Biotopo Do Malawi - Um Novo Desafio


Diogo Lopes

Recommended Posts

Ois tass :D

 

Epá está mesmo lindo.

 

Eu tambem estou a montar um agora, ainda não concegui devido ás frequencias. Mas ao ver o teu progresso só estou é a ficar com mais pica ainda :D

 

Diz-me uma coisa, quanto tempo esperas-te antes de colocar o primeiro peixe??? Colocás-te algum produto na água para acelarar as coisas? Mudás-te o layout do aqua alguma vez quando colocás-te novos peixes?

 

Eu não sei se com os outros tambem acontece mas eu só concigo ver os filmes que estão no youtube, os do photobucket não dá. O que é uma pena porque quero ver todos :D

 

Continua que sempre dá para me guiar por ti, visto tambem estáres no começo mas mesmo assim um mês ou mais á minha frente :D

 

Porta-te

 

banana rock

 

wassuuup

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 160
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá,

 

Diz-me uma coisa, quanto tempo esperas-te antes de colocar o primeiro peixe??? Colocás-te algum produto na água para acelarar as coisas? Mudás-te o layout do aqua alguma vez quando colocás-te novos peixes?

 

Coloquei os peixes passado 1 semana de ter água a correr no aquário e apenas coloquei uma mistura de sais com bicarbonato para subir o Kh e Gh. Os peixes entraram por 3 levas e como eram muitos de cada vez não tive problemas.

 

Eu não sei se com os outros tambem acontece mas eu só concigo ver os filmes que estão no youtube, os do photobucket não dá. O que é uma pena porque quero ver todos banana rock

 

Vou colocar todos no youtube!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha imediata reação depois de ver este teu último video foi olhar em volta e ver se no meu ''AquaRoom'' poderia de futuro albergar um aqua desse porte, para poder perder o meu olhar nas cores, nos movimentos determinados e selvagens,tão próprios dos peixes Africanos.

 

Parabéns Diogo,esses peixes estão fantásticos,tal como o aqua,simples mas brilhante! banana rock

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois tass nyah

 

Epá está mesmo lindo, as cores que o aqua tem fica brutal bowdown

Eu andava com medo de ficar tudo azul mas realmente já vi que dá para ter cores ao pontapé. Lindo lindo lindo.

 

Se poderes coloca aqui depois uma lista dos peixes todos que têns que é para eu poder depois ir com éla ás lojas :D É que eu ando perdido com tanto peixe lindo que vejo que não sei quais eide colocar. Qual o tamanho do peixe maior que vais ter aí no aqua quando eles estiverem já adultos?

 

Só uma coisa em relação a esse canto direito do teu aqua. Acho que só tinhas a ganhar se coloca-ses aí uma powerhead daquelas com filtro por baixo. Isso levanta a trampa toda no aqua, mesmo a que está por baixo e entre as pedras e acaba por ser apanhado pelo filtro depois da Powerhead.

Pelo menos foi o que o homem da loja me disse, e ele tinha uma em cada um dos aquas de ciclideos e realmente não havia trampa pelo chão. É capaz de fazer algum sentido :D

 

Vá siga lá com mais fotos :D

 

Porta-te

 

:twisted:

 

wassuuup

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Se poderes coloca aqui depois uma lista dos peixes todos que têns que é para eu poder depois ir com éla ás lojas :twisted: É que eu ando perdido com tanto peixe lindo que vejo que não sei quais eide colocar. Qual o tamanho do peixe maior que vais ter aí no aqua quando eles estiverem já adultos?

 

Tenho já alguns peixes adultos que não devem crescer mais! Têm uns 12/13 cm.

A listagem está feita mas tenho em casa! Logo à noite coloco aqui.

 

Só uma coisa em relação a esse canto direito do teu aqua. Acho que só tinhas a ganhar se coloca-ses aí uma powerhead daquelas com filtro por baixo. Isso levanta a trampa toda no aqua, mesmo a que está por baixo e entre as pedras e acaba por ser apanhado pelo filtro depois da Powerhead.

Pelo menos foi o que o homem da loja me disse, e ele tinha uma em cada um dos aquas de ciclideos e realmente não havia trampa pelo chão. É capaz de fazer algum sentido nyah

 

Filtros é coisa que não entra no aqua! Prezo demais o aspecto estético e como podes ver não tenho qualquer bomba ou tubo dentro do aqua. coloquei a circulação com os retornos por forma a que a porcaria se acumule toda num canto. Assim, apenas com uma simples aspiradela resolvo o problema.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Voltando às fotos... hoje com um pouco mais de cuidado!!!

 

Schiaenochromis fryeri

 

11Fev13.jpg

 

Aulonocara maulana

 

11Fev5.jpg

 

Aulonocara nyassae

 

11Fev1_filtered.jpg

 

Copadichromis borley “Kandango”

 

Picture1-9.jpg

 

Labidochromis caeruleus

 

11Fev10.jpg

 

Placidochromis phenochilus

 

11Fev12.jpg

 

Protomelas spec “Taiwan Reef”

 

11Fev9.jpg

 

Lethrinops spec “Mbasi Creek”

 

11Fev11.jpg

 

Aulonocara jacobfreibergi

 

11Fev6.jpg

 

Metriaclima greshakei

 

11Fev4.jpg

 

Metriaclima greshakei juvenis, Labidochromis caeruleus juvenis e Otopharynx lithobates

 

11Fev15.jpg

 

11Fev16.jpg

 

11Fev17.jpg

 

11Fev18.jpg

 

E como prometido a listagem de especies que estão de momento no sistema:

 

Aquário principal:

 

Casal Schiaenochromis fryeri

Casal Aulonocara baenschi benga

Casal Aulonocara maulana

Casal Aulonocara nyassae

Casal Aulonocara Rubescens

Casal Copadichromis borley “Kandango”

Casal Labidochromis caeruleus

Casal Placidochromis phenochilus

Casal Protomelas spec “Taiwan Reef”

Casal Lethrinops spec “Mbasi Creek”

1 Aulonocara jacobfreibergi (M)

1 Cynotilapia afra “Cobue” (M)

1 Metriaclima greshakei (M)

2 Synodontis njassae

2 Synodontis multipunctatos

1 Plecostomus (Red tail)

 

1 hibrido por identificar!

 

Aquário superior:

 

20 Metriaclima greshakei juvenis

2 Labidochromis caeruleus juvenis

2 Otopharynx lithobates

 

De saída (na sump):

 

1 Pseudotropheus sp. "Elongatus Yellowtail" (M)

1 Pseudotropheus flavus (M)

1 Aulonocara nyassae (F)

Casal Labidochromis caeruleus

Nimbochromis livingstonii

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Ao fim de 3 dias no aquário (e este com apenas 12 dias de água lá dentro - foi cheio no dia 30 de Janeiro), tenho a primeira postura! Como não poderia deixar de ser o casal de Labidochromis caeruleus...

 

Picture1-10.jpg

 

O macho é já Vosso conhecido...

 

11Fev10.jpg

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Decidi retirar os seguintes peixes do aquário principal, por forma, não só a diminuir a carga orgânica, mas para evitar hibridações:

 

1 Pseudotropheus sp. "Elongatus Yellowtail" (M)

1 Pseudotropheus flavus (M)

1 Aulonocara nyassae (F)

1 Nimbochromis livingstonii (M)

1 Aulonocara Rubescens (F)

1 Cynotilapia afra “Cobue” (M)

2 Casais Labidochromis caeruleus

Casal Copadichromis borley “Kandango”

Casal Protomelas spec “Taiwan Reef”

1 Aulonocara nyassae (F)

1 Aulonocara maulana (F)

1 Schiaenochromis fryeri (F)

1 Aulonocara baenschi benga (F)

 

Vou ficar com os seguintes peixes no aquário principal:

 

1 Schiaenochromis fryeri (M)

1 Aulonocara baenschi benga (M)

1 Aulonocara maulana (M)

1 Aulonocara nyassae (M)

1 Aulonocara Rubescens (M)

1 Aulonocara jacobfreibergi (M)

1 Aulocara sp (o hibrido) (M)

1 Metriaclima greshakei (M)

2 Synodontis njassae

2 Synodontis multipunctatos

1 Plecostomus (Red tail)

 

E vão entrar os seguintes:

 

1 Protomela Taiwan reef (M)

1 Copadichromis cyaneus Likoma F2 (M)

1 Protomelas marginatus (M)

1 Aulonocara sp. "Lwanda"(M)

 

No aqua #2 (aquário superior) para já mantenho a crescer:

 

20 Metriaclima greshakei juvenis

2 Labidochromis caeruleus juvenis

2 Otopharynx lithobates

 

(sairão eventualmente todos... ainda não sei)

 

Vou entretanto remontar um aquário que tenho num aanexo com 200x60x30 cm (aqua #3) onde vou colocar os seguintes casais para tentar criar:

 

Casal Placidochromis phenochilus

Casal Lethrinops spec “Mbasi Creek”

Casal de Protomelas sp. "Spilonotus Likoma"

 

O que acham?

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

sera que podia colocar uma foto do fryeri com mais luz? é que parece-me muito diferentedo meu, ou é ainda jovem?

 

ja agora, vais vender a femea?

 

Ainda é bastante jovem!

Sim, vou vender a fêmea.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diogo,

 

Antes de mais parabéns pelo aquário pois está a ficar muito bom!

 

Não posso, contudo, deixar de comentar que a sua evolução me está a deixar algo intrigado! :mrgreen:

 

Na verdade, muito rapidamente começastes a popular o aquário de uma forma um tanto ou quanto precipitada, na minha opinião, e sem grande critério!

 

Depois, assistiu-se a uma inversão e a uma maior preocupação tua com a fauna e com o seu equilíbrio e, até mesmo com o bem estar do peixes, o que é salutar!

 

Eu sei que às vezes não é fácil resistir à tentação de ter o aquário a funcionar em pleno com rapidez e aquela febre não nos larga mas, francamente, para um aquário com apenas 15 dias, apresenta um dos maiores ínidices de rotação da fauna que já vi! :puppydogeyes:

 

Algo me continua a causar alguma estranheza: estás a preparar tudo para manteres só machos? Estás a optar pela vertente meramente estética em detrimento da vertente mais natural?

 

Não que me pareça mal!

 

Mas esta é uma opção normalmente vista em aquários só de Haps ou Peacoks, mas no teu caso manténs aí alguns mbunas que podem não se dar bem com essa opção devido à sua natureza mais "quente"!

 

Abraços e boa sorte com isso!

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sei que às vezes não é fácil resistir à tentação de ter o aquário a funcionar em pleno com rapidez e aquela febre não nos larga mas, francamente, para um aquário com apenas 15 dias, apresenta um dos maiores ínidices de rotação da fauna que já vi! :2gunfire:

 

 

Boas,

 

fiquei exactamente com a mesma ideia! :) Tal como o João afirmou, na vertente Haplos ou Peacoks para além de ser mais usual acaba por ser mais fácil obter algum equílbrio. Com os mbunas as coisas podem tornar-se mais complicadas, caso o racio de machos e femêas não seja o mais indicado (principalmente alegando ao motivo estético, pois é natural que as cores não fiquem tão realçadas).

 

De qualquer forma, tenho acompanhado a evolução do teu aquário e estou expectante com o seu desenvolvimento. Gosto muito do layout e relativamente às espécies tens aí exemplares de se tirar o chapéu, principlamente alguns Haps cabecadura

 

Umm abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Antes de mais obrigado pelo teu post.

 

De facto fiz a introdução de todos os animais em apenas 15 dias. Isto deveu-se ao facto de ter tido a oportunidade de ficar com alguns peixes provenientes de aquários que estavam a ser desmontados e em conjunto ter recebido uma encomenda da Redfish.

 

Para que isso fosse possível, sem grandes problemas, não só tenho um grande volume de água, como optei por colocar alguma media já colonizada.

 

Vou optar por colocar só machos, pois, tal como dizes vou seguir apenas a questão estética, em detrimento da questão natural. Mbunas apenas vou manter um Metriaclima greshakei no aqua principal e se resolver portar-se mal sai como os outros!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Já sairam muitos peixes e hoje à tarde saiem os que faltam. Entraram o Casal de Protomelas sp. "Spilonotus Likoma" e a Aulonocara sp. "Lwanda". Um magnifico exemplar...

 

Picture1-12.jpg

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto fabuloso esse peixe, assim como outros que aí manténs!

 

Quando puderes coloca uma foto panorâmica com a população actual, para se ver o efeito.

 

Abraço

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

A Aulonocara lwanda depois de algumas cenas de pancadaria, principalmente com o "rei" do aquário (a jacobfreibergi) acabaram por se entender. No entanto as marcas eram evidentes...

 

 

Deixo-Vos uma foto e mais um vídeo do aquário e da sua implantação na sala

 

1-1.jpg

 

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Hoje entraram mais peixes:

 

1 Protomela Taiwan reef (M)...

 

Picture3-7.jpg

 

Trio Copadichromis cyaneus Likoma F2...

 

Picture2-11.jpg

 

...e 1 Protomelas marginatus (M) que ainda não consegui fotografar.

 

Deixo-Vos como é costume uma foto geral...

 

Picture1-15.jpg

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Consegui finalmente fotografar a Protomelas marginatus...

 

Picture2-13.jpg

 

E tirei novas fotos da Protomela Taiwan reef que ganhou, de ontem para hoje uma cor incrivel...

 

Picture1-18.jpg

 

Vejam também no vídeo...

 

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Mais uma novidade, desta vez vegetal! Comprei um feto de java (algo que já procurava há uns tempos)...

 

Picture3-9.jpg

 

Picture4-5.jpg

 

Abraço,

Diogo

Editado por Diogo Lopes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Mais uma novidade, desta vez vegetal! Comprei um feto de java (algo que já procurava há uns tempos)...

 

São muito porreiros os fetos de java. Não te esqueças de deixar sempre o rizoma de fora e fertilizar a água depois das manutenções. Com esses cuidados eles resistem muito bem nos aquários de ciclídeos africanos 8)

 

 

Mais uma vez parabéns pelo aquário!

 

 

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Marco,

 

Não te esqueças de deixar sempre o rizoma de fora e fertilizar a água depois das manutenções.

 

Explica lá isso melhor!!!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Diogo.

O que o Marco te quis dizer foi para não enterrares o rizoma, senão o feto morre e para quando faças uma tap´s metas sempre um bocado de fertelizante liquido para ajudar o gajo a manter-se de boa saude.

 

 

Nem mais!

 

 

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais