Montei um aqua com àgua corais e invertebrados diretos do Mar, queria aprender a mantê-lo.


KADINHO

Recommended Posts

Bem li algumas coisas sobre aqua marinhos, o fato é que montei esse aqua com água do mar, uma estrela que fisguei, 2 corais pequenos invertebrados e moluscos e umas rochas com mariscos e algas presas que peguei entre umas pedras na praia.

 

O aquario é pequeno de 60L, tenho facilidade de buscar água do mar (mar aberto muito limpo), coloquei somente um filtro externo com carvão ativo e esponja, uma bomba interna de 1000, lâmpada fluorescente, o que mais preciso estou preocupado se consiguirei mantê-lo.

Não havia lido muito antes de montá-lo, montei semana passada.

 

Obs.: tenho um aquá de 200L vazio nele terei que incrementar outros aprelhos?

 

Agradeço a atenção.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, antes de mais, gostaria de saber onde apanhaste isso tudo para poder ajudar melhor.

Sobre o equipamento que tens, aconcelhava a retirares a esponja do filtro ou mesmo a desligares o filtro, pois este vai acomular porcaria que vai estar em decomposição permanente, desiquilibrando o aqua. QUe peixes e corais tens?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, antes de mais, gostaria de saber onde apanhaste isso tudo para poder ajudar melhor.

Sobre o equipamento que tens, aconcelhava a retirares a esponja do filtro ou mesmo a desligares o filtro, pois este vai acomular porcaria que vai estar em decomposição permanente, desiquilibrando o aqua. QUe peixes e corais tens?

 

Deve ser Brasil...

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É preciso ter muito cuidado com o que tiramos,imaginem se toda a gente se lembrasse de levar corais para casa...

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Pedro.

 

Vejo que foi o único até agora que está tentando me ajudar, pois os outros post nada se entende.

 

Bem, peguei tudo em uma praia aqui perto de casa de mar aberto, ainda não tenho peixes e não sei ao certo que tipo de coral tenho, como classificá-lo?

Veja que sou inexperiente no assunto de marinhos sempre tive aqua doce, e fiz esse sem seguir passos e gostaria de matê-lo, sei que o coral tem bastante moluscos por dentro não saberia identificá-los e alguns poucos crustáceos, algas somente e a estrela caminhando pelo aquário.

 

Agradeço sua ajuda Pedro...

Aos outros que responderam, desculpem, mas de nada entendi (será um tipo de ironia de suas partes????).

 

Tenham um bom dia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece que capturaste na costa brasileira!

Tudo depende das espécies que colocaste no aqua, mas 60l é pequeno. Se tens um de 200l, eu mudava para esse!

Coloca umas fotos para podermos ver melhor os peixes, corais e tudo mais que colocaste!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fizeste o que se fazia em no seculo XIX, quando se começou a abordar os aquarios de agua salgada, com melhor tecnologia mas sem qualquer conhecimento do que estás a fazer.

 

Na altura chegaram a essa conclusão ao perceberem que os seres morriam e tinham de ser "substituidos". É boa ideia perguntar e ler primeiro e fazer depois.

 

o meu conselho é que retornes ao mar os organismos vivos, deixes o aquario a maturar e complementes o setup e só depois vás recolher alguns dos organismos vivos.

 

senão provavelmente muita coisa vai morrer, matando em seguida os restantes...

 

nao estou a dizer para esqueceres estou a dizer para fazeres bem...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda caem as falésias todas com o avanço do mar.

 

Comentários como estes são mesmo dispensáveis. Para os administradores, deixo um desafio. Há que pensar seriamente em bloquear alguns users. Se fizerem uma análise aos posts deste "Seal" rapidamente percebes que o objectivo não é esclarecer, não é ajudar, mas sim fazer comentários despropositados e sem valor para ninguém. Ficamos todos muito melhor, sem este tipo de comentários.

 

Em minha opinião, é preciso ser consciente sobre as coisas que retiramos do mar. Kadinho, se não sabes identificar as espécies que retiraste do mar, primeiro não sabes se as mesmas serão protegidas (o que é crime) e segundo existe uma enorme probabilidade de elas morrerem no teu aqua. Concordo por isso totalmente com aquilo que o Just_me diz.

 

Apesar de ainda me estar a iniciar nos salgados estou totalmente disponível para te ajudar a montar um aquário de água salgada, aconselhando sobre iluminação, rocha viva, areão, termóstato, bombas de circulação, bombas de retorno, escumador...etc etc etc.

 

Começa bem e verás o quanto fantástico este hobby pode ser! Depois com experiência, recolhes da fantástica costa brasileira algumas espécies não protegidas que de certeza vão tornar o teu aquário fantástico!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comentários como estes são mesmo dispensáveis. Para os administradores, deixo um desafio. Há que pensar seriamente em bloquear alguns users. Se fizerem uma análise aos posts deste "Seal" rapidamente percebes que o objectivo não é esclarecer, não é ajudar, mas sim fazer comentários despropositados e sem valor para ninguém. Ficamos todos muito melhor, sem este tipo de comentários.

Boas reefdiver,

 

Estou de acordo contigo.

 

Sinceramente, também não percebo o porquê de determinados disparates que tenho visto escritos por aqui. Uma pessoa pede ajuda e "leva com estes filmes".

 

Para mim são comentários sem nexo algum, apenas visam o total gozo sobre os membros visados.

 

Mas pronto...Infelizmente, este é o mundo onde vivemos, anda meio mundo a tentar lixar o outro meio.

 

Abraço.

"O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave."

Thomas Fuller

 

Nuno Ricardo Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Ha pessoas, que ainda nao entenderam o espirito do Forum, nem sabem distinguir uma piada apropriada, de comentarios inuteis.

Ainda caem as falésias todas com o avanço do mar.
O que tem de estupido esta piada ?

 

Apesar de ainda me estar a iniciar nos salgados estou totalmente disponível para te ajudar a montar um aquário de água salgada, aconselhando sobre iluminação, rocha viva, areão, termóstato, bombas de circulação, bombas de retorno, escumador...etc etc etc.

 

Reefdiver, provavelmente, vais dizer ao rapaz que deve deixar o sal a dissolver um mes, antes de colocar rocha viva.

 

Sinceramente, também não percebo o porquê de determinados disparates que tenho visto escritos por aqui. Uma pessoa pede ajuda e "leva com estes filmes".

 

Para mim são comentários sem nexo algum, apenas visam o total gozo sobre os membros visados.

 

Para mim, disparate, e nao ter um salgado, comecar a omitir opinioes, faz assim, faz assado, e depois, a desculpa epa !.... li ali na revista tal, etc.

 

Depois, ha aqueles, que pedem conselhos, que lhes sao dados, e, de seguida, fazem tudo ao contrario, porque um iluminado lhe disse para fazer assim, em vez de assado. Se nao seguem os conselhos, para que estar a fazer perder tempo a quem responde?

Por tudo o que afirmei, quem enfiar a carapuca, tome um Rennie.

Abraco,

Paulo

Editado por octopus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

concordo com o octopus plenamente , mas deixo uma mera opiniao minha aqui , antes de começar um aquario de reef , fowlr(fish only whit live rockes), leiam ,pesquisem , façam as coisa implementadas num projecto solido , pois so assim teram susseso , eu proprio começei com um nano de 60L todos me disseram que era um erro , vinguei neste nano tenho ainda sem uma baixa , e de momento tenho um fowlr de 900L e mais uma reef de 200L ja la vao 3 mas sempre com projectos bem pensados pois os €€€€€€€€ custam a ganhar.

nos estamos aqui para ajudar nao para desajudar :rainbowafro:

 

ps:eatençao ao que apanhas pois temos especies em vias de extinção ,utras como as estrelas do mar que nao se aguentam nos reefs a 25 graus assim como os corais e estas a contribuir para adistruiçao da nossa fauna maritima ,ja basta os arrastos espanhois heheheh.

um abraço

Editado por nunomart

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ps:eatençao ao que apanhas pois temos especies em vias de extinção ,utras como as estrelas do mar que nao se aguentam nos reefs a 25 graus assim como os corais e estas a contribuir para adistruiçao da nossa fauna maritima ,ja basta os arrastos espanhois heheheh.

um abraço

 

Nuno,

 

O kadinho está a falar do Brasil. O que não quer dizer que não possas ter na mesma razão. Acho que todos devemos ser ecologicamente responsáveis e no mínimo dos mínimos saber que espécies apanhamos para por nos nossos aquários (se são protegidas ou não) e se temos capacidade para as manter no nosso aquário).

 

A minha resposta para o Octopus foi por MP.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com tanta coisa,penso que o rapaz ficou quase na mesma em relação à pergunta para a qual colocou o tópico.Eu não percebo nada de salgados por isso não posso ajudar,só alertei para o facto da recolha de animais selvagens ser algo que não é correcto na minha mera opinião.

 

Mas já que foram recolhidos ajudem o rapaz a mantê-los.

 

Quanto ao humor penso que a aquariofilia não é um bicho papão,em que tenhamos de manter-nos todos sérios e sisudos.Uma pausa para humor (seja ele de que tipo for) ajuda a descontrair,quer tenha piada ou não.Para além disso toda a gente tem o direito de dizer o que lhe vai na alma,desde que respeitem as regras do fórum.

 

Pessoal existem uns musculos à volta da boca,que fazem os cantos desta erguerem-se para cima! :rainbowafro:

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao humor penso que a aquariofilia não é um bicho papão,em que tenhamos de manter-nos todos sérios e sisudos.Uma pausa para humor (seja ele de que tipo for) ajuda a descontrair,quer tenha piada ou não.Para além disso toda a gente tem o direito de dizer o que lhe vai na alma,desde que respeitem as regras do fórum.

 

Pessoal existem uns musculos à volta da boca,que fazem os cantos desta erguerem-se para cima! banana rock

 

Com a tua resposta respondo-te:

 

Com tanta coisa,penso que o rapaz ficou quase na mesma em relação à pergunta para a qual colocou o tópico.Eu não percebo nada de salgados por isso não posso ajudar,só alertei para o facto da recolha de animais selvagens ser algo que não é correcto na minha mera opinião.

 

Mas já que foram recolhidos ajudem o rapaz a mantê-los.

 

Se todos só mandarem piadas e nimguém ajudar realmente, para que é que serve o Fórum?

Para isso bastava o tópico de anedotas no Off Topic...

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem bom dia novamente pessoal.

 

Li todos os posts inclusive as respostas e as respostas das respostas.

Agradeço a ajuda de quem está ajudando.

Vou começar novamente, como disse o Just_me, colocarei tudo de volta depois volto para peguntar sobre o aqúario de 50l ou quem sabe o de 200l

Pedro, vou desmontar tudo por isso não colocarei foto deste aqui, obrigado.

 

Obs.: acredito que não tenha pego nada em extinção ou probidos na água, não sei sobre a estrela.

 

**** Porém uma coisa, minha estrela é muito linda e queria ficar com ela pelo menos, tem como? Ela é meia laranja como esta pelo que vi Echinaster sepositus. ****

 

 

foto http://images.google.pt/images?hl=pt-PT&am...agens&gbv=2

 

Valeu a tenção de todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Kadinho,

 

Sou mergulhador e já vi muitas Echinaster Sepositus, inclusivamente no Brasil :rainbowafro:

 

O habitat dessas estrelas do mar é nas rochas, onde provavelmente a apanhaste. Desse modo, caso não tenhas rocha no aquário, dificilmente a irás conseguir manter.

 

Como decidiste (e muito bem) começar de novo, aconselho-te a devolveres a estrela do mar a uma zona rochosa. De certo que encontrarás mais, quando tiveres o teu aquário pronto para a receber.

 

Como o Pedro te disse, se tens um aquário de 200 litros, eu nem olhava para trás! Esquece o de 60 litros por agora e começa a preparar o de 200 litros.

 

E o pessoal está por aqui, pronto para ajudar a esclarecer as tuas dúvidas!

 

Abraço e boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tambem eu sou mergulhador e aqui no algarve ha muitas Echinaster Sepositus, sao predadoras , e alimentam-se de mexilhoes e bivalves entre outras coisas como pequenos peixes se consegirem apanhar ja consegui manter uma no meu reef durante 1 ano , so que depressa cresceu e foi devolvida ao seu habitat natural .

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais