MonsterFish do Fórum


sombra14

Recommended Posts

Eu ando à procura de um Esox Lucius há meses, mas pelo que leio, é raro apanharem-no nos rios.

 

É que eu para pescar... normalmente é mais alimentar os peixes dos rios... pouco apanho, muito menos lucius.

 

Rui, ainda não são muito comuns em Portugal, mas ja vão aparecendo... é preciso saber os sitios certos, no Rio Douro, e na Barragem do Azibo perto de Bragança, têm-se apanhado alguns, mas são bem mais comuns em Espanha.

 

tenho sim crias , eu andei bastante tempo á procura delas , tendo sido o Nno Landek que me arranjou.

na segunda feira passada tirei umas dezenas da BOCA DA MÃE mas foi muito cedo . hoje dei-lhes comida pela primeira vez.

já tinha tirado uma vez e é o que tou a dar de comer aos gars.

mas a minha intenção é na proxima primavera po-los num lago coberto por uma estufa simples tipo a do Severum

 

É que tenho um amigo que tambem esta interassado nas mossambicas para as pôr num lago, entretanto vou falr com o Nuno landeck, e tentar saber se ele ainda mantem a especie.

Se pensas so manter as Tilapias, e desde que dês alguma profundidade ao lago, digamos perto de 1 metro, não precisas de estufa para as manter, suportam perfeitamente o nosso Inverno, e até mesmo água salgada, tendo ja sido vistas junto á costa, Estuários, etc.

O Algarve até tem um Inverno ameno e curto...

 

Ola,Caio.sampaio

 

Um dia talvez te faça companhia em uma das pescarias de spinning aí pelo Brazil...quando houver Euros surprised

 

Os ataques do Tucanere, á amostra são absolutamente brutais

 

cumps,

 

Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 517
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Há dias encontrei e meti conversa com um pescador aqui no Mondego ( na zona de Tábua ) , que me disse que era costume aparecerem lá lucius. Sei que em espanha é que é habitual , mas ainda gostava de apanhar algum.

 

Qualquer dia isto dá para o torto, quando começarem a aparecer silurus em Portugal. Retraçam tudo mesmo. E o pessoal ainda se queixa da Perca.

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há dias encontrei e meti conversa com um pescador aqui no Mondego ( na zona de Tábua ) , que me disse que era costume aparecerem lá lucius. Sei que em espanha é que é habitual , mas ainda gostava de apanhar algum.

 

A presença de lucios no Mondego, infelizmente não é mais do que mera confusão de nomes, de Lucio, para Lucioperca.

Estas ultimas sim, ja por aí andam, bem perto de ti :), na Barragem da Aguieira.

São uns belos bichos para qualquer Monster fish Keeper ;)

 

Os Siluros, se queres saber a minha opinião, embora polémica, trariam uma grande vantagem aos nossos rios e Barragens, livravam-nos da população excessiva de Carpas, estas sim, são um problema, e não têm qualquer predador, que as trave, destroem toda a vegetação aquatica, posturas de outras especies etc. Quanto ás Percas, as poucas que ainda vou vendo, na terra dos meus pais, andam com uma maleita qualquer, cheias de feridas, acho que a propria natureza, se encarregou de as controlar.

 

 

Esta foi pescada, perto de Castelo branco, no Tejo,Sander lucioperca

Imagem%202%20008.jpg

 

Esta é so para aguçar o apetite, 10 kg de peixe Sander lucioperca

perca%20adriano%20e%20marco%20da%2010kg1.JPG

 

Esox lucius

130cm_giant_pike.jpg

monsterpike01.jpg

 

Os Lucios são predadores fenomenais e no topo da cadeia alimentar do Hemisferio Norte, claro que estamos a falar de águas frias e crescimentos lentos, e não conseguem rivalizar em peso, com certas especies exóticas... a sua agressividade é extrema , é comum historias de Lucios que atacam e predam a sua propria especie, desde que sejam ligeiramente mais pequenos.

 

 

cumps,

 

Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas o Nuno não as tem , mas foi através dele que arranjei,agora é mal altura para as pores num lago pois está muito frio

,por isso só vou por as minhas na primavera, entretanto vou tendo crias pois isto é tipo coelho.

a intenção de usar a estufa é porque vou fazer um sistema de aquaponica tipo isto http://www.backyardaquaponics.com/

outra coisa que tens de ter em consideração em relação ás tilapias, elas conseguem comer de tudo inclusive as plantas

as minhas já comeram anubias , jacintos e tudo o que lá ponho.

a minha intenção é de ter uma fonte de alimento vivo para os meus peixes se bem que tilapia deve ser bom pois é o peixo mais produzido

em aquacultura

zix

----------

 

vivendo aprender

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a intenção de usar a estufa é porque vou fazer um sistema de aquaponica tipo isto http://www.backyardaquaponics.com/

 

Sim conheço o sistema, e com Tilapias é auto sustentavel, desde que as alimentes com Lemnas, ou os restos de vegetais que produzes, ....é uma boa forma de produzires feeders em quantidade, para os teus peixes.

Claro , que com a estufa aumentas a produção, e a taxa de crescimento, tanto das plantas como dos peixes, ... força nisso :)

 

No fim da primavera, será a altura ideal, para as pôr no lago....

 

cumps,

 

Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois é mesmo essa a ideia , em relação ás tilapias depois se quiseres arranjo algumas mas esse teu amigo tem de ter cuidado pois como

digo elas a reproduzir e como podes imanginar nas nossas aguas , principalmente no algarve eram capazes de fazer estragos

a nivel da fauna e da flora

zix

----------

 

vivendo aprender

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

pois, não sei se o gajo confundiu luciu com lucioperca. É possível. Eu sabia das diferenças mas nem falei nisso com ele.

 

De qualquer das formas... um luciu ou lucioperca era bem vindo aqui para um aquário :medieval_mace:

 

 

Conheço a Barragem da Aguieira sim, costumo ir lá.

 

Em relação aos siluros... bem, um peixe que pode atingir 100kg... e não é natural de Portugal... pode dar problemas e de que maneira.

 

 

O luciu... até tenho medo de dar um mergulho num rio com um bicho desses lá ;)

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ui, esse tubarão de cauda vermelha, bem mais pequeno em relação aos outros... nunca ter marchado foi bem bom.

 

E vão para um aquário maior ?

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação aos siluros... bem, um peixe que pode atingir 100kg... e não é natural de Portugal... pode dar problemas e de que maneira.

 

Fala-se muito das especies pisciculas exoticas, introduzidas em Portugal, como é o caso da Perca - sol, e o do Achigã, e o quanto têm sido culpados pela diminuição das especies autoctenes, mas tudo isto isto se diz sem qualquer estudo que comprove algo, atenção que não defendo as introduções, apenas acho que têm sido um bode expiatorio, á construção desenfriada de Barragens que favorece peixes de habitats Lênticos como a carpa, que saem em vantagem, e os autoctenes desaparecem.

Quem tem Lagos e Kois, sabe bem que nada de vegetal sobrevive, o que é essencial a uma cadeia alimentar....

Apenas digo que, de tanta burrada(DGF) que ja se fez a introdução do siluro talvez resolvesse qualquer coisa

 

em relação ás tilapias depois se quiseres arranjo algumas mas esse teu amigo tem de ter cuidado pois como

digo elas a reproduzir e como podes imanginar nas nossas aguas , principalmente no algarve eram capazes de fazer estragos

a nivel da fauna e da flora

 

Zix, não te assustes com a conversa dos siluros, foi apenas um desabafo de quem ja discute as introduções e o estado dos nosso rios, hà já alguns anos.

Não tenho a minima intenção de deixar fujir as Tilapias ou introduzi-las, nem esse meu amigo. A experiência tem mais a ver com um possivel projecto de aquacultura futuro, ele esta a acabar Biologia marinha e pescas.

Na Cidade do Cabo na Africa do sul, são bastante comuns nos lagos, e o Clima apesar de noutro Continente é considerado de Mediterrânico, com temperaturas muito semelhantes ás nossas....vi varios machos em cores de reprodução, negros com a barbatana dorsal vermelha, e faziam ninhos circulares junto á margem, acho que são uma boa adição para qualquer lago.

 

Mas não querendo de todo desviar o assunto do topico, aqui deixo mais uma contribuição....

 

Fala-se muito de Tanganikas, shell dwellers, rock dewellers, etc., e este alguem conhece ou mantem??? :music_singguitar:, 70 cm de comprimento e cerca de 5 kg de peso

 

Boulengerochromis microlepis

 

bm5.jpg

 

bm1.jpg

 

 

o mesmo para os malawis........

 

Serranochromis robustus, 60 cm e 6 kg de peso, são lindos cabecadura

 

10.jpg

 

 

e outra, que tambem chega frequentemente ao nosso país, mas claro...congelada surprised

 

Lates niloticus, a famosa Perca do nilo com os seus 2 mt de comprimento e 200 kg de peso

 

lakenasseregypt114lb.jpg

 

 

cumps,

 

Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acredito que sim , em relação ás tilapias penso que são capazes de se manterem bem cá mas por via das duvidas as minhas

vão ficar debaixo de uma estufa ,

uma das maiores aquaculturas de tilapia é na Belgica ,infelismente perdi o link,

a perca do nilo apareçe á venda na lista da Glasser mas é puxada a nivel de preço pois tens que comprar o tal minimo

mas já as vi e em pequenos são muito bonitas.

agora estes Serranochromis robustus são mesmo lindos , já alguem viu isso por aqui

zix

----------

 

vivendo aprender

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um gajo meter na cabeça que compra uma Perca do Nilo ...e depois? lol

 

Depois vai para o rio ?

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uma das maiores aquaculturas de tilapia é na Belgica ,infelismente perdi o link

 

será isto, http://www.vitafish.be/index.asp?onderdeel=5

 

De qualquer forma agradeço-te imenso, se me puderes dispensar uns quantos alevins, costumo ir frequentemente ao Algarve, ver o meu irmão, não me custa depois dar um saltinho por Faro :D

Infelizmente ainda não vi, os Serranochromis sp. em nenhuma lista de importação, são mais procurados pelo seu valor ludico (Pesca desportiva), do que para a aquariofilia.

So uma perguntinha!... pelo o que me apercebi nos videos os teus aquarios ja estão a funcionar com uma filtragem, tipo aquaponica, ou usas algo mais?

E esse projecto do tanque indoor?

 

Rui Correia, quando quiseres vir para o Brasil, estamos aqui!

 

quem me dera...., soube que para alguns aficionados do Largemouth Bass Fishing, ja existem sitios aí no Brazil com a especie, você ja experimentou, pescar algum ?Gostava so de saber como o peixe se comporta em climas mais quentes, aqui por Portugal, são o peixe mais esquisito que ja vi :transport027:

 

Adoro as Cichlas, 5 estrelas ;), tenho um aquario de 900 litros na garagem a ganhar pó, talvez um dia, o volte a encher para meter umas coisas fofas como essas:D

 

Boas.

Aqui ficam as últimas fotos dos meus monstrinhos cá em casa.

Foram todos vendidos em conjunto.

 

Tenho pena que te tenhas de desfazer dos peixes......e consigo compreender a tua situação, de há 1 ano para cá tive de me desfazer de todos os meus aquarios e peixes devido á minha situação profissional, neste momento so mantenho um Macho de Green Texas Adulto, que por razões sentimentais, não fui capaz de me desfazer dele,... e se tiver que me ausentar, a dona da casa, não se importa nada de lhe ir dando comida, e ver se esta tudo bem

 

cumps,

 

Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rui Correa, eu particulamente nunca pesquei os basses, mas vejo sempre sobre eles em um forum de pesca que participo, eles aqui não ficam tão gigantes, são coisas de no máximo 3kg...

Já vi algumas pessoas por aqui que tentaram os mantiver em aquários, mas ao que indica todos morrem quando no verão a agua passa da casa dos 30º! No sul do pais aonde é mais frio, parece que eles atingem proporções maiores de tamanho, mas nada como ve-se no local de origem. É manhoso para se pescar como de praxe.

Os de portugal são esquisitos em que sentido!?

Em tempo, por cá, temos apenas o Micropiterus Dolomieu.

 

Cumps!

Editado por caio.sampaio
assinaturatucunassh5.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tive todos os aquas com legumes plantados em leca, mas agora tenho as caixas praticamente sem plantas , consegui tirar melancias ,melões ,montes de pepinos e tomates.

o tamque grande está isolado mas falta-me que o tempo se ponha um bocado mais quente para aplicar o silicone no vidro que tambem está cá .

nesse tanque a filtragem vai ser muito baseada em aquaponica. quando vieres ao Algarve diz manda pm

zix

----------

 

vivendo aprender

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pics da tinta

Picture248.jpg

Picture249.jpg

um problema grande é como tenho muita evaporação nos aquas o que faz se condensar no teto

e depois tenho chuva no fishroom :confused4:

como tal tenho 2 cm de agua no fundo do tanque

zix

----------

 

vivendo aprender

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos lá a ver como isso vai ficar, Zix, boa sorte.

 

 

Já agora, vejam aqui a Angelina Jolie dos peixes Malawi.

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, se bem que não se pode comparar aos vossos peixes aqui fica a minha contrbuição: tilapia buttikoferi

está com cerca de 20 cm

 

157yr2f.jpg

 

ps. desculpem a falta de qualidade da foto

SAUDAÇÕES AQUAROFILAS

 

RUY ANTUNES

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois como viram nas fotos a agua que escorre da condensação em conjunto com o calar e sol até faz nascer

algas nas paredes , estava com a ideia de forrar a parede com placas de cortiça e por lá fetos e outras plantas

que dizem será viavel

linda tilapia

zix

----------

 

vivendo aprender

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rui Correa, eu particulamente nunca pesquei os basses, mas vejo sempre sobre eles em um forum de pesca que participo, eles aqui não ficam tão gigantes, são coisas de no máximo 3kg...

Já vi algumas pessoas por aqui que tentaram os mantiver em aquários, mas ao que indica todos morrem quando no verão a agua passa da casa dos 30º! No sul do pais aonde é mais frio, parece que eles atingem proporções maiores de tamanho, mas nada como ve-se no local de origem. É manhoso para se pescar como de praxe.

Os de portugal são esquisitos em que sentido!?

Em tempo, por cá, temos apenas o Micropiterus Dolomieu.

 

 

Em Portugal foram introduzidos os Micropterus salmoides, mais conhecido por largemouth Bass. São manhosos, porque quando tudo indica que estarão activos e a caçar, não apanhas nem um, e como ja me aconteceu, em dias de Inverno e temperatura da àgua a 11 ºC, fazem ataques á amostra junto a margem......existem dias que os vês, lanças a amostra na frente da boca deles, e eles nem ligam

 

Ja os tive em aquario e no verão aguentaram as temperaturas de 30ºC,... precisam é de mais oxigenio na agua;)

 

 

tive todos os aquas com legumes plantados em leca, mas agora tenho as caixas praticamente sem plantas , consegui tirar melancias ,melões ,montes de pepinos e tomates.

 

E fenomenal esse sistema, cada familia pode produzir os seus proprios vegetais, e uns quantos kilos de peixe para comer se quiser. É um excelente sistema de filtragem, desde que bem montado, permite densidades impressionantes de peixe por litro

 

Quanto ao teu projecto esta fenomenal, como vais colocar o vidro? Com Silicone numa moldura de inox....? Isso depois merece um topico.

Quanto á condensação tambem não sei de outra forma de resolver, sem ser tapar os tanques/aquarios. Não tens por onde deixar a humidade sair?...mas assim tambem sai o calor chainsaw

 

boas, se bem que não se pode comparar aos vossos peixes aqui fica a minha contrbuição: tilapia buttikoferi

está com cerca de 20 cm

 

Bem bonita :yahoo: , a de um amigo meu, ja ronda os 40 cm

 

cumps,

 

Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois é isso que eu vou montar na horta que tou a

montar , com isso consigo matar dois coelhos duma vez , crio fedders e tiro legumes

para casa , no outro dia vi tilapias á venda num supermercado para consumo humano,eu fiz uma moldura

em cimento e vai ser colado só no cimento, o silicone é só para fazer de vedante, vai ser a pressão que segura o vidro

á parede .

algum sabe se as bromelias e orquidias conseguem aguentar temperaturas de 35C no verão mas com muita humidade

zix

----------

 

vivendo aprender

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.