Aquisição de balança de precisão para plantado


Recommended Posts

Olá!

 

Com o objectivo de começar a fertilizar, pretendo adquirir uma balança de precisão para pesar os vários nutrientes.

Pergunta a quem faz o mesmo: É necessário uma balança com precisão de décimas de grama ou precisão de 1 grama chega? Onde comprar a mesma desenbolsando o menos possivel?

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Com o objectivo de começar a fertilizar, pretendo adquirir uma balança de precisão para pesar os vários nutrientes.

Pergunta a quem faz o mesmo: É necessário uma balança com precisão de décimas de grama ou precisão de 1 grama chega? Onde comprar a mesma desenbolsando o menos possivel?

 

Obrigado!

 

Como se costuma dizer, quanto maior a precisão melhor os resultados. Eu vou comprar uma, com décimas..mas acredito que a precisão de 1 grama chegue, mas lá está..é menos precisa..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Com o objectivo de começar a fertilizar, pretendo adquirir uma balança de precisão para pesar os vários nutrientes.

Pergunta a quem faz o mesmo: É necessário uma balança com precisão de décimas de grama ou precisão de 1 grama chega? Onde comprar a mesma desenbolsando o menos possivel?

 

Obrigado!

 

À grama chega, menos que aquela da worten é dificil

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Pessoal... depende da concentração e quantidade de fertilizante que querem fazer... por isso não digam que a precisão de 1 grama chega e sobra :puppydogeyes:

 

Se eu quiser pesar 5,6 gramas de KH2PO4, o que é que peso? Ah pois é...

 

Sem contar, que com essa precisão, ao ver no display '5 g', posso estar a pesar qualquer coisa entre 4.5 a 5.4 g... ou seja, um erro de 1 grama em 5,6 é quase 20%.

 

Por isso, e mais uma vez, a balança é boa se quiserem pesar coisas para cima de 40 gramas.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Pessoal... depende da concentração e quantidade de fertilizante que querem fazer... por isso não digam que a precisão de 1 grama chega e sobra banana rock

 

Se eu quiser pesar 5,6 gramas de KH2PO4, o que é que peso? Ah pois é...

 

Sem contar, que com essa precisão, ao ver no display '5 g', posso estar a pesar qualquer coisa entre 4.5 a 5.4 g... ou seja, um erro de 1 grama em 5,6 é quase 20%.

 

Por isso, e mais uma vez, a balança é boa se quiserem pesar coisas para cima de 40 gramas.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

 

Pergunta inocente: Sendo que já vi por aí métodos de fertilização que pareceu-me basearem-se na (im)precisa medida "colherada", será que essa margem de erro de 20% pode ter efeitos assim tão desestabilizadores no equilibrio entre os vários macros?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Não sei... diz-me tu. Imagina que nem tens testes para confirmar se o fertilizante que fizeste está bem preparado?

 

20% ao fim de uma semana, todos os dias, sem TPA's dá um erro de 140% acima do que é esperado banana rock

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Não sei... diz-me tu. Imagina que nem tens testes para confirmar se o fertilizante que fizeste está bem preparado?

 

20% ao fim de uma semana, todos os dias, sem TPA's dá um erro de 140% acima do que é esperado :)

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Agora vou-me aventurar a "discordar" ligeiramente do Luís... ;) - apenas da forma como ele está a apresentar a coisa, embora tenha razão no que diz.

 

Luís, eu acho que estás a funcionar na pior das hipóteses... eu só venho apresentar aqui a hipótese mais "soft".

 

Muitas das vezes falam-se em intervalos: por exemplo (manter NO3 entre 10 e 15 ppm). Ora só isto são 50% a mais entre os 10 e os 15.

Por outro lado, são referências, que dependem do consumo do aquário, que por sua vez depende de n factores, até da poda que se fez, etc... ou seja, um aquário pode consumir 9 hoje, 10 amanhã, 11 depois... já temos aqui outra variação de cerca de 20%. (tenho aprendido isto contigo e com outros, neste campo sou quase ignorante)

 

No meio de tanta incerteza, ainda vêm as impurezas dos reagentes, que eu não acredito serem pro-análise... comerciais, vá lá...

 

Por outro lado, o pessoal em vez de pesar 5 g "da coisa" para preparar 50 mL (isto é só um exemplo), que pese logo 50g para preparar 500 mL, que assim já reduz (10X) a influência do erro da pesagem.

 

Não assustes tanto o pessoal, que qualquer dia estão a comprar balanças analiticas :smile2:

 

A ideia é preparar maiores quantidades para reduzir o erro, foi isto que o Luís não chegou a dizer. (como eu sei que ele sabe, presumo que também não chegou a dizer porque tem acções das 5 maiores empresas de balanças semi-analíticas. LOL)

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Agora vou-me aventurar a "discordar" ligeiramente do Luís... icon_wink.gif - apenas da forma como ele está a apresentar a coisa, embora tenha razão no que diz.

Estás à vontade... ;)

 

Luís, eu acho que estás a funcionar na pior das hipóteses... eu só venho apresentar aqui a hipótese mais "soft"

Hmm... será? Já lá vamos :smile2:

 

Muitas das vezes falam-se em intervalos: por exemplo (manter NO3 entre 10 e 15 ppm). Ora só isto são 50% a mais entre os 10 e os 15.

Por outro lado, são referências, que dependem do consumo do aquário, que por sua vez depende de n factores, até da poda que se fez, etc... ou seja, um aquário pode consumir 9 hoje, 10 amanhã, 11 depois... já temos aqui outra variação de cerca de 20%. (tenho aprendido isto contigo e com outros, neste campo sou quase ignorante)

Tens toda a razão AGA... mas olha bem para o exemplo que eu dei. O problema, a meu ver não é ser uma fertilização esporádica. É sim fertilizares todos os dias (sim, há malucos que o fazem, como eu) em cada dia teres um erro por excesso ou defeito... e não estares a controlar esse erro. Até podes dizer, e se calhar com razão, que a maior parte das pessoas que fertiliza com DIY controla os PO4 e NO3 com os testes... mas face a isto eu contra-argumento, o que não falta são exemplos aqui no Fórum de pessoal que fertiliza com Macros DIY e nem controla os NO3 e PO4 (basta leres uns quantos tópicos do PLANTAS).

 

No meio de tanta incerteza, ainda vêm as impurezas dos reagentes, que eu não acredito serem pro-análise... comerciais, vá lá...

Continuo a dar-te razão... eu por acaso uso sais com purezas superiores a 99%, e 'livres' daqueles inorgânicos mais chatos, entenda-se metais pesados entre outros.

 

Por outro lado, o pessoal em vez de pesar 5 g "da coisa" para preparar 50 mL (isto é só um exemplo), que pese logo 50g para preparar 500 mL, que assim já reduz (10X) a influência do erro da pesagem.

Eis que chegamos à parte do 'Já lá vamos' :shock: Eu tenho de pesar 5,6 gramas de KH2PO4 para fazer um litro de solução para o meu aquário intermédio (37,5 litros). Ou seja, não me vais obrigar a pesar 28 gramas (o erro já é desprezável) para fazer 5 litros de solução, pois não? :)

 

Não assustes tanto o pessoal, que qualquer dia estão a comprar balanças analiticas

Só lhes faz é bem... e eu preciso de ganhar dinheiro :P

 

A ideia é preparar maiores quantidades para reduzir o erro, foi isto que o Luís não chegou a dizer.

Certíssimo... mas é por isso também que eu digo que não vale a pena fazer fertilizantes de Micro-nutrientes. Para obterem massas 'pesáveis' facilmente, teriam de fazer uns bons litros de fertilizante (50 ou mais).

Só discordo aqui contigo, pois tal como eu já disse em cima: "depende da concentração e quantidade de fertilizante que querem fazer".

É verdade, eu posso fazer 5 litros e pesar algo mais fácil, ou posso fazer um fertilizante 5 vezes mais concentrado (depois tinha de fertilizar à gota... :P). Mas e se eu não quiser isso? Felizmente, eu tenho acesso a balanças analíticas na faculdade e basicamente posso fazer fertilizantes como eu quero...

 

(como eu sei que ele sabe, presumo que também não chegou a dizer porque tem acções das 5 maiores empresas de balanças semi-analíticas. LOL)

Quais acções...? CEO mas é... :cool2:

 

Abraço.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

(...)

É verdade, eu posso fazer 5 litros e pesar algo mais fácil, ou posso fazer um fertilizante 5 vezes mais concentrado (depois tinha de fertilizar à gota... :)). Mas e se eu não quiser isso? Felizmente, eu tenho acesso a balanças analíticas na faculdade e basicamente posso fazer fertilizantes como eu quero...

(...)

 

Boas!

 

Afinal isto não deu "raspanete", discussão, nem nada disso... e eu que ando a ver se consigo provar que "abusas do poder" como já vi alegar por aí... :smile2:

 

Assim a informação está mais abrangente, acho que agora com estes posts que fizémos o "pessoal" menos habituado a estas coisas das balanças e medições pode adaptar as suas necessidades às possibilidades que têm relativamente à pesagem, ou seja: ou produzem mais, ou concentram mais (e fertilizam à gota ou usam uma seringa pequena) ou etc... também depende do aquário...

 

No fundo não há propriamente discordância... cada caso é um caso!

 

Abraço

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabei por comprar a balança da Worten com precisão de 1g. ( 8 Euros é dificil de bater!)

 

Tenho os testes de Fosfatos e Nitratos e pretendo fazer esse controle de u ma forma apertada no inicio, até saber "ler" o aspecto das plantas e os seus consumos consoante as variadas situações.

 

Muito obrigado ao Luis e ao AGA, penso que os dois pontos de vista foram absolutamente essenciais para que me apercebesse melhor do que está em jogo (nem tanto ao mar nem tanto à terra)!

 

:morning:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.