Novo simulador de correntes (Tunze)

Para quem não esteve na Interzoo (eu :cry: ), podem vê-lo no fim deste catálogo:

http://www.tunze.com/Interzoo-Neuheiten-20..._2004_E_EUR.pdf

E aqui um pequeno filme do efeito que provoca:

http://www.meeresaquaristik.de/foren/media...ia/TunzeBox.mpg

Um maior:

http://www.aquatechonline.net/Video/video1.avi

e outro

http://www.aquatechonline.net/Video/video2.avi

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Partilhar nas redes sociais

Viva,

Para aqueles que estiveram, como eu, posso-vos dizer que passados 5 minutos em frente ao aquario a sensação é muito esquisita quase de enjoo...

Mas não deixou de ser bastante engraçado no entanto creio que pelo que vi faltava ali uma ou duas stream para quebrar um pouco a rotina do vai e vem.

Sérgio Dantas

Abraços

Boas,

Pelo que vi no video, acho que os peixes parecem um pouco "tontos" (ou talvez não), o movimento não será um pouco forte de mais??? :cry:

Eu sei que no habitat natural de recife há muito movimento, mas penso que o efeito é muito mais intenso neste aqua...

Estou como diz o SD:

... no entanto creio que pelo que vi faltava ali uma ou duas stream para quebrar um pouco a rotina do vai e vem.

Cumps.

Rui Bessa

Eu ja tinha visto no catalogo novo da tunze mas nao tinha visto em video,sera que da mesmo resultado?

parece que sim pois o movimento e identico quando se faz mergulho em paises tropicais ,tem sempre aquele vai e vem suave proximo da costa,penso que e muito bom fazer uma proximidade do que sepassa na realidade,e ja agora e a nova tunze streem de 20000litros hora nao sera demais?

abracos e parabens a vc´s que estiveram na interzoo eu nao consegui ir :cry:

Bubbles

Oi,

Tenho a impressão que sei quem vai experimentar...!!! :cry: :D

O enjoo provocado pela movimentação pode ser minimizado com um aquário em que não se veja a superfície da água! Penso que terei condições para poder colocar um aparelho destes no meu novo aqua! Basta que não encha o aquário por completo e que o armário de pladur venha até um pouco mais abiaxo que o nível mínimo da água!

Abraço,

Diogo

Ps - o efeito é excelente!

Parece que este sistema reduz a vida útil dos aquários, diz a própria Tunze. Faz todo o sentido, aquilo deve provocar mais pressão que o normal, certo Alex?

Parece-me também, pelo menos nestes videos, que aquilo é ondulação a mais. No habitat natural não deve ser assim tanto. Existe um suave vai-vém, mas não aquele "torpedo". repare-se nos corais que parecem que levantam voo.

Depois é preciso ter o nível do aquário mais baixo. Neste video aquilo ainda oscila uns bons 5/6cm.

Finalmente para 100 e tal contos, que parece ser o que custa um aparelho destes, acho que umas stream, são muito melhores. Isto poderá servir como complemento, para usar umas horas por dia ou 5 minutos de hora a hora, agora utilizar isto como único aparelho de movimentação... (também não sei se eles recomendam usar na mesma outras bombas ou nao, neste video nao me parece ver mais nada...). E aqueles peixes que gostam de "surfar", em frente a uma powerhead? Aqui não pode fazer isso... :cry:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

O efeito não me parece muito natural dada a frequência das ondas ser muito curta, o movimento de vai -vem na natureza tem um ritmo muito mais lento. A mim também me causa um certo enjoo, quanto a movimentar a água de todo o aquário parece-me muito eficiente.

Viva,

Aconselham para um aqua de 550l do aqua+100l da sump? As medidas sao 116*75*70

Aquilo baste por se dentro do aqua e aquilo faz sozinho ou é preciso mais alguma coisa?

Com aquilo é preciso por alguma bomba de circulação?

Cumpts.

|我不知道||मुझे नहीं पता||ليس لدي فكرة|

Da "boca" do representante oficial da Tunze nos states sobre o dispositivo em questão:

...You can control wave height and frequency so you could have two small waves instead of one big one if you choose....

...The problem now is we only have two and with no manual they are not at all user friendly, it is not a device for the novice so I don't want to mislead anyone as it requires a fair background in physics and aquarium keeping as well as containing several components that have to be set up just right to work. It isn't beyond a reef keeper with at least moderate experience but it is more complicated than the electronic streams and multicontroller. You can imagine that it took over 2 years to get from a strange vision Norbert Tunze had from visiting a wave pool, to one Claude Hug refined using some fundamental prinicipals of resonance. Then Norbert, Axel and Claude worked for many months to resolve all sorts of detail problems like noise, bubbles and trying to make it as user friendly as possible. As impressive as that video is, in person you will not believe it. 9 out of 10 people looked for some other device and you just cannot really see the water movement from the box- it isn't at all like the Stream it is based on. I will have it at IMAC in use. For the bad news I will not attend MACNA as we have too much work to do and I am going back to Germany in September to work for the new catalogue, manual revisions and the new inovations for 2006....

....The longer the tank the more noticable the wave- the video is of a 7ft (2m) aquarium. The box is a standard Comline box about 4.5" square and 11" tall. There is one moving part - the Stream propeller. It will work on any straight tank of at least 2ft long....

....It uses a Stream but the secret is the physical prinicpals of resonance frequency. The box is only 2L in volume and it is all about timing. As a boy I learned that if I jumped up and down in the pool at just the right frequency I could create enormous waves- my small mass could influence a very large mass through perfect timing. If your timing is off nothing happens. The amplitude can be regulated and the waves set much smaller for effect this was set to maximum power in the video. Also, it does turn off for night mode when connected to a multicontroller or independently connected to it's own photocell. The user can control wave frequency and height and there should really be no limit to the possibilities but it will take some practice and ingenuity on the users part. The product was developed for professionals with the purpose of enabling the maintanence of many difficult species, it is very cool but it is definitely not for everybody as it is technically complex and certainly will require some patience and understanding for proper installation. There is no noticable flow or suction at the box itself, it is all a utilization of resonance. If you pull the plug the waves just slowly die down, no water sloshes out, once it is set it stays exactly as you have set it. Yes, it will make you sick if you stare at the water line, it happened to several of us and you have to focus on a reference the same as wheen you are at see to avoid this feeling. Ideally you would cover this with a canopy or melamine strip so the surfaace wave is not visible as this is not important to the effect....

...This type of flow will be the ideal for filter feeding non photosynthetic animals as the food is suspended and washed back and forth over the polyps. It will be a great advancement for crinoidea and is absolutely anemone safe.  

Really I see absolutely no danger to the tank, European tanks do not necessarily have thicker glass, Oceanic is certainly as thick as the comparable size european tanks. Remember, you could dial in a 1/4" wave if you chose. Tanks fail from torque not weight, if you carried the same logic to the hang on filter the back pane should fall off every American freshwater tank which has been subjected to 10lbs of extra stress.  

It automatically turns off at night if you choose.

The overflow box implications still need further testing and I will let you know the results soon. There is no reason to believe any problem besides noise will occur with built in overflows and this could be minimized with a durso pipe. With a hang on overflow it is likely the sump level will surge and drop as well if it is not properly tuned. We had no trouble with the show tank which had a hang on overflow and was set to maximum power....

A parte mais importante:

OK, I spent the last couple days at a seminar with Claude and Axel and I took notes and have the full scoop on the wavebox. Here is what we know.

The shorter the tank, the faster the frequency.

Frequency is fixed by resonance and cannot be adjusted- you can tune the frequency but for alll but the longest tanks only one frequency is effective in prodoucing a wave. In a tank over 2m a double wave is possible, in a tank over 4m a 4x wave is possible.  

Here are the wave sizes at full power- amplitude can be adjusted on the driver that is common to all Tunze Electronic pumps and does not affect controller function at 100% the following is known dimensions are in cm, F is freq in seconds, w is wave height (crest to trough in mm)

70-50-50 F=.45s W=40  

100-70-70 F=.56 W=35

120-70-60 F=.63 W=35

150-100-60 F=.83 W=30

180-100-60 F=.86 W=30

220-80-50 F=1.10 W=25

200-80-65 F=1.15 W=25

Round and Triangular tanks create an elliptical wave pattern.

Rock layout and corals effect resonance and adjustments have to be made every feew months to acccomodate coral growth.

The Pros of the wavebox are

In a 2m tank you can move 100,000l/h of water with 30w of power!

The pressure and dynamic of the wave improves permeation in to the rock and sand bed improving bio function

Detritus is almost non existant- no dead spots exist

Cons

On a old tank it could cause algae problems as the detritus and opening of the structure to flow will liberate phosphates and drop redox

Tank life is shortened by the dynamic load. We approximate a tank constructed to DIN standards looses 10-20% of it's life when all other assembly and installation is 100% correct. (Unfortunately the US has no standard system like the Deutches Institute Normalization but we can estimate that a well made name brand US tank will have a 15 year life and the wavebox will reduce that to 12 at most if all other instalation is correct-i.e. it is level and properly supported)

The flow is not exactly natural, the natural wave would be much longer but given the size of the device and ultimate in energy savings it is the best that can be accomplished and is the most natural flow available to hobbyists.

So, the ideal flow system now is two Electronic Streams on opposite ends back corner aimed to the front center glass and operated on interval mode 2 on multicontroller 7095 with changes in pump operation every 6hrs or so. The wave box is coordinated and shuts off at night. This flow is a 50% approximation of what exists in the ocean and the best accomplished yet by any means.  

Some details for the controller 6091:

The unit can run three ways- one box connected to the multicontroller or two boxes independent and run synchronously (same side for bigger tanks) or Inverse where to boxes are run opposite on huge tanks to boost the flow. Maximum freq is 1.4 sec- any longer and the box prodouces bubbles.  

That is all the info I have and that is direct from Claude Hug the developer and primary tester of the wavebox 6212.

Roger Vitko

Tunze USA

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Este Vitko é mesmo um expectáculo. Às vezes nem parece que é da Tunze. lol

Sim senhor :) Todos os vendedores fossem assim.

Este Vitko é mesmo um expectáculo. Às vezes nem parece que é da Tunze.

É verdade. Já o vi nalguns casos desaconselhar equipamentos da Tunze e aconselhar de outras marcas concorrentes.

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Exacto! Por isso mesmo! :)

Mas é assim que se ganha o chamado "nome no mercado", e ele tem muito nome. Qualquer assunto sobre Tunze é com ele vou falar! :)

bom artigo,mas ja agora qual e a vossa opniao?

usar uma ou duas caixas?sera um produto que vale a pena comprar?

o preco que vem no catalogo e de 383,77 euros nao e assim tao caro :)

e que para ser sincero algumas coisas do artigo eu nao entendi por isso as minhas perguntas,e ja agora se poderes explica o principal na questao das ondas em portugues Alexandre :)

abracos

Bubbles

Viva,

depois de algumas opiniões devo dizer o seguinte:

No caso da feira este aquario estava só montado com este dispositivo e estava com que dizer 'regulado' para a maior intensidade para o visitante ver realmente o resultado, acho que para o termos nos nossos aquarios deveremos sempre conjungar com uma qualquer bomba de circulação para quebrar o ritmo. Alias é mesmo por isso que compramos as streams para podermos ter vários fluxos com várias intensidades e nunca existir o mesmo tipo de 'vaga'.

No entanto existem muitos locais na natureza onde aquilo que se vê neste aquario é a realidade, quem já fez mergulho sabe que isto é verdade e quanto à intensidade só mesmo nos atois é que se encontram aguas mais calmas porque nas chamadas barreiras de corais a força das ondas é impressionante.

Pelo que vi prefiro só as stream alternadas mas este aparelho combinado com uma bomba é natural que dê bons resultados embora eles neste aquario só tivessem a wave box.

Sérgio Dantas

Abraços

o preco que vem no catalogo e de 383,77 euros nao e assim tao caro  

e que para ser sincero algumas coisas do artigo eu nao entendi por isso as minhas perguntas,e ja agora se poderes explica o principal na questao das ondas em portugues Alexandre

Atenção que esse preço não inclui IVA.

Tudo o que sei sobre o dispositivo em causa está aí escrito em cima. Quem teve a sorte de o ver ao vivo talvez saiba mais alguma coisa mas de qualquer maneira não me parece que se saiba bem o principio de funcionamento, por enquanto. Pelo que dizem basei-se na ressonancia e no mesmo principio que ocorre quando estás numa piscina e dás uns pulinhos para fazer ondas. Mas daí até fazer com que uma caixa produza esse efeito... como eles dizem, demorou dois anos.

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.