O meu primeiro aqua de CA's


wassuuup

Recommended Posts

Ois tass :D

 

Bem pessoal dos africanos tudo bem.

Sinto como se focemos vizinhos há montes de anos mas sem nunca falar hehehe :D

 

Pois é já cá ando á upa upa mas nunca tive assim um interesse muito grande pelos CA's. O não poder ter plantas foi logo de enicio uma limitação muito grande que eu não queria, daí nunca ter tido muito interesse nos CA's.

 

Bom agora queria ver se alterava isso. No então não faço a minima ideia do que é que é preciso para tal.

 

Já estive a ler umas coisas e acho que já foi por terra ésta minha ideia. Só a nivel de filtragem é de doidos. Pelo que eu li é preciso 6 vezes o volume do aqua em filtragem. Isso implicaria a compra de um super filtro que não tenho guito agora.

 

Enfim mesmo pensando eu que a coisa já está condenáda, vou aqui pedir a voça openião a ver o que é que seria preciso para por isto a andar.

 

Ora bem eu tenho um aqua de 450L com dois filtros ehein, um de 1000l e outro de 450l. Se bem que o de 450l anda a fazer barulho a mais, mesmo estando limpo, aquilo não deve durar muito mais tempo(digo eu).

 

Tenho troncos que já sei que têm de sair, tenho turfa no filtro que tambem tem de sair. Agora o meu areão é aquele normal de 3 a 4mm, tenho de o trocar por um outro que seja calcário certo????

A nivel de pedras eu arranjo facilmente mas são xisto, que trago da serra da estrela. Não sei se dá?

 

A nivel de peixes, já estive a ver umas imagens mas realmente não sei quais os melhores, apenas sei ver os que gosto mais a nivel de cores.

 

Eu queria peixes pequenos, nada de 15cm ou mais. Gosto muito de uns todos amarelos e pequenos mas não sei se não são muito agrecivos. Estive a ver um site com o nome e imagem dos bichos e tirei alguns que queria que me disessem se sim ou soupas:

Nome: Pseudotropheus demasoni

Nome: Pseudotropheus zebra

Nome: Pseudotropheus sp. "Msobo"

Nome: Neolamprologus leleupi

 

Básicamente quero ter um aqua que não me dê muito trabalho, tirando a alimentação mais especifica que eles precisam e das trocas de água mais regulares, ser uma coisa que é só deitar comer e ver os gajos todos contentes. O tempo já começa a ser cada vez menos e queria ver se conceguia ter assim uns peixes novos e diferentes. Não me importo de ter 2 ou 3 espécies só no aqua e ter um monte deles.

 

Aqui fica uma foto do meu aqua para terem uma ideia do que estou a falar.

 

Aqua.jpg

 

 

Agradeço desde já a vossa ajuda :D

 

Portem-se

 

banana rock

 

wassuuup

Editado por wassuuup
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Em primeiro lugar bem vindo ao mundo dos CA's.

Ora vejamos:

Tens aquario e litragem para qualquer coisa :D

E possivel ter algumas plantas com esses meninos, nomeadamente, valisnerias, feto de java, anubias, apesar de não serem do seu biotopo banana rock

Relativamente a filtragem, ai esta ja um pequeno problema, uma vez que os CA's sujam muito e logo e necessario uma boa filtragem, podendo ser com dois filtros (2 externos ou 1externo e 1 interno) sendo que um deles poderia funcionar como filtragem biologica e o outro filtragem mecanica. Contudo aconselho, 5x o volume do aquario por hora.

Rochas, podem ser mesmo umas quaisquer desde que não tenha arestas vivas, para os peixes não se ferirem.

Quanto ao areão, e preferivel areia da praia ou mesmo da maxmat que serve perfeitamente e não é necessário ser calcaria.

E é possivel teres os troncos no aquario, agora a turfa e que não, uma vez que os CA´s são de aguas duras e alcalinas.

Quanto as especies que escolheste ou que gostaste, apenas um reparo os 3 primeiros são mbunas (Malawi) e o 4 é tanga (Tanganyka), logo aconselho a não misturar especies de lagos diferentes, isto para não sermos nos a escolher o teu aquario :D

Faz uma pesquisa sobre Mbunas e Tangas e depois escolhe os que mais gostas, mas apenas de um lago :D

O resto das duvidas e esclarecimentos vem depois banana rock

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois tass :oops:

 

Nelson obrigado pela ajuda.

 

Já comprei um fluval FX5, o que já faz 3500L/H o que já dá 7.7x a mais de volume por isso penso que já está bom. Ainda posso deixar o filtro da ehein o de 1000l e aquilo já fica upa upa penso eu de quê.

 

No que diz respeito á areia, vou buscar a uma prai do oeste, uma areia incrivelmente fininha e branca. Na praia do bombaral não sei se alguem conhece. Mas aquilo é mesmo ultra fino, parece farinha.

 

(Que acham da areia???)

 

Quanto a peixes é que eu realmente ainda estou mesmo muito maçarico nisto e não sei bem o que posso ou não colocar. Já escolhi um lago e vai ser o Malawi, pareceu-me ser o que tem mais cores. Atenção, eu disse pareceu-me hehe 8)

 

 

Isto ainda tenho de me desfazer dos peixes que ainda tenho, ir ainda buscar a areia, por isso ainda vai levar umas semaninhas. Mas depois no que diz respeito aos peixes estou mesmo a contar com voces. Inclusivé para ofertas hehe surprised

 

Portem-se

 

:unsure:

 

wassuuup

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Tens volume (não avancaste a frente desse aqua, mas para 450 deve ser maior ou igua a 1.20m).

Tens filtragem (já asseguraste a circulação de 5x o volume)

 

A areia de praia (desde que bem lavada) serve perfeitamente para substracto e vai ajudar a manter o pH alto.

Podes também colocar rocha calcária para para ajudar à dureza e pH.

 

Nas plantas, basicamente só valisnérias e anúbias resultam (o grupo de Mbunas do Malawi é nas sua maioria herbívoro).

Os troncos são de evitar (excepto se tiveres um pH blindado) e turfa nem pensar.

 

Quanto à lista de peixes, eu diria que nessa litragem tens espaço para mais (tipicamente 7 a 8 espécies Mbunas, ou 6 Mbunas e 2 Haps, dependendo dos rácios M/F e da agressividade das mesmas).

 

Mbunas são os peixes de rochas, maioriatárimanete herbívoros, com bastante carácter na média dos 11cms de comprimento.

Haplochromis são peixes de águas abertas, maioriatárimanete carnívoros, e com dimensões bem variadas e superiores a 11cms.

 

Tens ainda os Aulonocaras (peacocks), que são geralmente uns pacholas.

Nestes há grande risco de hibridização entre espécies, são extremamente coloridos e os machos não precisam da presença de fêmeas para exibir as suas cores.

Pelo seu comportamento pacífico não é hábito mantê-los com Mbunas (assim mesmo, depende sempre da litragem do aquário).

 

Nos Mbunas é conveniente ter mais de uma fêmea por cada machos, para diluir a agressividade e por forma ao macho exibir as suas belas cores.

 

Se misturares Mbunas com Haps, deves ter cuidado com a alimentação pois são grupos com hábitos alimentares diferentes, e o fornecimento de proteina aos Mbunas em concentrações elevadas é geralmente fatal (Malawi Bloat).

 

Neolamprologus leleupi num Malawi é que não, são do lago ao lado (Tanganyka).

 

Quando identificares um peixe (sobretudo no Malawi) é importante especificar a população (Thumbi West, Nhkata Bay, ...) pois esta também diferencia os peixes.

 

Na escolha deves ter em atenção a agressividade da espécie, o risco de hibridização (alto em aquário de Malawi) e o equilibrio de coloração (evitando a predominância de um cor).

 

Força com o projecto!

 

Cumps.

Daniel Santos (aka MakoShark2).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A areia calcária ajudaria mas não seria, em princípio, suficiente para teres CAs "contentes", nomeadamente tanganyikas. A maior parte da rapaziada, segundo creio, utiliza um buffer para subir o PH e GH.

 

Da última vez que verifiquei o Bombarral ainda ficava a uns kms do mar :rolleyes: que praia é essa a que fazes referência?

Abraço,

NCR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois tass :P

 

Brigadão pela ajuda que me têm dado.

 

No que diz respeito ás medidas do aqua é 150x50x60 cm ;)

 

Eu disse Bombarral porque o pessoal que conheço que usa essa praia até quando eu lá estive é daí mas a praia é a de Peniche tem uma areia muito fininha e branca e é mesmo de praia marinha por isso deve dar para subir o ph á vontade, digo eu de quê. Mas também já tenho 4 sacos de coral no filtro por isso deve estar sempre a subir ou pelo menos sempre estável na sei, ainda tenho de o montar para ver depois os parâmetros já estabilizados como ficam.

 

No que diz respeito a peixes, tenho andado aqui a ler material atrás de material e é como se estivesse a começar agora hehe :D Uns 10 anos ou mais com peixes e parece que estou no inicio novamente. É tão bom :D hehe

 

Bom estive a ler e tal e pareceu-me que os do Malawi são os terrores entre os CA's se bem que não faz sentido a quem vê os peixes sem saber nada daquilo. Os malawi em termos de aspectos com aquela cabeça parecem muito mais pachorrentos do que os outros que têm um ar mais feroz, parece que são feitos para velocidade tipo F16 ou assim hehe :D

 

Estive a ver umas coisas sobre híbridos e tal e fiquei preocupado pois não quero nada disso no meu aqua. Pelo que li não percebi bem se era só umas espécies especificas que faziam isso ou se tem a ver com as cores, tipo se forem todos azuis, eles cruzam todos entre eles, qualquer coisa deste género, não percebi.

A nível de criação é sempre preciso ou pelo menos recomendável retirar depois a fêmea com os ovos na boca para outro aqua mais pequeno até ela os largar ou deixando a coisa ao natural eles também se amanham no aqua grande?

 

 

Bem estive a ver umas espécies e queria a vossa opinião relativamente aos ditos que estou mesmo á nora com isto. Estou também com receio que esteja a colocar isto tudo muito azul e não se perceba depois como também já li.

 

-Pseudotropheus demasoni

-Pseudotropheus zebra

-Pseudotropheus sp. "Msobo"

-Pseudotropheus saulosi

-Melanochromis cyaneorhabdos

-Pseudotropheus elongatus

 

-Hemichromis bimaculatus

Este não sei de que lago é mas é lindo também, se bem que sei que o macho só fica com aquelas cores quando está a criar. Mas já agora o que acham, dá para ter este também ?????

 

-Neolamprologus leleupi

Este outro sei que é de outro lago o Tanganyika, mas é tão lindo, amarelinho lindo lindo. E pelo que li também, é um peixe mais dócil no que diz respeito a CA's em geral né, e que é facil de criar e tudo. Agora não sei se ás tantas por ser mais dócil não vai ser esse o problema depois com os outros do Malawi, estou também à espera da vossa sabedoria :D

 

Basicamente as minhas preocupações têm a ver com nenhum dos peixes levar tanto nas orelhas que morra, ter peixes bonitos que tenham cores de preferência todo o ano e não só quando estiverem em período de acasalamento como o Hemichromis bimaculatus (se bem que esse também é lindo :D), nada de possibilidade de híbridos, e ter um aqua com o máximo de cores possíveis que não fique muito escuro por terem praticamente todos a mesma coloração.

 

Certamente mais preocupações apareceram hehe mas isso vem com o tempo, tudo o que me poderem avisar e ensinar estou aqui para aprender :D

 

A nível de comida vi que eles são mais do género de vacas do que comer ali o belo do bife. Para isso vi também receitas caseiras que se podem fazer, do tipo cozer ervilhas e cenoura triturar tudo ligeiramente, passar por água e está comida para eles. Isto está correcto??? há outras receitas ???? Depois essa pode ser a alimentação base deles, alterando 1x por semana por exemplo com algumas congeladas, artémia, larga vermelha e tendo vivas as lagartas dos tenébrios de amendoim por exemplo??

 

Bom estou em pulgas com isto, tenho umas quatro frequências ainda para fazer por isso ainda não posso ir buscar a areia mas deste fds a 8 em principio dou lá um salto, ainda tenho de arranjar pedras grandes para o aqua, e aumentar os furos das tampas de vidro que os tubos do fluval não cabem ali. Enfim mais duas semaninhas :D

 

Bom espero pelas vossas pérolas de sabedoria ao pessoal que domina isto :D

 

Portem-se

 

:)

 

wassuuup

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Como não estou muito à vontade para te esclarecer sobre os Malawi deixa-me só dizer duas coisas:

 

- Os leleupi nada têm de dóceis, muito até pelo contrário. Podem ser bem chatos e perigosos para outros peixes assim que começam a reproduzir;

 

- Como alguém já disse em cima, não mistures os dois Lagos pois não vais ter a possibilidade de ver os comportamtos naturais de cada peixe uma vez que terão por companhia peixes com comportamentos que não conhecem.

 

abraços

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois tass banana rock

 

João brigado pela ajuda já retirei da minha lista o eleupi.

 

Para variar estive a ler mais material e já vi que se deve colocar esférovite no fundo, as pedras por cima e só depois a areia. Já vi tambem que convem ter uns 5cm de areia. Vi no entanto falarem de uma rede de plastico que se coloca entre o esférovite e as pedras mas não percebi para quê, qual será o objectivo?

 

Bem penso que a nivel de material já estou descançado, tenho filtragem sufeciente, já sei onde ir buscar a areia e as pedras.

 

Agora a nivel dos peixes é que me sinto mesmo perdido, estou a achar que os meus peixes estão todos muito parecidos e voces não me estão a dizer que peixes usar :P

 

Bem procuro ciclideos na net mas ás tantas não sei de que lágo são, se posso ou não ter. Um site que tinha o nome e as fotos, a nivel do malawi, era muito limitádo para um lago que tem mais peixes que o mundo inteiro quaze.

Outra coisa é onde é que se arranja bons peixes depois, quais as espécies que vou de facto conceguir arranjar nas lojas. Já li aqui histórias no forum sobre pessoal que vai ás lojas e que quando chega a casa vem aqui e descobre que não pode ter aqueles peixes e pelo que já me apercebi, isto é tudo peixinhos a tirar para o carito.

 

Vá pessoal entendido, se tivessem um aqua de 150x50x60, a nivel de filtragem a coisa bem resolvida, quais seriam as espécies que colocavam?????????

Sabendo á partida todos os problemas a nivel de agrecevidade, hibridos, quantidade de peixes que voces já sabem pela voça esperiencia.

 

Agradeço a voça ajuda :D

 

EDIT: Outra coisa, ainda não percebi o que são as mbuna's. São todos os peixes do lago malawi ou são uma especie á parte dentro do lago?

 

Portem-se

 

;)

 

wassuuup

Editado por wassuuup
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

A rede sobre a esferovite serve para criar atrito para as pedras que irás colocar no fundo.

 

Os mbunas são conhecidos por serem escavadores natos e é frequente rearranjarem o layout ao gosto deles, por isso é importante assegurares que as construções de rocha estão completamente seguras.

 

Assim, a placa de esferovite (2cm chegam) vai proteger o vidro do fundo, a rede criar atrito para as pedras, e só depois de teres isso tudo no fundo é que deves encher com areia. Aconselho-te a fazer umas tentativas de layout fora do aqua, é bem mais simples de alterar do que lá dentro.

 

Quanto a peixes, podes seguir a conjugação de duas regras na tua selecção (ainda que não seja preciso levá-las à letra).

 

1. coloração machos e fêmeas distintas (evitando machos/fêmeas de espécies diferentes com a mesma coloração)

2. escolha de espécies distintas (iodotropheus, metriaclima, pseudotropheus, labetropheus, labidochromis, etc...)

 

É claro que nos pseudotropheus podes escolher duas ou mais espécies desde que assegures a regra 1.

 

Um conselho que deixo também é evitares as espécies mais agressivas (melanochromis, pseudos elongatus, algumas cynotilápias, e outras) e ficares pelas mais pacíficas, à medida que ganhares experiência podes sempre trocar uma espécie um inserir outra.

 

Os Mbunas (que se traduz em "peixe de rocha") são um grupo de peixes do lago Malawi, composto por várias espécies e habitam a zona rochosa do lago.

 

TODOS eles (Mbunas, Haplochromis e Aulonocaras) são do lago Malawi.

 

Dá uma vista de olhos a este site, tens uma lista de perfís bastante extensa e alguns artigos de valor que te aconselho a leres:

 

http://www.cichlid-forum.com/

 

Outro forum pt de boa referência em ciclídeos africanos:

 

http://www.ciclideos.com

 

Cumps.

Daniel Santos (aka MakoShark2).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois tass :P

 

MakoShark2 obrigado pelas dicas love you

 

Já estou a começar a montar o aqua mesmo com os peixes e as plantas ainda no aqua, sempre dá para o filtro ir ganhando bactérias. Já tirei a turfa, e montei hoje o Fluval FX5.

Minha nossa senhora aquilo parece sei lá o quê, parecem uns rápidos aqui no aqua que lindo, tem força pa xuxu :blush:

Vou deixar o FX5 e o Ehein 2217. Um total de 4500 l/h que faz 10x.

 

Ando aqui a ver os peixes e a ficar cada vez mais maravilhado com o raio dos ciclideos dasss. Não sei mesmo quais é que hei-de ter. Estou a tentar escolher peixes cujo os conjugues não sejam parecidos e não ter muitos da mesmo espécie.

 

Queria saber entretanto se dáva para ter danios zebras, coridóras e um outro limpa fundos que não sei o nome mas é tipo pleco mas não passa dos 6cm.

 

Aqui fica a foto do tal tipo pleco:

pleco.jpg

Pleco01.jpg

 

É que estes custaram 25€ cada um.

 

Em prencipio já devo ter as pedras este fds. Os meus pais vão á terra e siga com os calhaus.

 

Se alguem se lembrar assim de uns quantos peixes bonitos que dê para ter aqui não se acanhem e digam que eu continuo á nora :D

 

Portem-se

 

banana rock

 

wassuuup

Editado por wassuuup
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A corrente é boa para os Mbunas, eles gostam de uma correntezinha no aqua, mas qb.

 

Os danios, corys e plecos não suportam os pH e durezas do Malawi, acrescido ao facto de conviverem com o carácter agressivo dos Mbunas, teriam uma vida miserável.

 

Para limpezas, nada melhor que ancistrus com parâmetro próximos do lago (pH > 8 e gH > 10), e podes também colocar um synodontis africano (no meu aqua tenho um ancistrus e um synodontis multipunctatus do tanganyka).

 

Em termos de espécies deixo aqui algumas das mais pacíficas e bem bonitas.

 

pseudotropheus acei de qualquer população (fica grande, é lindíssimo, pouco territorial a puxar para o comportamento tipo cardume)

iodotropheus sprengarae (uns pacholas, com cor avermelhada bastante invulgar nos Mbunas)

labidochromis caeruleus de qualquer população (os amarelos são bem bonitos e muito frequentes nas lojas e criadores)

 

Cumps.

Daniel Santos (aka MakoShark2).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

quanto às corydoras e aos danios n da mesmo , agora esses plecos , em principio dão-se , mas cada caso é um caso , eu a ti , esperimentava os , se desse para o torto vendia-os , mas pelo menos tentava e fazia claro uma supervisao nos primeiros dias

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois tass ;)

 

Epá como estou a contar em comprar os peixes ainda pequenos, vou lá deixar o tipo pleco a ver no que dá.

 

Estive entretanto a ler mais umas coisas, parece que não faço mais nada agora se não ler hehe :D

 

Estou agora meio dividido sobre o que é que vou dar aos peixes para comer. Será que dáva para me dizerem umas comidas comercias especificas para estes gajos e tambem uma ou duas receitas caseiras que possa fazer para melhorar a vida dos rapazes?

 

Em prencipio este fds fico com a areia e as pedras, em prencipio vamos lá ver :D

 

No que diz respeito aos peixes heheh tou feito ao bife, bem ando a tentar seguir as indicações que já me disseram mas é muito dificil, pois cada peixe que vejo novo, tambem o quero ter hehe :D

Em prencipio vou querer Labidochromis caeruleus "Electric Yellow" mas tanto o macho como a fêmea são amarelos, o que é chato porque depois á outros casais que ele é azul e éla é a marela, tipo os Pseudotropheus zebra e depois é capaz de haver hibridos e tal. Depois ás tantas montes deles são pó azulado. Depois não sei se dá tambem para ter peixes dos rios tipo o Hemichromis bimaculatus. Enfim é só duvidas e incertezas hehe :D

 

Portem-se

 

:sad2:

 

wassuuup

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nas rações comerciais para ciclídeos de dieta maioritariamente herbívora tens várias à tua escolha.

 

Nas melhores tens, dainichi (gama veggie) e hikari (gama excel).

Nas boas tens, sera granugreen (granulado) e sera flora (flocos).

 

Como já deves saber, a maioria dos mbunas são herbívoros e por isso a componente vegetal é essencial na sua dieta, nomeadamente para evitar problemas disgestivos que possam conduzir a infecções e mais tarde o temido malawi bloat, fatal, quando não tratado a tempo.

 

Uma vez que nem todos os mbunas são herbívoros (alguns são omnívoros) podes lhes dar artémia ou krill de tempos a tempos.

 

Nos Haps, é o contrário a maioria a carnívoro.

 

Manter os dois requer um cuidado especial na alimentação para satisfazer ambos os grupos em termos de necessidades nutritivas.

 

Podes também fazer papa caseira, há por aí uma série de receitas adequadas com base vegetal.

 

Eu acho que o truque está em variar e sobretudo na comida de qualidade.

Os meus apenas comem uma vez ao dia (sem intervalos na semana), mas vario sempre entre as rações descritas acima.

 

A quem mantenha jóias (Hemichromis bimaculatus) com Mbunas, mas estes são de biótopo diferente (rios africanos).

 

Eu pessoalmente não misturava, tens tanta diversidade de cores no lago que não me parece que os jóias sejam necessários e tragam valor acrescentado.

 

Cumps.

Daniel Santos (aka MakoShark2).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois tass :D

 

Epá cum canudo, acabei de comprar uma powerhead aquaclean 70, que faz 1514l/h. Eu espero mesmo sinceramente que os ciclideos precisem mesmo disto tudo porque esta treta faz aqui um turbilhão que minha nossa.

Estive a fazer as contas e isto está com 6000l/h em filtragem. Eu sei que vocês têm dito que é preciso e tal mas caramba isto ás tantas é demais não?

 

Enfim tive de a parar porque os peixes que ainda cá tenho na gostam disto assim ehhe :D Cardinais, barbo cereja, tricogasters, coridoras, zebras e mais uns quantos hehe :D

 

Estive já hoje a falar com o bacano na loja sobre os peixes que lá tinha e eram todas malawi. Ele disse que tinha apenas um do tanga mas que já o tinha á coisa de 2 anos porque ninguém lhe tocava.

 

No que diz respeito a areia e ás pedras é outra aventura.

Ffui buscar a areia ao baleal de noite e a chover hehehe e eu sou de Lisboa. Tudo isto porque a areia é de facto muito fininha e é incrivelmente branca. Só que ololol só é branca quando está seca, quando está molhada é castanha como é normal oloolollo.

 

Enfim kilos e kilos de areia, arrastar aquilo pela praia fora passo a passo porque não podia com aquilo, de noite e a chover. Foi giro olol.

 

As pedras foi outro castigo, pedi aos meus pais que mas trouxessem da serra da estrela já que foram lá este fds e não é que se deixaram entusiasmar.

 

Este fds dei conta das minhas costas a cartar 700 mil kilos para o segundo andar lool :D

 

Lavar a areia numa banheira é outra aventura ollolo

 

Enfim isto até é capaz de ficar giro depois :D

 

Vou ter frequências agora até á próxima semana pelo que não devo poder dar continuação a isto mas assim que tiver novidades meto aqui as fotos :D

 

 

Portem-se

 

banana rock

 

wassuuup

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este fds dei conta das minhas costas a cartar 700 mil kilos para o segundo andar lool :P

 

700 mil quilos só mesmo numa pedreira!!! Bom, só uma pequena abordagem em relação à power-head que adquiriste:

 

tens um FX5, certo? Para que queres uma power-head de 1500l/h???? Só se for para veres os teus peixes a serem lançados contra as paredes do aquário!

 

Para terminar peço o favor de respeitarem as regras deste fórum, ou seja: Escrevam em bom português! Não queremos por aqui nada de "k", "na", "tass", "fds"... E já agora as construções gramaticais também são importantes, caso contrário temos de reler as mensagens duas ou três vezes para conseguirmos perceber, ok?

 

 

Um abraço e boa sorte para esse projecto!

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais