Alto consumo de Ferro pelas plantas


Vasco Matos

Recommended Posts

Olá a todos! No meu plantado de 112L,com injecção de CO2 e 110W de luz,no qual fertilizo diariamente com K,NO3 e PO4 se necessário,Micros semanalmente.

A questão é o consumo de Ferro que eu considero fora do normal. O Ferro que utilizo é o Ferro+ da Horizonte Aquático,e a recomendação é 1ml de 3 em 3 dias.

 

Ora eu por ex. meto 2,5ml à segunda e na quarta os testes de Ferro já indicam que as plantas consumiram tudo.O teste já verifiquei que não está estragado...O que fará este consumo excessivo de Ferro? É normal,aguns de vocês verificam isto nos vossos aquas?

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Zogli eu com co2, luzes,, e fertilizantes da horizonte aquatico (ferro, potassio e magnésio).. ponho por dia 5ml de ferro (2+ axo eu) e passado 3 dias faço o teste pa verificar se há ferro.. e o meu espanto é que não há valor mm nenhum de ferro... no inicio comecei com 3ml por dia e passado 3 dias fazia testes mas nada de ferro, depois passei pa 4ml por dia e nada de ferro.. agora tou com 5ml por dia e mm assim nada de ferro mas tenho medo de por mais :S... peço desculpa pela intromissão mas tb tou com esse problema e axo mt estranho.. será que consomen mm tudo?? :S

 

Obrigado a todos! e boa sorte com isso Zogli :evilbat:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pelagus! E qual a litragem do teu aqua? Pois é exactamente isso que me acontece,parece que por mais que ponha Ferro as plantas vão consumi-lo todo!

 

Por outro lado Fosfatos já há bastante tempo que não preciso de pôr,depois da tpa fica a 0.5ppm,mas no fim da semana,antes da tpa já está a 1.5ppm.Imaginem se ainda por cima fertilizasse com PO4...

 

Os Nitratos é que preciso de fertilizar 2x por semana.

 

Tenho também uma dúvida com o Magnésio.Os meus Micros não têm Mg,então fiz um fertilizante com Sulfato de Magnésio,sendo os niveis aceitaveis de Mg 40ppm,quanto Mágnésio acham que eu deva pôr diariamente ou semanalmente?

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Comigo era parecido, solução, aumentar a bomba...

Passo a explicar mas sempre á espera de alguém com outras experiência que as coloque também na mesa, pois neste mundo dos plantados, nada é conclusivo...

 

Ferro Horizonte Aquático - 20.000mg/l

 

Eu tenho um Aqua de 200L e que colocava 2.5ml/dia e deveria dar pelas contas:

 

20.000mg--------1000ml

xmg--------2,5ml

x= 50mg

 

50mg/200L=0.25mg/l, isto é o minimo que eu deveria ter no Aqua mas como sei que as plantas consomem ferro tenho que adicionar mais e de momento estou a adicionar 5ml diários, e que por acaso tem dado nos testes 0.25mg/l, logo elas deverão estar a consumir as restantes 0.25mg/l

 

 

espero ter sido esclarecedor

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel Silva! Sim,tem toda a lógica,pois por acaso 2,5ml/dia (aqua de 112L) é o que tenho colocado,depois de ver que o Ferro andava a zero.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

comigo acontece-me o mesmo, ou seja, fertilizo de manha com o Fe da Horizonte Aquatico e à noite já foi todo. Meto o recomendado, 1 ml para 100L. Já com um outro fertilizante da Hagen o Plant Gro, não acontece o mesmo, o Fe dura 1 semana e este é apenas um fertilizante de micros onde o Fe é em menor quantidade, pelo menos é o que o rótulo diz.

Será que o tipo de Fe é o mesmo? Evapora-se?

Já alguém comparou o Fe da Horizonte Aquatico com outras marcas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já alguém comparou o Fe da Horizonte Aquatico com outras marcas?

Olá JMoreno! Nunca comparei,mas quando acabar este frasco vou ver se arranjo outra marca,só mesmo para experimentar. Eu gosto muito dos fertilizantes da Horizonte Aquatico,mas é estranho a discrepância em relação às doses propostas no produto e a quantidade que realmente as plantas precisam.E parece que não é um caso isolado.

 

Bem...pelo menos Ferro é,pois deitei uma gota dentro do teste de Ferro e acusou... :) As nossas plantas são umas ''Iron addicted''!

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas Zogli,

 

de facto, tanto os fertilizantes de micros e de Fe da HA usados na dose recomendada que vem na embalagem, é mais do que suficiente para ter os 0,2 mg/l Fe. O problema é que ele desaparece ao fim de poucas horas. À custa de tanto teste acabei com o reagente :)

O próximo fertilizante de micros vou usar outra marca para tirar isto a limpo.

 

O pessoal que tem fertilizantes desta marca podia fazer este teste, assim ja sabiamos se o problema está nas nossas plantas :smile2:

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Eu tenho um plantado também e uso neste caso o Fe da H.A. e realmente a conclusão que retiro da minha experiência com este nutriente é que ele é bastante solúvel. Por conseguinte as plantas têm uma grande facilidade em assimilá-lo! Eu também adiciono muito mais quantidade do que indica na embalagem. Neste momento estou a adicionar 6ml diários= 0,4ppm para 300/L, ou seja estou a adicionar o dobro do recomendado.

 

Abraço

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas,

 

Venho desenterrar este tópico para saber se chegaram a alguma conclusão.

 

A mim acontece o mesmo que vos acontecia, fertilizo com ferro da HA 1,5ppm de manhã e na manhã seguinte está a zero...

 

1ppm no meu aquário são 27.5ml :s

Editado por Trocado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
Boas,

 

Venho desenterrar este tópico para saber se chegaram a alguma conclusão.

 

A mim acontece o mesmo que vos acontecia, fertilizo com ferro da HA 1,5ppm de manhã e na manhã seguinte está a zero...

 

1ppm no meu aquário são 27.5ml :s

 

Boas,

 

eu ainda tenho muito fertilizante da HA, por isso ainda não comprei outra marca.

Mas a proxima marca a comprar será da Seachem ou da Nutrafin e ai vou tirar uma conclusão por definitivo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Para terem uma ideia eu num aquario de +-120 litros reais utilizo 5ml de Ferro da Seachem e fico com +- 1PPM, no dia seguinte está com 0.1 PPM.

Chegou hoje a encomenda da HA (Fe, PO4, K, Micros) e vou fazer a comparação de consumo.

 

As minhas plantas são umas mamonas.

 

 

Cump.

Editado por antonio67

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Chegou hoje a encomenda da HA (Fe, PO4, K, Micros) e vou fazer a comparação de consumo.

Boas Antonio! Tem atenção que o Ferro da HA é mais concentrado que o da Seachem. Vais ver que vais gostar da qualidade desses produtos.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela dica Zogli.

 

Já estava a contar com isso, visto que da maneira que o meu aquario está a consumir fertilizantes, não há carteira que aguente.

 

Cump

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais