O meu nano reef de 45l


$Costa$

Recommended Posts

Boas a todos

Ainda sou enexpriente no que diz respeito a salgados, mas apesar das pesquizas que já efectuei, ainda não sei como saber os centímetros de peixe e invertebrados que posso ter num aqua. Tenho um de 45l, está vazio e quero apostar nos salgados.

vou comprar o material todo para o aqua e só depois os peixes.Já me estive a informar sobre os salgados e acho que vale a pena, mas mais informação é sempre bem vinda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Mete ai as medidas do aquario e menciona o material que estas a pensar comprar. Se entretanto puderes adquirir um aquario maior, tipo..... um 80x 30x40, esse pequeno poderia servir de sump, e terias maior margem de manobra.

Abraco,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Mete ai as medidas do aquario e menciona o material que estas a pensar comprar. Se entretanto puderes adquirir um aquario maior, tipo..... um 80x 30x40, esse pequeno poderia servir de sump, e terias maior margem de manobra.

Abraco,

Paulo

 

Boas

Obrigado pelos conselhos.

O meu aqua tem 60x25x35 (45l), mas estava a pensar comprar um de 240l, para os peixes não ficarem apertados :puppydogeyes: , senão teria de tirar alguns da minha lista de compras :snipersmile:

Hehehe!

 

Quanto á lista de material, tenho que comprar:

1 ESCUMADOR;

1 WAVE MAKER;

Alguma ROCHA VIVA (cerca de 13k);

AREIA DE CORAL (preferencialmente fina);

Talvez um OSMORREGULADOR;

e 1 REACTOR DE KALKWASSER ;

 

Obrigado,

Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu aqua tem 60x25x35 (45l), mas estava a pensar comprar um de 240l, para os peixes não ficarem apertados :tongue: , senão teria de tirar alguns da minha lista de compras love you

Se podes apostar num de 240lts, não olhes para trás! É que um de 45lts limita-te em todos os aspectos. Eu até desaconcelho a alguém montar um aqua assim!

1 ESCUMADOR

Podes comprar um de pedra difusora, mas nesse aqua vai-te ocupar bastante espaço, já num de 240lts podias ter um escumador a sério sem te ocupar espaço, pois terias uma sump! love you

 

1 WAVE MAKER

para um aqua de 45tls não te vai fazer nada, acho que não é aplicavel! Agora num de 240lts....

 

Alguma ROCHA VIVA (cerca de 13k)

É muito para esse aqua, chega-te uns 8Kg, senão nem para 1 peixe tens espaço!

 

OSMORREGULADOR;

e 1 REACTOR DE KALKWASSER

 

Não vale a pena teres, não justifica!

 

E que tal um de 240lts? Aí sim, era ujma coisa boa!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Quanto á lista de material, tenho que comprar:

1 ESCUMADOR;

1 WAVE MAKER;

Alguma ROCHA VIVA (cerca de 13k);

AREIA DE CORAL (preferencialmente fina);

Talvez um OSMORREGULADOR;

e 1 REACTOR DE KALKWASSER ;

 

Penso que ha alguns reparos a fazer. Alguns, o Pedro ja fez.

Assim sendo, se optares por um aqua de 240 litros, escumador, podemos construir um bem potente, que nao existe a venda em Portugal. Se quiseres, depois falamos.

Wave Maker, e uma mais-valia para esse aquario.

Rocha viva, para 240 litros, 13 kg e pouco. Eu aconselho entre 45 a 50kg.

Quanto ao Osmoregulador e reactor de Kalk, se for para o de 240 litros, claro que e uma boa ideia. Para um de 45 l, com disse o Pedro, esquece.

Quanto a Sump, o 45 litros como sump para o material para um aqua de 240, fica um pouco apertado. Se de facto optares pelo aquario de 240 litros, ofereco-te uma Sump 70 x 30 x 37. Ja da para fazeres umas coisas. Quanto ao aqua de 45 litros, podes fazer um refugio superior, que alem de te aumentar um pouco a litragem do sistema, pode ser uma boa base de cultura de seres vivos para alimentacao do aquario principal.

Agora, falta falar de uma coisa fundamental !............... Bombas de circulacao, entre 20 a 30% do volume do aquario. Logo, uma circulacao entre os 5000 e os 7000 litros/hora. Alem das bombas principais, eu sou adepto de uma bomba mais fraca, por tras da Rocha viva, para nao deixar acumular detritos. Para um aqua de 240 litros, uma bomba de 1000 l, faz o trabalho com distincao.

Outra questao, se usares Sump, sera a bomba de retorno e o respectivo Overflow, coluna seca, ou, simples furo traseiro, ou lateral, para queda de agua para a sump.

Outra coisa que nao disseste, foi, que corais pretendes ter. Pergunto isto, por nao teres mencionado um factor muito importante........ a iluminacao.

Pensa bem no que queres fazer, no dinheiro que queres gastar, e......... diz alguma coisa. Assim, poderemos ajudar-te melhor no Setup.

Abraco,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos

Ainda sou enexpriente no que diz respeito a salgados, mas apesar das pesquizas que já efectuei, ainda não sei como saber os centímetros de peixe e invertebrados que posso ter num aqua. Tenho um de 45l, está vazio e quero apostar nos salgados.

vou comprar o material todo para o aqua e só depois os peixes.Já me estive a informar sobre os salgados e acho que vale a pena, mas mais informação é sempre bem vinda.

 

Boas a todos, e obrigado pelos conselhos...

 

Mas ainda não percebi quantos centímetros de peixe posso ter num aqua e gostava que me respondessem para não fazer asneira :rolleyes: (ex: 1 centímetro de peixe equivale a 5l de agua)

 

Mas ponho agora a mesma pergunta da seguinte maneira:

será que num aquário de 240l + sump de 45l (285l ao todo) posso teros seguintes peixes?:

2x Black ocellaris

2x ocellaris clownfish

5X Golden Neon Goby

3X Yellow Clown Goby

2X Citron Clown Goby

5X Orange firefish (ou purple firefish)

2x Barlett's Anthias

2x six line wrasse

2x Bangaii cardinalfish (casal)

1x Fuzzy Dwarf Lionfish

1x Flame Angel

1x Yellow Tang

3x Chromis viridis

 

Invertebrados:

 

2x Blue Starfish

3x Blue-Legged Hermit Crab

3x Lysmata amboinensis

5x Turbo Snail

2x Blue Tuxedo (Pincushion) Urchin

 

Corais:

 

Merlet's Pineapple Coral

Well's Pineapple Coral

Candy Coral

Colt Coral

Frogspawn Coral

Jasmine Fox Coral

Green Star Polyp

Button Polyp

Yellow Tonga Leather Coral

Green Sea Mat

 

Eu sei que é muita coisa e que provavelmente nem espaço para metade vou ter; mas gostaria que voces me dissesem quais peixes posso ter e quais os que não posso.

Mais uma vez, obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas ponho agora a mesma pergunta da seguinte maneira:

será que num aquário de 240l + sump de 45l (285l ao todo) posso teros seguintes peixes?:

 

2x Black ocellaris

2x ocellaris clownfish

Nos occealaris escolher escolhe um par

5X Golden Neon Goby

3X Yellow Clown Goby

2X Citron Clown Goby

um de cada chega

5X Orange firefish (ou purple firefish)

2x Barlett's Anthias

podias por 3 anthias

2x six line wrasse

Apenas um senão porrada

2x Bangaii cardinalfish (casal)

Ok

1x Fuzzy Dwarf Lionfish

Nem pensar

1x Flame Angel

ok

1x Yellow Tang

ok

3x Chromis viridis

Eu escolhia entre as anthias e as cromis

 

Invertebrados:

 

2x Blue Starfish

Apenas uma

3x Blue-Legged Hermit Crab

Uns 6

3x Lysmata amboinensis

Acho muitos

5x Turbo Snail

ok

2x Blue Tuxedo (Pincushion) Urchin

Apenas um nao sei quais são mas como urchin mete so um

 

Corais:

Merlet's Pineapple Coral

Well's Pineapple Coral

Candy Coral

Colt Coral

Frogspawn Coral

Jasmine Fox Coral

Green Star Polyp

Button Polyp

Yellow Tonga Leather Coral

Green Sea Mat

Aqui o gosto e teu

 

Eu sei que é muita coisa e que provavelmente nem espaço para metade vou ter; mas gostaria que voces me dissesem quais peixes posso ter e quais os que não posso.

Editado por hugocc
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas e Obrigado Hugo

 

Então ficará assim:

 

2x Black ocellaris

1X Golden Neon Goby

1X Yellow Clown Goby

1X Citron Clown Goby

5X Orange firefish (ou purple firefish)

3x Barlett's Anthias

1x six line wrasse

2x Bangaii cardinalfish (casal)

1x Flame Angel

1x Yellow Tang

 

Invertebrados:

 

1x Blue Starfish

6/7 Blue-Legged Hermit Crab

1/2x Lysmata amboinensis

5x Turbo Snail

1x Blue Tuxedo (Pincushion) Urchin

 

Corais:

Merlet's Pineapple Coral

Well's Pineapple Coral

Candy Coral

Colt Coral

Frogspawn Coral

Jasmine Fox Coral

Green Star Polyp

Button Polyp

Yellow Tonga Leather Coral

Green Sea Mat

 

 

Obrigao pela ajuda

Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas outra vez

 

Esqueci-me de um peixe!! (que cabeça, a minha!!) bigsmile

Também estava na pensar por 2 Royal grammas

 

Será que se dão bem com o resto dos peixes?? Eu gosto bastante deste peixe e gostava de o ter no meu aquário

 

Desculpem pelo esquecimento!! :)8)bowdownbowdown

obrigado pela ajuda, têm sido espetaculares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Costa, vais desculpar a minha sinceridade, mas, acho que estas a comecar a construir a casa....... pelo telhado.

Primeiro que tudo, devias comecar a pensar no Setup, de seguida, na rocha viva, na equipa de limpeza, deixar estabilizar o sistema, e muito.............. depois, comecar a pensar em peixes.

O Hugo, ja te fez um desbaste nas aquisicoes, mas, mesmo assim, continuam a ser demais para 240 litros. Nao te esquecas que vais comprar peixes pequenos, mas, alguns crescem ate dimensoes bem maiores. E nessa tua lista, ha alguns que crescem, e de que maneira.

Adiciona-me no messenger octopusvulgaris@hotmail.com

Nao sei se omissao minha, mas, es de onde ?

A oferta da Sump, mantem-se de pe. Basta dizeres que a queres e e tua.

Abraco,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Acho que estás mesmo a pensar no menos importante para iniciares o aqua! Tens que pensar no aqua e no devido equipamento!

Para teres uma "colecção" dessas de peixes (ultima lista) acho que precisavas de um aqua com uns 600lts!

Agora analisando a lista:

 

2x Black ocellaris

Boa espécie para iniciantes e podem ser mantidos em aquas mais pequenos, mas não muito pequenos!

 

1X Golden Neon Goby

É também um peixe pequeno, por isso não é mau. O nível de cuidado é moderado, por isso não convem ser dos primeiros a introduzir.

 

1X Yellow Clown Goby

1X Citron Clown Goby

São peixes bons para iniciantes

 

5X Orange firefish (ou purple firefish)

Este é um peixe que gosta de saltar dos aquas, o que não quer dizer que seja sempre assim.

 

3x Barlett's Anthias

Este é um peixe com algumas dificuldades para manter, por isso desaconcelho.

 

1x six line wrasse

Bom peixe para controlar algumas pragas de pequenos invertebrados.

 

2x Bangaii cardinalfish (casal)

Bonitos e faceis de manter

 

1x Flame Angel

O loricula é um peixe que tem tedência para comer corais, por isso acho que deve ser uma aquisição ponderada.

 

1x Yellow Tang

É um peixe bonito e facil de manter.

 

 

 

Agora falemos do que podes colocar no aqua:

2 Amphiprion percula (pretos)

1 dos gobies

2 Nemateleotris magnifica

1 Pseudocheilinus hexataenia

1 Pterapogon kauderni

1 Zebrasoma Flavescens

1 Gramma loreto

 

Acho que esta é uma lista aceitavel para um aqua de 240lts, visto que a maioria dos peixes são pequenos.

 

Gostava ainda de salientar que as estrelas do mar são espécies que não aguentam, em norma, mais de 1 ano, acabando por morrer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.