Moonlight Com Leds E Montagem Do Aquario, Iluminação, Mini Cascata E Filtro Diy


tyutry

Recommended Posts

fica aqui mais uma ideia de um moonlight com leds

material:

candeiro dos chineses a com luz de leds alimentado a pilhas. 2.50 €

0201081339.jpg

transformador de corrente. 3.00 €

0201081347.jpg

e um alicate, tesoura e fita cola.

 

o primeiro passo foi separar a base do candeiro da parte de cima do candeiro

em seguida descarnar os fios do transformador logo abaixo das varias fichas que traz para ligar a diversos aparelhos.

(nao tenho fotos deste processo mas deve ser facil de perceber.

 

depois fiz a ligação entre os fios do cadeiro descarnados e os do transformador.

2701081452.jpg

 

em seguida foi so ajustar o transformador para 4.5 V ou 3 V se acharem que tem muita luz e escolher a polarização de ligação + -> - ou - -> +

0201081347.jpg

colocar o moonlight no sitio escolhido e ja esta... (nesta foto o transformador esta so regulado para 1.5 V para poder tirar foto)

0201081345.jpg

Editado por tyutry
Uma ajuda com as fotos.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora esta ai o problema ja tenho o material todo pronto a funcionar so ainda estou a espera do aqua (a com cada mentiroso estes vidraceiros)....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Tyutry.

Boa ideia, eu também andei com essa ideia de fazer uma moonlight para o meu aqua grande.

Mas tenho a impressão que aqui os chineses ainda não devem de ter visão para o negocio, já que não encontrei nenhuma coisa que servisse para isso. cabecadura

Devem de estar a apanhar o mal dos alentejanos, de certeza. :sleeping:

Cumps e continua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Só um reparo. Esses led's não dão luz branca? Supostamente o Moonlight não "devia" ser azul?

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Realmente nunca percebi pq moonlight tem que ser azul.... a luz da lua é azul?

Acho que por causa do efeito que a cor azul dá! Fica mais agradável à vista, penso eu de que.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

À vista?

 

Mas isso supostamente não é para os habitantes do aquário? ;p

 

Entendo se for luz fraca branca, agora azul... só falta uma bola de espelhos e um aparelho psicadélico cabecadura

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Acho que por causa do efeito que a cor azul dá! Fica mais agradável à vista, penso eu de que.

Cumps.

Acho que tem a ver com uma questão de percepção de profundidade.

A luz da lua é branca, mas como devem de saber a lua não emite luz apenas a reflecte, logo é luz solar, ou seja "branca".

Depois acho que em relação à utilização de luz azul nos aquario deve-se ao facto de fazer com que haja uma diferenciação em relação à luz utilizada no fotopeírodo normal ou seja as típicas daylight.

Sendo assim acho que a luz azul induz na fauna do aquario uma noção mais normal de noite e não de um total eclipse todas as noites.

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas a luz é branca mas eu como ainda nao tenho o aqua ainda nao sei qual a luz que fica melhor mas ja tenho uma pelicula azul claro e outra azul escuro para por em frente das luzes que tanto vai diminuir a intensidade da luz como muda de cor consuante a que mais gostar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

À vista?

 

Mas isso supostamente não é para os habitantes do aquário? ;p

 

Entendo se for luz fraca branca, agora azul... só falta uma bola de espelhos e um aparelho psicadélico cabecadura

Ora aí está a "controvérsia" da utilização dos Moonlight. Na resposta acima, ( afinal é duas acima), está explicado como funciona a luz lunar, na realidade. Há muitos que defendem que se deve utilizar, outros nem por isso. Acho, e digo acho, que aos peixes não fará muita diferença a utilização ou não de tal iluminação. Este tema dá pano para mangas!

 

 

Cumps.

Editado por David Cabete

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Ora aí está a "controvérsia" da utilização dos Moonlight. Na resposta acima, ( afinal é duas acima), está explicado como funciona a luz lunar, na realidade. Há muitos que defendem que se deve utilizar, outros nem por isso. Acho, e digo acho, que aos peixes não fará muita diferença a utilização ou não de tal iluminação. Este tema dá pano para mangas!

Cumps.

 

Exactamente, este assunto dá pano para mangas, mas se tivermos em conta que existe espécies que apenas desovam, quanto existe uma certa conjugação de factores, entre elas a posição relativa da lua e sua forma, ou seja, se está cheia, nova, crescente, temos de ter em conta que sempre fará alguma diferença.

Pode não ser essencial, para as espécies que nos dispomos habitualmente nos aquarios mas para algumas são-o de certeza.

 

Posto isto, acho que para a maior parte dos peixe que possuimos, não necessitam efectivamente de moonlight, esta serve apenas para dar um aspecto melhor a um aquario, já que para quem aquarios plantas tem realmente de cumprir o fotoperíodo à risca, sob pena de aparcer as mal fadadas algas. Logo depois de apagar as daylight sempre poderemos apreciar o nosso aquario de uma perspectiva diferente.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que tem a ver com uma questão de percepção de profundidade.

A luz da lua é branca, mas como devem de saber a lua não emite luz apenas a reflecte, logo é luz solar, ou seja "branca".

Depois acho que em relação à utilização de luz azul nos aquario deve-se ao facto de fazer com que haja uma diferenciação em relação à luz utilizada no fotopeírodo normal ou seja as típicas daylight.

 

 

Mas para isso basta utilizar uma luz mais fraca, mas branca certo?

 

Sendo assim acho que a luz azul induz na fauna do aquario uma noção mais normal de noite e não de um total eclipse todas as noites.

Quem utiliza Moonlights, não utiliza toda a noite, mas sim para dar a ilusão de começar o dia e acabar o dia. (penso eu). Neste caso mantem-se a minha resposta anterior.

Cumps.

 

Cumprimentos,

 

HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quote: Quem utiliza Moonlights, não utiliza toda a noite, mas sim para dar a ilusão de começar o dia e acabar o dia. (penso eu). Neste caso mantem-se a minha resposta anterior.

 

Tens razão, naquilo que dizes, eu não estou a por em questão que a luz azul é melhor do que a branca ou que tem um efeito melhor sobre os peixes e, se assim deu a entender a minha resposta, peço desculpa.

 

O que eu quis dizer é que na natureza existe luz à noite seja mais intensa ou menos intensa, a verdade é que existe e o que todos nós tentamos recreiar o melhor possivel é um pouco dessa natureza nos nossos aquarios, ou não?

 

No meu caso e, sempre falei no meu caso, prefiro a luz azul devido ao facto de ser diferente em relação as daylight e no meu caso deixo os 3 leds que tenho acessos toda a noite.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim eu entendi o teu ponto de vista, a minha questão era pq teria que Moonlight ser azul.

 

Eu utilizo para o que descreves duas lâmpadas de frigorifico, como não é para eu ver os peixes nessa altura, mas sim para duas situações:

 

- haver uma graduação na altura de ligar e desligar as luzes.

- Caso seja preciso deixar algum ponto luminoso durante a noite.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Tenho intenções de fazer uma moonligth, tenho grande preferencia que fosse azul..

Tenho procurado daqueles tubos tipo neon azul mas não encontro.. Pelo menos a bons preços..

Que pelicula utilizas para a luz ficar azul? Se puderes explicar melhor esta parte, agrade cia bigsmile

Cumps.

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quote: Quem utiliza Moonlights, não utiliza toda a noite, mas sim para dar a ilusão de começar o dia e acabar o dia. (penso eu). Neste caso mantem-se a minha resposta anterior.

 

Boas

 

Só para dar a achega que a moonlight como o próprio nome indica é para simular a luz do luar que ocorre a altas horas da noite. Não ao início ou fim do dia porque nessa altura não há luar, né? :smilecolros:

 

Quanto à questão da cor, também já li algures (não sei se a explicação é a mais correcta) que a temperatura de cor de uma luz azulada se assemelha mais à que é reflectida pela lua.

 

No meu caso tenho uma pequena moonlight de cor azul que ponho em funcionamento entre as 00h00 e as 3h00. Não sei se terá grande benefício para os peixes mas esteticamente fica bem e mal também não fará... ;)

 

Abraço

My Amazonic Dream - 300L Black Land aka Guppy Land - 37,5L

Para a história:
Vulcanic Blossom - 120L

Não tem nada a ver... ProPhone :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Só para dar a achega que a moonlight como o próprio nome indica é para simular a luz do luar que ocorre a altas horas da noite. Não ao início ou fim do dia porque nessa altura não há luar, né? :)

 

Sim certo mas não desligas completamente as luzes e depois a meia da noite e da escuridão é que ligas a moonlight, certo? deixas prelongar quando as outras luzes se desligam correcto?

 

Quanto à questão da cor, também já li algures (não sei se a explicação é a mais correcta) que a temperatura de cor de uma luz azulada se assemelha mais à que é reflectida pela lua.

 

No meu caso tenho uma pequena moonlight de cor azul que ponho em funcionamento entre as 00h00 e as 3h00. Não sei se terá grande benefício para os peixes mas esteticamente fica bem e mal também não fará... :)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho sempre movimento e alguma luz da sala (onde tenho o aqua) até perto da meia noite, hora em que a moonlight se liga.

Mas de qualquer forma, na minha maneira de ver depois do sol se por não há logo luar. Para além disso, imagino que no biotopo amazónico (que pretendo simular) a luz do luar seja irregular devido à grande densidade de árvores. Também por isso a moonlight só ilumina uma parte do aqua.

Mas a minha moonlight também é muito fraquinha (3 leds) portanto não tem grande impacto em termos de luminosidade, para além de ter plantas flutuantes no aqua.

 

Abraço

My Amazonic Dream - 300L Black Land aka Guppy Land - 37,5L

Para a história:
Vulcanic Blossom - 120L

Não tem nada a ver... ProPhone :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso na sei sei que funciona com tres pilhas ou seja 4.5 V / oito leds da 0.56... V acho eu... pelo menos a lampada tem 8 leds e como funciona a 4.5V deve ser assim as contas....

off-topic - cansei-me de esperar que o vidraceiro fizesse o aqua, trouxe os vidros e vou montá-lo em casa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Tenho intenções de fazer uma moonligth, tenho grande preferencia que fosse azul..

Tenho procurado daqueles tubos tipo neon azul mas não encontro.. Pelo menos a bons preços..

Que pelicula utilizas para a luz ficar azul? Se puderes explicar melhor esta parte, agrade cia ;)

Cumps.

 

 

Se puderes responder, desde já obrigado cabecadura

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas respondendo á pergunta.

eu pos a luz de branca para azul assim:

 

a luz normal

7n.jpg

 

tinha uma capa para arquivar folhas azul-transparente e cortei um pedaço a medida de maneira a dar a volta e poder prender por cima.

1.jpg

 

ao lado da lampada

2.jpg

 

fazer um rolo com o plastico a ficar justo a lampada

3.jpg

 

4.jpg

 

5.jpg

 

6.jpg

 

o efeito

7.jpg

 

ainda nao foi testado no aquario porque ainda nao tenho mas ja tenho os vidros em casa para no fim de semana montar...

Editado por tyutry
Uma ajuda com as fotos.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais