Tudo num só


Recommended Posts

Boas,

Depois de muitas horas a ler post’s aqui no fórum e ter aprendido

Muito (quase tudo) o que sei a respeito de aquariofilia decidi partir para o meu primeiro projecto do aquário a sério !

Aproveito já para agradecer a todos os que aqui partilham os seus conhecimentos e duvidas, pois esta é a melhor forma de aprendermos e ensinarmos o que sabemos...muito melhor que livros.

Quase tudo o que construí foi baseado no que descobri por aqui, nunca fui nenhum expert em aquários nem sou, por isso se disser alguma baboseira...digam !

Durante um ano e meio mantive um aqua com 90cm com algumas limitações e desaires mas que serviu como bases para um projecto maior.

Como sempre vi por aqui devemos ter o aquário maior que o espaço nos permita, e foi isso que fiz , depois de tirar as medidas a parede 120cm x 50 era o ideal.

Como até tenho jeito para a bricolage e espaço comecei por fazer o móvel.

Robusto e simples.

 

Movel.jpg

 

Tijolos rústicos, cimento, umas portas compradas no AKI e uma prancha de madeira mais umas dobradiças e um bocadinho de geito.

Aguenta com uma tonelada em cima se for preciso.

 

Não tenho fotos da construção das paredes de tijolo mas não é complicado, é só dispor os tijolos em cima de uma superfície plana ao lado uns dos outros na medida que se quer e depois encher as junções que se deixam ( + - 0,5cm ) com o cimento que convêm estar meio mole, é difícil encher tudo de uma vez por isso faz-se em 2 vezes.

Antes de estar completamente seco é a altura de limpar os excessos com uma espátula e uma esponja molhada, sai bem.

Atenção que é melhor comprar as portas primeiro para saber a altura das paredes, se for o caso.

 

Passemos ao aquário.

 

120 x 50 x 50

Medidas das peças

Vidro 10mm é o aconselhável

 

Frente e traz = 120 x 50cm

Fundo======118 x 48

Laterais=====48 x 50

 

Tiras que servem de reforço e apoio as tampas

1 Tira para a traseira = 108 x 5cm

1 Tira para a frente = 118 x 5cm

2 Tiras para as laterais 38 x 5cm

1 Tira central =38 x 5cm

 

2 Tampas = 10cm x 58,5cm vidro 4mm

2 Tampas = 37cm x 58,5cm vidro 4mm

 

 

Depois de investigar cheguei a conclusão que esta é a melhor forma de montar os vidros, os construídos em fabricas que vi são assim e até por uma questão de acabamento fica melhor.

A placa do fundo fica dentro de todas as outras, depois leva as laterais e por fora a frente e traseira.

 

ensaiar.jpg

 

Vão precisar de fita-cola, não é indispensável mas dá geito e silicone, se virem fita-cola desta a venda não aconselho !! cola bem mas quando se arranca, vem a fita e fica lá a cola toda !...o que é uma porcaria depois para limpar.

Usei ainda umas cantoneiras plásticas para reforçar as colagens e deixar um bom acabamento, isto encontra-se no MestreMaco ou LerinMelroi

 

inicio.jpg

 

principio.jpg

 

montagem.jpg

 

acabamento.jpg

 

Depois de tudo pronto convem esperar pelo menos 2 dias antes de fazer o teste de estanquecidade e resistência …

Passei pelo Decatlon e vi lá umas esponjas que me pareceram óptimas para colocar debaixo do aquário, serve para isolar e absorver alguma irregularidade da superfície do móvel ajudando a distribuir o peso de uma forma uniforme, são baratinhas e resistentes, servem para as mulheres fazerem ginástica em cima sem estragarem os pezinhos !!

É este tapete vermelho que esta por baixo.

 

Esteve um dia inteiro cheio, está tudo seco, não se vê nenhuma gota de agua cá fora também dificilmente a agua conseguiria passar pela cola do vidro mais as cantoneiras.

Mas não me atrevo a dar nenhuma palmadinha nos vidros …

Parece impossível mas ao meio o aquário mede mais 1cm que as pontas

A pressão da agua é tanta que a frente e a traseira vergaram 0,5cm cada, mesmo com

Os reforços que levou, podem observar na foto !

 

teste.jpg

 

É o primeiro imprevisto !

Não estava nos planos a colocação das chamadas travessas Francesas.

Quero ter um bom acesso ao interior do aquário e construir ainda um fundo a 3D com todo o tamanho traseiro sem ter que estar a parti-lo em 2 ou 3 bocados o que depois dificulta a montagem e a fixação com cola.

 

Lembrei-me de improvisar umas travessas “Portuguesas” !! desmontáveis que são muito mais praticas e se correr como planeado até serão mais resistentes que as francesas.

Como bons portugueses que somos temos que improvisar e o mais pratico que me lembrei foi colocar duas cantoneiras de alumínio em todo o comprimento e unir a de traz com a da frente por meio de 2 tiras também de alumínio aparafusadas as cantoneiras, desta forma posso sempre desmonta-las quando quiser e de certeza que não se descolam com a pressão da agua.

 

travessas.jpg

 

A cantoneira foi colada com a mesma cola do aquário e optei por coloca-la em toda a volta do aquário, fica com um acabamento melhor !

 

E agora depois de olhar para isto e estar tudo seco é que reparei que me esqueci de deixar os cantos abertos para passar os tubos ! isto apenas nesta cantoneira porque nos vidros há uma abertura com 5 x 5cm em cada canto traseiro.

 

Vamos ter de cortar isto no sítio tentando não estragar o vidro.

Lembrei-me do meu belo dremel com um discozinho de corte deve dar ….

 

Cantos.jpg

 

O Buraco não parece grande mas agora que escrevo isto já tenho tudo montado e sei que serve a medida para um tubo de 16 de cada lado e mais os fios das resistências e mais qualquer coisa.

Se ficasse com mais 1cm também não fazia mal.

 

Ao centro levou mais uma travessa colada só para apoiar as tampas ao centro

 

travessa.jpg

 

Passemos ao Fundo 3D

 

Tal como disse antes a ideia é fazer um fundo a todo o tamanho do aquário, é colado a parte de traz e deverá ficar encostado a travessa superior que reforça o vidro, isto ajudara a manter a placa no sitio sem a deixar subir para cima e como vai ate baixo também o próprio areão não a deixará fugir para a frente.

Isto é o planeado…vamos ver se corre bem !

Usei pulioretano de alta densidade usado na contrução civil para isolar paredes,

Todos devem conhecer…

Como impermeabilizante usei um da Weber KF, é um género de cimento com que se faz uma papa que fica do género da tinta de areia e é dado com pincel, já usei num lago e fiquei muito satisfeito pois impermeabiliza mesmo e é feito para depósitos de água potável pelo que de certeza que não é tóxico.

Para corante usei uns corantes que encontrei no AKI e são mesmo para misturar no cimento, apenas usei o preto e vermelho pois apesar de haver mais cores em embalagens iguais e todas terem um rotulo igual onde dizia que eram todos produtos naturais apenas estas duas tinham mais uma linha onde dizia que não eram tóxicas e não quis arriscar com as outras, lembrei-me de um documentário que vi no Odisseia em que falava da evolução das tintas e onde foi referido que os pintores da idade media faziam as suas tintas todas com pigmentos naturais e depois com os anos morriam todos envenenados..! ! é que lá por serem pigmentos naturais não quer dizer que não sejam tóxicos..atenção !

 

Impermeabilizante.jpg

 

Deduzi que se as outras cores não fossem tóxicas certamente também lá teriam essa referência no rótulo.

 

fundo1.jpg

 

fundo2.jpg

 

fundo3.jpg

 

fundo4.jpg

 

Na embalagem diz para deixar secar 15 dias, mas isso com certeza que se refere a aplicações no interior de depósitos de agua...digo eu !...é que 15 dias é muita tempo !

3 dias depois já estava de molho !

Levou 2 fios de cola ao alto em cada extremidade e deve ser suficiente isto porque a placa vai ficar justa e não tem para onde fugir do sítio.

Mais um dia a secar e depois de estar já tudo em cima do móvel foi só ligar a mangueira.

 

geralfundo.jpg

 

lateral.jpg

 

Esta foi a parte pior, o imprevisto aconteceu devido as pressas..esta aqui o resultado !

 

Imprevisto.jpg

 

Lá me decidi deixar as pressas de lado e fazer as coisas como deve ser.

Depois de dar volta ao catálogo da Weber em busca do cimento cola perfeito...optei por este:

colswinm.jpg

 

Cimento cola de elevadas prestações para ser usado em piscinas, resistente a agua ...é o que diz nos papeis...decidi experimentar.

Retirei todo o primeiro tratamento que fiz e dei 3 camadas deste cimento cola, desta vez sim, ficou com uma camada grossa, depois dei ainda mais 3 do primeiro impermeabilizante o KF e deixei secar bem.

Como queria um bocadinho de mais cor no fundo arrisquei a dar uns toques “pouquinho” com uma esponja e um pouco de tinta acrílica amarela e verde, esta tinta vende-se em qualquer sitio tipo jumbo e vem em tubos, pode-se diluir um pouco com agua pelo que tem uma base aquosa e dá para pintar em vidro ou tecidos, depois de seca é resistente a agua pelo que penso que deve fazer mal.

Deixo aqui umas fotos do aspecto geral como ficou o aquário.

 

Geral1.jpg

 

Geral2.jpg

 

Já com as primeiras plantas

 

Geral3.jpg

 

Substrato Caseiro

 

Depois de procurar varias receitas por aqui decidi-me por esta:

Não era bem assim mas vamos improvisando com o que ha a mão.

 

1 saco húmus 100% natural

1 saco argila vermelha

1 Kg areia inerte

 

Substrato.jpg

 

Penso que não é preciso muita explicação.

É ferver o Húmus 10minutos lavar bem até remover toda a matéria em suspensão

Juntar 1Kg + - de areia que vai ajudar a descompactar a mistura para que as plantas

Mais facilmente introduzam as raízes e amassar com a argila.

No fim ficamos com uma papa do género da tinta de areia ou massa dos bolos mais mole.

Eu na altura não encontrei argila cinzenta mas também é bom para misturar e um pouco de turfa também sem aditivos.

Como quando descobri as receitas aqui na net já tinha mandado vir substrato fértil da jbl (aquabasis plus)acabei por misturar metade da embalagem + - 3Kg.

Espalhei no fundo e cobri com areão do riu lavado que comprei num armazém de materiais de construção, geralmente vende-se ao metro cúbico como a algum tempo atrás fiz um lago cá no jardim aproveitei e mandei descarregar logo cá um metro.

 

Substrato-1.jpg

 

Na altura a agua ficou um pouco turva como é normal e nas 1ªs mudanças tinha um aspecto um pouco enublado que com o filtro e o tempo desapareceu.

 

 

Passados 1 mês e alguns dias...

 

1meses2.jpg

 

15meses1.jpg

 

Esta tudo com bom aspecto, As plantas parecem estar a gostar, algumas algas também mas nada preocupante, os nitritos andam a 0, os nitratos ao princípio estavam nos 30 ou 40, ultimamente baixaram para os 10 ou 15 o que se deve certamente a sua absorção pelas plantas o que não ajuda muito as algas que apesar disso continuam-se a notar nas folhas de algumas plantas que ficam com um aspecto aveludado.

 

Actualmente adicionei injecção de CO2 de um Kit que mandei vir por uns 80 e tal euros já com tudo pronto a montar e por este preço julgo que não vale a pena andar com misturas e a inventar, uma garrafa de 0,5Kg pelo que me parece a uma bolha por segundo deve durar uns 3 meses ou mais, está a 1 mes a trabalhar e o nível continua no mesmo !

 

A iluminação

 

Ficou a cargo de uma Tampa da Waterhome de 120 x 40 que me pareceu bastante estética e pratica para este aquário que pretendo tapado, adquiri-a na net e à qual fiz algumas alterações devido a falta de luz que todos estes tipos de tampas apresentam de origem, pelo menos para quem quer ter algumas plantas.

 

TampaWaterhome.jpg

 

Originalmente esta tampa vem com 2 lâmpadas de 38W as quais mantive adaptando mais 4 PL-L de 55W cada, os balastros substitui os 2 de origem que eram com núcleo de ferro e de apenas 30W !! por outros electrónicos, mantive 2 simples para estas 2 lâmpadas e mais 2 duplos para as pl-l.

 

Ligaes.jpg

 

As FAN’s (Ventiladores) foram montados de forma a que uma empurrase o ar para o interior do compartimento em quanto a outra o retira para fora , desta forma gera-se uma circulação de ar continua, o que com as duas no mesmo sentido não acontecia devido ao compartimento ser estanque.

 

Ligaes1.jpg

 

Mantive 3 circuitos independentes para poder acender e apagar as lâmpadas independentemente com temporizadores.

Desta forma acendo primeiro uma de 38w Powerglo (tom azulado) simula a luz da manha, 1,5h depois acende as 4 pl-l que são 2 de 5300K(DayLight), 1 de 6500K(SuperDayLight) e 1 de 4500K(WormLight), mais 1,5h e acende a outra de 38W que tem uma temperatura de 3000K (floraglo) só que é da philips, é a que tem a cor mais quente e simula o fim do dia.

 

 

 

 

calha2-1.jpg

 

 

Passadas 10h apagam-se de modo inverso, primeiro apaga a luz da manha 1,5h depois as pl-l do (meio dia) e por fim a do fim do dia .

Deste modo a iluminação acende e apaga de forma mais suave pois começa e acaba sempre apenas com 38W, variando a tonalidade ao longo do dia começando pelo azulado e terminando no tom quente do fim do dia.

Os reflectores, foi um pouco complicado encontrar o material indicado, comecei por tentar com tubos de PVC cortados ao meio mas tendem a estalar quando se cortam e não me davam muito geito para fixar na tampa alem da curvatura (redonda) que não ajuda muito a espalhar a luz para os lados.

Depois de muitas voltar dar e de procurar sem saber bem o quê, descobri o que se revelou ser feito mesmo a medida do que queria...telhas de fibra de vidro com resina, são bastante finas leves e resistentes, fáceis de cortar com um dremel e um disco de corte e com uma curvatura perfeita.

 

reflectores.jpg

 

A telha cortei a medida já do sitio onde as queria encaixar e forrei com uma película plástica autocolante e reflectora que encontrei na papelaria fernandes 2,5euros metro,

É a prova de água e bastante resistente ao calor, ouve um reflector que se soltou ficando apoiado nas lâmpadas pll que aquecem um bocadinho e com o tempo a fibra da telha ficou castanha o que se pode ver por traz e a película nem derreteu um bocadinho.

 

MoonLight.jpg

Efeito Final

Luar.jpg

 

Nas fotos aumentei um pouco a luz da imagem para se perceber melhor.

 

MoonLight1.jpg

 

Isto é daquelas mariquices que só serve mesmo para mostrar as vizitas porque fica giro!

Na pratica talvez 90% dos peixes que se encontram a venda no comercio são criados em aquarios e tanques cobertos...sabem lá eles o que é a lua !

Isto pode ter algum intresse para um aquario que esteja na escuridao total, sempre dá uma ajudinha para os peixes que gostam de se alimentar de noite poderem ver o caminho !

 

O proximo desafio vai ser o filtro UV , como o aqua tem 50cm de fundo e a tampa só tem 40, sobra uma faixa ao comprido com 10cm a medida edeal para o alimentador automatico e o tubo de PVC ao comprido com a lampada la dentro....mas isso esta cá o mestre David Cabete que já esplicou tudo muito bem esplicadinho

 

Moral da Historia.

Sai mais barato comprar um aquario já feito e não da trabalho nenhum.

Só no vidro, cantoneira de aluminio e plastico mais cola, gastei mais + + + de 200euros.

Ontem passei no Jumbo e esta la um com 150cm por 187euros !

...é mesmo só pelo prazer de fazer ou quando se precisa de uma medida fora do standart.

Bons trabalhos para todos, se tiverem alguma duvida é só perguntarem

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 84
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Bem, acho que neste ninguém pode dizer que exista falta informação. O DIY esta tremendo, já o vi e li duas vezes, vou passar a terceira e depois comento mais qualquer coisa :crazyeyes:

Parabéns não só pelo trabalho em si, mas também pela paciência e dedicação das explicações, muito bem documentadas .

 

 

Paulo Silva

 

Até já ... :crazyeyes:

assinatura.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns! Excelente trabalho, tanto nos DIY como na elaboração do post :crazyeyes:

5*

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apesar de ser dia 19 de Janeiro, estou tentado a dizer que este é o tópico do ano!!!

 

Excelente! Parabéns! E quando é que vemos isso ao vivo? :crazyeyes:

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fique simplesmente de boca aberta :crazyeyes:.

Tá brutal, um super diy.

 

muitos parabens e obrigado por divulgares esse teu super trabalho para que possamos aprender e tirar ideias.

 

Boa sorte para o futuro

Marco Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos comentarios.

As portas estão abertas, nada como ver ao natural, quando vierem para os lados de Setubal Palmela, podem dar aqui um saltinho ao campo...é perto

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exelente :crazyeyes: !!!!!!! Está fantástico!!!!

Este post e o aquário devem ter dado um trabalhão!!!

É dos melhores se não o melhor aquário que já vi!!

Muitos PARABENS!!

 

Abx

Editado por Aqua T

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei qual deu mais trabalho, se o aquário ou o post :crazyeyes: mas sem dúvida este é o melhor post DIY em vi nos útlimos tempos (e andei a ver bastantes). Já te vou roubar algumas ideias e tudo eheh.

 

Só uma pergunta: onde arranjaste essa pelicula plástica reflectora autocolante?

 

 

Obrigado por partilhares esta epopeia connosco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Simplesmente FANTÀSTICO, os meus mais sinceros parabéns pelo projecto, execução e a explicação detalhada do processo e dos materiais. Só falta mesmo uns peixinhos ehehe :crazyeyes::crazyeyes::crazyeyes:

o peixinho ta molhado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Simplesmente estrondoso! Desde a concepção, à "reportagem fotográfica"! Muito bem detalhado, bem explicado e fotografado.

 

Vou dar uma segunda vista de olhos para ver se encontro algum "defeito" :crazyeyes: .

 

Parabéns pelo excelente trabalho.

 

 

 

Cumps

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apesar de ser dia 19 de Janeiro, estou tentado a dizer que este é o tópico do ano!!!

Boas,

 

Este comentário do João diz tudo!!!

 

Parabéns pelo projecto e pelo tópico. :puppydogeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

DIY perfeito. Estou espantado com este post. Vou reler de certeza.

:puppydogeyes::?:crazyeyes: :crazyeyes: :crazyeyes:

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:puppydogeyes::? Penso que já foi tudo dito,excelente elaboração do tópico,boas explicações boa reportagem fotográfica muito boa imaginação e o agradecimento penso ser de todos em partilhares isso connosco.Muitos parabéns por um DIY excelente :crazyeyes:
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Realmente um artigo a reter e a servir de modelo para todos nós! Está tudo fantastico! Especialmente importante a parte dos erros porque é com eles que se aprende!

Parabéns!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só posso dizer uma coisa: com um tópico assim, até eu me aventuro num DIY do género!! (é melhor não, senão ainda faço concorrência ao Mr. Davs banana rock :wacko:)

Está espectacular! Muito bem explicado. Parabéns!!

 

Uma perguntinha apenas: os troncos que tens no aqua são de quê e onde os arranjaste?? É que farto-me de procurar troncos desse género e nada.

 

Boa Sorte!!

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais