desova de ampularia!!


ByronSB

Recommended Posts

pessoal tenho uma ampularia ja grandinha no meu aqua de africanos do malawi e que esta sempre a desovar no topo do aquario fora de agua mas nunca ecolodem secam todos e acabam por ficar la durante muito tempo ate eu os tirar que se passa pk que nao encolodem?

 

abraço!!!! :?

para todos os dias um aquario diferente!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

A razão pela qual os ovos n eclodem não é porque n existe macho pois os caracois são ermafroditas. A razão é simples , tem de haver condensação para os ovos se manterem humidos.

Abraço

 

Panguiau

Bambolé!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

CICHLID POWER!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

quem te disse que os caracois eram hermafroditas?

As Pomaceas (Ampulareas é um nome ultrapassado) não o são de certeza absoluta :?

e tenho a certeza que muito poucos caracois aquáticos são hermafroditas :)

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

afinal tinhas razão, conclui isso depois de pesquizar na net.

www.applesnail.com

 

Abraço

 

Panguiau

 

Felizmente existe o forum para podermos esclarecer algumas duvidas

Bambolé!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

CICHLID POWER!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

tou a falar de caracois :angel:

os únicos caracois aquaticos que me lembro de serem hermafroditas sao os Physella acuta... quase que todos os outros que possuo e que conheco nao sao hermafroditas :cry:

e alguns até sao "viviparos" :cry: ou seja nao poem ovos :cry:

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção,

 

o problema para os ovos não ecolodirem deverá ser falta de húmidade e não falta de um macho para fertelizar os ovos.

 

Eu tive em tempos duas posturas, a primeira não ecolodiu e os ovos acabaram por secar e ficar ocos. A segunda andei depois de pesquisar um pouco todos os dias 2 ou 3 vezes ao dia a regar os ovos para não secarem e ao fim de algum tempo tive uma agradável surpresa, centenas de pequenos caracóis a correrem (como se isso fosse possível) de um lado para o outro no aquário.

 

Cumps,

Carpe Diem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi!

pois eu também axo k o facto de não ecludirem é por falta de humidade.

o teu aquario esta tapado?qt aos caracois hermafroditas, eles teem os dois sexos, mas mesmo assim axo k precisam dum par pa desovarem. pelo menos os meus phisas só desovaram quando introduzi outro no aquario.

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

epa pessoal dsc la a minha ignorancia se soubesse que era tao simples a resp nem teria posto o post e so pk desde puto que me dizem que caracois tem os dois sexos e nao percisavam de macho para reproduzir entao pesei que fosse igual para a ampularia!!!

 

dsc la entao a pergunta agora ate me sinto ridiculo lol :P

 

abraços!!! :(

para todos os dias um aquario diferente!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

@hotrodder - realmente os Physella acuta sao hermafroditas, o que implica que tem os dois sexos :lol: e em todos os animais hermafroditas, mesmo possuindo os dois sexos é necessário dois seres para conceber :lol: para se reproduzir.

Mas as Pomaceas nao sao definitivamente hermofroditas... e como tal para além de ter dois seres é necessário que sejam de sexo diferente para que se reproduzam :lol:

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal!

 

Já vi várias vezes pessoal a dizer que quando um animal é hermafrodita só precisa de um ser para se reproduzir. Isto é errado!

Como disse o Sérgio Leal nos animais hermafroditas, mesmo tendo os 2 sexos os animais necessitam de outro para se reproduzirem.

Os únicos seres que se só necessitam de um indivíduo para se reproduzirem são os que têm reprodução assexuada.

Existem vários tipos de reprodução assexuada como a fragmentação (caso da estrela-do-mar, planária, etc), a bipartição (protozoários), gemulação (caso das esponjas, leveduras, etc), esporulação (caso de alguns fungos), multiplicação vegetativa (plantas), divisão múltipla, etc,

e todos estes tipos de reprodução se caracterizam por ser preciso um ser apenas para gerar descendência.

Apesar da reprodução assexuada ter as suas vantagens porque permite um aumento muito rápido da população, também tem os seus contras, uma vez que como os seres são gerados por um só indivíduo não há variabilidade genética, o que pode significar a morte de uma população inteira num meio em mudança constante. Logo na sua maioria os seres possuem reprodução sexuada, em que são necessários 2 seres para gerar descendência, e este é o caso dos caracóis.

É preciso não confundir seres hermafroditas, com seres que têm reprodução assexuada! :lol:

Nada do que se sonha é tão estranho como aquilo que se vê...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 anos depois...

Boas a todos.

Eu tenho uns caracóis muito achatados (parecem metade de uma ameijoa) castanho escuro. :mrgreen:

Como não sei o nome cientifico dos bichos e não me é fácil descreve-los, fica difícil de descobrir se serão deles os ovos que encontro espalhados pelo Aqua... :P

São uns pontos brancos muito espalmados (menos de 1 milímetro) aleatoriamente espalhados por todo o lado... :snipersmile:

Inclusivamente em cima das conchas dos outros caracóis... :snipersmile:

Se alguém me puder ajudar agradeço desde já... :snipersmile:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos.

Eu tenho uns caracóis muito achatados (parecem metade de uma ameijoa) castanho escuro. :)

Como não sei o nome cientifico dos bichos e não me é fácil descreve-los, fica difícil de descobrir se serão deles os ovos que encontro espalhados pelo Aqua... :!:

São uns pontos brancos muito espalmados (menos de 1 milímetro) aleatoriamente espalhados por todo o lado... :shock:

Inclusivamente em cima das conchas dos outros caracóis... :blush:

Se alguém me puder ajudar agradeço desde já... :)

 

Pela descrição esses ovos podem ser de Neritinas. Tens Neritinas?

barbatana_userbar.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

A razão pela qual os ovos n eclodem não é porque n existe macho pois os caracois são ermafroditas. A razão é simples , tem de haver condensação para os ovos se manterem humidos.

Abraço

 

Panguiau

 

tem de haver condensação para os ovos se manterem humidos.

 

 

 

Cumps

Nuno Rodrigues

sfsfsfs.jpg

Cumps
Nuno Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pela descrição esses ovos podem ser de Neritinas. Tens Neritinas?

 

Boas Samuel Lopes, obrigado pela resposta.

 

 

 

Sim tenho destes... Pic_12197_36.jpg e destes... neritina_sp.jpg

e destes... 037.jpg e destes... Ampularie.jpg

e ainda destes... planorbarius_corneus.jpg

 

 

 

Se me pudesses ajudar ficava-te bastante agradecido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais