Ligacão pl-c


Recommended Posts

Boas, estou a construir uma calha para um nano e deparei-me com um problema: As ligações entre as lampadas, casquilhos e condensadores .....

Aqui fica a imagem do balastro (esquerda), lampada (direita)

http://s254.photobucket.com/albums/hh96/Sh...nt=DSCF0255.jpg

e aqui fica uma coisa (acho que é um condensador) mas nao tenho a certeza:

condensador?

Agradecia uma ajudinha.......

Camuflagemcopy.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Experimenta retirar uma foto de cima... ou seja, da armadura do balastro.

 

O que define a ligação a ser feita é o balastro, e não o tipo de lâmpada. Mas como as lâmpadas PLC somente têm 2 pinos (se fôr o caso, há-as com 4), arrisco-me a dizer que tens de ligar um de cada contacto às saídas do balastro.

 

Apesar de veres 4 furos, na realidade eles correspondem aos mesmos contactos, 2 a 2.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Experimenta retirar uma foto de cima... ou seja, da armadura do balastro.

 

O que define a ligação a ser feita é o balastro, e não o tipo de lâmpada. Mas como as lâmpadas PLC somente têm 2 pinos (se fôr o caso, há-as com 4), arrisco-me a dizer que tens de ligar um de cada contacto às saídas do balastro.

 

Apesar de veres 4 furos, na realidade eles correspondem aos mesmos contactos, 2 a 2.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Boas, é verdade, tem 2 pinos...Então basicamente é como se estivesse a ligar uma t5 sem arrancador, certo? Mais uma coisa aquele suposto condensador serve para.....? É desnecessario?

Obrigado pela resposta.

Camuflagemcopy.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Então basicamente é como se estivesse a ligar uma t5 sem arrancador, certo?

Sim... até porque as T5 nunca são acessas com arrancadores... (tanto quanto saiba).

 

Mais uma coisa aquele suposto condensador serve para.....? É desnecessario?

Aqui não te sei dar 100% de certeza, até porque eu pouco ou nada percebo de electrónica/electricidade. Tanto quanto sei, serve para impedir picos de corrente nos 220V AC, e/ou para facilitar a ionizar o gás dentro da lâmpada. Sei que essas montagens também funcionam sem esses condensadores (??), mas mal também não fazem, por isso podes deixá-lo estar aí.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Olá.

Sim... até porque as T5 nunca são acessas com arrancadores... (tanto quanto saiba).

Aqui não te sei dar 100% de certeza, até porque eu pouco ou nada percebo de electrónica/electricidade. Tanto quanto sei, serve para impedir picos de corrente nos 220V AC, e/ou para facilitar a ionizar o gás dentro da lâmpada. Sei que essas montagens também funcionam sem esses condensadores (??), mas mal também não fazem, por isso podes deixá-lo estar aí.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Boas, tens toda a razão são as T8 que necessitam arrancador e não as T5. Quanto ao condensador estive a ver e diz que a voltagem que saí é de 400V-450V, não sei porque? Podias explicar isso ....

Brigado pela atenção.

Camuflagemcopy.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

André, nãi ligues assim. Vê se percebes. Um fio de alimentação de sai do cabo da ficha liga directamente a lampada (é o azul), o outro fio liga ao balastro e sai do balastro e liga a lamapda. O condensador serve para rectificar a corrente electrica á saida dos 220V mas sequiseres nao ligues.

Cumprimentos

 

Alexandre Montenegro

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

De que tipo balastro estas para montar electrónico ou dito normal é que as imagens são pouco elucidativas, pelo que vejo tens a entrada N e L e ao centro ligação fio de terra e duas saídas cada uma com dois furos para ligar aos fios do casquilho da lâmpada

 

André, nãi ligues assim. Vê se percebes. Um fio de alimentação de sai do cabo da ficha liga directamente a lampada (é o azul), o outro fio liga ao balastro e sai do balastro e liga a lamapda. O condensador serve para rectificar a corrente electrica á saida dos 220V mas sequiseres nao ligues.

discordo condensadores não rectificam, não passa de corrente alternada para corrente contínua serve para estabilizar os picos de corrente

cumps

Editado por FACS
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.