Upgrades para o meu reef


Recommended Posts

Boas,

 

Já com 40 kg de rocha viva, com a equipa de limpeza em funções e com a iluminação ok, vou ter mais um mês de espera antes de novas adições.

 

Queria aproveitar este tempo, para fazer alguns upgrades. Como habitualmente, queria pedir as vossas sugestões:

 

 

Osmoregulador

 

Esta será definitivamente a próxima aquisição. Estou a pensar em comprar a Aquamedic SP 3000 Niveaumat. O que acham?

 

A minha ideia era aproveitar o jerrican de reposição de água para introduzir kalk através do sistema gota a gota do osmoregulador. Sei que o Pedro acha que existem inconvenientes em proceder desta forma. Gostava de perceber melhor porquê.

 

Reactor Kalk

 

Será mesmo necessário? Caso a introdução de kalk através do osmoregulador não seja viável...suponho que sim.

 

Reactor Cálcio

 

A opinião que me deram foi para esquecer o kalk e comprar um reactor de cálcio. Qual é a vossa opinião?

Para além do reactor de cálcio propriamente dito, também preciso de um controlador de Ph e de um sistema de CO2, certo?

 

Controladores de Ph, Ca, ORP, Condutividade, Salinidade, etc

 

Gosto de este tipo de gadgets. Andei a ver os Pinpoint da American Marin, mas para além de caros, não me apetece muito ter uns 4 ou 5 espalhados pela sump. Conhecem alguma solução integrada fácil de implementar? E relativamente aos medidores, sei que têm de ser calibrados. Os líquidos de calibração também não são propriamente baratos. Com que periodicidade é que é recomendável fazer a calibração?

 

Alimentadores automáticos

 

Alguém usa? A mim parecem-me porreiros para diversificar a comida que se dá aos peixes e porque em última análise são muito bons para quando não estamos em casa no fim de semana ou quando vamos de férias. Vale a pena a aquisição? E o que recomendam? E onde posso comprar barato online?

 

 

Muitas dúvidas! Toda a ajuda é bem vinda, como sempre.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 65
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas reefdiver,

 

O que te vou dizer não se baseia em revistas :smile2:, foi-me aconcelhado pelo dono de uma loja muito conceituada.

 

Osmoregulador

Esta será definitivamente a próxima aquisição. Estou a pensar em comprar a Aquamedic SP 3000 Niveaumat. O que acham?

Eu também acho que fazes bem. Eu estou a pensar em adquirir o Osmoregulador Universal Tunze. Disse-me que para ele não é de comprar, "tira o espectáculo manual da coisa". Mas vou adquirir, tira muito trabalho.

Essa marca não conheço.

 

Reactor Cálcio

 

A opinião que me deram foi para esquecer o kalk e comprar um reactor de cálcio. Qual é a vossa opinião?

Para além do reactor de cálcio propriamente dito, também preciso de um controlador de Ph e de um sistema de CO2, certo?

Concordo, também não vou investir num Kalkwasser. Fui aconcelhado a investir antes num Reactor de Cálcio. Preciso de comprar uma bomba de ar e um sistema de CO2 (para ligar ao reactor).

 

Controladores de Ph, Ca, ORP, Condutividade, Salinidade, etc

Vou investir num Controlador de pH/ORP da Wate Tech. Penso que é suficiente.

 

Um abraço.

"O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave."

Thomas Fuller

 

Nuno Ricardo Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos lá ajudar o reefdiver a ocupar o tempo! :smile2:

Osmoregulador

 

Aqui acho que é uma excelente ideia! O equipamento que referes é, na minha opinião, o melhor do mercado, sendo equipado com uma bomba peristaltica, ao contrário dos concorrentes. Sobre eu não gostar do sistema pinga, pinga, enganaste! Se náo tiveres um osmorregulador com reactor de kalk, é esse sistema que deves ter. Temos que ver agora uma coisa...se bem entendi, vais colocar no jarrican a osmose com kalk e depois a bomba vai buscar essa água, correcto? O problema tá ai. A longo prazo, os tubos da peristaltica vão entupir derivado ao acomular de kalk que vai ficar agarrado. A ideia é colocares a mistura de kalk depois da bomba.

 

Reactor Kalk

 

O reactor de kalk é importante para teres uma forma de adicionares kalk mais estavel. Este adiciona o kalk conforme o osmorregulador adiciona osmose. Por vezes está de apoio ao reactor de calcio quando este não é 100% eficaz.

 

Reactor Cálcio

 

O reactor de calcio é melhor, mas mais caro e por vezes o de kalk faz o que é necessário, quando o consumo de calcio dentro do aqua não é grande.

Pois, além do reactor tens que ter um sistema de CO2 completo e pelo menos um conreolador de pH para medir o pH no aqua e accionar o sistema. Há quem coloque 2 controladores, um no aqua e outro dentro da camara do reactor para que o pH dentro da mesma não seja muito ácido.

 

Controladores de Ph, Ca, ORP, Condutividade, Salinidade, etc

 

Aqui, acho que alguns são importantes e outros menos importantes. Eu só tenho de pH e um refractometro, mais nada. Os outros não deixam de ser importantes, mas se calhar aqueles testes electronicos ou os normais servem.

 

Alimentadores automáticos

 

Eu tenho um alimentador automático mas só utilizo quando tou fora por uns dias, fora isso acho que não deve ser usado. quando damos nós comida aos peixes temos sempre uma especial atenção no aqua e vemos se há algo de estranho, tanto nos peixes como no resto. Podemos ver por exemplo se algum peixe não come, o que é um sinal de algum problema com ele.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"..You can realize the water inlet with an extra circulation pump or with a bypass

from the main circulation pump that pumps the water from the filter

tank to the aquarium. The pump must have enough pressure the water flow

does not matter. The best solution is a bypass: you do not need an extra

pump and the water from a bypass contains less sediments that are able to

block the water inlet valve. A water pass meter (option) is a very easy way to

regulate the right water inflow."

"O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave."

Thomas Fuller

 

Nuno Ricardo Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno e Pedro,

 

Obrigado pelas vossas respostas! E olha que eu farto-me de trabalhar ah? Eu sei que se calhar não parece...ando super entusiasmado com a passagem para os salgados (acho que já se deve ter reparado!).

 

Perguntas a bold para facilitar a vida aos professores bigsmile

 

Quanto à adição de kalk, não me expliquei bem! Eu sei que não és contra o sistema de pinga-pinga. Como poderias ser? É o melhor :smile2:

Estava a referir-me era ao facto de achares que colocar kalk no depósito de reposição tinha inconvenientes. Agora já percebi porquê.

 

Pelo que percebo, o que devo fazer é comprar um osmoregulador + reactor de kalk, certo? Assim poupo os tubos da peristáltica. Agora, isso implica comprar um reactor de kalk...que modelo aconselhas? preço?

 

Monitor de cálcio. Pelo que me disseram é suficiente. Se optar por ele não preciso de reactor de kalk. Mas já ouvi também opiniões contrárias, ou seja que a função de ambos é diferente. Que acham? Reactor + sistema de co2 + controlador de ph...era aquilo com que contava! Bomba de ar é que não percebi para que serve Nuno?

 

Dois controladores de Ph??? Será mesmo necessário? By the way, tu tens reactor de cálcio Pedro?

 

Os controladores...são úteis...é mais rápido para ter a certeza que está tudo ok...mas ainda são muito caros...demasiado caros, i think.

 

O alimentador automático. Concordo completamente! Eu apenas compraria para quando não estiver em casa. Há alguma coisa mais fixe do que "alimentar" manualmente os peixes??? :rolleyes:

 

Uma vez mais, obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É isto:

 

Aconselhado para aquários até 1.000l

dimensões: 30 × 74 × 13cm

Capacidade para granulado: 400cm3

Valor do pH na água de saida 7,3

máximo / média diária em litros×dureza em 3 h/d de funcionamento 4.000 / 500

Bomba Aquabee UP 1000

Consumo eléctrico de 10w

Encaixes entrada / saida 6 mm / 10 mm

Entrada de água optima de 8 - 10 l/h

Pass meter (opção) - 3-24 l/h

Necessario bomba de ar de 300l/h

"O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave."

Thomas Fuller

 

Nuno Ricardo Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Nuno!

 

Mas confesso que fico muito confundido. Em termos práticos, não consigo perceber para que serve a bomba de ar num reactor de cálcio. Parece que vou ter que estudar mais a matéria.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ehehehheheh

 

ele anda mortinho por estoirar euros :)nyah;):) :D

 

vai com calma e controla o investimento pois isto é um hobby não uma namorada eheheheheh

 

quanto ao osmoregulador tanto o da tunze como o aquamedic são bons, ainda estou a decidir qual

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Vamos lá ver se não respondo depressa demias, agora com o server novo! :mrgreen:

 

Pelo que percebo, o que devo fazer é comprar um osmoregulador + reactor de kalk, certo? Assim poupo os tubos da peristáltica. Agora, isso implica comprar um reactor de kalk...que modelo aconselhas? preço?

Para iniciares, é o ideal. O osmoregulador alimenta o reactor com osmose e do "outro lado" do reactor sai já osmose com kalk.

Modelo...eu estou prestes a receber um Deltec KM500

 

 

Monitor de cálcio. Pelo que me disseram é suficiente. Se optar por ele não preciso de reactor de kalk. Mas já ouvi também opiniões contrárias, ou seja que a função de ambos é diferente. Que acham? Reactor + sistema de co2 + controlador de ph...era aquilo com que contava! Bomba de ar é que não percebi para que serve Nuno?

A função de ambos, na generalidade, é igual, mas fazem-no de forma diferente. Quem é bem capaz de explicar isto e bem é o Just_me ou o Luis Rodrigues!

 

Dois controladores de Ph??? Será mesmo necessário? By the way, tu tens reactor de cálcio Pedro?

Idealmente é 2 controladores, mas a maioria do pessoal só utiliza 1.

Eu não tenho reactor de calcio, só mesmo de kalk, visto que por enquanto as necessidades ainda não chegaram a esse ponto.

 

 

Os controladores...são úteis...é mais rápido para ter a certeza que está tudo ok...mas ainda são muito caros...demasiado caros, i think.

Sem dúvida que são caros. Por enquanto, se quizeres, basta uns testes electrónicos de pH e pouco mais...de resto é tudo dos de gotas.

 

Mais dúvidas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Aqui fica a minha opinião... (parece-me haver alguma confusão pelas respostas dadas!):

 

Osmoregulador

 

Esta será definitivamente a próxima aquisição. Estou a pensar em comprar a Aquamedic SP 3000 Niveaumat. O que acham?

 

A minha ideia era aproveitar o jerrican de reposição de água para introduzir kalk através do sistema gota a gota do osmoregulador. Sei que o Pedro acha que existem inconvenientes em proceder desta forma. Gostava de perceber melhor porquê.

 

Não é absolutamente necessário teres um osmoregulador (aliás só o tive muito recentemente e tenho aquários de água salgada há mais de 10 anos). Podes adicionar kalk na reposição por pinga-pinga. Agora é bastante mais confortável o osmoregulador. É tudo uma questão de prioridades...

 

Reactor Kalk

 

Será mesmo necessário? Caso a introdução de kalk através do osmoregulador não seja viável...suponho que sim.

 

A tua afirmação não faz sentido! Aliás é mesmo ao contrário! Convém teres reactor de kalk se tiveres um osmoregulador. Isto porque não fará muito sentido fazer a colocação de kalk a pinga pinga umavez que o reactor de kalk terá que ser alimentado de alguma forma.

 

Reactor Cálcio

 

A opinião que me deram foi para esquecer o kalk e comprar um reactor de cálcio. Qual é a vossa opinião?

Para além do reactor de cálcio propriamente dito, também preciso de um controlador de Ph e de um sistema de CO2, certo?

 

Eu não acho boa ideia colocar de imediato um reactor de cálcio. Este irá viciar o teu sistema evitando a sua estabilização natural. Ao fim de 6 ou 7 meses (se achares que tens corais que exigem a colocação do reactor deves avançar, até porque nessa mesma altura, este será muito útil na estabilização de Ph e Kh) Agora o kalk num a fase inicial é mais que suficiente, promovendo o aumento do Ph e estabilizando o Kh.

 

Se optares pelo reactor de cálcio terás que ter um controlador de ph e uma válvula solenoide - 2 acho exagero pois apenas terás que controlar o ph no aquário e garantir que se mantem em valores confortáveis e isto faz-s com o aumento ou diminuição da quantidade de CO2 que entra no reactor. O ph dentro da câmara do reactor mede-se esporádicamente.

 

Controladores de Ph, Ca, ORP, Condutividade, Salinidade, etc

 

Gosto de este tipo de gadgets. Andei a ver os Pinpoint da American Marin, mas para além de caros, não me apetece muito ter uns 4 ou 5 espalhados pela sump. Conhecem alguma solução integrada fácil de implementar? E relativamente aos medidores, sei que têm de ser calibrados. Os líquidos de calibração também não são propriamente baratos. Com que periodicidade é que é recomendável fazer a calibração?

