QUEM ME PODE AJUDAR?


ferreira

Recommended Posts

Bom dia companheiros

 

Gostava que me ajudassem na escolha de plantas porque sou um verdadeiro ignorante neste aspecto : simplesmente nunca tive aquarios com plantas. nunca!!

 

Agora gostava de ter apenas algumas plantas num dos meus aquarios mas os parametros são estes:

 

- substrato fertil da JBL (todo o fundo com isto)

- temp 26º

- PH 7,8

- 8 horas de iluminação

- Sem CO2

- Sem junção de adictivos liquidos

- 80 cm's de coluna de agua

 

Pretendo plantas altas e robustas, podem perfeitamente ser todas da mesma especie desde que aguentem os maus parametros que tenho e que quero manter pois não tenho muito tempo para lhes dedicar...

 

Qual as plantas que acham que devo ter?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia companheiros

 

Gostava que me ajudassem na escolha de plantas porque sou um verdadeiro ignorante neste aspecto : simplesmente nunca tive aquarios com plantas. nunca!!

 

Agora gostava de ter apenas algumas plantas num dos meus aquarios mas os parametros são estes:

 

- substrato fertil da JBL (todo o fundo com isto)

- temp 26º

- PH 7,8

- 8 horas de iluminação

- Sem CO2

- Sem junção de adictivos liquidos

- 80 cm's de coluna de agua

Pretendo plantas altas e robustas, podem perfeitamente ser todas da mesma especie desde que aguentem os maus parametros que tenho e que quero manter pois não tenho muito tempo para lhes dedicar...

 

Qual as plantas que acham que devo ter?

 

Obrigado

 

Boas

Que medidas tem o teu áquario.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este aqua tem 130 X 55 X 80 aproximadamente 500 litros reais e só tem Oscares. Por esta razão tem apenas duas lampadas de 120 mts uma aquaglo e uma aquaflora.

 

Já sei que vão dizer que com Oscares é para esquecer as plantas e eu sei disso e que é muito alto e tal, mas será que com estas caracteristicas não se consegue encontrar uma ou duas especies que se adaptem??

 

Eu não quero fazer nenhum plantado, gostaria apenas de ter uma zona no aqua com plantas.......

 

desde já obrigado pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que terão 40W cada...sei que é insuficiente para plantas mas será que não se consegue encontrar nenhuma especie de plantas que se adapte aos meus parametros?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas podes sempre arriscar naquelas menos exigentes.

 

 

Pois é mesmo isso que quero: as menos exigentes. Mas como não entendo nada de plantas não sei quais serão.....ninguém sabe os nomes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ferreira,

 

quando eu tive oscares, as unicas plantas que sobreviveram foram os fetos de java (microsorum pteropus) atados aos troncos.

sendo uma planta pouco exigente, que até prefere não estar enterrada no substrato, poderá ser uma boa opção :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado ZLATAN pelo link

 

JOSE achas então que será o melhor não é?

mas achas que os fetos se dão com as más condições de iluminação que tenho?

e outra coisa, se dizes que é preferivel eles estarem fora do areão não há qualquer necessidade de estar a investir no substrato da JBL (o que é bom pq aquilo é caro!)...achas que se os atar a uns troncos, sem contacto com o areão, eles sobrevivem?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ferreira,

 

os fetos de java são das plantas mais resistentes que conheço, não tendo grandes exigências, mesmo em termos de luz.

tu tens 80w para 500L, o que de facto é muito pouco, mas se não forem mesmo os fetos a aguentar-se, não vejo que outra planta sobreviva (aos oscares e à fraca iluminação)...

poupa no substrato, porque como te disse, essas plantas são epífitas, vivendo agarradas em troncos ou pedras.

 

depois conta... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tá amigo José. Obrigado, e a quem respondeu também. Vou tentar comprar uns fetos de java e depois conto como correu a aventura.

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais