aspirar um aqua?


Andre Paiva

Recommended Posts

Boas,

Hoje um amigo meu, que por acaso tambem tem conta cá na aquariofilia, e que é muito mais expriente nisto que eu.. disse-me que (quando fomos comprar o meu aqua) para limpar o aqua existem uns "aspiradores" para o onseguirmos limpar, nao percebi muito bem como se faz isso.

Já o senhor da loja disse-nos que para podermos limpar a agua que nao era perciso tirarmos a agua toda , podiamos tirar so 10litros no maximo.

Fica a pergunta: como éqe consigo limpar o meu aqua de semana a semana? nao sei se é com isso dos aspiradores se é com outra coisa.

Ajuda por favor.

Cumps.



.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

os aspiradores de fundo servem para limpar o fundo de exesso de comida, fezes e lixos que o filtro nao consegue eliminar.

e ao mesmo tempo como para aspirares o lixo tens de aspirar agua tambem aproveitas e fazes uma mudança de agua..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Dá uma vista de olhos neste link. Os dois primeiros são aspiradores de fundo. O primeiro manual e o segundo a pilhas.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Da experiência que tenho, posso dizer que não encontro grande utilidade nos ditos aspiradores. E já tive dois.

 

Penso que a limpeza do aqua, pode e deve ser feita quando fazes as trocas de água, semanalmente ou quinzenalmente. Tiras uma percentagem de água (essa percentagem pode variar, e podes encontrar aqui no fórum muitas opiniões diferentes) no meu caso troco semanalmente 30 a 40 % da água. Nessa operação, feita com uma mangueira "aspiras" o fundo do aqua para retirar a sugidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Mas temos que admitir que com um aspirador de fundo a coisa fica muito melhor! Aquilo funciona de maneira a que as pedras sejam levantadas, juntamente com a sujidade, para o cone. O "lixo" é aspirado e a areia fica no aquário. Com uma mangueira simples, corremos o risco de aspirar areia e tudo! Isto na minha opinião, como é óbvio.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Mas temos que admitir que com um aspirador de fundo a coisa fica muito melhor! Aquilo funciona de maneira a que as pedras sejam levantadas, juntamente com a sujidade, para o cone. O "lixo" é aspirado e a areia fica no aquário. Com uma mangueira simples, corremos o risco de aspirar areia e tudo! Isto na minha opinião, como é óbvio.

Cumps.

 

Olá,

 

Se estivermos a falar de um fundo de areia talvez. Se for um fundo de areão, acho que a mangueira é melhor, depois de se ganhar alguma perícia. O que tenho contra os aspiradores é que turvam muitíssimo a água, devido ao facto de remexerem o fundo, o que até pode não ser conveniente no caso de aquas plantados.

 

Com a mangueira podemos sempre mexer superficialmente no fundo, para soltar a sugidade, mantendo a saída da água fechada e quando as partículas levantam deixamos o fluxo correr apanhando todas elas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Como é óbvio, cada caso é um caso, e eu generalizei. Aliás, o autor do tópico não fez referência a que tipo de aquário tinha. Vamos ver o que ele diz entretanto.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Creio que a melhor solução é quando se faz uma TPA fazer a sifonagem, ou seja, um tubo maior ligado á mangueira, há á venda da SERA e outras marcas. Ele faz uma turbolencia na areia ou areão sem ter força suficiente para aspirar as matérias mais pesadas, só as que ficam em suspensão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...
Boas

 

Como é óbvio, cada caso é um caso, e eu generalizei. Aliás, o autor do tópico não fez referência a que tipo de aquário tinha. Vamos ver o que ele diz entretanto.

 

 

Cumps.

 

Boas!

Estive a ler bastantes comentários sobre "Como aspirar um aquário" e existem muitas opiniões. Alguns fazem-no aquando das TPA's, outros com aspirador automático, etc.

Quero saber qual a melhor solução para o meu aquário de água doce (54L) pois quando faço semanalente TPA's de 1 /3 da água, faço-o remexendo o areão e consigo sugar alguma "porcaria", mas, ainda lá fica bastante no fundo.

Por isso estou a pensar comprar um aspirador automático, ou seja, aspirar a sujidade sem retirar água, mas claro, continuando a fazer as TPA's semanalmente.

Alguns membros dizem que os automáticos não funcionam lá muito bem, pois acabam por sujar mais do que aquilo que limpam. Outros estão satisfeitos e aconselham automáticos.

 

Queria saber qual aspirador automático aconselham? E se será mesmo boa opção comprá-lo?

 

Espero uma resposta da vossa parte.

Muito Obrigado!

 

Vitalix

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.