 

O meu conselho vai para que esqueças para já esses gadgets pois se vais estar a medir constantemente os parâmetros dificlmente conseguirás uma estabilização - a verdade é que quando medimos demais tentamso sempre corrigir algo e de uma forma ou de outra estamos a viciar o sistema que apenas precisa de tempo para estabilizar.

 

Alimentadores automáticos

 

Alguém usa? A mim parecem-me porreiros para diversificar a comida que se dá aos peixes e porque em última análise são muito bons para quando não estamos em casa no fim de semana ou quando vamos de férias. Vale a pena a aquisição? E o que recomendam? E onde posso comprar barato online?

 

Só uso em férias e para colocação de comida seca. Mais uma vez, acho que deves ter as tuas prioridades.

 

Abraço e boa sorte,

Diogo

Editado por Diogo Lopes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Diogo,

 

Usar só Reactor de Kalkwasser? Usar só Reactor de Cálcio? Usar os dois em simultâneo?

 

Realmente isto para mim começa a tornar-se cada vez mais confuso, cada cabeça sua sentença. :puppydogeyes:

 

Uns aconcelham-me a não usar o Reactor de Kalkwasser e sim o Reactor de Cálcio, acha que é mais que suficiente (dono de uma loja conceituada, acho que sabes quem é...). Existem também opiniões que afirmam que o Kalkwasser vicia o sistema (enquanto que tu pensar o contrário, para ti o que vicia o sistema é o Reactor de Cálcio), e ao fim de um ano o custo empregue no consumo de Hidróxido de Cálcio paga o custo da compra do Reactor de Cálcio e das respectivas válvulas.

 

Outros acham que seu eu quizer equilibrar o aquário, devo usar o Reactor de Kalkwasser, mas em pequenas quantidades, se o meu aquário for igual ou inferior a 350 litros. Para aquários com litragem superior é imperativo eu usar um Reactor de Cálcio.

 

E por fim há quem ache que se suprimirmos o Kalkwasser a um aquário que já está habituado a ele, a coralina vai"sentir na pele" a sua perda (João Cotter). Também acha que o Reactor de Cálcio é muito bom, mas sozinho não faz maravilhas, pois provoca quebras no pH provocado pela utilização do CO2, tendo esse pH que ser reposto pelo Kalkwasser. Devido a isto é da opinião que devo usar os dois sistemas em simultâneo (Reactor de Kalkwasser e Reactor de Cálcio).

 

E agora? Bem, entre estas opiniões todas, acho que é preferível jogar pelo seguro e gastar mais uns valentes euros e investir nos dois sistemas. Quero manter o pH e o Cloreto de Cálcio estáveis para manter da melhor forma o equilíbrio no aquário.

 

Estarei errado? Talvez, mas acho que no meio é que está a virtude. :?

 

Abraço.

Editado por NunoRamos

"O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave."

Thomas Fuller

 

Nuno Ricardo Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, o rapaz está com os miolos cheios de água salgada! :)

 

Vê a coisa desta maneira.....aquas como o Luis Rodrigues tem, João Branquinho e até o meu tiveram os primeiros meses só com reactor de kalk, tendo os corais bons crescimentos. Eu só coloco reactor de calcio quando começar a ver que o calcio começa a ser pouco para os vivos que tenho. Entretanto, vou-me aguentando só com reactor de kalk que serve bem, tendo crescimentos nos vivos que o consomem.....só tenho que fazer mais TPAs que chego a tar 2 mese sem as fazer, e depois os aqua fica com ciano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

eu concordo com o Diogo, primeiro investe num reactor de kalk, mais para a frente num de calcio.

 

a braço

E não é desta forma que a grande maioria tem feito? É

Os resultados têm sido bons, começamos pelo reactor de kalk e quando observamos que o crescimento dos corais não se está a dar como deveria, evoluir para o reactor de calcio que vai complementar ou substituir o de kalk.

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Antes de mais, gostava de agradecer a todos. Acho que este tópico está excelente!

 

Estou (quase) convencido quanto a iniciar com um reactor de kalk e depois evoluir para um de cálcio (quando necessário).

 

A minha ideia inicial era um bocado o "atalhar" caminho, dado que a vossa solução implica adquirir um reactor de kalk hoje (500 USD, no modelo apresentado pelo Pedro) que pode ser descontinuado amanhã com a compra de um reactor de cálcio.

 

Então porque é que estou quase convencido a optar pelo reactor de cálcio numa fase inicial? Porque quando olho para o aquário do Pedro, com os corais que tem e sei que ele não tem reactor de cálcio, não me parece que eu neste momento deva fazer esse investimento.

 

Diogo, relativamente à tua resposta: "Convém teres reactor de kalk se tiveres um osmoregulador. Isto porque não fará muito sentido fazer a colocação de kalk a pinga pinga umavez que o reactor de kalk terá que ser alimentado de alguma forma."

 

A minha ideia é a seguinte. Se eu comprar um osmoregulador AquaMedic vou ter uma bomba peristáltica, um sistema pinga pinga e um jerrican com água de OI para reposição. Quando o aqua atinge um valor mínimo o sistema pinga pinga é accionado e só pára depois de atingir um determinado nível - função da bomba peristáltica.

 

O que eu ponderava era introduzir kalk no tal jerrican. Desta forma, de cada vez que o sistema pinga pinga fosse accionado a água de reposição seria OI + kalk. Percebes a ideia?

 

A questão aqui é que o Pedro acha que isso significará que os tubos da peristáltica vão sofrer com a kalk a passar por eles...

 

Faz sentido agora o que escrevi? Fazendo a introdução de kalk via jerrican de apoio ao osmoregulador, não precisaria de reactor de kalk. O osmoregulador serviria para a introdução de água + kalk.

 

Obrigado uma vez mais a todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas reef

 

foi pensando assim que comprei agora um osmoregulador da tunze com o reactor de calcio.

 

não será certamente o melhor de todos e será pior que o deltec km 500 e a bomba não é peristaltica mas irá certamente cumprir a sua função peo um preço mt bom.

 

http://www.aquaristic.net/shop.php/sid/450...ser%20Kit%2068/

 

custa praticamente o mesmo que o km 500 mas tem osmoregulador e como não tenho sump este funciona melhor pois sempre tem de elevar a 1.5 metros

Editado por CHINA
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é China, aí está outra das coisas que o Pedro me desaconcelhou vivamente (TUNZE Calcium Dispenser Kit 68).

 

Esquece lá o kit 68, esquece mesmo!

O osmorregulador serve para repor de forma automática a água que evapora! Podes ter ligado directamente para o aqua ou para um reactor de kalk. Eu tenho um osmorregulador feito por mim, arranjei uns interruptores de nivel (boias) que activa ou desactiva uma bomba peristaltica. Essa bomba vai buscar água a um reservatório e injecta para o reactor. Isto é um osmorregulador!

Já fiz um ao pypo e posso fazer-te um!

Agora esquece o kit 68! :)

 

Abraço.

"O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave."

Thomas Fuller

 

Nuno Ricardo Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois não duvido mas eu não tenho capacidade para fazer um osmoregulador e como não tenho sump e não sei como levar a agua do reactor para o aqua?

 

se alguem tiver uma que me diga pois preferia ter um reactor deltec km 500 que teve para vir ehehehehhe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, sim...Eu compreendo-te China, eu além de não ter conhecimentos para um DIY desta envergadura, também não quero arriscar, isto serviu apenas como mais uma ajuda, um apontamento que me foi dado.

 

Quanto aos outros, muitíssimo obrigado por me terem dado a vossa opinião sobre este assunto.

 

Assim chego á "brilhante" conclusão que tenho mesmo a cabeça cheia de água salgada (ai Pedro, Pedro... 8)).

 

Agora a sério, depreendo que só me deva preocupar com o Reactor de Cálcio numa fase posterior se decidir colocar muitos SPS's. Só assim valerá a pena o custo do equipamento, pois torna-se bastante útil para o seu desenvolvimento (SPS's) e também porque o consumo de Cálcio se tornar elevado, não é?

 

Um abraço.

"O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave."

Thomas Fuller

 

Nuno Ricardo Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já agora e no seguimento da conversa gostava da vossa ajuda em como repor agua com kalkwasser para o meu aqua que não tem sump e não queria ter mais um mono pendurado no aqua! dai ter surgido o tunze

 

reefdiver desculpa pelo abuso mas assim ficamos todos a saber ehehehehhe

 

pedro dá lá a tua excelente opinião

 

mais uma vez desculpa pela intromissão no tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora aqui estou eu..... :)

 

Comecemos pelo inicio....

 

A minha ideia inicial era um bocado o "atalhar" caminho, dado que a vossa solução implica adquirir um reactor de kalk hoje (500 USD, no modelo apresentado pelo Pedro) que pode ser descontinuado amanhã com a compra de um reactor de cálcio.

Dei esse exemplo pois é o que eu adquiri (em 2ª mão por pouco mais de €100). Existe pessoal que faça DIY quase identeicos a esse por menos de €150. Depois, o reactor de kalk pode ficar a trabalhar, como forma de complemento, com o reactor de calcio, esse sería o sistema perfeito.

 

foi pensando assim que comprei agora um osmoregulador da tunze com o reactor de calcio.

Tal como o NunoRamos disse, eu desaconcelhei ele à compra desse sitema da tunze. O que eles dizem ser um calcium despenser não é nada mais que um kalk dispenser. Nessa garrafa que eles apresentão na imagem fica o kalk (Hidróxido de Cálcio que eles aconcelham a colocar, da marca deles), onde a água passa antes de ir para o aqua/sump. Para mim isso é meramente uma espécie de reactor de kalk, com algumas limitações de funcionamento, comparando aos verdadeiros reactores de kalk.

 

pois não duvido mas eu não tenho capacidade para fazer um osmoregulador e como não tenho sump e não sei como levar a agua do reactor para o aqua?
custa praticamente o mesmo que o km 500 mas tem osmoregulador e como não tenho sump este funciona melhor pois sempre tem de elevar a 1.5 metros

Duvido que a bomba da tunze eleve a 1,5mt, mas posso dizer que no caso da peristaltica da Aquamedic eleva a alturas maiores. A Aquamagia tem uma e está a elevar água até cerca de 2mt. A peristaltica que tenhom que é mais fraca que a da Aquamedir eleva a mais de 2mt que já testei.

Sobre fazer o osmorregulador, basta arranjares boias de nivel que o resto é simples, posso até ajudar!

 

Agora a sério, depreendo que só me deva preocupar com o Reactor de Cálcio numa fase posterior se decidir colocar muitos SPS's. Só assim valerá a pena o custo do equipamento, pois torna-se bastante útil para o seu desenvolvimento (SPS's) e também porque o consumo de Cálcio se tornar elevado, não é?

É isso mesmo, como podeste ver nas opiniões do resto do pessoal com alguns anos disto. :)

 

pedro dá lá a tua excelente opinião

Acho que ficou explicado, certo?

 

Mais dúvidas? Sobre o osmorregulador, depois posso fazer um exemplo, com fotos e coloco na area dos DIY.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tás lixado Pedro,

 

Agora sou eu, o China e o Nuno com dúvidas...ehehehe

 

Eu continuo com a mesma dúvida relativamente ao osmoregulador (a questão que direccionei para o Diogo no último post).

 

Pelo que percebo, o ideal é ter o osmoregulador + reactor de kalk. Alguém me consegue explicar o que é que liga ao que e como? Vá lá, como se eu tivesse 10 anos.

 

Thanks.

 

PS - A parte que gostei mais foi a que o sistema perfeito para o Pedro é ter o reactor de kalk a complementar o reactor de kalk. Isso significa que o reactor de kalk é mesmo um bom investimento.

 

E já agora Pedro, onde é que eu arranjo um reactor de kalk bom e barato?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tás lixado Pedro,

 

Agora sou eu, o China e o Nuno com dúvidas...ehehehe

 

Eu continuo com a mesma dúvida relativamente ao osmoregulador (a questão que direccionei para o Diogo no último post).

 

Pelo que percebo, o ideal é ter o osmoregulador + reactor de kalk. Alguém me consegue explicar o que é que liga ao que e como? Vá lá, como se eu tivesse 10 anos.

 

Thanks.

 

PS - A parte que gostei mais foi a que o sistema perfeito para o Pedro é ter o reactor de kalk a complementar o reactor de kalk. Isso significa que o reactor de kalk é mesmo um bom investimento.

 

E já agora Pedro, onde é que eu arranjo um reactor de kalk bom e barato?

 

Abraço

 

Boas podias pedir ao octopus para te fazer um uma bom reactor de Kalk ele tem muito jeito para os fazer e ficam 5 estrelas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais