1º AQUARIO - Agua Turva


jorgeeusebio

Recommended Posts

Comecei agora a dar os primeiros passos na aquariofilia. Tenho um aquario com dimensões 60x30x30.

Este aquario foi-me oferecido e como adoro aquarios decidi equipar e ter o meu primeiro aquario.

Este aquario que me deram ja estava coberto de agua, um filtro, termostato, cascalho no fundo e 2 rochas. Mas como a agua estava muito cascanha decida tirar essa rocha (porque parece-me que se desfazia imenso, sujando imenso a agua). Deste modo, deitei a agua existente toda fora, lavei bem a outra pedra, limprei o filtro e o aquario. Posto isto, enchi o aquario e deixei-o em repouso cerca de 2 semanas para ter algum equilibrio. Acontece que porem a agua nao esta limpida e acho-a um pouco turva.

Entretanto, depois destes 2 semanas decidi comprar 1 cory, 1 pleco e um casal de espadas. E metio-os todos ao mm tempo no aquario. Eles ja la estao a 1 dia e ate ao momento nao parece ter problemas, assim espero que continuo. O problema para mim é que a agua continua um pouco turva a mesma e não acho isso normal. Dentro de 1 semana estou a pensar fazer a 2 TPA. Podem dar-me mais dicas?

Agradeço desde ja todas as respostas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já verificaste a amonia e se tens mais alguma coisa a desfazer-se dentro do aquário. Lavaste o areão, visto que iniciaste novo ciclo tinhas feito bem em lavá-lo, pode ter ficado restos de lixo no areão ou filtro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apesar da população, resolvi fazer uma TPA e realizar uma lavagem ao areao, visto penso que redidia aqui o problema. Depois de o lavar fervi-o. Voltei a coloca-lo no aqua. Aproveitei e coloquei no filtro carvao para ver se limpava a agua. Os niveis de amonia, nitratos, nitritos e pH estavam normail. penso q o problema é mesmo do areão. Mas verifiquei que a mina cory perdeu a cor e ficou mais transparente. O que ser'a?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

jorgeeusebio,

 

ao lavar de novo o areão, retiraste todas as bactérias que já lá existiam... espero que não tenhas feito o mesmo com o filtro, senão voltaste ao ponto zero do ciclo... e os peixes vão ressentir-se... pode já ser o caso do cory, ou então é só stress provocado por essas reviravoltas todas...

adicionaste bactérias para compensares essa perda?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente, o processo de lavagem do areao foi aconselhado pela funcionaria de uma loja no Cacem. Parece que nao o deveria ter feito. Mas acontece que a agua continua ainda algo turva apesar da lavagem do areao. É tenue mas a realidade é que nao esta completamente limpida. Hoje irei adionar entao algumas bacterias para minimizar o dano.

Que mais poderei fazer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas afinal tinhas peixes no aquário? percebi que tinhas lavado o areão e só duas semanas depois tinhas metido peixes. Se fizeste assim não deverias ter problemas, até podias ter lavado o filtro que não havia espiga. Agora se tinhas peixes, grande embrulhada, não devias ter lavado o areão, mas sim aspirado os detritos do fundo e umas valentes TPAs, até a águinha ficar limpida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

Antes de mais Bem Vindo ao forão.

 

para te podermos dar uma ajuda terás de ser um pouco mais especifico no material que nele está montado.

 

falas que tens um filtro até ai tudo bem uma mais valia banana rock

 

mas será o ideal para o aquario em questao. ? :P

 

depois disso segue as materias de filtragem que lá estao dentro ( filtro ) será que sao as correctas ?

 

que tipo de filtro será ?

 

isto ajudava bastante mas acima de tudo o josé mendonça já disse uma coisa muito importante tambem (ter muita calma, deixar o filtro cumprir a sua missão e dar tempo a que o aquário estabilize ).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais quero elogiar todos os membros deste forum uma vez que tenho aprendido mais aqui do que a falar com algumas pessoas que vendem produtos de aquariofilia.

O setup do meu aquario é o seguinte:

 

aquario: 60x30x30

Filtro: aquapor 300 (300l/h)

Resistencia: 75watt

Bomba oxigenio: Ehein 100 (100l/h)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

assim fica um pouco mais facil de te ajudar :rolleyes:

 

o teu aquario tem 45 litros uteis suponho que esse filtro da aquapor é interior né ?

 

o edial seria adequerires um filtro onde tenhas um pouco mais espaço para materias filtrantes

tanto biologicas como quimicas e mecanicas.

 

um filtro exterior era o ideal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que iluminação tens?

Mas a água está turva como? Vês algo em suspensão na coluna de água (lixo ou semelhante)?

Que tipo de peixes e quantidade tens nesse aquário?

 

O ideal era ir fazendo trocas parciais de água e ver se o filtro está em condições (e se tem capacidade para filtrar esse aquário).

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim tenho iluminação instalada. O filtro parece estar em boas condições. Meti junto a esponja do filtro, malha de la de vidro, e em 2 dias ja note que ela ficou um pouco mais escura (ja nao é totalmente branca). Vejo algumas particulas minusculas em flutuação, mas sao mto poucas. A proxima TPA sera na proxima semana, pq acho que nao deva fazer mtas TPA enunato o equilibrio nao estiver mais assente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

num aquário estabilizado (e com a devida manutenção), a água está sempre cristalina.

só em casos pontuais causados por algum problema grave, o contrário pode acontecer...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais