Mais um chato a pedir ajuda para saber que material precisa..


Dário Santos

Recommended Posts

Bem pessoal, em função de uma visita á AQUAPLANTE a minha mãe ficou maravilhada com tanta beleza! :rolleyes:

(e diga-se que eu também, mas já estou um bocado habituado a ver as galerias do pessoal aqui no fórum).

Como tal, tenho no sótão um aquário de 100*30*40 que apenas serve para pôr troncos de molho.. Gostava que me indicassem qual o escumador mais adequado para este aquário (o link de alguma loja onde tenha o preço ou então um DIY aqui do fórum, se for possivel), quais bombas de circulação e qual a calha adequada?

Chega? Ou é preciso mais alguma coisa?

 

Se alguém tiver paciencia oara me responder, muito obrigado!

Cumps.

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas dfilp,

 

Bem pessoal, em função de uma visita á AQUAPLANTE a minha mãe ficou maravilhada com tanta beleza! ;)

Pois...como eu te percebo...

 

Como tal, tenho no sótão um aquário de 100*30*40 que apenas serve para pôr troncos de molho..

Acho que um aqua de 120 litros brutos é pouco, vai ficar um bocado curto, com o areão e a rocha. Era melhor ser aproveitado para fazeres uma sump, mas pronto...

 

Gostava que me indicassem qual o escumador mais adequado para este aquário

Para esse aqua acho que deve comprar, por exemplo, o AS-100P. É o mais fraco da gama e um pouco elevado para esse aqua, é para 250 litros de carga orgânica elevada, mas é conveniente quando mais tarde colocares a "equipa de limpeza" e peixes. Há membros muito contentes com esta marca.

Tens aqui o link (existem mais): http://horizonteaquatico.vstore.ca/product.../products_id/86

 

bombas de circulação

Podes pôr a Sicce Multi 1300 (1200 l/h). Pessoalmente acho que é arriscado usar a Sicce, não tem representante em Portugal, mas há muita gente que gosta e acham que não há problema.

 

qual a calha adequada

Acho que 2x55W T5 deve chegar, mas depende muito do que queiras lá pôr...

 

O resto que te falta:

- Areão (+/- 16 Kg)

- Podes comprar 10 Kg de RV e 5 Kg de RM. É suficiente para fazeres o começo.

- Resistência de 200W (é conveniente, para não "apertares" muito com ele)

- Circulação: 3x Turbelle nanostream 6025 (penso que chega para essas dimensões)

- Reactor de Kalkwasser (há muita gente a fazer DIY, eu pessoalmente nem penso nisso, não me vejo com jeito para isto)

 

Com o material que tens de colocar (não tens sump), continuo a achar que vai ficar muito apertado.

Existe mais material, mas este é o principal.

 

Esta é a minha opinião, mas não faças nada sem os "experts" dos salgados (Pedro Conceição, Luis Rodrigues, João Branquinho, etc.) te dizerem de sua justiça.

 

Um abraço e boa sorte.

Editado por NunoRamos

"O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave."

Thomas Fuller

 

Nuno Ricardo Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Foi com um aqua desses que comecei com os salgados, por isso acho que também pode ser um bom começo para ti! Obviamente que se tivesse mais altura e largura, ficava uma coisa mais agradavel aos olhos e com mais possibilidades para podermos fazer mais no layout.

 

Sobre os equipamentos...

 

O escumador que o Nuno indicou é muito bom para um aqua como esse, tens margem para alguns abusos.

 

Para a circulação não colocava a sicce. Gosto muito dessas bombas mas para o retorno. Acho que as Nanostreams dão bem para esse aqua. São bombas pequenas, baixo consumo e com boa potência.

 

Em vez dos 200w de termoestato, eu colocava 2x100 ou 2x150, assim que um avariar, tens o outro de segurança.

 

Iluminação...Nuno, não estavas a pensar antes em 2x55w PCs? É que se for T5 é 54w e as lampadas são grandes demais para este aqua. Eu apostava em 4x39w T5, sendo uma actinica.

 

Além do que o Nuno disse, falta-te uns testes basicos, densimetro, aparelho de osmose e termometro. Estes são os principais para iniciares os salgados. Para já não é importante teres o reactor de kalk, fazes com um sistema pinga-pinga e depois compras um reactor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais