cuantidade de Sal por litro de agua?


$Costa$

Recommended Posts

Depende da marca de sal, mas tem sempre escrito no rotolo para quantos litros é a caixa. Fazes umas continhas e ficas a saber. De qq maneira, é sempre preferivel comprares um densimetro e ires adicionando até teres uma densidade de 1.024. É ai que tens a quantidade de sal certa, independentemente do que diz na caixa.

 

Se nao tiveres um densimetro, com sal tropic marim (dos melhores à venda em Portugal) precisas de 1.25Kg (segundo a caixa).

Editado por 2borG
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Normalmente costuma ser uma proporção de 1 kg por cada 10 litros de água, o que dás os tais 1,25 kg. De qualquer forma, o ideal é mesmo confirmares nas instruções da caixa.

 

O que NUNCA deves fazer é adicionar directamente o sal à água, caso tenhas lá alguma coisa viva. Espero que não o tenhas feitas! O sal tem sempre que ser misturado à parte, de preferência com água de OI. Deves colocar uma bomba a circular a água durante 24 horas, antes de a adicionares ao aquário.

 

Boa sorte

 

PS - A propósito, 40l para água salgada...é muito pouco. Estás a safar-te?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Normalmente costuma ser uma proporção de 1 kg por cada 10 litros de água, o que dás os tais 1,25 kg. De qualquer forma, o ideal é mesmo confirmares nas instruções da caixa.

 

O que NUNCA deves fazer é adicionar directamente o sal à água, caso tenhas lá alguma coisa viva. Espero que não o tenhas feitas! O sal tem sempre que ser misturado à parte, de preferência com água de OI. Deves colocar uma bomba a circular a água durante 24 horas, antes de a adicionares ao aquário.

 

Boa sorte

 

PS - A propósito, 40l para água salgada...é muito pouco. Estás a safar-te?

 

olá e obrigado a todos

 

tenho duas perguntas a fazer:

1kg por 10l = 1,25kg? Não devia ser 1kg por 30l ou uma coisa assim? (senão ia dar uns 4kg).

o que é água de OI?

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entao, Costa.... !

 

O 240 fica sem efeito?

 

Olá Octopus!!

 

Nem por isso!!!

Ainda quero montar o aquário, apenas tenho este mais pequeno para me ir abituando...

Depois passarei para o de 240l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá e obrigado a todos

 

tenho duas perguntas a fazer:

1kg por 10l = 1,25kg? Não devia ser 1kg por 30l ou uma coisa assim? (senão ia dar uns 4kg).

o que é água de OI?

 

obrigado

 

Desculpa Costa! Enganei-me tens razão 1kg por cada 30l :rolleyes:

 

OI = Osmose Inversa

 

Não convém usar água da torneira. A osmose inversa é utilizada para filtrar a água da torneira, livrando-a de 99,9% das impurezas que contém.

 

O sal sintético é preparado para se dissolver com água de osmose, que é bastante mais macia do que a da torneira.

 

40 litros é mesmo pequeno pá! Mas há casos de sucesso com essas dimensões. Tens é que acompanhar de muito perto o aquário ;)

 

Mas se puderes avançar para o de 240 litros...era preferível.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora, se 2kg dá para 60lts, para 40lts é preciso 1,33333333333lts

 

Ui, esta matemática anda mesmo bonita. Nem parece que sou da área financeira :rainbowafro:

 

Há 3ª é de vez! Para 40 litros é mesmo preciso 1,3(3). Mas para salvar a cara, continuo a sugerir que coloques 1,25 kg para os 40 litros. Passadas umas horas, testa a salinidade. Se estiver baixa, adiciona um pouco mais. É sempre mais fácil ir aumentando a salinidade até ao valor ideal do que reduzir!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ui, esta matemática anda mesmo bonita. Nem parece que sou da área financeira :)

 

Há 3ª é de vez! Para 40 litros é mesmo preciso 1,3(3). Mas para salvar a cara, continuo a sugerir que coloques 1,25 kg para os 40 litros. Passadas umas horas, testa a salinidade. Se estiver baixa, adiciona um pouco mais. É sempre mais fácil ir aumentando a salinidade até ao valor ideal do que reduzir!

 

Abraço

 

Concordo contigo, é a melhor maneira de fazer a coisa!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a todos!

 

Li os vossos comentários e fiquei bastante esclarecido. Mas apesar da vossa ajuda inda não sei como fazer água de Osmose inverssa.

Algém me pode informar se faz favor??

 

:blush:bowdown

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas $Costa$,

 

Tens aqui, neste site, 5 exemplos (existem muitos tipos de OI) de aparelhos de Osmose inversa que podes comprar: http://www.seahorseshop.com/store/index.ph...a0c3c06c36d91c1.

 

Abraço.

"O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave."

Thomas Fuller

 

Nuno Ricardo Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como de certeza que não tens Osmose Inversa, o melhor mesmo era ires ao mar buscar os 40L, afinal são só 40L. Encher os meus 600L já custou um bocadinho a carregar os bidons, mas para 40L...

 

Por outro lado, a agua do mar é melhor desde que colectada num local sem poluição. É que a qualidade do sal varia muito e todos sem excepção têm algum elemento "mau" em demasia, e nenhum chega ao nivel da agua natural (fonte: www.advancedaquarist.com)

 

Depois para a reposição, e dependendo da qualidade da agua da torneira é mesmo aconselhavel comprares uma OI. O maior parte do pessoal de LX usa agua da torneira se OI, mas aqui em Aveiro nem pensar. Cheguei a ter niveis de ferro nos 1000ppm que é só 100x superior ao permitido, e isto com as análises da camara, por isso sem OI lá se ia o aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais