Não me consigo livrar das filamentosas


Godlike

Recommended Posts

Boas pessoal, isto já vem de algum tempo q tento combater as filamentosas verdes tipo cabelos... mas ainda nao me livrei das ditas...

 

Tipo a maior parte fica alojada na akadama...

 

Deixo aqui o setup e os testes dps de 1 TPA de 50% e reposto os nutrientes..

 

Setup:

300L reais 145x45x60 com +/- 50LT de akadama

6.5LT de substrato fertil da tropica

110w 5400k fotoperiodo 10h

160w 8000k+6500+ fotoperiodo de 8h

CO2 botija 2b/s

 

Testes:

NO3= 10

PO4= 1

Fe= 0.25

 

Os macros sao da Horizonte e micros alterno os da Horinzonte com o da tropica

 

Se faltar alguma info avissem que eu tento postar o mais rapido possivel..

 

faço a fertilização diária... e tipo as minhas plantas tb nao fazem perling (penso q se escreve assim) e nao sei a razão pq ja nao fazem isso..

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fertilizas com K ?

 

Já tentaste variar as bolhas do CO2?

Editado por Trocado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite

 

Podes dizer sff que plantas tens e a quantidade?

 

Eu também tinha uma especie de camada de algas agarradas á akadama e o que fiz foi, realizei uma tpa para tirar o excesso de nitratos, e apaguei a luz durante 3 dias, o que aconteceu foi que as plantas como seres mais desenvolvidos aguentaram este periodo, enquanto as algas desapareceram todas.

 

não sei se procedi da maneira mais correcta mas fiquei sem algas e as plantas ate cresceram mais um pouco porque ficaram "desafogadas" destas.

 

Cumprimentos Jofra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fertilizas com K ?

 

Já tentaste variar as bolhas do CO2?

 

variar para + ou para - ???? tenho o teste de CO2 e deu a cor certa da quantidade de CO2...

 

esqueci me de mencionar q tambem tenho algas pretas no vidro... tipo green spots mas escuras quase pretas e custam imenso a tirar..

 

Boa Noite

 

Podes dizer sff que plantas tens e a quantidade?

 

Eu também tinha uma especie de camada de algas agarradas á akadama e o que fiz foi, realizei uma tpa para tirar o excesso de nitratos, e apaguei a luz durante 3 dias, o que aconteceu foi que as plantas como seres mais desenvolvidos aguentaram este periodo, enquanto as algas desapareceram todas.

 

não sei se procedi da maneira mais correcta mas fiquei sem algas e as plantas ate cresceram mais um pouco porque ficaram "desafogadas" destas.

 

Cumprimentos Jofra

 

Boas as plantas recentem sempre um pouco apesar de recuperarem... tenho o aqua cheio de plantas... e mts de crescimento rapido rotalas, stelata etc!!

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Godlike.

 

Umas perguntas, algumas já colocas, mas que tu não respondeste:

 

Fertilizas com Potássio? Se sim, com que quantidades e frequência?

 

Tens o aquário montado há quanto tempo?

 

Experimenta aumentar a quantidade de CO2 dissolvido na água. Há algas desses perto de onde tens o difusor de CO2?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Chegaste a adicinar os SAE? E caridinas?

 

Eu tive disso, não fiz nada e como apareceram, foram...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Não sei que fauna tens..., mas eu reduzia ao máximo a comida, aumentava o n.º de bolhas de CO2 até o pH ficar perto dos 6,4º e finalmente adicionava o essencial potássio.

Isto era o que fazia nesse caso.

 

Espero que isso desapareça, deve ser um sufoco...

 

Abraço

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

também estou com filamentosas, mas tirei a maior parte à mão. Como é óbvio, há sempre fios lá para o meio que não consigo tirar, mas o mais chato é o tapete de filamentosas que tenho...

 

Tenho 72W para 54 litros, acesos 8 horas por dia. Está consideravelmente plantado. Tenho apenas 4 peixes. Não fertelizo, nem ponho CO2...

 

Ajuda s.f.f.

"Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi."

 

|==|================ ================|==|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

também estou com filamentosas, mas tirei a maior parte à mão. Como é óbvio, há sempre fios lá para o meio que não consigo tirar, mas o mais chato é o tapete de filamentosas que tenho...

 

Tenho 72W para 54 litros, acesos 8 horas por dia. Está consideravelmente plantado. Tenho apenas 4 peixes. Não fertelizo, nem ponho CO2...

 

Ajuda s.f.f.

 

 

Acho que já deste a resposta, o facto de não teres CO2 nem fertilização...

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Geralmente as filamentosas aparecem no meu aqua quando o NO3 está a subir.

 

Há uma altura da vida de qualquer aquário em que as algas são quase que inevitáveis. Nessa altura é carregar nas tpa's e tentar fertilizar o mais correctamente possivel.Nunca parar com a fertilização,senão as plantas ressentem-se e ai é que as algas atacam.Plantas fortes a assimilar os nutrientes todos é a solução para não haver ''sobras'' para as algas.E claro o CO2 é indispensável neste combate.

'

No caso do Godlike, há um periodo de tempo durante o ''fotoperiodo'' em que o aqua tem 270W de luz,para 300L é um pouco demais quanto a mim. 200W é o suficiente para um aqua com essas dimensões.Uma boa equipa de limpeza também ajuda bastante,Ottos,Caridinas e Beaufortia Levertii para os vidros.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Simplesmente tens muito NO3 livre na coluna de agua e tens co2 a menos, mas o mais importante de tudo é começares a acertar os níveis de nutrientes antes de passares para o aumento do co2, pelo menos é o que a experiência me diz a mim, outros podem ter opiniões diferentes.

 

Eu optava por fertilizar de modo a reduzires para metade esse NO3, manteres esse nível de Po4 e depois sim, dares carga no co2 para teres um bom nível de oxigenação no aquário e desta forma fragilizares ainda mais as algas, para alem de melhorares o crescimento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Não sei se alguem ja deu esta sujestão mas aqui vai: eu tava a ficar com muitas algas dessas e resolvi substituir as plantas infectadas, pasado um mes tava a começar a ficar com muitas na minha anubia nana e o que me aconselhram foi colocar caracois (ampulárias). Resultado coloquei 3 e todos os dias desaparecem uns "fios" da anubia o meu problema é que as ampularias ainda não acabaram as de "baixo" e estou a começar a ficar com elas nas plantas de "cima"...

 

Abx

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pegas em flourish excel da seachem e injectas na base das filamentosas. Dois dias mais e elas deixam de existir, depois é insisitr nas TPA´s e acertar com as fertilizações. As filamentosas desaparecem bem mas é preciso teimar com elas e vale tudo para as fazer desaparecer, nem que seja meter as mãos dentro do aqua e arrancá-las.

 

Cumprimentos

Editado por Joe2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Godlike.

 

Umas perguntas, algumas já colocas, mas que tu não respondeste:

 

Fertilizas com Potássio? Se sim, com que quantidades e frequência?

 

Tens o aquário montado há quanto tempo?

 

Experimenta aumentar a quantidade de CO2 dissolvido na água. Há algas desses perto de onde tens o difusor de CO2?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Boas Luis, sim eu fertilizo com potassio diáriamente 15ppm, e tenho o aquario montado +3 meses..

Sim tb tenho filamentosas nas plantas perto do difusor, e pretas no vidro tb perto do difusor!!

 

Chegaste a adicinar os SAE? E caridinas?

 

Eu tive disso, não fiz nada e como apareceram, foram...

 

Sim tenho para ai uns 9 SAE, axo q ainda tenho 2 ou 3 caridinas... tinha 30 mas começaram a desaparecer assim q meti os 4 discus!!

 

Geralmente as filamentosas aparecem no meu aqua quando o NO3 está a subir.

 

Há uma altura da vida de qualquer aquário em que as algas são quase que inevitáveis. Nessa altura é carregar nas tpa's e tentar fertilizar o mais correctamente possivel.Nunca parar com a fertilização,senão as plantas ressentem-se e ai é que as algas atacam.Plantas fortes a assimilar os nutrientes todos é a solução para não haver ''sobras'' para as algas.E claro o CO2 é indispensável neste combate.

'

No caso do Godlike, há um periodo de tempo durante o ''fotoperiodo'' em que o aqua tem 270W de luz,para 300L é um pouco demais quanto a mim. 200W é o suficiente para um aqua com essas dimensões.Uma boa equipa de limpeza também ajuda bastante,Ottos,Caridinas e Beaufortia Levertii para os vidros.

 

Boas, eu em principio vou baixar o fotoperiodo dos 270w de 8h para 6h...

 

 

Eu tento tirar o maximo das filamentosas a mao... mas as filamentosas q tao na akadama eu tento nao tirar pq a maior parte vem com grandes bocados de akadama atras... e se for fazendo isso sucessivamente fico sem areao em pouco tempo!!!

 

Vou fazer testes ao NO3 PO4 e Fe para ver valores!!! depois meto post...

 

obrigado por todas as rxp! conto com a vossa ajuda!!

 

CUMPS

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

axo q ainda tenho 2 ou 3 caridinas... tinha 30 mas começaram a desaparecer assim q meti os 4 discus!!

possivelmente ainda tens muitos mais, o instinto de sobrevivencia é que faz com que permaneçam escondidos durante o dia :smilecolros:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu penso que o teu problema vem do Foto-período de 8 e 10 horas por dia (270W), os valores apontados de nitratos/fosfatos parecem-me bem e quanto ao co2 já deste a resposta... Para teres uma ideia eu tenho 1 Aqua de 375 litros com 3x80W(240W) . Tenho um temporizador que me faz 8 horas de 80W e outro que me faz 7 horas de 160W (isto num espaço de 8 Horas)...

 

Li no teu ultimo post que baixaste a iluminação, como correram as coisas??? O Flourish excel numa situação de desespero é tiro e queda (Cuidado não apliques directamente nas plantas)

Editado por indian_joe

GARDEN of STONE - O MEU AQUÁRIO

GARDEN of STONE II - O MEU AQUÁRIO V1.0

Pearl_Jam_Stamp.png

Cumprimentos,

José Graça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom Dia

 

tenho exactamente o mesmo problema, com muito menos luz.

 

nao tenho dados actualizados da quimica mas por acaso descobri algo que afecta muito essas algas pretas tipo cabelo.

ate no termometro as tinha. tirei-o e deixei o dois dias em agua, no escuro. ficaram brancas e desapareceram.

 

vou agora experimentar dar um escurao ao aquario durante dois ou tres dias e ver o que acontece.

 

cumprimentos

 

PLeite

----------------------------------------------------------------------

 

Boas Luis, sim eu fertilizo com potassio diáriamente 15ppm, e tenho o aquario montado +3 meses..

Sim tb tenho filamentosas nas plantas perto do difusor, e pretas no vidro tb perto do difusor!!

Sim tenho para ai uns 9 SAE, axo q ainda tenho 2 ou 3 caridinas... tinha 30 mas começaram a desaparecer assim q meti os 4 discus!!

Boas, eu em principio vou baixar o fotoperiodo dos 270w de 8h para 6h...

Eu tento tirar o maximo das filamentosas a mao... mas as filamentosas q tao na akadama eu tento nao tirar pq a maior parte vem com grandes bocados de akadama atras... e se for fazendo isso sucessivamente fico sem areao em pouco tempo!!!

 

Vou fazer testes ao NO3 PO4 e Fe para ver valores!!! depois meto post...

 

obrigado por todas as rxp! conto com a vossa ajuda!!

 

CUMPS

---------------------------------------

Boa Aquariofilia

"Se não fazemos parte da Solução, fazemos parte do Precipitado"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vou agora experimentar dar um escurao ao aquario durante dois ou tres dias e ver o que acontece.

Provavelmente enfraquecerás essas algas pretas,mas também enfraquecerás as plantas.Se não fores à raiz do problema,quando ligares a luz outra vez as algas vêm de novo.

 

Quanto à luz considero muito melhor ter a quantidade de iluminação certa durante 10h,do que ter luz em excesso durante 8h.

 

Também é muito importante ver o que realmente o aqua necessita,fazendo testes semanais,para não acontecer estarmos a fertilizar com PO4 ou NO3 e não ser preciso.O contrário também se põe,é muito mau ter estes dois nutrientes demasiadamente baixos,pensando que com isso estamos a evitar as algas.O que estamos a fazer é enfraquecer as plantas.

 

O Florish Excel é uma boa opção,mas não uma solução milagrosa contra as algas.Funciona bem em conjunto com uma serie de factores atrás referidos,por si só não é solução.E no inicio sejam meigos com as doses de Excel,para não ''sobrecarregar'' o sistema.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado

PLeite

 

Provavelmente enfraquecerás essas algas pretas,mas também enfraquecerás as plantas.Se não fores à raiz do problema,quando ligares a luz outra vez as algas vêm de novo.

 

Quanto à luz considero muito melhor ter a quantidade de iluminação certa durante 10h,do que ter luz em excesso durante 8h.

 

Também é muito importante ver o que realmente o aqua necessita,fazendo testes semanais,para não acontecer estarmos a fertilizar com PO4 ou NO3 e não ser preciso.O contrário também se põe,é muito mau ter estes dois nutrientes demasiadamente baixos,pensando que com isso estamos a evitar as algas.O que estamos a fazer é enfraquecer as plantas.

 

O Florish Excel é uma boa opção,mas não uma solução milagrosa contra as algas.Funciona bem em conjunto com uma serie de factores atrás referidos,por si só não é solução.E no inicio sejam meigos com as doses de Excel,para não ''sobrecarregar'' o sistema.

---------------------------------------

Boa Aquariofilia

"Se não fazemos parte da Solução, fazemos parte do Precipitado"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No inicio tambem tive esse problema das filamentosas tanto no Akadama como nos troncos. Resolvi meter uns quantos Jordanella floridae e posso dizer q eliminaram por completo com as filamentosas bem com aquelas algas verdes que parecem uns tufos de cabelo. As algas eram tantas que não dava para eles comerem tudo mas iam arrancando essas algas do akadama e dos troncos e depois eu so tinha que retirar das entradas dos filtros as algas que ficavam lá agarradas. Por vezes viram-se para as plantas mas no meu caso não fizeram grandes estragos e valeu bem a pena.

 

Aqui tem um link dos ditos Jordanella Floridae

Link to comment
Partilhar nas redes sociais