Praga de búzios


DarkRequiem

Recommended Posts

Boas, pessoal.

Sou novo aqui no fórum e se calhar aquilo que vou perguntar já foi perguntado antes mas estive a ver alguns dos posts e não encontrei resposta a este problema em concreto. Se alguém me souber ajudar eu agradeço.

 

Então o que se passa é o seguinte: tenho um aquário com cerca de 70l onde coabitam vários peixes comprados em loja, bem como algumas plantas (infelizmente poucas porque a iluminação é insuficiente, problema que está em vias de resolução, mas também por causa desta praga).

Para além disto, já antes tinha visto búzios no meu aquário (eram pequenos): cinzentos, de concha espiralada e muito feios. No entanto, ontem à noite fui ver o aquário e, para meu espanto, tinha as rochas e as poucas plantas cobertas por estes tipos. Verifiquei que afinal os poucos e pequenos são agora muitos (ao ponto de já os considerar uma praga, mesmo!) e alguns bem grandes. Não sei bem onde se escondem mas a realidade é que durante o dia apenas se vêm alguns, pequenos, sobre o areão. Olhando para o aquário nunca se pensaria que podessem ser tantos!

 

Quando dei por eles falei com um primo meu que é alguém com experiência e com os tipos da loja onde costumo comprar peixes e ninguém me soube indicar uma solução. Apenas me aconselharam a colocar pelo menos um bottia palhaço, mas o desgraçado não me resolve o problema porque, pelo que vejo, nem lhes toca. Presumo que as cascas dos búzios sejam bem mais rijas (pelo menos assim parece) do que a dos caracóis normais.

 

Alguém saberá de algum exterminador para esta praga?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando dei por eles falei com um primo meu que é alguém com experiência e com os tipos da loja onde costumo comprar peixes e ninguém me soube indicar uma solução. Apenas me aconselharam a colocar pelo menos um bottia palhaço, mas o desgraçado não me resolve o problema porque, pelo que vejo, nem lhes toca. Presumo que as cascas dos búzios sejam bem mais rijas (pelo menos assim parece) do que a dos caracóis normais.

 

Alguém saberá de algum exterminador para esta praga?

 

 

Como alguém já disse neste forum a casca é rija mas o interior é mole :blush:

 

Deixa o Bótia durante uns tempos se tiver sozinho provavelmente não tem estomago para tantos caracois, mas se tens assim tantos é indicador que estás a dar comida a mais, começa a dar menos comida aos teu peixes!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então não é boa ideia desfazer-me deles... Tenho é de reduzir as suas quantidades. Esmagar os maiores para que os escalares os comam.

Quanto ao bótia, infelizmente não lhe toca. Pelo menos nunca dei com conchas vazias e muito menos o vejo activo quando dou com aquela quantidade brutal de seres espalhados pelo aquário.

De resto, os tipos são uma autêntica calamidade para as (parcas) plantas do meu aquário.

 

Obrigado pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se reduzes só a comida eles vão ter que comer outra coisa, possivelmente as plantas que sobram.

 

Tens que os ir tirando. Experimenta pôr uma rodela de courgette, ou um raminho de bróculos congelados(descongelado) ou uma pastilha de fundo. Passado algum tempo tens uma chusma de caracóis em cima da comida e aí é fácil tirar uma data deles. Se deixares a pastilha a noite toda no dia seguinte já não tens lá nada. Não vale a pena.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os buzios estão a tratar-te do excesso de comida que deves estar a dar, para além de ajudar a arejar o areão. Esses búzios como lhes chamaste não comem plantas, senão houver comida, morrem. Não te preocupes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os buzios estão a tratar-te do excesso de comida que deves estar a dar, para além de ajudar a arejar o areão. Esses búzios como lhes chamaste não comem plantas, senão houver comida, morrem. Não te preocupes.

 

Não comem as plantas?? Que vá, chamam-lhes é um figo !! Comem e de que maneira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um aquário de 90 litros comunitário em casa dos meus sogros, cheinho de buzios desses e nem tocam nas plantas, podem é não ser da mesma espécie.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais