Akadama a ficar verde (Algas)


wilchespires

Recommended Posts

Boas !

 

Visto estares a passar por uma fase má e de grande ênfase vou aconselhar que tenhas ainda mais calma e paciência.

 

Em primeiro lugar vou relatar o que me aconteceu.

Em meados de Junho montei o meu aquário plantado. Logo de inicio me apercebi que tinha uma relação w/l demasiado elevada. Então a solução foi reduzir a luminosidade para 55w PC 6500k (aquário de 60l). Depois passei 2 meses árduos, experimentei muita coisa com bastante cautela(fertilização variada e muitas tpa's). E de nada me adiantava(algas nos vidros e pedras, pois a plantas desenvolviam-se bem).

 

Apercebi-me que o melhor era arranjar umas plantas flutuantes para reduzir ainda mais a luz e evitar excesso de fertilizante. Bem dita a hora e o dia que o fiz, as plantas desenvolviam-se bem na mesma e as ditas algas desapareceram(isto passado 1 mês e alguns dias). Apercebi-me então que iluminação a mais era um indicador, reduzi toda a fertilização deixei dias mesmo sem fertilizar. Tudo se manteve estável(de vez em quando la apareciam as green spot devido ao PO4 e buracos na HIGROPHILA POLISPERMA falta de K, consegui ver isso mesmo, adicionava e tudo voltava ao normal). Com isto pensei pensei e cheguei a conclusão que tinha excesso de fertilização e carências (Co2, macros, micros) e que co2 de fermentação é instável e este convém ser renovado bastantes vezes.

 

Bem passei ao segundo passo, se assim consigo ter o aquário bem porque não consigo com mais luz, removi todas as plantas flutuantes. O aquário continuou estável e as algas voltaram ao ataque mas com muito menos frequência. As plantas de crescimento mais lento começaram a apanhar algas do mesmo tipo dos vidros. Então estabilizei o co2, e passado umas 2 semanas algas nas plantas nem velas, e elas cresciam muito bem(lotus sem algas, rebentos do tapete a crescer). Apercebi-me então que passado 3 ou 4 dias tinha que limpar os vidros(assim o fiz durante algum tempo, pois os resultados não eram maus, acrescia apenas uma maior manutenção).

Um dia esqueci-me de fertilizar e constatei que os vidros estavam limpos com o mesma intensidade luminosa o que antes passado 3 ou 4 dias deveriam estar verdes(baços). Andei a testar combinações e descobri que elas proliferavam mais rapidamente mal adicionava micros. Passei a fertilizar micros com muito menos quantidade, mais frequência e tudo se manteve ainda melhor. Logo algas nos vidros há sempre só que com muito menos frequência.

 

Aprendi que fertilizar é algo que envolve o que se vê no nosso aquário e não o que vemos nos outros aquários ou nos indicam(refira-se que alguns artigos do fórum são bastante elucidativos a nível teórico/pratico). Quando temos duvidas de fertelização devemos fertelizar a menos do que a mais. Por vezes pensamos que estamos a fazer o correcto e é precisamente o contrario. Pouca fertelização e alguma experiencia visual detecta o que devemos por.

 

Penso que foi uma aventura e consegui estabilizar o aquário(foi vendido a um colega por motivo de ter ido para o estrangeio estudar).

Conclui ainda que ao adicionar cálcio e magnésio na agua e fosfatos da HO se formava uma nuvem de poeira.

Conclui também que ao adicionar fosfatos matava todos os invertebrados, devia reagir com outro fertilizante (passado uma ou duas horas estavam mortos).

 

Cumprimentos, André Pedro

 

 

Boas,

 

Segundo entendi da tua mensagem a primeira razão para as algas, foi o aumento de luz e posteriormente desenvolvias algas quando fertilizavas com micros. Certo?

 

só é pena não teres indicado valores em ppms das fertilizações, pq micros são sempre necessários certo? em excesso podem não ser benéficos, mas não entendi até que ponto eram em excesso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 51
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas !

 

Segundo entendi da tua mensagem a primeira razão para as algas, foi o aumento de luz e posteriormente desenvolvias algas quando fertilizavas com micros. Certo?

 

Não o problema das algas não é a luz, simplesmente a luz é um indicador que anda algo em desequilíbrio.

O problema é das fertilizações e da suposta estrutura biológica do aquário(a dita maturação).

Depois de algum tempo o aquário concluir o ciclo tudo é diferente eu próprio já constatei isso(e muito ja aqui foi dito no forum).

Eu também tinha fertilizações de PO4 e de K demasiado elevadas(um exagero por sinal).

 

só é pena não teres indicado valores em ppms das fertilizações, pq micros são sempre necessários certo? em excesso podem não ser benéficos, mas não entendi até que ponto eram em excesso.

 

Mais uma vez isso não é importante, cada caso é um caso.

Uma coisa diferente é que eu sempre tive as plantas em bom estado, ja no teu caso não é bem assim.

 

Podes sempre seguir este concelho:

Experimenta então começar do 0 e aprender por ti.

Paras todas as fertilizações(reduz o co2), muda 50% da agua e mete umas plantas flutuantes ou reduz a iluminação e irás ver que tudo muda.

Qual a vantagem das plantas flutuantes ?

Reduzir a iluminação e competir por nutrientes com as algas.

 

Menor luz irá trazer benefícios e de certeza que ficarás com as plantas em melhor estado do que o estado actual.

Quando isso acontecer vais aumentando as fertilizações e equilibrando o teu sistema(tens os artigos do forum para tu proprio observares e concluíres isso mesmo).

 

 

Sem mais, André Pedro

Editado por apedro.1

Sem mais,

André Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais