Muitas dúvidas de novato!


frd

Recommended Posts

Viva pessoal, preciso de alguma ajuda aqui a orientar umas noções básicas!

 

Antes de mais, o espaço. Vou mudar de casa e tenho uma parede com uma abertura, são 160cm certos e 100cm de altura aproximadamente. Mal entrei no espaço deu-me a ideia de o preencher com um aquário plantado e uns amiguinhos aquáticos! Eu preferia ter o aqua todo plantado, mas estou aberto a sugestões, especialmente por causa dos €€€ de iluminação e etc.

 

Aqua

 

Portanto a minha ideia era ir para um aqua de 150cm ou então mandar fazer um de 160cm. Aqui surgem as primeiras duvidas. Queria um aquário bom, já que vai estar empoleirado na sala, mas claro, não quero gastar balúrdios! Estou inclinado para comprar um Juwel Rio400 sem movel, parece-me bonito q.b. e traz a tampa com iluminação, será que se arranjam por cá? Consigo fazer um por medida com a mesma qualidade (ou melhor), mais barato e com tampa?

 

Iluminação

 

Estou mais inclinado para o Juwel porque já vem com aquela tampa com o setup para a iluminação. Se bem que por tudo o que tenho lido 2x54W é algo fraco. Será suficiente? É que acho escandaloso pagar 500€ para um "candeeiro de aquário", que é o preço que tenho visto para os 4x54W.

Qual é o setup de iluminação para um aqua destes com a melhor relação preço/qualidade?

 

Filtros e etc

 

Outra questão que tenho é que queria que o setup fosse o mais silencioso possivel! Já li por cá que os filtros eheim são muito bons nisso. Há mais alguma coisa a ter em conta, algum setup especial? Ou simplesmente atiro-me para um Eheim e fico na boa?

 

Plantas e Peixes

 

Esta foi a parte que ainda não investiguei a fundo, a minha ideia é ter as especies mais faceis, tanto em peixes como em plantas. Assim vou aprendendo os básicos e quando estiver mais confortavel posso passar para o nivel seguinte! Sei que este facto tambem influência a iluminação, mas ainda estou meio perdido aquilo pelo meio!!

 

 

Obrigadão pessoal!! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem a minha pouca experiência e leitura dizem-me que secalhar arranjas mais barato se mandares fazer até porque se queres ter um aquário plantado precisarás de muita luz, mas também depende das plantas que escolheres para ele pois existem plamtas de crescimento rápido que não exigem muita luz é uma questão de pesquisares! Não te esqueças que precisas também de substracto!

 

Quanto ao filtro a marca é boa agora terás que escolher dentro da marca o tipo de filtro que precisas tendo em conta o tamanho do aquário secalhar será mais aconselhável um filtro externo, mas irás ouvir ajudas de pessoal mais experiente!

 

Não te podes esquecer de um bom termoestato se quiseres de água quente!

 

Quanto aos peixinhos tens que escolher os que mais gostas e as condições de que eles necessitam secalhar devias começar como eu comecei, por espécies resistentes e não agressivas como coridoras e limpavidros para a "equipa de limpeza" e depois Mollies, espadas, platys, guppies, talvez neons, e como é grande talvez os lindos bettas!

 

Espero ter ajudado um pouco e que me corrijam no que possa ter dito mal!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Recomendo 4 topicos e sites, para o caso de não conheceres:

 

Iniciação à aquariofilia

 

Galeria de peixes, plantas, como montar o aquario, etc..

 

Plantas

 

Tudo um pouco sobre o assunto, optima galeria de peixes

 

 

Cuidado com o aquario que compras, porque quanto mais litragem mais peso, ou seja é preciso ter um movel que aguente isso tudo (visto não falares em comprar um movel proprio do aquario).

 

Se mandares fazer numa vidreira, geralmente fica mais em conta, há várias hipoteses, mas não faço publicidade gratuita :snipersmile:

 

Só podes deduzir se a iluminação é pouca, quando souberes ao certo a litragem, uma boa iluminação corresponde a 1 watt por litro, ou seja, se tiveres um aqua de 200L, 200watts de luz é bom.

 

Quanto à filtragem, eu tenho eheim 2213 e não tenho nada a dizer, mas só podes saber qual comprar quando souberes ao certo a litragem do aquario

 

Quanto aos peixes e plantas, só podes saber quando souberes o resto, ou seja, se tiveres pouca iluminação fica te pelos fetos de java, musgo, anubias, vallisnerias, e pouco mais, se tiveres muita luz, podes escolher muitas mesmo (tens o link que te dei sobre plantas, tem lá uma coluna do lado direito com MUITA planta).

 

Aconselho-te a fazer um teste à aqua "del cano" e esperar um pouco para ver qual o teu PH estável e depois sim, pensar nos peixes.

 

Falas ai em manter bettas. Cuidado com os restantes residentes, porque as caudas dos betta sao apeteciveis e podem aparecer todas ratadas, se for femea, penso que não terás problemas de socialização, com os machos é preciso muito cuidado, podem-se tornar muto agressivos. Nunca ponhas 2 machos betta no mesmo aquario.

 

 

 

Espero ter ajudado.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu comprei o aqua Evasion 150x50x70 da Aquatlantis(com movel), e ate agora estou bastante satisfeito...E não achei mau preço, o meu tem 4 lampadas T5.

Se quiseres analisar o aqua tens aqui o site http://www.aquatlantis.com.

 

Abraço

Cumps

 

Bruno Alfaro

 

DiscusLand

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigadão pela ajuda pessoal!

 

Bruno: Podes-me dizer quanto te custou esse aquatalantis e onde compraste? Por pm se quiseres! Que potência tem a iluminação?

 

Gostei desse Aquatalantis.

 

Quando ao resto das cenas vou continuar a investigar. Realmente ainda não decidi bem que peixes e plantas vou por no aqua, quando tiver um tempinho livre vou ver se defino isso melhor para poder pedir mais ajudas.

 

Em aquas deste tamanho consegue-se fazer um à medida mais barato que os já feitos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.