Biotopo Do Malawi - Um Novo Desafio


Diogo Lopes

Recommended Posts

Olá outra vez,

 

A questão do ph está salvaguardada com a introdução de uma mistura que me mantem o ph, kh e gh a níveis altos.

 

Assim, fizeste bem em usar cerâmicas já "maduras" mas esse carvão está aí a mais... não precisas dele!

 

Não concordo! O carvão retira compostos tóxicos da água e por conseguinte é um bom aliado.

Entretanto, aqui fica mais um vídeo - agora com os peixes...

 

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 160
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Viva,

Está muito giro, o aquário. Também optei por uma decoração de basaltos.

Acho que um sistema deste tamanho aguenta esta carga biológica, dede que se tenha cuidado com a alimentação. O car vão activado pode ser útil nesta fase de arranque. Mais tarde, será dispensável.

Diogo, como já deves saber, com 3 Synodontis as crias que venham a nascer, serão apenas alimento vivo.

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Diogo, como já deves saber, com 3 Synodontis as crias que venham a nascer, serão apenas alimento vivo.

 

Sim, estou ciente disso - a sua utilidade é mais importante! Não tenciono fazer grandes criações.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Hoje entraram mais 2 casais - 1 de Aulonocara baenschi benga e outro de Copadichromis borley. Apenas consegui fotografar em condições (uma vez que a minha máquina pifou biggrin.png' alt=':biggn:'> biggrin e tive que tirar as fotos com o telemóvel!)...

 

Picture3-3.jpg

 

Uma foto de família... onde se pode ver do lado esquerdo o casal de Copadichromis...

 

Picture2-3.jpg

 

Picture4-3.jpg

 

e a Geral...

 

Picture1-4.jpg

 

Uma foto do aquário superior (50x50x35 cm) onde colocarei se necessário algum peixe em recuperação e/ou alguns peixes provenientes de alguma criação...

 

Picture3-4.jpg

 

e como não poderia deixar de ser o vídeo do final do dia...

 

 

Abraço,

Diogo

Editado por Diogo Lopes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito interessante! Está a ganhar forma!

Esse peixe preto com a barbatana dorsal amarela é um Pseudotropheus sp. Acei "Black Tanzania”? Acho que estou a precisar duma fêmea... onde é que o desencantaste?

 

Força nisso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Esse peixe preto com a barbatana dorsal amarela é um Pseudotropheus sp. Acei "Black Tanzania”? Acho que estou a precisar duma fêmea... onde é que o desencantaste?

 

Se estás a falar deste peixe...

 

Picture2-2.jpg

 

... eu apostaria mais num Pseudotropheus sp. "Elongatus Mpanga".

Arranjei na Redfish mas estava no aquário comunitário (de exposição) e por a sua identificação é uma incógnita!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito interessante! Está a ganhar forma!

Esse peixe preto com a barbatana dorsal amarela é um Pseudotropheus sp. Acei "Black Tanzania”? Acho que estou a precisar duma fêmea... onde é que o desencantaste?

 

Força nisso.

 

Dave, os 3 pseudos acei blacks que tens são todos machos?

 

Cumps.

Daniel Santos (aka MakoShark2).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo,

 

Parabéns a coisa está-se a compor-se.

 

Quanto ao uso de carvão, as opiniões dividem-se, mas é tendencialmente raro o seu uso em aquas de CAs.

O que quero dizer é, mal não faz mas o ganho é pouco.

 

É mais importante "exagerar" na filtragem biológica para garantir uma concentração de amónia e nitritos a 0 (a mínima concentração é letal para os peixes em pH > 8 ).

 

Podes complementar também com um bom filtro UV (potência adequada para volume) para reduzir as infestações protozoárias (falo por experiência própria, consegui resolver o problema do esfrega, esfrega com algumas horas de UV semanais).

 

Outra coisa, não te precipites na inserção de peixes (a vontade é muita eu sei), estuda bem a população que vais querer inserir e evita peixes "duvidosos". Tem em atenção as compatibilidades e os rácios que vais pretender e sobretudo da disponibilidade de determinada espécie que pretendas (se alguém tem, se é possível importar), é que depois não dá jeito ter só machos ou só fêmeas de determinada espécie e não conseguir arranjar um casal.

 

E o fundo 3D, como está a ficar?

 

Cumps.

Editado por MakoShark2

Daniel Santos (aka MakoShark2).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Outra coisa, não te precipites na inserção de peixes (a vontade é muita eu sei), estuda bem a população que vais querer inserir e evita peixes "duvidosos". Tem em atenção as compatibilidades e os rácios que vais pretender e sobretudo da disponibilidade de determinada espécie que pretendas (se alguém tem, se é possível importar), é que depois não dá jeito ter só machos ou só fêmeas de determinada espécie e não conseguir arranjar um casal.

 

E o fundo 3D, como está a ficar?.

 

A minha preocupação em relação ao aquário é principalmente estética. Assim, ter machos e não ter fêmeas não é uma preocupação.

 

O fundo 3D ainda não avançou.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo, referia-me aquele que aparece na 2ª foto desta pagina "foto de familia"... do lado direito, mesmo preto. Parece-se com os meus acei black mas não os estou a conseguir sexar para já, então era para pedir uma ajudinha nisso.

 

MakoShark2, tenho 3 acei black, desconfio que sejam machos mas para já ainda não tenho certezas pois ainda não são muito grandes.

 

Abr.

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

A minha preocupação em relação ao aquário é principalmente estética. Assim, ter machos e não ter fêmeas não é uma preocupação.

 

Bom se é assim... Boa sorte com as brigas :rolleyes:

 

De qualquer forma a selecção de espécie continua a ser importante, sobretudo pela compatibilidade - hibridismo e dieta.

 

O fundo 3D ainda não avançou.

 

OK.

Eu acho que até ficava bem assim só com o fundo negro, mas bom um 3D é sempre outra coisa.

 

Força aí com o projecto!

 

Cumps.

Daniel Santos (aka MakoShark2).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

MakoShark2, tenho 3 acei black, desconfio que sejam machos mas para já ainda não tenho certezas pois ainda não são muito grandes.

 

A partir dos 5-6cms os machos começam a diferenciar das fêmeas pelo seu tamanho.

 

Se ajuda, posso dizer-te que nos meus distinguiam-se pelos reflexos de azul cobalto nos flancos dos machos que as fêmeas não têm.

Estes reflexos apresentam-se na cabeça nos dois sexos, mas nos flancos só nos machos.

 

Cumps.

Daniel Santos (aka MakoShark2).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Diogo, referia-me aquele que aparece na 2ª foto desta pagina "foto de familia"... do lado direito, mesmo preto. Parece-se com os meus acei black mas não os estou a conseguir sexar para já, então era para pedir uma ajudinha nisso.

 

O peixe em questão é um macho de Otopharynx lithobates a mudar de cor!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Bom se é assim... Boa sorte com as brigas :rolleyes:

 

De qualquer forma a selecção de espécie continua a ser importante, sobretudo pela compatibilidade - hibridismo e dieta.

 

Para já não tenho problemas com brigas! Tens ideia de alguma incompatibilidade en relação aos peixes que tenho agora?

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Diogo.

 

Até agora e com a seguinte lista daquilo que julgo já teres (não consigo ver as fotos aqui no trabalho), não deverás ter problemas.

 

Casal Schiaenochromis fryeri

Otopharynx lithobates

 

Pseudotropheus sp. "Elongatus Yellowtail"

Aulonocara stuartgranti

Cynotilapia afra (Cobue)

Casal Labidochromis caeruleus

Metriaclima greshakei

 

Posso é já adiantar que deverás ter cuidado com o cobué, é peixe para estar sempre disposto a procriar e a "polinizar" o que lhe aparecer à frente (as fêmeas são cinzentas, mas em situação de aperto é rapaz para "ir a todas").

 

Com o caeruleus, deverás excluir outras espécies com fêmeas amarelas, como por exemplo os pseudo. saulosi.

 

Mas sem grande stress, basta estares atento à evolução.

 

Cumps.

Daniel Santos (aka MakoShark2).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Os peixes que tenho até ao momento são:

 

Casal Otopharynx lithobates

Casal Aulonocara baenschi benga

Casal Copadichromis borley “Kandango”

Aulonocara maulana (M)

Cynotilapia afra “Cobue” (M)

Casal Labidochromis caeruleus

Pseudotropheus sp. "Elongatus Yellowtail" (M)

Metriaclima greshakei (M)

 

Tenciono colocar ainda:

 

Casal Schiaenochromis fryeri

Casal Placidochromis phenochilus

Casal Protomelas spec “Taiwan Reef”

Casal Lethrinops spec “Mbasi Creek”

 

e eventualmente 2 fêmeas de Cynotilapia afra "Cobwe"

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Parabens pela simplicidade do aquario que transmite calma e tranquilidade, gosto bastante. Tem potencial para sair dai um grande aquario de mbunas.

Quanto as especies não me pronuncio porque de mbunas percebo muito pouco :puppydogeyes:

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Os peixes que tenho até ao momento são:

 

Casal Otopharynx lithobates

Casal Aulonocara baenschi benga

Casal Copadichromis borley “Kandango”

Aulonocara maulana (M)

Cynotilapia afra “Cobue” (M)

Casal Labidochromis caeruleus

Pseudotropheus sp. "Elongatus Yellowtail" (M)

Metriaclima greshakei (M)

 

Tenciono colocar ainda:

 

Casal Schiaenochromis fryeri

Casal Placidochromis phenochilus

Casal Protomelas spec “Taiwan Reef”

Casal Lethrinops spec “Mbasi Creek”

 

e eventualmente 2 fêmeas de Cynotilapia afra "Cobwe"

 

Abraço,

Diogo

 

Ooops... Não tinha visto a lista actualizada.

 

Muito cuidado com as aulonocaras, são conhecidas por se reproduzirem com facilidade e o risco de hibridação é muito elevado em especial quando não tens casais de cada espécie (como no teu caso).

 

Dá uma vista de olhos neste excelente artigo: http://www.cichlid-forum.com/articles/mixing_peacocks.php

 

Cumps.

Daniel Santos (aka MakoShark2).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Muito cuidado com as aulonocaras, são conhecidas por se reproduzirem com facilidade e o risco de hibridação é muito elevado em especial quando não tens casais de cada espécie (como no teu caso).

 

A verdade é que a lista já não está actualizada e neste momento não tenho nenhuma Aulonocaura sem o seu respectivo par! Aqui fica a actualização...

 

Casal Schiaenochromis fryeri

Casal Otopharynx lithobates

Casal Aulonocara baenschi benga

Casal Copadichromis borley “Kandango”

Casal Labidochromis caeruleus

Casal Aulonocara maulana

Casal Placidochromis phenochilus

Casal Protomelas spec “Taiwan Reef”

Casal Lethrinops spec “Mbasi Creek”

1 Cynotilapia afra “Cobue” (M)

1 Pseudotropheus sp. "Elongatus Yellowtail" (M)

1 Metriaclima greshakei (M)

1 Pseudotropheus flavus (M)

3 Synodontis njassae

1 Plecostomus (Red tail)

 

 

Procuro:

 

2 Metriaclima greshakei (F) - tenho já prometidos 11 jovens que vou colocar no aquário superior, de onde sairão as 2 fêmeas

2 Cynotilapia afra "Cobwe" (F)

1 Pseudotropheus sp. "Elongatus Yellowtail" (F)

1 Pseudotropheus flavus (F)

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aqua está de facto super natural e as rochas de tons negros ficam sempre 5 estrelas.... Boa sorte pra esse projecto e vai dando notícias sobre o seu desenvolvimento! :P

 

 

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...vai dando notícias sobre o seu desenvolvimento! :oops:

 

Aqui vão...

 

Hoje fui buscar nove juvenis de Metriaclima greshakei de onde, conjuntamente com mais 11 que ainda vêm, vou concerteza retirar algumas fêmeas...

 

Picture1-5.jpg

 

Deixo-Vos uma foto geral do aquário e uma mais próxima, onde se podem ver com mais detalhe alguns peixes...

 

Picture2-4.jpg

 

Picture3-5.jpg

 

E o vídeo da praxe, hoje um pouco mais longo e com detalhe de alguns peixes como os Copadichromis borley “Kandango”, as Protomelas spec “Taiwan Reef” e o Casal Lethrinops spec “Mbasi Creek” (que um dia espero que venham a ter cor!!!

 

 

Nota - as fotos e os vídeos continuam a ser feitos com o telemóvel pelo que Vos peço desculpas pela qualidade!

 

Abraço,

Diogo

Editado por Diogo Lopes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Hoje foi dia de novidades. Fiz duas visitas - uma para trazer diversos peixes adultos:

 

1 Casal Aulonocara nyassae

1Casal Aulonocara Rubescens

1 Aulonocara jacobfreibergi "Eureka"

 

E outra de onde trouxe:

 

2 Labidochromis caeruleus juvenis (que se juntaram à cresce em conjunto com o 2 Schiaenochromis fryeri que eram demasiado pequenos para permanecerem no aquário principal)

1 Copadichromis chrysonotus

1 Synodontis multipunctatos

1 Nimbochromis livingstonii (que ofereço a quem me quiser fazer uma visita)

 

Perante estas oportunidades, vou mesmo que ter que optar por apenas alguns peixes. Entretanto deixo-Vos os Vídeos dos novos habitantes.

 

O Copadichromis chrysonotus...

 

1.jpg

 

th_Copadichromischrysonotus_2.jpg

 

A Aulonocara jacobfreibergi...

 

3.jpg

 

th_Aulonocarajacobfreibergi.jpg

 

Aulonocara rubescens (que começou por se tentar impor à Jacobfeibergi, mas sem sucesso...

 

th_Aulonocararubescens.jpg

 

E a Aulonocara nyassae...

 

th_Aulonocaranyassae.jpg

 

Deixo-Vos também uma foto tirada lateralmente, bem como uma foto e vídeo gerais...

 

2.jpg

 

4.jpg

 

 

Espero que tenham gostado!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

UAAAUUUUUUUUUU!

 

Está muito bonito

 

Parabéns Diogo

 

Obrigado!

Aqui ficam mais algumas fotos...

 

Picture1-7.jpg

 

Picture4-4.jpg

 

Picture3-6.jpg

 

Preparados para a paparoca...

 

Picture2-7.jpg

 

E a foto geral... agora com os peixes já mais ambientados...

 

Picture1-8.jpg

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais