..:: Próxima Estação - Malawi ::..


Duarte Conceição

Recommended Posts

Boas.

 

Casa nova, vida nova, aquário novo :blush: . É muito bom termos o nosso sistema já bem maturado e poder aperciá-lo, mas é igualmente satisfatório planear um novo sistema!

 

Estou com algumas ideias acerca do sistema que vou montar e neste momento encontro-me apenas a definir toda a parte de equipamentos, para a qual peço a vossa melhor ajuda e consequentes opiniões.

 

Biótopo

 

Lago Malawi

 

Dimensões do Aquário

 

250 © x 50 (A) x 50 (P) ou 250 x 60 x 50

 

Inicialmente tinha pensado apenas em 50 cm de altura, mas depois há o problema do espaço útil do aquário uma vez que a camada de areia e as travessas à francesa ainda roubam cerca de 15 cm ficando apenas com uma coluna de água de 35 cm. A vantagem deste tipo de aquário para além do preço relativamente aos 60 cm de altura é que pode ser feito em vidro de 12mm.

 

Mas estou neste momento mais inclinado para uma altura a rondar os 60 cm, uma vez que não tenho mesmo qualquer possibilidade de fazer o aquário com mais de 50 cm de profundidade, o que por si só já é limitador do layout. Agora nos 60 cm começam as dúvidas em virtude de ter diferentes orçamentos e os 3 curiosamente com 3 espessuras distintas - 10 / 12 e 15 mm. Qual será de facto a escolha mais acertada e fundamentalmente segura? Prefiro pagar e dormir descansado. P.ex. na FAQ do TheKrib dizem que independentemente da altura um aquário com 2,50 mt de comprimento deverá ter sempre 15mm.

 

De qualquer forma o aquário vai ter de entrar pela janela num 4º andar com uma daquelas carrinhas de grua como tal dará certamente umas fotografias bem engraçadas :)

 

No que respeita ao peso total rondará certamente 1T e aproveitei a amabilidade do Eng. Martins de Sousa que se deslocou a minha casa para avaliar se a laje aguentaria. Dado tratar-se de uma laje maciça e de o espaço para o aquário se encontrar entre 2 pilares e uma viga sossegou-me.

 

Estrutura

 

A estrutura à semelhança do que tinha no aquário anterior irá ser feita em ferro e depois levará um tratamento e pintura anti-ferrugem.

 

Aqui fica o esquema entregue ao serralheiro.

 

44543209py7.jpg

 

Filtragem e derivados

 

Estava a pensar deixar a filtragem entregue a 2 filtros Eheim III Pro 2080. Excessivo? Opiniões precisam-se ...

 

Para mim a questão de se utilizar um 2º filtro passa essencialmente pela redundância de equipamentos em caso de falha de um deles, pelo que as massas filtrantes serão iguais em ambos.

 

Como estou a fazer umas alterações à canalização da casa nova aproveitei para fazer uma passagem através da cozinha de água e esgoto para sala por forma a facilitar as TPA's.

 

99623185pz1.jpg

 

Aproveitei também para instalar um bloco de 4 tomadas acima do aquário (que ficarão escondidas), bem como acrescentar um bloco idêntico em baixo.

 

77743702cu6.jpg

 

Como vou encostar totalmente o aquário à parede vou abrir 3 roços para passagem dos tubos dos filtros que entrarão pela parede em baixo e sairão acima do aquário.

 

No caso de utilizar os Eheim III Pro 2080 como sugerem que faça a disposição dos tubos? Tubo de colecta (4x) nas extremidades do aquário e os 2 tubos de retorno a meio? Outras ideias?

 

Iluminação

 

Tenho em mira umas calhas T5 de 1,20 mt da Horizonte Aquático. Apenas tenho de confirmar se possuem 2 interruptores ou se tenho de ligar todas as lâmpadas em simultâneo.

 

Se conseguir esconder bem um DIY também poderá ser equacionado no caso de as calhas acima referidas não possuirem 2 interruptores.

 

Decoração

 

Areia da Praia cuja colecta anunciarei oportunamente ;) preciso de uns braços extra ehehhe

Pedras Pretas

 

Restante Equipamento

 

2 Termostatos de 300W

Alimentador Automático

 

Faltará aqui alguma coisa?

 

Desde já agradeço a disponibilidade para lerem este post bem como a vossa colaboração. O Carlos Valentim, que me foi apresentado pelo Luís Rodrigues, já tem sido massacrado qb por isso agora é a vossa vez :) !

 

Abraços

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

É sempre bom ver um projecto assim a ser planeado desde o início e a pensar nos vários detalhes.

 

No que concerne à filtragem dois reparos apenas:

 

- Mantendo-se o principio teórico de um caudal de filtragem de pelo 5x o Volume do Aquário e tendo o aquário 250*50*60 (750 Litros) deverás ter pelo menos 750*5= 3750 l/h de caudal de filtragem. Os professional III 2028 fazem 1750 l/h por isso um total de 3.500 l/h. Assim respondendo à tua pergunta não acho nada excessivo (eu tenho 2700 l/h para 340 litros de água o que dá cerca de 8x). Não te esqueças que um filtragem eficiente, especialmente ao nível biológico é meio caminho para o sucesso na mnutenção de CA's.

 

- Relativamente à disposição dos filtros, tendo os 2028 duas entradas a tentação será fazer como dizes... mas eu acho que as saidas todas de um lado e as entradas todas no outro tornam tudo mais armonioso pois ficas com uma corrente únican no aquário.

 

Na pios da hipóteses colocaria por exemplo: Uma saída no canto esquerdo e outra a meio com a mesma orientação. Duas tomadas a meio (uma de cada filtro) e as outras duas no canto direito, mais uma vez com o objectivo de criar correntes homogéneas.

 

Abraços e boa sorte com isso... vai actualizando

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação á espessura do aquário eu optava por 15mm, pois como dizes e bem a sugrança nunca é demais, o meu tem somente 120C x 50C X 50A, e como não tem travessas para ser seguro teve de ser em 12mm.

A difrenca em euros entre 10 e 12 é considerável, mas durmo descansado :)

 

 

Abraço,

Ricardo

Editado por NO-NAME

Abraço,

Ricardo

 

APC # 207

Webcam ligada das 19 ás 24 horas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Esse projecto promete!!!

 

Um bicho com essa litragem estava mesmo a pedir tangas... e para teres aí uma coisa para a malta babar era meter petros... ou os big boys do tanganyika (uns lepidiolamprologus, por aí...)

 

Mas prontos vais para malawis 8):):sad2: :sad2:

 

Vai actualizando e caso existam dúvidas a malta anda por aqui para ajudar.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Duarte,

 

Fiquei surpreso por ver que estás também a planear um biotopo do Malawi. A verdade é que também eu estou a avançar nesse sentido (um regresso ao passado...!). Em breve colocarei um tópico com a descrição do meu setup.

 

Apenas uma questão - optas-te por não fazer uma coluna seca - uma vez que a maioria usa filtros externos, será que uma sump é contraproducente num aqua de CA´s??!! Preocupa-me essa questão, uma vez que a configuração do meu móvel como sabes, não é a melhor para a colocação de filtros externos e definitivamente que terei a sump em funcionamento!

 

Assim que tiveres tempo gostava de ver uma lista dos peixes que tencionas manter

 

Abraço e boa sorte,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...)

 

Assim que tiveres tempo gostava de ver uma lista dos peixes que tencionas manter

 

Abraço e boa sorte,

Diogo

 

Eu também vou estar atento!

 

Já agora, as saídas de água todas no mesmo lado (ou quando muito uma de um lado, outra no meio) tal como sugere o João Cruz, colhem mais "adeptos"?

 

É que eu vou instalar um 2028 com um 2329 (seco-húmido + termo) ficando com 3 entradas e 2 saídas... como vou ter aquário "sem travessas" [200x60x70(A)], não estava muito inclinado a colocar tubos de saída no meio... mas se tiver de ser...

 

Estava a pensar nas pontas e a apontar para o meio, eventualmente um deles (o mais fraco) a apontar ligeiramente para baixo, para "completar" o circuito da água.

 

Digam "qualquer" coisa.

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diogo,

 

Pessoalmente, não acho que a utilização de sumps em CA's seja contraproducente, muito pelo contrário.

 

O principal num aquário de CA's é manter, continuamente, o nivel de amónia o mais próximo possível do zero, pois com o pH elevado esta assume elevado risco para a nossa fauna.

 

Indubitavelmente conseguiremos ter maior capacidade de filtragem biológica numa sump do que em filtros externos.

 

Apenas tenho dúvidas quanto a dois aspectos:

 

- 1º Filtragem mecânica - como bem saberás os CA's são bem "porquinhos", entenda-se deixam muita matéria fecal no aquário que, tende a depositar-se no fundo. A utilização de uma sump, seja por coluna seca, seja por overflow não permite que os dejectos sejam "aspirados" e retidos no filtro mecânico o que te pode obrigar a aspirações de fundo mais frequentes.

 

- 2º Circulação de água - como o aquário será grande é importante que haja muito boa circulação de água, evitando "zonas mortas" e ajudando a lever os detritos para a tomada de água dos filtros. Com a utilização de uma Sump, aconselho vivamente a utilização e uma ou duas bombas de circulação.

 

De resto e nomedamente no que concerne a limpeza / manutenção a Sump é preferível aos filtros externos.

 

Espero ter sido útil.

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

 

PS.

 

Estou como diz o Nuno, com esse aquário e para teres algo realmente diferente... eram uns Big Boys do Tanganyika! Ficava um Luxo!

Editado por João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá. Sem dúvida que é um ambicioso projecto e que te dará horas de prazer a preparar :puppydogeyes: pelo menos eu adoro esta fase de preparação.

 

O facto de a segurança nunca ser demais é verdade mas será que os custos que se gastam compensam? A segurança de qualquer estrutura e o seu preço são proporcionais, o que temos é avaliar o risco que pretendemos.

A pressão da água aumenta com a profundidade, logo quanto mais altura de aquário maior pressão o que leva a termos de compensar isto, ou com maior espessura de vidro ou com travamentos ao longo do vidro (perdes em estética). Quem faz esses cálculos seguramente saberá qual a espessura suficiente para o teu aquário para que não haja problemas...

 

Quanto ao biótopo, eu com um aquário desses punha tanto malawi como tanganika, se bem que as espécies do malawi são, regra geral, maiores e espaço é o que não falta por aí, para além de serem espécies bastante mais "coloridas". Por outro lado conseguirias ter maior diversidade de espécies de tanganika ou pelo menos maiores grupos da mesma espécie o que dá sempre um efeito visual muito bonito.

 

Abraço e boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

Há bastante tempo que não visitava este forum e qual não é o meu espanto ao ver estes regressos aos africanos!!!

Quanto à disposição dos filtros, acho que os retornos devem estar todos do mesmo lado e na mesma direcção. A captação de água pode estar em vários pontos do aquário. Também utilizo dois filtros e, depois de várias experiências, cheguei à conclusão de que esta era a forma de retirar mais porcaria.

No entanto, o aquário do Duarte é bem maior que o meu...Nada como ir testando as várias disposições e verificar qual a mais eficaz.

 

Quanto às espécies, cada um tem os seus gostos. Um aquário desse tamanho dá para quase tudo mas acho um desperdício não apostar nuns "big boys" sejam eles do Tanganika ( como os Frontosas) ou Malawy (Happlos grandes).

 

Força com esse projecto!

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então e fotos dessa evolução? :P;)

 

Uma comunidade de frontosas era capaz de ser giro mas talvez acabasse por se tornar meio monótono mais cedo ou mais tarde..?!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

Aleluia ... Pois é muita água correu nestes últimos meses, mas finalmente tenho as coisas prontas.

 

A todos aqueles que responderam o meu obrigado e peço-vos desculpa por não ter agradecido ou comentado as vossas ideias, dicas e sugestões mais cedo, mas isto dos primeiros tempos da paternidade é muito mais divertido que os aquários :)

 

Principais conclusões:

 

Acabei por:

 

1 - optar por um aquário de 250x50x50 em vidro de 12 mm com travamentos centrais e à francesinha

2 - para já, ter um único filtro no sistema. Eheim 2080. Vou tentar ser cuidado com a carga biológica.

3 - Iluminação 4x54 W T5 (10000K x 2 + Actinicas x 2)

4 - Fundo em eggcrate

 

04081vm7.jpg

 

04082mg6.jpg

 

O aspecto geral do aquário em cima da estrutura de tubo de 4mm já forrada com mdf e pintada de branco. Maldito pedreiro que deixou as saídas dos tubos do filtro muito acima.

 

04083dn9.jpg

 

O móvel completo já com a parte superior montada.

 

04084ur6.jpg

 

O enquadramento do sistema na sala

 

04085af1.jpg

 

Com o sistema que desenhei para o carpinteiro acabei por não perder muito do acesso superior ao aquário.

 

04086ik3.jpg

 

Torneirinha, esgoto e muito espaço para arrumação

 

04087rq0.jpg

 

Próximos Passos

 

- Fazer as calhas de iluminação. O material, comprado ao Rui Alves, chegou hoje.

 

- Arranjar areia de Sílica. Alguém sabe onde? O Eduardo não tem há uns tempos ...

 

- Arranjar calhauzada com fartura

 

- Montar todo o material

 

- Meter o aquário a ciclar para no fim de Setembro levar os primeiros habitantes.

 

- Escolher a fauna ... ainda estou a zeros neste campo sei apenas que não quero grandes "bacalhaus".

 

Mandem lá as vossas postas que eu agora prometo que respondo em tempo considerado útil!

 

Abraços

DC

Editado por Duarte Conceição
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Valeu a pena esperar, está muito bom.

 

(...)

2 - para já, ter um único filtro no sistema. Eheim 2028. Vou tentar ser cuidado com a carga biológica.

 

Fui agora ler e vi que também escrevi 2028... o que deves ter é um 2080, certo?

 

(...)

- Arranjar areia de Sílica. Alguém sabe onde? O Eduardo não tem há uns tempos ...

 

- Arranjar calhauzada com fartura

 

(...)

 

- Escolher a fauna ... ainda estou a zeros neste campo sei apenas que não quero grandes "bacalhaus".

 

Mandem lá as vossas postas que eu agora prometo que respondo em tempo considerado útil!

 

Abraços

DC

 

Areia e calhaus: Há quem vá buscar à praia, com bons resultados.

 

Eu comprei areia de sílica (filtro de piscina) no Leroy Merlin, mas não estou certo se a da praia ficaria assim tão diferente que compense a diferença de preço...

 

Com um aquário desse tamanho não queres peixes grandes? Ou não queres peixes grandes agora? É que nesse podes juntar alguns Mbunas, Haps e Aulonocaras... sem grande preocupação com o tamanho e com alguma preocupação quanto à agressividade dos Mbunas.

 

Espera por mais opiniões

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, decididamente não sou adepto de Malawis, de qualquer forma os contornos iniciais do projecto parecem muito bem definidos! Os meus parabéns!

 

- Arranjar areia de Sílica. Alguém sabe onde? O Eduardo não tem há uns tempos ...

 

Ora deixa lá ver de onde és...

 

... Carcavelos, Ok!

 

É assim, areia de sílica, a preço de banana (mas a precisar de umas boas lavagens) encontras em alguns centros de jardinagem... um deles, não muito longe de ti - em Sintra - é onde costumo abastecer em sacos de 50 Kg... se precisares de mais info... PM :lol:

 

- Arranjar calhauzada com fartura

 

Para isso há várias soluções... uma delas é o mesmo centro!

 

Abraço

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Lost vende areia de silica, e acho que tem bastante.

 

Ok. Obrigado pela dica. Vou contactar este membro para ver as condições

 

 

Valeu a pena esperar, está muito bom.

 

 

 

Fui agora ler e vi que também escrevi 2028... o que deves ter é um 2080, certo?

 

 

 

Areia e calhaus: Há quem vá buscar à praia, com bons resultados.

 

Eu comprei areia de sílica (filtro de piscina) no Leroy Merlin, mas não estou certo se a da praia ficaria assim tão diferente que compense a diferença de preço...

 

Com um aquário desse tamanho não queres peixes grandes? Ou não queres peixes grandes agora? É que nesse podes juntar alguns Mbunas, Haps e Aulonocaras... sem grande preocupação com o tamanho e com alguma preocupação quanto à agressividade dos Mbunas.

 

Espera por mais opiniões

 

Cumps

 

 

Obrigado pelos elogios. De facto fui atrás de ti ... é um 2080 :D

 

Quanto aos calhaus estou a pensar em basaltos apanhados na praia ou comprados num horto ... depende da minha vontade e disponibilidade.

 

Tens fotos da areia de sílica do Leroy? A utilizada nos filtros de piscina é idêntica à utilizada no fabrico de vidro? Tiveste que lavar?

 

Quanto aos peixes grandes quando me refiro a peixes grandes estou a pensar em Protomelas e derivados. Mas a fauna ainda é algo que não me debrucei minimamente. Mas quando o fizer considerarei certamente algo para além dos mbunas.

 

Bom, decididamente não sou adepto de Malawis, de qualquer forma os contornos iniciais do projecto parecem muito bem definidos! Os meus parabéns!

 

 

 

Ora deixa lá ver de onde és...

 

... Carcavelos, Ok!

 

É assim, areia de sílica, a preço de banana (mas a precisar de umas boas lavagens) encontras em alguns centros de jardinagem... um deles, não muito longe de ti - em Sintra - é onde costumo abastecer em sacos de 50 Kg... se precisares de mais info... PM :lol:

 

 

 

Para isso há várias soluções... uma delas é o mesmo centro!

 

Abraço

 

Ricardo, obrigado. Não tenho grandes condições para lavar 100 kg de areia de sílica por isso procurava uma solução que que me permitisse para colocar logo no aquário. No entanto a informação não ocupa lugar pelo que se quiseres enviar PM com o contacto da areia e dos calhaus agradeço. Se preferires podes colocar aqui no tópico sempre partilhas com outros potenciais interessados.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande Duarte,

 

Em primeiro lugar, espero que a parternidade esteja a ser um sucesso. Acredito que sim!

A areia podes e deves comprar ao Membro Lost - eu comprei 60 kg e foi só colocar dentro do aquário. Mesmo já com água lá dentro e sem a lavar quase não turvou a água.

 

Os basaltos podes ir buscar à Ericeira - parece que o Luis foi lá agora e arranjou coisas bem porreiras! Quando quiseres, podemos ir lá os 2 com o meu carro e trazer! Eu também quero mais para mim...

 

Quanto à fauna, acho que podias pensar em Tanganyikas! Como sabes, comecei com Malawis e agora já só tenho Tangas. Vens a minha casa e vez o que tenho... quem sabe não ficas rendido (como eu fiquei).

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Duarte.

 

Cá ficam duas fotos não tratadas da areia. Comparativamente à do Diogo, não é tão branca (não é branca...) e a ganulometria é maior. (eu gosto, mas isso já vai depender de cada um). Comparativamente à da praia, não tem conchas e está "calibrada". (não sei se vale a pena...)

 

Quanto a lavagens, fiz. Lavei em 3-4 águas, nada que tenha demorado uma eternidade mas entendi lavar. É claro que já é uma areia lavada e possivelmente há quem nem sequer lave esta areia, mas eu fi-lo (a vantagem é que nunca tive a água branca...).

 

Quanto às protomelas... tens um bom aquário para elas... seria um desperdício que não aproveitasses (admitindo que vais permanecer no Malawi, claro).

 

Cumps

 

IMG_2260.jpg

 

IMG_2262.jpg

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os basaltos podes ir buscar à Ericeira - parece que o Luis foi lá agora e arranjou coisas bem porreiras! Quando quiseres, podemos ir lá os 2 com o meu carro e trazer! Eu também quero mais para mim...

 

praia das avencas pá!!!!!

 

na parede!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

praia das avencas pá!!!!!

 

na parede!!!

 

Ok, ok! Não batas mais!

Apenas deixo o alerta para que tenham cuidado, porque as Avencas é paisagem protegida e não vão dar de caras com a polícia com as pedras na mão...! Na Ericeira é mais seguro...

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande Duarte,

 

Em primeiro lugar, espero que a parternidade esteja a ser um sucesso. Acredito que sim!

A areia podes e deves comprar ao Membro Lost - eu comprei 60 kg e foi só colocar dentro do aquário. Mesmo já com água lá dentro e sem a lavar quase não turvou a água.

 

Os basaltos podes ir buscar à Ericeira - parece que o Luis foi lá agora e arranjou coisas bem porreiras! Quando quiseres, podemos ir lá os 2 com o meu carro e trazer! Eu também quero mais para mim...

 

Quanto à fauna, acho que podias pensar em Tanganyikas! Como sabes, comecei com Malawis e agora já só tenho Tangas. Vens a minha casa e vez o que tenho... quem sabe não ficas rendido (como eu fiquei).

 

Abraço,

Diogo

 

Obrigado pela referência do membro Lost já está a ser combinada a entrega.

 

Quanto aos basaltos temos então de combinar, seja aqui nas Avencas ou então uma ida até à Ericeira, é o que for de mais fácil acesso e menos vistoso. Falamo-nos ao telefone.

 

A tua rendição aos Tangas é essencial pelo comportamento pelo que percebi. O que me atrai no Malawi são as cores. Nos Tangas o que me atrai são os shell dwellers e pouco mais ... Se calhar ainda faço mas é um pequeno pecado e ainda meto uns shellies com os mbunas.

 

Boas Duarte.

 

Cá ficam duas fotos não tratadas da areia. Comparativamente à do Diogo, não é tão branca (não é branca...) e a ganulometria é maior. (eu gosto, mas isso já vai depender de cada um). Comparativamente à da praia, não tem conchas e está "calibrada". (não sei se vale a pena...)

 

Quanto a lavagens, fiz. Lavei em 3-4 águas, nada que tenha demorado uma eternidade mas entendi lavar. É claro que já é uma areia lavada e possivelmente há quem nem sequer lave esta areia, mas eu fi-lo (a vantagem é que nunca tive a água branca...).

 

Quanto às protomelas... tens um bom aquário para elas... seria um desperdício que não aproveitasses (admitindo que vais permanecer no Malawi, claro).

 

Cumps

 

Obrigado por postares as fotos. Sou de facto mais adepto da areia de sílica branquinha. Quanto à permanência no Malawi o Diogo está a encarregar-se de me encher novamente de dúvidas ... bastard!

 

 

praia das avencas pá!!!!!

 

na parede!!!

 

As Avencas são aquela praia do calhau? Onde é raro estar alguém sem ser uns velhotes a apanhar o belo do banho de iodo? No fim de semana é tranquilo colectar?

 

Abraços

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado por postares as fotos. Sou de facto mais adepto da areia de sílica branquinha. Quanto à permanência no Malawi o Diogo está a encarregar-se de me encher novamente de dúvidas ... bastard!

 

Então nesse caso eu dou uma ajudazinha ao Diogo.

 

Se é verdade que nos Malawis as cores são algo de extraordinário, não podemos esquecer que os Tangas nos oferecem:

 

- Tropheus

- Ophtalmotilapias

- Cyathopharynx

- Eretmodus

- Enantiopus

- etc. etc. etc.

 

... além dos shell dwellers que tanto gostas e que, com um aquário desse tamanho, consegues manter em comunhão com sand dwellers (designadamente feather fins) sem grandes problemas.

 

:lol:

 

Cumps.

 

P.S.

 

No que toca ao centro de jardinagem, não sei bem qual a política de publicidade do fórum ou se se aplica ao caso vertente, se assim for a moderação que edite este post e apague a referência... o Centro de Jardinagem é o "Jardins Sintra" ( http://www.jardinssintra.com ) situado do lado direito da estrada, à saída do IC 32, sentido IC 19 -> Sintra.

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então nesse caso eu dou uma ajudazinha ao Diogo.

 

Se é verdade que nos Malawis as cores são algo de extraordinário, não podemos esquecer que os Tangas nos oferecem:

 

- Tropheus

- Ophtalmotilapias

- Cyathopharynx

- Eretmodus

- Enantiopus

- etc. etc. etc.

 

... além dos shell dwellers que tanto gostas e que, com um aquário desse tamanho, consegues manter em comunhão com sand dwellers (designadamente feather fins) sem grandes problemas.

 

 

Bem bem pessoal, isso não se faz! A revirar a cabeça ao Duarte einh? nyah

 

Duarte, a opção terá de ser mesmo tua. Pessoalmente posso dizer-te que jamais conseguiria deixar os "Malawis", pois embora tenha os dois biótopos (e o do tanganyika é com tropheus que adoro) continuo a nutrir uma forte paixão pelas espécies do Lago Malawi.

 

No teu aquário tens a grande vantagem de poderes, como já foi referido e bem, misturar mbunas com Haps e Peacocks, onde se incluem algumas Aulonocaras lindas de morrer e com umas cores que nos deixam estonteantes...

 

 

E pronto, foi só mais um para baralhar.... :D

 

 

Um abraço,

Editado por Marco Monteiro

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sr. Duarte, seja bem aparecido por estas bandas dos ciclideos. :arrow:

 

 

Assim que vi as 1ºs fotos pensei logo: "Ai que a Maria já lhe deu na cabeça por ter arrebentado com os azulejos da cozinha!" bigsmile

 

 

Bom, isso está excelente! Gosto disso a 90%. Só gostaria a 100% se o aquário fosse de ponta a ponta da sala ocupando toda a parede, aí então... ;)

 

Vamos lá meter calhaus nisso!

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais