShark2).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

_pinguim_, os peixes não vão morrer de um dia para outro, e se calhar nem irão morrer, mas terão com certeza uma vida miserável (lutas, crescimento atrofiado, cores pálidas, incubações sem sucesso), senão vejamos.

 

bem, vou tentar provar-te o contrario

 

lutas,

nunca brigaram, apenas demacaram territorios com danças....

 

crescimento atrofiado

o fryeri vei para minha casa a uns tempos com 6cm e esta com 15cm...é o maior da ninhada....

 

cores pálidas

 

CpiadeP1030184.jpg

CpiadeP1030182.jpg

 

acho que as imagens responderam...nestas fotos ainda estava no aqua de 100l

 

incubações sem sucesso

 

th_P1030595.jpg

 

isso sao vitorias, e essa ninhada foi tirada da boca da mae, quando ainda estava no aqua de 100l junto com os Malawis, nem todas as incubaçoes sao sem sucesso...e neste aqua ja nem estou a meter os vitorias

 

 

Para manter Malawi, mais importante que o volume é a frente do aquário.

 

nao concordo que seja o mais importante, mas sim a area da base e nao propriamente a frente, claro que nao vamos falar em medidas absurdas

 

 

Tens aí basicamente dois grupos de peixes do Malawi, peixes de rocha - Mbunas (caeruleus, metriaclima) e peixes de águas abertas - Haps (sciaenochromis, copadichromis).

 

so te queria dizer que esta nao é a minha primeira experiencia com Malawis e muito menos com ciclideos africanos.

 

É de consenso geral que, Mbunas -> frente igual ou superior a 1.20m; Haps -> frente igual ou superior a 1.50m.A frente do teu aquário não respeita nenhuma medida mínima.

 

respondido em cima

 

Isto é facilmente perceptível quando se apresenta o tamanho aprox. em adulto dos peixes que tens, sobretudo no tamanho dos Haps.

 

caeruleus - 13

metriaclima - 15

copadichromis - 20

sciaenochromis - 18cm

 

Ora, embora esse aqua tenha um volume satisfatório (275 Lt) a frente é muito curta e mais ainda, mantendo dois grupos de necessidades diferentes (Mbunas e Haps) dificilmente conseguirás montar um layout ideal (rocha + águas abertas) que satisfaça os dois grupos.

 

epa, aconselho-te a veres as fotos novamente, as pedras estao todas atras, para os Mbunas, e toda a frente é livre, para os haps....

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

_pinguim_, não leves a mal, mas não vou argumentar contigo.

 

A informação que te transmiti (e se já mantens ciclídeos africanos já deves saber disso, aliás, nem precisas ir mais longe basta leres meia dúzia de tópicos aqui no forum) é aceite globalmente por quem mantem ou manteve CAs do Malawi e como já disse de consenso geral. Estas "regras" contrariam em tudo o setup que tens e por favor não peças para provar que os "todos" os outros estão errados.

 

Pelos visto estás a dar-te bem (ou pelo menos achas que sim), e fico feliz por isso.

 

Boa sorte com os peixitos e com esse projecto!

 

Cumps.

Editado por MakoShark2

Daniel Santos (aka MakoShark2).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

_pinguim_, não leves a mal, mas não vou argumentar contigo.

 

A informação que te transmiti (e se já mantens ciclídeos africanos já deves saber disso, aliás, nem precisas ir mais longe basta leres meia dúzia de tópicos aqui no forum) é aceite globalmente por quem mantem ou manteve CAs do Malawi e como já disse de consenso geral. Estas "regras" contrariam em tudo o setup que tens e por favor não peças para provar que os "todos" os outros estão errados.

 

Pelos visto estás a dar-te bem (ou pelo menos achas que sim), e fico feliz por isso.

 

Boa sorte com os peixitos e com esse projecto!

 

Cumps.

 

 

eu nao levo a mal, so quero mostrar o meu projecto, e longe de mim querer dizer que os outros estao errados, apenas quero mostrar que tambem posso estar bem....

 

nao é a primeira vez que os meus aquas geram polemica, mas nem todas as regras sao como as pintam, ate porque muitas dessas especies se fores a alguns sites, diz-te que a litragem minima é de 100/120LITROS.... isso depende de muita coisa....eu estou constantemente de olho nos meus aquas, pelo que se algo correr mal, posso sempre intervir e retirar algum peixe problematico....

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fotos dos habitantes.... e aquario

 

 

 

 

Aqua

 

Lado esquerdo

lado_esquerdo_P1030668.jpg

 

 

Meio

lado_meio_P1030670.jpg

 

 

Lado Direito

lado_direito_P1030673.jpg

 

 

Peixes

 

Labidochromis Caeruleus

 

caeruleus_P1030600.jpg

caeruleus_P1030604.jpg

caeruleus_P1030629.jpg

 

 

sciaenochromis fryeri

 

fryeri_P1030596.jpg

fryeri_P1030606.jpg

fryeri_P1030640.jpg

 

 

metriaclima greshakei

 

greshakei_P1030602.jpg

greshakei_P1030613.jpg

greshakei_P1030628.jpg

 

 

Peco Leopardo 16cm

 

pleco_leo_P1030681.jpg

pleco_leo_P1030688.jpg

 

 

Todos ao Molho

 

todos_P1030611.jpg

todos_P1030614.jpg

todos_P1030615.jpg

todos_P1030655.jpg

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Apesar das medidas do aquário não serem as melhores, mas isso nem vou comentar porque cada caso é um caso, os peixes respiram saúde. Aliás, os Fryeri, que são irmãos dos meus, estão com as cores mais vivas que os que tenho aqui! O Plecos vai levar "porrada" do Metriaclima, isso posso garantir-te! O meu anda sempre à batatada com o macho lá do sítio. Aliás, o meu macho Metriaclima anda à batatada com toda a gente!

 

Só falta mesmo um fundo preto para "dar mais vida" a esse aquário. Próximo domingo já vou ver isso ao vivo e apontar todos os defeitos :crazyeyes: .

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Apesar das medidas do aquário não serem as melhores, mas isso nem vou comentar porque cada caso é um caso, os peixes respiram saúde.

 

sim, eu tenho a perfeita noçao que as medidas nao sao as mais indicadas, mas como tu mesmo dizes, sao casos e casos, enquanto tudo correr bem, nao mexo

 

quando viver sozinho monto um de 400©x100(l)x80(a) ;)

 

Aliás, os Fryeri, que são irmãos dos meus, estão com as cores mais vivas que os que tenho aqui!

 

sim, este fryeri esta brutal

 

por falar nisso, no fim de semana tras-me a outra femea....

 

O Plecos vai levar "porrada" do Metriaclima, isso posso garantir-te! O meu anda sempre à batatada com o macho lá do sítio.

 

se isso acontecer, tiro os metriaclima :evilbat: adoro o meu pleco

 

Aliás, o meu macho Metriaclima anda à batatada com toda a gente!

 

entao é problema do teu nyah

 

Só falta mesmo um fundo preto para "dar mais vida" a esse aquário.

 

ando com outras ideias, e ja começo a esquecer o esferovite

 

 

Próximo domingo já vou ver isso ao vivo e apontar todos os defeitos :twisted: .

Cumps.

 

 

serás recebido de vassora e aspirador para me ajudares a arrumar o sotao(off-topic) nyah

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

sim, eu tenho a perfeita noçao que as medidas nao sao as mais indicadas, mas como tu mesmo dizes, sao casos e casos, enquanto tudo correr bem, nao mexo

Então não mexas...

 

 

quando viver sozinho monto um de 400©x100(l)x80(a) new_Eyecrazy.gif

Pelo andar da carruagem, montas é uma divisão para ti, dentro do aquário!

 

 

sim, este fryeri esta brutal

 

por falar nisso, no fim de semana tras-me a outra femea....

Porreiro! Menos um peixe aqui em casa para eu alimentar!

 

 

se isso acontecer, tiro os metriaclima new_asthanos.gif adoro o meu pleco

Pois, a gente acredita...

 

 

entao é problema do teu jcb_:puppydogeyes:.gif

Deve sair ao dono... maluco...

 

 

ando com outras ideias, e ja começo a esquecer o esferovite

Mas que raio será? Estou para ver.

 

 

serás recebido de vassora e aspirador para me ajudares a arrumar o sotao(off-topic) jcb_:(.gif

Vassoura só se for para dar na cabeça a alguém, e aspirador serve perfeitamente para o o meu carro! Está a precisar de uma daquelas limpezas...

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bem, ja estava na hora de uma pequena actualizaçao

 

em termos esteticos, apenas entraram dois fetos de java

 

 

 

 

P1030825.jpg

 

 

 

 

 

Mas, parece que afinal as coisas aqueceram, o meu macho Fryeri é suspeito de violencia domestica para com uma das femea, senao vejam bem o estado da boca dela....

 

 

 

 

P1030937.jpg

P1030943.jpg

 

 

 

 

 

e o suspeito

 

 

 

P1030829.jpg

P1030835.jpg

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Diria antes "pás" e amor :microwave: . Essa fêmea com a "boca à banda" é a mais velha ou aquela que entrou no fim de semana passado?

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Diria antes "pás" e amor :bad-words: . Essa fêmea com a "boca à banda" é a mais velha ou aquela que entrou no fim de semana passado?

Cumps.

 

 

é a mais velha, que é ligeiramente mais pequena e ligeiramente mais escura que a que entrou....deve ter tido medo de perder o macho para a femea nova e entao desinibiu-se

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é a mais velha, que é ligeiramente mais pequena e ligeiramente mais escura que a que entrou....deve ter tido medo de perder o macho para a femea nova e entao desinibiu-se

Bem me parecia que não podia ser a "mais nova" pois ela não tinha "ar de grávida". Eu bem que tentei pescar a outra (que deve dar o ar da sua graça por estes dias e espero que desta vez não largue os ovos para comer :puppydogeyes:), mas a dita escondeu-se.

Desta remodelação, só não gostei do feto de java enfiado no buraco... De resto, nada a apontar. Se eles se dão todos bem, por enquanto com essa disposição, não mexas. À partida já devem ter definido o território e se mexes, vai dar molho! (comigo acontece. sempre que mexo numa ou outra pedra, dá logo umas corriditas pelo aqua). Depois é retirar os peixitos a mais e pronto! Siga para bingo!!

 

 

Offtopic: Vai guardando uns pés da valisnéria porque eu quero uns pés! :laugh:

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem me parecia que não podia ser a "mais nova" pois ela não tinha "ar de grávida". Eu bem que tentei pescar a outra (que deve dar o ar da sua graça por estes dias e espero que desta vez não largue os ovos para comer :laugh:), mas a dita escondeu-se.

 

nao é bem assim, pois nao deve demorar mais de uma semana para que ela desove tamebm...

 

infelizmente a outra burra largou alguns ovos quando tentava fugir ao macho, ele tambem deve ser maio ceguinho e nao vê que esta femea ja nao lhe da nada por agora e que tem outra desertinha :multi:

 

Desta remodelação, só não gostei do feto de java enfiado no buraco... De resto, nada a apontar.

 

eles tambem nao, passado pouco tempo ja estava no outro lado do aqua, e com nao estao a implicar com ele, vou deixar ficar onde esta para ver se começa a rebentar....

 

Se eles se dão todos bem, por enquanto com essa disposição, não mexas. À partida já devem ter definido o território e se mexes, vai dar molho! (comigo acontece. sempre que mexo numa ou outra pedra, dá logo umas corriditas pelo aqua). Depois é retirar os peixitos a mais e pronto! Siga para bingo!!

 

como disse, nao vou mexer por enquanto, excepto a femea fryeri que esta a incubar que vai ter um cantinho so para ela, para ver se ainda tem pelo menos uns 5 ovitos que cheguem a alevins....

 

Offtopic: Vai guardando uns pés da valisnéria porque eu quero uns pés! nyah

 

 

okapa.....as valisnerias agora pararam a reproduçao pois em vez de terem as raizes a 5cm de profundidade, agora têm as raizes a 15cm :crazyeyes:

 

é o raio do pedreiros que deixam o entulho em qualquer lugar

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sendo assim, e para não ficarem de burro comigo, eu trago uns pézitos de valls de cada um! Também não quero nenhum exagero, mas o suficiente para 2 aquas!! :mrgreen:

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sendo assim, e para não ficarem de burro comigo, eu trago uns pézitos de valls de cada um! Também não quero nenhum exagero, mas o suficiente para 2 aquas!! :mrgreen:

 

 

claro, se dispensasses as minhas, ficava mesmo de burro. mas vais me arranjar mais fetos... :P

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Más noticias.......

 

a fim de salvar a incubaçao da fryeri, talves tenha cometido o meu maior erro, tentei agarrala para a por na maternidade para que disfrutasse de um pouco de paz e levasse a incubaçao ate ao fim sem stress, mas assim que entrou na rede(30cm de diametro) soltou os 16 ovos que ainda tinha....

 

da proxima, nao mexo.....

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Más noticias.......

 

a fim de salvar a incubaçao da fryeri, talves tenha cometido o meu maior erro, tentei agarrala para a por na maternidade para que disfrutasse de um pouco de paz e levasse a incubaçao ate ao fim sem stress, mas assim que entrou na rede(30cm de diametro) soltou os 16 ovos que ainda tinha....

 

da proxima, nao mexo.....

 

Pois é.... cedo demais pra tentares uma cena dessa! Da próxima já sabes...

 

 

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais