novo aquário


sol

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Estou a montar o meu 2º aquário e preciso de ajuda, já tinha postado antes… mas vi que faltava bastante informação a respeito da minha nova aquisição.

 

Aqui está o setup:

Aquário aquadream 104 da aquatlantis (Kit)

 

Tamanho: 104 x 40 x 60 = 220 L

Filtro: Interno biobox

Termostato: 100 w

Iluminação: 2 x 30W com reflector

 

 

Flora:

Tronco com feto de Java

Gostava de por umas plantes tipo tapete, outras rasteiras, musgo de Java e 2 mais altas. Quero plantas de fácil manutenção e que não necessitem de CO2.

 

Fauna:

2 botia palhaço

3 mollys

2espada koi

8 neons

2 falso neons

3 danios zebra

2 limpa vidros

2 tetra viuvas coloridas

 

O PH está em 7.0 e a temperatura entre os 26º/28º.

 

Estou a pensar pôr umas corydoras … e ainda não me decidi nos outros. Aceito ideias

Sei que os neos estão a mais.

O meu filho gostava de ter um tubarão. Já tivemos 2 que morreram :-D

 

Neste momento tenho o aquário montado com o substrato na zona em que vou querer plantas, o areão e a água (que esteve de repouso 48 h). O equipamento já está a funcionar.

 

A água está ligeiramente turva e não sei se é normal, pois com o outro aquário isso não aconteceu.

 

 

Em relação ao aquário antigo[/b], vou por silicone novo (pois verte água) e fazer uma divisória ao meio para ficar com 2 aquários de 30 L (ficando um para maternidade/criadeira e o outro para quarentena de peixes novos.

O que acham da ideia?

 

 

Gostava de ouvir opiniões para o melhorar ou alterar se for o caso.

Editado por sol
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Estou a montar o meu 2º aquário e preciso de ajuda, já tinha postado antes… mas vi que faltava bastante informação a respeito da minha nova aquisição.

 

Aqui está o setup:

Aquário aquadream 104 da aquatlantis (Kit)

 

Tamanho: 104 x 40 x 60 = 220 L

Filtro: Interno biobox

Termostato: 100 w

Iluminação: 2 x 30W com reflector

Flora:

Tronco com feto de Java

Gostava de por umas plantes tipo tapete, outras rasteiras, musgo de Java e 2 mais altas. Quero plantas de fácil manutenção e que não necessitem de CO2.

 

Fauna:

2 botia palhaço

3 mollys

2espada koi

8 neons

2 falso neons

3 danios zebra

2 limpa vidros

2 tetra viuvas coloridas

 

O PH está em 7.0 e a temperatura entre os 26º/28º.

 

Estou a pensar pôr umas corydoras … e ainda não me decidi nos outros. Aceito ideias

Sei que os neos estão a mais.

O meu filho gostava de ter um tubarão. Já tivemos 2 que morreram :-D

 

Neste momento tenho o aquário montado com o substrato na zona em que vou querer plantas, o areão e a água (que esteve de repouso 48 h). O equipamento já está a funcionar.

 

A água está ligeiramente turva e não sei se é normal, pois com o outro aquário isso não aconteceu.

Em relação ao aquário antigo[/b], vou por silicone novo (pois verte água) e fazer uma divisória ao meio para ficar com 2 aquários de 30 L (ficando um para maternidade/criadeira e o outro para quarentena de peixes novos.

O que acham da ideia?

Gostava de ouvir opiniões para o melhorar ou alterar se for o caso.

 

Boas,

 

Não sou nenhum expert, mas assim a 1ª vista tem um termostato insuficiente para um aqua desse temananho, penso que no minimo 200 W, esse que tem aguenta mas vai queimar num instante visto que deve estar quase sempre ligado.

 

A agua turva é normal nos primeiros dias, atenção, não esquecer de fazer o ciclo antes de colocar os primeiros peixes.

 

Relativamento ao aquario mais pequeno acho uma optima solução.

 

Espero ter ajudado.

 

Cumprimentos

Editado por bferreira

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

A fauna também não me parece estar bem. Os vivíparos precisam de águas mais alcalinas e os outros de águas mais ácidas. Além disso, julgo que tens espaço, e devias apostar em mais botias (4 ou 5). Os tetras são peixes de cardume, devias aumentar a população.

Não percebo muito de plantas, mas parece-me que a tua iluminação é insuficiente. E pelo que sei, a maioria das plantas de tapete necessitam de iluminação forte e de CO2, além de boa fertilização.

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, sol!

 

plantas de tapete sem aplicação de CO2, só estou a ver as echinodorus tenellus e quadricostatus, mas como a tua iluminação é fracota, não sei se se aguentarão...

compra só um vaso, separa e distribui os pés pela zona central (em princípio a mais iluminada) e logo vês.

a riccia tambem se dá sem CO2, mas afastada 35cm (+/-) dessas lâmpadas, é melhor esquecer...

 

é perfeitamente normal a água estar turva num aquário novo, principalmente quando se tem substrato fértil, que me pareceu ser o teu caso.

 

quanto aos aquarios de 30L, essa é mesmo a opção ideal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá outra vez,

Gostava antes de mais fazer uma correcção, o termostáto é de 200 W e não 100 como referi na primeira mensagem.

 

Agora, se as lampadas não são boas estava a pensar (pelo menos de início) trocar uma delas por outra melhor. Mais adequada para plantas. O que acham?

Sol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não se trata das lampada não serem boas, mas sim desse volume de água requerer mais w/L, no caso de plantas exigentes, como são a maioria das que formam tapetes.

essa calha foi feita para 60w e não irá suportar mais do que isso, só com transformações (balastros e tal...).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.