Fundo 3 D - exterior


Arlindo

Recommended Posts

:tongue: Olá a todos,

 

 

Tenho um aquário com 80x40x30 e tinha um fundo daqueles que se compram nas lojas, com foto de plantas. Cansei-me dele e como já tinha expiado a secção DIY deu-me vontade de construir um três Dimensões.

 

Tenho um problema o tamanho do aqua ser muito pequeno e o facto de ele estar densamente povoado de plantas, sem espaço para colocar mais qq coisa dentro. Aí surgiu a ideia de fazer um exterior.

 

Materiais utilizados:

 

X-acto (tinha)

 

1 placa de esferovite de 100x50 cm (3cm de espessura) (tinha, quando comprei para por como base do aquário)

 

1 calha de pvc de 1 m, com 3 cm de perfil(+/- €3,50)

 

Vela, bico do fogão, isqueiro (a 1ª tinha a Maria, o segundo é nosso, e o 3º é meu, sou fumador)

 

Cola de contacto ((tinha))

 

Cola de silicone (tinha)

 

tinta acrílica = 3 cores(tinha)

 

Trincha e pincel (tinha)

 

 

Passo 1 - Cortar a placa de esferovite à dimensão desejada e a calha , as medidas usadas foram 80 x 45 cm(no meu caso, como tenho tampa reflectora com mais de 5 cm acima do aquário, desculpem o português, mas percebem a ideia).

 

gallery_17545_321_5365.jpg

 

gallery_17545_321_23033.jpg

 

 

 

Passo 2 - Colar a placa de esferovite à calha. Eu utilizei cola de contacto.

 

gallery_17545_321_5359.jpg

 

gallery_17545_321_4214.jpg

 

 

Passo 3 - Com o que resta da esferovite cortar pedaços (quadrados ou retângulos) e dar força ao calor.

 

Experimentei o bico do fogão mas era uma pívia que não se podia. Assim peguei no meu isqueiro e fui para ao pé da janela. Também utilizei uma vela, faca, força braçal, eheeh.

 

gallery_17545_321_16873.jpg

 

gallery_17545_321_6681.jpg

 

gallery_17545_321_26539.jpg

 

Se não tiverem espessura maior do aquela que compraram, podem fazer, nalgumas pedras como eu; sobreposição com colagem.

 

Passo 4 - Colocação das pedras sobre a placa de esferovite (colagem - eu utilizei silicone) e pintura.

 

Efeito:

 

gallery_17545_321_47357.jpg

 

gallery_17545_321_69921.jpg

 

gallery_17545_321_25841.jpg

 

 

Resultado do fundo 3 na traseira do aquário:

 

 

gallery_17545_321_46764.jpg

 

gallery_17545_321_4884.jpg

 

gallery_17545_321_47580.jpg

 

gallery_17545_321_22325.jpg

 

gallery_17545_321_24121.jpg

 

Não dá para se notar muito porque o fundo é muito escuro e porque as plantas tampa quase o fundo todo.

 

Considerações:

 

A colagem e a moldagem da esferovite deve ser feita num local arejado/ ventilado (fiz isto ao final da noite e acordei com uma bruta dor de cabeça, penso que foi de queimar a esferovite). Se fores menor pede ao teu pai ajuda.

 

Na pintura aconselho a pintar primeiro a placa de preto ou do tom da cor mais escura que escolherem e depois de esculpidas as pedras utilizarem a mesma cor.

Depois, só nas pedras apliquem o tom intermédio e no final(depois de seco) esfumaçem com o tom mais claro, uns pequenos toques do mais escuro com o intermédio, etc

 

No caso do meu aquário, como não tem luz suficiente, as cores utilizadas (escuras) não realçam quase nada o fundo.

A minha mulher e um vizinho disseram-me que um beje, seria melhor. Para já não quero saber, foi dose. Mais tarde, logo se vê. (está melhor do que o fundo de plástico que tinha e deu-me muito gozo este projecto.

 

Não tenham receio de utilizar cores claras porque, em princípio a luz do aquário vai ser sempre inferior à que temos.

 

Julgo que para quem tem aquário pequeno e que gosta destas coisas é a possibilidade de ter um fundo 3 d sem o ter dentro de água, com a vantagem de poder com facilidade trocá-lo sem ter de desmanchar quase o aquário todo (plantas, areão, peixes), como acontece nos fundos 3 d dentro do aquário.

 

Quanto maior for o perfil da calha, melhor será o efeito 3 D, porque a espessura da esferovite aumenta.

 

 

Cumprimentos.

 

Arlindo

Editado por David Cabete
Uma ajuda com as fotos.

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ficou muito bom, um bom efeito. É uma opçao a considerar porque se formos a fazer um fundo interior temos que tar a por cimento e essas coisas, com o fundo exterior e so cortar colar pintar e nao ocupa espaço no aqua.

 

:) Obrigado Ricardo pelo comentário, pena é que tanta gente veja e não deixe um "comentáriozinho".

Não coloquei aqui este DIY com intenção de ser elogiado mas, porque me deu gozo fâze-lo. Espero que seja um incentivo para quem tenha aquáuio pequenos ou maiores que o meu e que não queira uma solução definitiva dentro do aquário.

 

Se tiverem dúvidas é só perguntarem.

 

Cpts.

 

Arlindo

Editado por Arlindo

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Gostei do teu trabalho, e tenho a sensação que vou fazer isso para um aquário meu.

Apesar de ter gostado, eu prefiro meter vinil preto em todos os meus aquários, ou azul escuro. Mas gostei do teu Do It Yourself xD

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Gostei do teu trabalho, e tenho a sensação que vou fazer isso para um aquário meu.

Apesar de ter gostado, eu prefiro meter vinil preto em todos os meus aquários, ou azul escuro. Mas gostei do teu Do It Yourself xD

 

 

:) Ah ... é preciso reclamar para vocês começarem a escrever!??

 

Obrigado AquaT e SEAL pela vossa participação (SEAL, depois se avançares coloca fotos para vermos)

 

Cpts.

 

Arlindo

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Arlindo, vou escrever para dizer que vou fazer igual mas num fundo 80X40, como tu fizeste, depois ponho fotos. Bom trabalho e fácil, assim não temos de mexer em cimento e etc. Uma sugestão que eu acho que facilita, uma placa mais espessa e vamos esculpindo os relevos na placa. Um abraço

Cumprimentos

 

Alexandre Montenegro

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Arlindo, vou escrever para dizer que vou fazer igual mas num fundo 80X40, como tu fizeste, depois ponho fotos. Bom trabalho e fácil, assim não temos de mexer em cimento e etc. Uma sugestão que eu acho que facilita, uma placa mais espessa e vamos esculpindo os relevos na placa. Um abraço

 

 

Viva Alex,

 

Eu tinha referido no artigo que quanto maior a placa, mais relevo ficará, melhor será o resultado. :rolleyes:

 

Cpts.

 

Arlindo

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom este Diy Arlindo, vou tentar fazer um para um aquario de 40x20x20 biotopo asiático onde está o meu betta, que com o reflexo devido ao fundo e laterais preto anda a dar em maluco.

Depois digo alguma coisa, se tiver alguma duvida ou assim, pode ser?

Cumps.

Editado por rchoças
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom este Diy Arlindo, vou tentar fazer um para um aquario de 40x20x20 biotopo asiático onde está o meu betta, que com o reflexo devido ao fundo e laterais preto anda a dar em maluco.

Depois digo alguma coisa, se tiver alguma duvida ou assim, pode ser?

Cumps.

 

 

Tudo bem. Força!

 

Cpts.

 

Arlindo

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teu trabalho ficou um espetaculo!!! ;)

Em tempos fiz um do mesmo genero , mas não usei moldura , o que deu um desgaste maior .

Para queimar o esferovite aconselho faze-lo no exterior (se possivel ) , e uma ideia a acrescentar , já que foi assim que fiz e resultou é para queimar usem um ferro de soldar . Compreio no Leroi Merlin por 3€. :) .

Bom Trabalho

"A mente que se abre a uma idéia jamais volta ao seu tamanho original" (Albert Einstein)

Akua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem eu ja fiz uma coisa parcida mas foi com uma especie de esferovite azul que se usa nas casas ainda em construçao e alem disso usei uma cola chamada bostik que é amarela e liquida parece cola pica-pau misturada com maizena (sinceramente é verdade)

 

tb deu um bom resultado mas foi pra um cenario nunca tinha penssado para os aquas vou ver o que se arranja para o meu 20 litros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Arlindo

 

Como já te tinha dito ficou a maneira :wink:

Vou fazer uma placa para o meu aqua pois tenho papel de fundo e não acho muita piada

:Pcheers

 

Cumps.

Pedro

( morador do 4º )

 

Viva Pedro,

 

Para além da esferovite, existe outro material, de cor azul que me pareceu mais resistente. Também é mais caro. Penso que é idêntico a esta mas mais prensado (não dá para ver as bolinhas), o que deve tornar o trabalho mais realista. Encontra-se nas lojas ao lado da esferovite.

 

Se precisares de ajuda, já sabes é apitares. :multi:

 

Cpts.

 

Arlindo

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

v

iva Pedro,

 

Para além da esferovite, existe outro material, de cor azul que me pareceu mais resistente. Também é mais caro. Penso que é idêntico a esta mas mais prensado (não dá para ver as bolinhas), o que deve tornar o trabalho mais realista. Encontra-se nas lojas ao lado da esferovite.

 

Se precisares de ajuda, já sabes é apitares. new_multi.gif

Bem eu ja fiz uma coisa parcida mas foi com uma especie de esferovite azul

 

bem isso foi o que eu disse

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Pedro,

 

Para além da esferovite, existe outro material, de cor azul que me pareceu mais resistente. Também é mais caro. Penso que é idêntico a esta mas mais prensado (não dá para ver as bolinhas), o que deve tornar o trabalho mais realista. Encontra-se nas lojas ao lado da esferovite.

 

Se precisares de ajuda, já sabes é apitares. :wacko:

 

Cpts.

 

Arlindo

 

 

penso que estás a falar de placas de poliuretano, que tambem existe em verde e que se quiseres, compras umaa bisnaga, e ao espandir ja fica um efeito porreiro, depois é so esculpir o resto....mas atenÇao o poliuretano é carote e se nao se trabalhar com cuidado, pode se tornar um inferno...lool

Editado por _pinguim_

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

penso que estás a falar de placas de poliuretano, que tambem existe em verde e que se quiseres, compras umaa bisnaga, e ao espandir ja fica um efeito porreiro, depois é so esculpir o resto....mas atenÇao o poliuretano é carote e se nao se trabalhar com cuidado, pode se tornar um inferno...lool

 

Pinguim,

 

Essa placas que estou a falar é poliuretano? Se sim a espuma do mesmo material deve aderir a estas. Já fizes-te algum trabalho com estes 2 mateiais? Se sim podes colocar fotos?

 

Obrigado.

 

Arlindo

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pinguim,

 

Essa placas que estou a falar é poliuretano? Se sim a espuma do mesmo material deve aderir a estas. Já fizes-te algum trabalho com estes 2 mateiais? Se sim podes colocar fotos?

 

Obrigado.

 

Arlindo

 

nao....ainda nao...lolol.... mas uma vez precisei de encher uns buracos com poliuretano e aquilo era espuma por tudo quanto era lado, por isso eu ter dito para terem cuidado, se nao aderirem um ao outro, basta escavar a placa um pouco, fazento fendas que a espuma ao espandir vai ficar "entalada" nessas fendas e o resto fica agarrado

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas arlindo,era isso mesmo que andava a procura.ficou muito bom,vou tentar fazer no meu aqua,só que esse tem 1.20cm,vai dar mais trabalho,mas espero que fico bom como o seu ficou.que tinta vc usou?

 

 

abraço

 

 

 

 

valmir junior

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas arlindo,era isso mesmo que andava a procura.ficou muito bom,vou tentar fazer no meu aqua,só que esse tem 1.20cm,vai dar mais trabalho,mas espero que fico bom como o seu ficou.que tinta vc usou?

abraço

valmir junior

 

Tinta acrílica (em tubo)

 

Existe à venda nas grandes superfícies e também nos 300/ chineses. Mistura-se só com um quase nada de água e no fim lava-se as trinchas também com água.

 

Força.

 

 

Cpts.

 

Arlindo

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tinha visto alguns fundos 3D com qualidade, mas o teu é profissional :crazyeyes:

 

Viva,

 

Obrigado pelo elogio :roll: mas acho que é exagero. Aqui, existem excelentes DIYS e que deixam este num cantinho.

 

Cpts.

 

Arlindo

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais