As pedras da figueira da foz, servem


Hugof

Recommended Posts

Boas, indicaram-me que as pedras que estão a colocar nos novos molhos da Figueira da Foz, servem prefeitamente para colocar no aqua....

 

 

Estou a referir-me às cinzentas e claro antes destas serem colocadas em contacto com o mar........

 

 

Essas pedras não serão calcarias?

 

cump's

hugoƒ

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, indicaram-me que as pedras que estão a colocar nos novos molhos da Figueira da Foz, servem prefeitamente para colocar no aqua....

Estou a referir-me às cinzentas e claro antes destas serem colocadas em contacto com o mar........

Essas pedras não serão calcarias?

 

cump's

hugoƒ

 

boas

 

n faço ideia que pedras estão a colocar na figueira da foz...

mas como tenho uma relativa formação em geologia axo que devem ser calcárias... pelo menos é o que custumam utilizar nas situações de paredões na costa todos os que conheço com excepção de sines são de calcario...

 

o facto de serem mais cinzentas apenas implica q o calcario trem mais terrosos (barro) na sua constituição q vai fazer com q se degrade ainda mais rapidamente em contacto com a agua...

no entanto estou a dizer isto sem ver a pedra... por isso...

 

abraço

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que ha uma forma de testar se sao calcarias, ja nao me lembro bem se é com vinagre ou com limao, mas se fizer efervescencia é porque são calcarias, e neste caso não são aconselhadas.

Mas quase de certeza que são calcarias, geralmente sao um agregado mais barato para este tipo de intervenções na costa.

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

com limão ou com vinagre nunca fiz e não sei se tem uma concentração de acido suficiente mas se arranjares qq acido... cloridrico por exemplo é uma boa maneira de testar basta por em cima da rocha e ver se faz efervescencia

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...a minha formação não é de geologia, mas mesmo assim não me parece que faça muito sentido eles andarem a fazer paredões com pedras que "(...)na sua constituição q vai fazer com q se degrade ainda mais rapidamente em contacto com a agua..."

 

..será que eles andam mesmo a fazer um paredão com o propósito de ser erodido o mais rápidamente possível pelo mar?!?!

 

 

quanto aos ácidos, cautela com isso!! HCl não é propriamente inócuo; faz-vos uma queimadela na mão que é um mimo!! Peguem em sumo de limão, ou em vinagre de vinho (do potente) que já tem um pH suficientemente baixo para reagir, caso seja o caso de uma pedra calcária

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eles n fazem paredão com rocha para ser erodida e a erosão quimica provocada pela agua é irrelevante...(o mar n é um aquario)

 

alem disso é a rocha mais barata em pt e as suas caracteristicas até são bastante boas (relação qualidade/preço)

Editado por maneljakim

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que há de tudo ai, todo o tipo de pedras, calcárias, sem ser calcárias..

 

Em que zona da figueira é isso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que há de tudo ai, todo o tipo de pedras, calcárias, sem ser calcárias..

 

Em que zona da figueira é isso?

 

 

Boas, o que me indicaram foi na zona da gala e praia do hospital.

Mas tambem me indicaram a zona de buarcos e na zona da antiga fabrica do cimento, Cabo Mondego acho eu.

 

 

cump's

Hugoƒ

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, o que me indicaram foi na zona da gala e praia do hospital.

Mas tambem me indicaram a zona de buarcos e na zona da antiga fabrica do cimento, Cabo Mondego acho eu.

cump's

Hugoƒ

 

A unica zona mais ou menos em termos de poluição é a do cabo mondego e buarcos.

 

Agora muito sinceramente e conhecendo essas praias todas, não tou a ver onde estão a por pedra em Buarcos, só se for no cabo mondego mesmo, mas isso ai é a pedreira, o que não faltam são pedras..

 

Na gala não te metas nisso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Os trabalhos a que se referem estão a ser realizados no molhe Sul. Junto à praia do Cabedelinho. Se estão a colocar pedras por lá, não devem ser assim tão pequenas como isso! A não ser que queiram barricar a entrada do vizinho com uns calhauzitos :tongue: . Amanhã ou depois já lá dou um salto e tiro as dúvidas.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A unica zona mais ou menos em termos de poluição é a do cabo mondego e buarcos.

 

Agora muito sinceramente e conhecendo essas praias todas, não tou a ver onde estão a por pedra em Buarcos, só se for no cabo mondego mesmo, mas isso ai é a pedreira, o que não faltam são pedras..

 

Na gala não te metas nisso.

 

E essas pedras da pedreira podem ser aproveitadas para o aquario.

 

Essas ai tem um tom azulado correcto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se é perto do cabedelinho é perto da zona mais poluida da figueira! lol.

 

 

Man, há toneladas e milhões de pedras na pedreira..deve haver tudo de todas as cores, nunca reparei ao certo nisso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também acho que não é preciso esperares que façam uma barreira marítima para meteres um calhau no teu aquário... o que não faltam por aí são pedras em condições para se por em aquários!

 

Ya isso é verdade, mas é como dizem são tantas quais as mais aplicadas, esta a pensar em passar numa fabrica que faça trabalhos em pedra, devem ter muitos restos, que são aproveitados para os aquas, o problema é quais as pedras..........

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.