Calha 2x55 W PLL


Salvador C. Abreu

Recommended Posts

Mais uma calha DIY para ajudar quem precisar!!

 

Material

 

2 lampadas PLL 55 watts 6500 k

2 cascilhos pll

1 champa refectora

4 suportes para lampadas PLL

1 balastro electronico

 

Preço aproximado - 60 €

 

Tempo gasto - 2 horas

 

Calha anterior

img3409fg7.jpg

 

Durante a mudança

img3411vr1.jpg

 

img3413lm5.jpg

 

img3417ix9.jpg

 

img3418ce7.jpg

 

img3421mf5.jpg

 

Terminado

img3424xt1.jpg

 

Cumprimentos

 

Salvador C. Abreu

Editado por Salvador C. Abreu
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Salvador C. Abreu! Antes de mais parabéns pelo DIY! Olha estou para fazer exactamente o que fizeste com a tua calha.Podes dizer-me quanto te ficou o balastro e as duas lâmpadas,e quantos Kelvins têm estas?

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Salvador C. Abreu! Antes de mais parabéns pelo DIY! Olha estou para fazer exactamente o que fizeste com a tua calha.Podes dizer-me quanto te ficou o balastro e as duas lâmpadas,e quantos Kelvins têm estas?

 

 

Se queres que te diga ja nao me lembro de quanto custaram mas a volta de 50 ou 60 euros tudo! (balastro, 2 lampadas 2 casquilhos e 4 suportes para lampadas), quanto a lampada tem 6500 k de temperatura da cor!

 

Espero ter respondido!

 

Cumprimentos

 

Salvador C. Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Viva

 

Na primeira foto vê-se que as lampadas queimaram. Deveu-se certamente à humidade.

Não lhe parece que a humidade irá estragar também o balastro casquilhos e lâmpadas desta versão?

 

Pergunto isto porque pensei construir uma calha do género mas tenho receio que a húmidade dê cabo da material.

 

Luís Lampreia

Editado por Luís Lampreia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Na primeira foto vê-se que as lampadas queimaram. Deveu-se certamente à humidade.

Não lhe parece que a humidade irá estragar também o balastro casquilhos e lâmpadas desta versão?

 

Pergunto isto porque pensei construir uma calha do género mas tenho receio que a húmidade dê cabo da material.

 

Luís Lampreia

O que se ve queimado e o acrílico de protecção como podes confirmar na ultima foto ao lado direito da aparafusadora, que provavelmente estava muito perto das lampadas.

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exactamente! O que aconteceu foi que o acrilico se queimou pq estava muito perto das lampadas!

 

Cumprimentos

 

Salvador C. Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado, não tinha reparado no acrílico.

Tenho que começar a planear uma para o meu pequeno aquário. Para já as lâmpadas estão escondidas sob o armário da loiça na cozinha, mas estão um pouco longe(15cm) e a luz dispersa-se na bancada. Tenho 26w, 1350 lm, entre 6500K e 3000K, para 30 litros de água. Tenho que chegar aos 2000lm.

 

Bom trabalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado, não tinha reparado no acrílico.

Tenho que começar a planear uma para o meu pequeno aquário. Para já as lâmpadas estão escondidas sob o armário da loiça na cozinha, mas estão um pouco longe(15cm) e a luz dispersa-se na bancada. Tenho 26w, 1350 lm, entre 6500K e 3000K, para 30 litros de água. Tenho que chegar aos 2000lm.

 

Bom trabalho

 

Se ela e dispersa podes resolver isso com uns reflectores que te concentram a luz dentro da área que desejas.

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se ela e dispersa podes resolver isso com uns reflectores que te concentram a luz dentro da área que desejas.

 

 

De facto já lá tenho umas chapas de alumínio com 10cm de altura, mas como servem de suporte às lâmpadas estas ficam perto da margem inferior e daí a dispersão da luz. Vou poderar bem entre optar por manter a dispersão, manter a facilidade de acesso à água e o aquecimento do armário em que estão fixas (estão a aquecer os xaropes dos miúdos).

 

Até à próxima

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Boas,

tambem tenho aqui uma calha,com esse tipo de lampadas mas um dos casquilhos derreteu,ja andei a procura no aki,e nao encontrei esse tipo de casquilhos.onde é compraste esses casquilhos???

tenho uma outra duvida por exemplo as lampadas sao 2x36w,seria possivel aumentar para 2x55w sem mexer no balastro.?

 

 

Nota: nao percebo nada de electricidade se tiver a dizer asneira digam.

 

obrigado

Friendship is a golden gift cherished above all life's treasures!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Parabéns pelo Diy :mrgreen:

 

Mas continuo a achar, pelo preço de custo DIY, mas vale comprar 1. Sempre fica mais perfeita. Mas é claro, quando somos nós a fazer dá outro gozo nyah

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...

Boas,

tambem tenho aqui uma calha,com esse tipo de lampadas mas um dos casquilhos derreteu,ja andei a procura no aki,e nao encontrei esse tipo de casquilhos.onde é compraste esses casquilhos???

tenho uma outra duvida por exemplo as lampadas sao 2x36w,seria possivel aumentar para 2x55w sem mexer no balastro.?

 

 

Nota: nao percebo nada de electricidade se tiver a dizer asneira digam.

 

obrigado

Tens que ver no balastro o que diz la.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:character0050:

Ja agora os balastros tanto dão para T8 como para PLL ?

 

Não te sei responder... Quando vou comprar peço para PLL, se dão para as T8 ou não não sei...

 

Realmente este topico estava já bem enterrado! Sem imagens nem nada! lol

 

Cumprimentos

 

Salvador C. Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boas, desculpa vir aqui por as minhas duvidas, eu tenho o meu DIY feito como se pode ver aqui .Mas deparo-me agora com o problema da evaporaçao da agua, provisoriamente pus um acrilico.

A minha duvida é devo por o acrílico aparafusado e com uns respiros e por a calha com uma distancia do aquário( 6-7cm), me ira resolver o problema?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Quando construi esta calha ela ficou pousada no aquário tal como o teu, mas com os upgrades que fui fazendo acabei por suspende-la a cerca de 10cm da água e sem acrílico Em nenhum dos casos tive qualquer problema de condensação de água. Ficam 2 imagens para veres como tive e tenho agora a minha calha.

 

Calha Inicial

 

9nov20101.jpg

 

Actualmente

 

pc240092.jpg

 

Cumprimentos

 

Salvador C. Abreu

Editado por Salvador C. Abreu
Link to comment
Partilhar nas redes sociais