Ovovivíparos


Recommended Posts

Olá a todos

Vinha sugerir que a secção Vivíparos mudasse para o nome Ovovivíparos, visto que os peixes que aí são discutidos reproduzem-se através da nidificação interina, e eclodem dentro da mãe, saindo já formados da barriga da mesma.

Julgo que seria uma contribuição para um maior rigor do fórum.

Desculpem chatear por uma coisa tão insignificante,

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom,

 

Mudar de nome não concordo pois a área é dedicada a ambas... quanto muito, poderia-se incrementar o nome... mas vamos deixar os responsáveis por aquela área estudarem o assunto.

 

Obrigado.

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos

Vinha sugerir que a secção Vivíparos mudasse para o nome Ovovivíparos, visto que os peixes que aí são discutidos reproduzem-se através da nidificação interina, e eclodem dentro da mãe, saindo já formados da barriga da mesma.

Julgo que seria uma contribuição para um maior rigor do fórum.

Desculpem chatear por uma coisa tão insignificante,

Abraços!

 

Não faço parte da moderação daquela àrea mas dou-te a minha opìnião como um simples membro que já lá participa há algum tempo...

 

Na verdade os peixes de que lá falamos são ovoviviparos, se existem lá tópicos de viviparos são realmente muito poucos,mas para para efeitos práticos isso não é muito relevante...

Na aquariofilia usa-se o termo viviparo para designar esses peixes porque na verdade aquilo que interessa é que a fecundação é interna e os alevins nascem já completamente desenvolvidos... aliás, se fizeres uma pesquisa no google com as palavras "viviparos" e "aquariofilia" vais encontrar "n" resultados com guppies, mollys, platis, espadas, etc. Se depois experimentares pesquisar com "ovoviviparos" e "aquariofilia" já não vais encontrar tantos resultados, e o que encontras é porque nas fichas técnicas dizem que são ovoviviparos.

Vou te dar outro exemplo, não sei se conheces, mas um grande site em português que é uma referência para todos nós no que toca a estes peixes é o www.viviparos.com, só pretendo dizer que o facto de serem ovoviviparos ou viviparos não tem assim tanta importância.

 

Além disso, para todos os que lerem as fichas técnicas vão perceber que se tratam de ovoviviparos. Se vires aquelas que eu fiz (espadas, platis e mollys) vais ver que a primeira coisa que é dita quando se fala na reprodução é " Apesar de serem encarados como peixes vivíparos, esta trata-se de uma espécie ovovivípara, os embriões desenvolvem-se dentro de ovos, no interior da progenitora sem que existam trocas de substâncias entre eles, passado o tempo de gestação os alevins nascem já completamente formados." Na dos guppys feita pelo Marco a explicação também lá está...

 

Ok, admito que isto é capaz de te fazer um pouco de impressão... Um dos meus primeiros tópicos aqui no fórum foi exactamente para esclarecer esta questão porque eu inicialmente pensava que eram mesmo viviparos, e não achei nada lógico serem ovoviviparos e estarem a ser classificados como viviparos, mas disseram-me estas coisas e depois até compreendi.

 

Se acharem que é conveniente mudar o nome da área não vejo nada contra isso, tal como dizes fica mais rigoroso (...mas eu vou continuar a usar o termo "viviparo", ovoviviparo dá muito trabalho a escrever :) )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, mas a questão era precisamente essa:p

Não é que me rale muito que a secção seja "vivíparos" (não vou perder o meu sono por isso:P). Era só por uma questão de rigor. Se todos os outros escrevem vivíparos, por que não podemos nós marcar a diferença....

Disparates de psicólogo:p

 

Cumprimentos a todos e Marta obrigado por te teres dado ao trabalho de esclarecer tudo=)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado por ser já antigo. Para falar sobre o mesmo assunto, por favor cria um novo tópico.