Quando mexem no aqua desligam os acessórios electrónicos?


Quando mexem no aqua desligam os acessórios electrónicos?  

103 votos

  1. 1. Resposta:

    • Desligo tudo
      14
    • Desligo só termoestato
      8
    • Desligo só bombas/filtros
      4
    • Não desligo nada
      77


Recommended Posts

Quando preparo uma TPA, costumo fazer um pre-aquecimento. Quando me preparo para fazer a TPA, retiro o termoestato e a bomba de circulação de um jarrican para outro, para ir já preparando a próxima TPA, e quando coloco o termoestato....puf, foi o dijuntor abaixo. Voltei a ligar, fui ver o que tinha pifado, testando e puf, foi o geral. O termoestato estava em curto circuito.

 

Ora bem...se eu tivesse as mãos dentro de água, existia uma grande probabilidade de ficar com os cabelos em pé, queima-los e até cairem pela raiz! :multi:

O que fazem vocês quando mexem no aqua ou coisa parecida? Acham que é perigoso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BOAS

eu no meu aquario (de tartarugas) desligo tudo. para ser limpo (elas sao muitoporcas tem de ser tudo limpo todas as semanas) e felizmente nunca tive problemas desses.

mas pelo que tenho lido é sempre aconselhado desligar tudo...

Editado por tyutry
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca desligo nada, nem quando faço TPA's ou outro tipo de manutenção aos aquários (podas, limpeza de vidros, ...).

 

Pois é, acho que vou ter de mudar os meus hábitos! Segundo dizem as normas de segurança, devia desligar pelo menos o termostato, já que se encontra dentro de água. No caso do filtro, como é externo, julgo que não é necessário, já que a fonte electrica não está em contacto com o interior do aquário.

 

Bom tema de discussão!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... eu ate agora, só se a intervenção obrigasse a ter uma grande parte do termo fora de agua, ai é que o desligava, nas tpa's normais, com o termo aina fica no nivel, nunca desligo, muito menos para fazer qq outro tipo de intervenção, com replantagem, limpeza de vidros, etc .... mas se calhar vou começar a desligar ....

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não desligo nada. Mas sei que não devia fazer assim...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queria acrescentar uma coisa, para me esclarecerem:

 

Eu sei que se podem levar choques pela electricidade estática. Já apanhei. Mas é possivel os peixes estarem bem e nós metermos as mão e ficarmos lá "pegados"?

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Eu sei que se podem levar choques pela electricidade estática. Já apanhei. Mas é possivel os peixes estarem bem e nós metermos as mão e ficarmos lá "pegados"?

Eu creio que sim... desde que o aquário esteja bem isolado da terra, dificilmente vai descarregar. Tu é que serves de material condutor, pois estás ligado à terra.

 

Pode não ser assim tão simples, mas creio que é esta a maneira de como se processa o caso.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Nao desligo nada,

Mas antes de la por a mão á grande dou sempre um toquizinho com o dedo para ver se passa alguma coisa

 

Abraços

 

 

Nao deixa de ser o suficiente para se algo estiver a correr mal ficares com os cabelos em pé :)

 

nao custa nada uma vez que quando vamos meter as maos dentro de agua desligar o material electrico

que fica em contacto com a agua neste caso os termostatos e os filtros internos.

 

nas tpas nem desligo porque nao toco na agua se quer so se fizer uma aspiraçao mais profunda que ai tenho que andar com as maos dentro de agua na mesma.

 

nao custa nada prevenir isto na se aplica so para ti mas pra todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem...se eu tivesse as mãos dentro de água, existia uma grande probabilidade de ficar com os cabelos em pé, queima-los e até cairem pela raiz! :lol:

Não porque o diferencial já tinha disparado, e os cabelos em pé tu já costumas trazer.

 

 

Olá.

Eu creio que sim... desde que o aquário esteja bem isolado da terra, dificilmente vai descarregar. Tu é que serves de material condutor, pois estás ligado à terra.

 

Pode não ser assim tão simples, mas creio que é esta a maneira de como se processa o caso.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Por isso não andem descalços, e de preferência chamem alguém de quem não gostem para colocar primeiro a mão toda no aquário.

 

 

Boas,

 

Nao desligo nada,

Mas antes de la por a mão á grande dou sempre um toquizinho com o dedo para ver se passa alguma coisa

 

Abraços

Isso é um bocado abixanado ó Ivo :snipersmile: , não tens um gato ou um cão para experimentar primeiro? Ou então passa a meter a mão toda de uma vez à homem! cabecadura

:crazyeyes:

 

 

Eu nuca desligo nada, mas qualquer dia ainda fico com a lingua dormente... é que quando faço tpa envio um tubo no aquário e chupo (nada de fazer graçolas!) para fazer sifão...

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nuca desligo nada, mas qualquer dia ainda fico com a lingua dormente... é que quando faço tpa envio um tubo no aquário e chupo (nada de fazer graçolas!) para fazer sifão...

Boas,

 

Eu faço exactamente a mesma coisa, e felizmente aínda não fiz de candeeiro. :smile2:

Só desligo o termostato quando a tpa é mais volumosa, para não se partir o vidro.

 

Abraço.

"O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave."

Thomas Fuller

 

Nuno Ricardo Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como belo português, que só faz as coisas quando elas acontecem, não desligo nada.

 

Sei perfeitamente que o devia fazer, ao inicio ainda pensava nisso, mas depois olha..nao desligo! (lol)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Eu normalmente, nao desligo nada, a menos que a intervencao seja muito grande e justifique o desligar.

Eu sei que se podem levar choques pela electricidade estática. Já apanhei. Mas é possivel os peixes estarem bem e nós metermos as mão e ficarmos lá "pegados"?

 

Eu creio que sim... desde que o aquário esteja bem isolado da terra, dificilmente vai descarregar. Tu é que serves de material condutor, pois estás ligado à terra.

 

Pode não ser assim tão simples, mas creio que é esta a maneira de como se processa o caso.

 

O aquario, esta sempre isolado em virtude de o vidro nao ser condutor. Como diz, o Luis Fortunato, es tu que vais servir de condutor a terra. Uma forma de se minimizar os sustos, e a utilizacao de um Ground Probe, de preferencia em titanio. Esta coisa, consiste numa vareta de titanio, ( para evitar ferrugens e afins ), ligado a um cabo condutor, que pode ser ligado ao polo de terra de uma tomada. Obvio, sera, que o condutor, nao pode estar em contacto com a agua, devido a ser de cobre. Dentro de agua, so a vareta de titanio. Na Loja Dias Guimaraes, ( online ), vendem varetas de carbono baratas. E uma loja de modelismo.

Abraco,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu por norma desligo tudo....

 

a menos que so va podar, ai sim nao desligo nada, ou pelo menos desligo apenas o filtro.

 

nas tpa's desligo pelo menos o termostato,...

 

é que uma vez tirei o termostato do aquario e pufffff fez-se o chocapic :unsure:

 

e uma outra vez deixei o nivel da agua descer demasiado, e fui acrescentar agua fria com o termostato ligado, nao dei por ela mas o termostato estalou, no dia seguinte cerca de 25 peixes e muito muitos camaroes,... tudo morto, razao nao via qual era o motivo ate ter encostado a mao ao vidro do aquario,..... 40º

 

e ainda assim 2 red cherry andavam por la a pastar, por entre os mortos, mas acabaram por morrer, porque po-los num aquario com agua a coisa de 27º e devem ter tido sei la um choque termico.~

 

mas olha fiquei triste, mas antes eles do que eu....

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando preparo uma TPA, costumo fazer um pre-aquecimento. Quando me preparo para fazer a TPA, retiro o termoestato e a bomba de circulação de um jarrican para outro, para ir já preparando a próxima TPA, e quando coloco o termoestato....puf, foi o dijuntor abaixo. Voltei a ligar, fui ver o que tinha pifado, testando e puf, foi o geral. O termoestato estava em curto circuito.

 

Ora bem...se eu tivesse as mãos dentro de água, existia uma grande probabilidade de ficar com os cabelos em pé, queima-los e até cairem pela raiz! :lol:

O que fazem vocês quando mexem no aqua ou coisa parecida? Acham que é perigoso?

 

 

ias ficando assim com o cabelo

 

 

:unsure::):):):rainbowafro::rainbowafro::rainbowafro:

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!! eu nao desligo nada! =) quando o tpa e de muita agua meto o termostato mais baixo de forma a nao ficar fora de agua, hehe e já apanhei um cheque mas por causa de um filtro! so nao entendoporque e que os peixes nao apanharam.lol o problema e k ja misturei esse filtro com filtros iguais e para saber qual é lá vi ter de ser outro choque lol... comprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!! eu nao desligo nada! =) quando o tpa e de muita agua meto o termostato mais baixo de forma a nao ficar fora de agua, hehe e já apanhei um cheque mas por causa de um filtro! so nao entendoporque e que os peixes nao apanharam.lol o problema e k ja misturei esse filtro com filtros iguais e para saber qual é lá vi ter de ser outro choque lol... comprimentos

 

Não apanharam pelas razoes que ja foram explicadas:)

 

Quanto ao apanhar um cheque também quero um filtro desses, que me dê cheques todos os dias :D

 

:D !!

 

:D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Peco desculpa por um erro que cometi no meu post.

Esta coisa, consiste numa vareta de titanio,
Dentro de agua, so a vareta de titanio. Na Loja Dias Guimaraes, ( online ), vendem varetas de carbono baratas.

 

As varetas indicadas, sao mesmo as de titanio. Como estava no momento a ver varetas de carbono para os veios das alteracoes as bombas de circulacao, cometi este erro, pelo qual peco desculpa.

As varetas indicadas para o Ground Probe, sao as de Titanio.

Abraco,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais