Upgrades para o meu reef


Recommended Posts

Da lista que deste eu colocava:

2 Amphiprion ocellaris

2 Nemateleotris magnifica

1 Paracanthurus hepatus

1 Zebrasoma flavescens

1 Cryptocentrus cinctus

 

e a Salarias.

 

Pedro,

 

Nemateleotris magnifica é o nome cientifico dos firefish, correcto?

Cryptocentrus cinctus é o nome científico do yellow watchman gobby, certo?

 

Basicamente, sugeres que retire as 2 Chrysiptera parasema (agressivas) e inclua uma Salaris.

 

Por aquilo que tenho lido, todos são peixes resistentes e por isso adequados para iniciados como eu.

 

Ainda fico com 2 dúvidas:

 

- o meu aquário é suficientemente grande para não haver porrada entre 1 hepatus e 1 flavescens? Li em alguns sítios que talvez o meu aquário seja demasiado pequeno para 1 hepatus...

 

- qual a ordem de entrada dos peixes que recomendam, de forma a evitar "porradas"?

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 65
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Sim, esses são os nomes cientificos dos peixes.

 

Acho que um aqua como o eu é capaz de receber 2 cirurgiões pequenos e que em adulto não fiquem muito grandes...acho que sendo um hepatus e um flavescens não há problema, eu próprio sou o abuso do abuso que tenho 3 cirurgiões...lá de vez enquando há porrada, mas nada de grave.

O aqua pode ser pequeno para um hepatus se ele for grande! Eu tenho um num aqua de pouco menos de 300lts.

 

Ordem de colocação...podes começar pela Salarias por causa das algas. Depois os palhaços e depois qualquer um, mas deixava o flavescens para o fim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de mais algumas pesquisas...

 

e se adicionasse um salarias ramosus?

 

é um peixe bom para iniciado? agressivo? "cabe" bem num aquário de 320 litros (+ sump)?

 

fiz umas pesquisas na internet, mas infelizmente existe muito pouca informação sobre a maioria das espécies.

 

obrigado pela vossa ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de mais algumas pesquisas...

 

e se adicionasse um salarias ramosus?

 

é um peixe bom para iniciado? agressivo? "cabe" bem num aquário de 320 litros (+ sump)?

 

 

E um exelente ser vivo, e bom para iniciado e não so, e não e agressivo so tem um contra o preço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Reef.

 

Coisas que mexem - Coloca o Lysmata dê por onde der.... 5*

 

Quanto ao resto:

 

Estive agora a ler este - longo mas extremamente útil - tópico e aqui vão os meus 5 cents.

 

Eu tenho um osmoregulador da tunze (e Kalk reactor by the way) e devo dizer que estou satisfeito. Tive um problema na valvula que controlava o retorno, que estava estragada, substitui e agora está tudo ok.

 

Se fosse a ti ficava por enquanto sem reactores de Ca e controladores xpto... (depende claro do teu orçamento....) agora o osmoregulador é muito importante para manteres alguma estabilidade e autonomia.

 

Isto não é uma ciência exacta, portanto esquece.... não vais conseguir controlar tudo a todo o momento.

 

O meu voto vai para o Lysmata :crazyeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas reefdiver,

 

Continuo a ler atentamente sobre a comparação entre a dosagem do Kalkwasser e o Reactor de Cálcio. Pelo que tenho lido e ouvido, continuam a dar primazia ao Reactor de Cálcio (RC) em detrimento do Reactor de Kalkwasser (RK) (os entendidos e lojistas).

 

Estou praticamente convencido que o RC é que é vital num aqua de recife, pois o RK vai aumentar a concentração de cristais de carbonato de Cálcio nos equipamentos e vidros do que com a utilização exclusiva do RC.

 

Com o RC, uma pessoa consegue manter os niveis de cálcio e a alcalinidade num aqua de recife, enquanto que o RK não faz nada para isso, aumentando fortemente a concentração do pH, sendo bastante prejudicial na sua estabilidade. Para manter estes valores constantes com o RK, temos que usar aditivos. Com o RC não precisamos dos aditivos para nada, pois a sua descida é muito ligeira.

 

Assim, vejo que a utilização do Reactor de Kalkwasser só nos vai trazer problemas e dissabores nos nossos aquas. Nem sei mesmo se terá utilidade como complemento (devido aos problemas inerentes á sua utilização).

 

Parece que é mais que suficiente usar apenas o RC.

 

E tu, o que é que achas disto? Tens já alguma ideia formada? Concordas? Discordas? Tens detectado problemas no teu aqua causados pelo RK?

 

Um abraço.

Editado por NunoRamos

"O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave."

Thomas Fuller

 

Nuno Ricardo Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

 

Nuno, não sei onde foste buscar esses " contras" todos do reactor de Kalk mas parece-me que há aí muitos factos exagerados, só para justificar a utilização de um reactor de cálcio...

 

Conheço pelo menos 3 aquários de água salgada que foram/são mantidos apenas com reactor de kalk e os corais estão em forma, inclusivé corais duros ( SPS). Obviamente que, se aumenta a demanda de Ca e Mg no sistema e o reactor de kalk se torna insuficiente para satisfazer essa demanda, então o reactor de cálcio é o próximo passo a seguir.

 

Os aquários que conheço onde apenas reactor de kalk foi/é usado são os do Adérito Pereira, João Ribeiro ( antigo aquário) e Bruno Silvestre ( meu irmão, o qual tenho tido oportunidade de seguir de perto). O Adérito, ainda hoje, com o aquário montado à mais de 1 ano, continua a usar apenas kalkwasser ( por sinal, até com o Tunze dispenser ligado ao osmolator) e posso dizer que os SPS que mantém estão em plena forma. O João Ribeiro, nem vale a pena falar pois a última foto do seu aquário anterior diz tudo ( não sei se está disponível neste fórum). O meu irmão, só à pouco tempo é que investiu num reactor de cálcio. Entretanto, esteve quase um ano apenas com reactor de kalk e os resultados nos corais e na estabilidade do sistema foram bons.

 

Além disso, a despesa e o equipamento que é necessário para montar e manter um reactor de cálcio a funcionar são elevados, comparados com um reactor de kalk, ainda para mais nos primeiros tempos ou enquanto o sistema não precisa de algo mais para suprimir a necessidade dos corais. Quanto a mim, é perfeitamente escusado. A minha pergunta é: para quê complicar aquilo que não é complicado?

 

Quero salientar que não tenho um salgado mas tenho tido oportunidade de ver alguns aquários muito bem sucedidos, de falar com pessoal que percebe bastante e de, obviamente, pesquisar e conciliar o pouco que tenho aprendido até agora. Provavelmente este post nem será tomado em conta pelas razões que já mencionei mas, este tópico está com bastantes justificações, dadas pelo pessoal que tem aquários de água salgada à muito tempo, do porquê não ser necessário investir num reactor de cálcio no início.

 

 

Para terminar, que isto já vai longo, esta vertente da aquariofilia é algo que tem de se levar com muita calma para que as coisas possam ser bem pensadas e aplicadas com bons resultados. Se há algo que aprendi logo que mostrei interesse por aquários de água salgada é que, invenções ou atalhos sem conhecimentos, podem deitar tudo a perder de um dia para o outro, algo que demorou muito tempo a construir. Se há outra coisa que aprendi mas que já vem desde o início dos aquários plantados é que apenas em último recurso tenho em consideração aquilo que um lojista me aconselha. Não é por a pessoa ser desonesta ou ter más intenções mas sim porque a " teoria está viciada". Prefiro, primeiro, aprender com quem sabe e com quem não tem nada a ganhar com o hobbie e depois com a informação que recolho e com a minha própria experiência. Baby steps...

 

 

Cumprimentos,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu gostava de saber como é possível existirem aquas de recife tão bonitos, com crescimento de corais....existindo um reactor de kalk, sendo este um destabilizador? Começo a achar que a recuperação de 2 dos corais que tenho está a ser má, ambos estão a recuperar dos 5%/10% que estavam para os 30%/40% que estão, graças ao tempo que nao tenho a osmose a passar pelo reactor de kalk! :oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É bom saber que o pessoal dos doces ( neste caso Andre Silvestre) ja tenha mais informação, menos complicação na cabeça e mais bem guiados que outros membros que estao a um passo de iniciar um aquario marinho.

 

Nuno o que e para ti um entendido? Quais são os logistas que te estão a dar as dicas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É bom saber que o pessoal dos doces ( neste caso Andre Silvestre) ja tenha mais informação, menos complicação na cabeça e mais bem guiados que outros membros que estao a um passo de iniciar um aquario marinho.

 

Nuno o que e para ti um entendido? Quais são os logistas que te estão a dar as dicas?

 

É hugocc... Por estar a um passo de me lançar de cabeça para um salgado é que tenho lido, analisado, perguntado, voltado a ler, voltado a analisar e assim sucessivamente. Também andas há muito mais tempo nisto que eu, tens de certeza muito mais experiência que eu, que vou começar brevemente. O que eu não quero é cometer os erros que tu já cometeste. Não é verdade? Ou fizeste sempre tudo bem? Eu não vou fazer, de certeza absoluta, mas quero minimizar os riscos ao máximo.

 

Para ti deve ter sido mais fácil que para mim, tens amigos que te vão tirando dúvidas e ajudando a montares os teus aquas. Eu tenho um aquário de água doce e foi montado somente por mim, não tive ajuda de ninguém.

 

Quando me iniciar nos salgados vai ser por minha conta e risco, os meus amigos não têm nenhum aqua. Para eles não vale o esforço. Para mim vale e muito. Apenas me posso servir dos conhecimentos teóricos que tenho vindo a adquirir neste fórum e noutros locais.

 

Para mim um entendido, é por exemplo, o Sr. João Cotter (como o Pedro Conceição, o Luis Rodrigues, o João Branquinho, etc.). Tem muitos e muitos anos de salgados, é escritor de muitos artigos, tem um mestrado académico, foi moderador deste fórum e é o director da revista bioaquaria. Achas que não tem competência para as afirmações que faz?

 

Quanto aos lojistas, o Sr. Eduardo Telles Santos, dono da loja Redfish, patrocinador deste fórum, colaborador da revista bioaquaria, tem uma loja especializada em Salgados e Ciclídeos. É uma loja frequentada por muitos membros deste fórum (entre eles o Diogo Lopes). É pouco? Também achas que não valor e competência pelas afirmações que transmite? Achas que só quer lucros?

 

Outro logista, Sr. Paulo Rego, um dos donos das lojas Aquaplante, com material fabuloso (um bocado caro, é certo, mas a loja é muito grande...) e muitos conhecimentos sobre aquilo que me tem transmitido. Também achas que não tem competência? Também só pensa nos lucros?

 

Outra loja que vou visitar é a Naturline (aínda não tive possibilidade de ir lá). Tenho ouvido aqui falar muito bem dela aqui no fórum. Conheces? Merece a tua confiança? Achas que é credível?

 

Para mim a opinião destes dois lojistas (Sr. Eduardo Telles Santos e Sr. Paulo Rego) tem muito valor, como também de muitos membros deste forum. Em relação a mim não pensam só nos lucros, pelo menos pelos preços que me fazem nos equipamentos que vou ter que adquirir.

 

Assim, vou colocando aqui as dúvidas que me vão surgindo. Não quero gastar dinheiro que mais tarde tenha que "deitar para o lixo". Acho que este fórum foi feito para a entre ajuda e discussão salutar (entre outras coisas). Estou certo?

 

Já me estou a alargar muito, já estou a escrever demais, por isso fico por aqui.

 

Reefdiver, desculpa-me estas linhas todas no teu post, uma pequena pergunta argumentada deu nisto, mas há coisas que me fazem "comichão".

 

 

Nota: Atenção hugocc, não tenho nada contra ti, também já me deste muitas dicas, não deves é fazer comparações de pessoas que mal conheces (neste caso eu). Se eu fosse um "mestre" não perguntava, afirmava. Como não sou, pergunto. As verdades têm de ser ditas. Espero que isto não seja motivo para mais uma discussão desmedida... Por mim não vai ser (já bastou uma).

 

Abraço.

"O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave."

Thomas Fuller

 

Nuno Ricardo Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

um aquario de reef pode ser montado com reactor de kalk, com reactor de calcio ou mesmo com aditivos de 2 componentes, todos resultam, embora sejam todos diferentes.

 

Normalmente cá em Portugal costuma seguir-se o esquema de reactor de kalk seguido de reactor de calcio quando o de kalk já não chega. Porque?

Porque é muito mais barato o investimento inicial em Kalk e o seu reactor(ou pinga pinga).

Tambem existe a vantagem adicional do kalk ajudar na precipitação de fosfatos(logo menos algas).

Em aquarios com PH baixo(como por exemplo o meu), o kalk ajuda tambem a elevar esse PH.

 

No reactor de calcio, temos um investimento grande no inicio, devido a uma serie de material caro que temos de comprar. O potencial de fornecer carbonmatos e calcio de um reactor de calcio é sem duvida maior, mas no inicio, não será necessario.

O co2 necessario para disolver a midea vai tambem levar o aquario a ter um ph mais baixo (não necessariamente mau):

 

Os aditivos de 2 componentes basicamente suplementam tambem a alcalinidade e o calcio da mesma forma, tendo o trabalho de ser doseados diariamente.

 

O meu aquario foi mantido somente com reactor de kalk ate á pouco tempo, altura que devido aos consumos tive de adicionar reactor de calcio. Pelo meio, enquanto não tinha o reactor de calcio, ainda usei aditivos 2 componentes.

 

Estou praticamente convencido que o RC é que é vital num aqua de recife, pois o RK vai aumentar a concentração de cristais de carbonato de Cálcio nos equipamentos e vidros do que com a utilização exclusiva do RC.

 

so vais ter este problema se o teu ph for alto demais e será somente nos equipamentos que emitem calor.

 

Com o RC, uma pessoa consegue manter os niveis de cálcio e a alcalinidade num aqua de recife, enquanto que o RK não faz nada para isso, aumentando fortemente a concentração do pH, sendo bastante prejudicial na sua estabilidade. Para manter estes valores constantes com o RK, temos que usar aditivos. Com o RC não precisamos dos aditivos para nada, pois a sua descida é muito ligeira.

 

Com RK conmsegues, ate teres o aquario bastante povoado, manter os mesmo niveis de calcio e alcalinidade que com o RC.

O Ph írá se manter tão estavel num como noutro, sendo que com RK serà mais alto e um RC será mais baixo

 

 

Jà agora, mencionaste o Diogo. Sabias que ele tambem usou somente o RK até o aquario ter consumos que justificassem o RC?

 

bem

posto isto, não estou a dizer para não pores logo o reactor de calcio, somente são os dois opções validas.

alias, eu sou da opnião que os 2 a trabalhar juntos serão a melhor opção, mas isto para um aquario já com uma população de corais duros grande.

 

abraço

Editado por Luis Rodrigues
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Luis,

 

Jà agora, mencionaste o Diogo. Sabias que ele tambem usou somente o RK até o aquario ter consumos que justificassem o RC?

Não soube concretamente, quando entrei neste fórum, o aquário do Diogo já estava mais que estabelecido, não sei qual o equipamento inicial. Tenho a certeza que muito do material por ele usado não vai ser posto no meu aquário.

 

Usei o nome dele para dar um exemplo de frequentadores da loja Redfish. Gostei muito de ver (só em fotos) o aquário dele. Sei que fez muita coisa boa, mas também muita coisa má. Volto a repetir, todos nós fazemos asneiras. Vocês muito menos que eu. :snipersmile:

 

Este é um assunto que me tem levado a questionar. Para mim é estranho, uns acham que o aquário funciona muito bem só com o RK, eu também pensava assim no início. Depois apareceram os que defendem que o RC é que tem utilidade e o RK só causa problemas. Acho que tu percebes perfeitamente o que eu quero dizer.

 

Mas tu também achas que primeiro o RK e depois, quando a populacão de corais moles e duros fôr grande, é que tenho que adquirir o RC. Acho que mesmo isso que vou fazer, vou investir primeiramente num RK.

 

posto isto, não estou a dizer para não pores logo o re3actor de calcio (...)

Sim Luis, eu percebi perfeitamente, é o teu ponto de vista, que eu respeito muitíssimo.

 

Um abraço, e obrigado por me comunicares a tua opinião.

Editado por NunoRamos

"O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave."

Thomas Fuller

 

Nuno Ricardo Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno nao vou responder as tuas perguntas todas mas tenho uma boa idea http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=84028 pode nem ser para jogar e sempre ficas a conhecer pessoal.

Olha, boa ideia! Aparece por lá! Já fartamos de falar pelo msn, mas pessoalmente...nada!

 

Sobre os reactores, posso dizer que sempre utilizei o de kalk e não tenho nada a dizer! O meu pH é um pouco alto, mas estavel, excepto agora que tive um azar dos raios! A minha sump rachou e enquanto ia perdendo água lentamente, ia enchendo lentamente osmose com kalk e puuufffff..pH a 9. Por azar tive 30 lts de água no chão da sala e morreu uma Tridacna (tenho que actualizar o meu tópico). Por sorte nao morreu mais nada.

Fora este acidente, o pH mantinha-se nos 8,1 - 8,4.

 

O reactor que tenho actualmente é precisamente o que o Diogo tinha antes de desmontar por completo o salgado dele! Além do reactor, adiciono os 2 aditivos.

 

Posso dizer que tou a ter sucesso na recuperação de 3 dos 4 corais que tenho a recuperar. Um deles é a Montipora confusa que teve nudibranquios a banquetear nela, a Turbinaria peltata também está a recuperar bem, depois de ser queimada por uma Euphillia e a Trachyphyllia que está a ser a ter uma boa recuperação e crescimento.

 

Resumindo, na pratica o reactor de kalk funciona muito bem e eu com a quantidade de corais que tenho e invertebrados a consumir calcio, ainda não sinto a necessidade de ter reactor de calcio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais