Mini Reef 75 litros


Cedric

Recommended Posts

Boas tardes! :P

 

Comprei hoje um kit mini reef de 75 litros. A minha experiência com aquários de água salgada é exactamente

:oops:

 

O aquário tem 60cm de comprimento, 30cm de largura e 42cm de altura.....

Os equipamentos são:

:roll: Escumador Tunze (não tenho a certeza)

:?: Calha de iluminação com 2x36W power compact azul-branca

:D Aquecedor 100W

:arrow: Bomba submersa de 2000lt/hora

 

Tenho 12Kg de rocha viva e 5cm de areia viva

 

 

Neste momento está tudo ainda por montar......

 

Vou montar os equipamentos e fotografando o processo. Assim que puder coloco as fotos aqui para saber a vossa opinião.

 

Se quiserem desde já colocar as vossas opiniões/críticas FORÇA! :D

 

Cumprimentos! 8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Para já gostaria apenas de comentar o facto de uma Bomba de 2000 litros/hora ser muito forte para o teu e provavelmente o que vai acontecer é que não vais conseguir ligá-la!!! Com isto não quero dizer que 2000 litros de circulação de água sejam exagerados, mas apenas que deveriam ser divididos em 2 ou 3 bombas.

 

Um abraço,

Diogo

 

PS - boa sorte e conta connosco para te ajudar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Diogo

 

Neste caso funciona ,tive um montado assim . O bico de pato da bomba é largo e se o colocarmos virado para a parte de tras da rocha e ligeiramente para cima funciona bem . Tu naõ deixas de ter razão, mas 2 bombas seria mais caro e menos estético.

Um abraço

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem a demora para responder... não tenho tido muito tempo...... :roll: é época de testes..... :?

 

Ora bem, já montei o aquário!! :D

Comecei por enchê-lo com água da torneira (não tenho osmose) fria e juntei-lhe 10 litros de água quente (aquecida numa... er.... cafeteira... não sei o nome. É um electrodoméstico que ferve a água...)

Depois coloquei o aquecedor (100W) e liguei a bomba, num dos lados do aquário.

Adicionei o sal (cerca de 2,5Kg) e deixei dissolver durante cerca de uma hora com a bomba ligada. Medi a densidade (1.024 a 25ºC) e coloquei a areia viva no fundo.

Depois coloquei as rochas vivas (que tinham 3 ou 4 turbo snails que saíram assim que as coloquei, e mais um ofiúro - não tenho a certeza se é este o nome.. é uma espécie de estrela mas mais pequeno e escuro, com os braços finos e compridos).

Entretanto montei o escumador (que funciona com uma bomba de pouco mais que 1000 lt/h) e liguei-o.

A bomba de circulação tem um regulador de caudal, que regulei para metade. Está posicionada no lado esquerdo do aquário, com o bico virado para a frente (não o consigo pôr para cima) de maneira a não mecher muito com a areia, e fazer uma corrente boa para as rochas.

 

Adicionei cálcio e mais duas coisas, que não me lembro o nome, e deixei tudo ligado (menos a iluminação) durante mais ou menos uma hora.

 

Fiz os testes químicos, e os resultados foram os seguintes:

 

pH - 8,4

KH - 1º dKH (muito pouco.. a água da minha região é muito macia)

Nitritos - 0,1 mg/l

Nitratos - 20 mg/l

Amónia - 0,5 mg/l

Amoníaco - cerca de 0,070

 

A temperatura é de 25ºC, a densidade de 1,024 (realizei várias medições, e os resultados mantêm-se constantes), salinidade de 35,5 ppm e condutividade de 54 mS/cm.

 

 

E agora as dúvidas :lol: :

 

:? li que não devia ligar a iluminação durante cerca de uma semana após a montagem do aquário, para evitar uma proliferação muito exagerada de algas..... é este o melhor procedimento, ou devo ligá-las?

:) perante os resultados dos testes, daqui a quanto tempo mais ou menos posso pôr os primeiros peixes? e que peixes/quantos devo/posso pôr?

;) e os corais? quais, quantos?

:arrow: podiam sugerir uma "equipa de limpeza" para o aquário. Ví num site brasileiro uma sugestão para 75litros: 15 paguros, 15 turbo snails e 1 ofiúro.... que acham?

 

Assim que puder coloco as fotos da montagem... mas agora mesmo tenho que ir almoçar.. :D

 

Agradeço os vossos comentários! Conitnuem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

nao uses agua da torneira, so vais ter chatices com algas!! e comecando dessa maneira so com agua da torneira vais te-los de certeza.

aumenta um pouco a temperatura, 25 graus e pouco...

eu ligava ja as luzes, mas a quem defenda que nao.

 

em relacao aos peixes vai com calma. Eu comecaria ate pelos corais... assim o sistema vai estar menos esteril e mais equilibrado quando receberes os peixes.

em relacao a equipa de limpeza, isso e muito. Comeca com um terco disso que mencionaste, e depois se precisares logo acrescentas mais...

a maior parte do pessoal coloca uma grande quantidade de ermitas, nassarios, etc etc e acabam por morrer a fome.

Boa sorte... :?

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como prometi, aqui estão as fotos da evolução do aquário (finalmente..... :) )

A qualidade não é das melhores.... :cry: já muito faz o telemóvel! :D

 

Cá vão elas!

 

Imagem(677).jpg?dc=4675474406616010955

O aquário vazio em cima do móvel.

 

Imagem(678).jpg?dc=4675474406641017209

Já cheio, com o sal a dissolver

 

 

Com a areia e rocha vivas

 

 

Uma cartolina azul marinho como fundo. Ficou melhor, na minha opinião.

 

Imagem(693).jpg?dc=4675474410427194726

O meu ofiúro, na única vez que o ví sem ser escondido atrás das rochas.

 

 

Uma foto acabada de tirar. É este o aspecto actual do aquário.

 

 

O que acharam :(

 

Quando poderei pôr os primieros peixes? Estava a pensar colocar uma anémona e um palhacinho na sexta-feira. Os testes têm vindo a mostrar uma descida nos nitritos, nitratos, e amoníaco, amónia.

 

Os resultados de ontem foram estes:

 

Temperatura - Média 26ºC (a temperatra que consta no termómetro é de 27ºC, mas a que está no termóstato é de 25ºC)

Densidade - 1,023

pH - 8,4

KH - 11º dKH

Nitritos - 0,05mg/l

Nitratos - 10mg/l

Amónia - 0,05mg/l

Amónio - não sei bem.. a tabela para determinar o amónio que vem com os testes não tem referências para valores inferiores a 0,1mg/l. De qualquer maneira, penso que estarão abaixo do mínimo valor considerado tóxico

 

Os resultados hoje:

 

Tempratura - Média 26ºC

Densidade - 1,023

pH - 8,4

KH - 11ºdKH

Nitritos - entre 0,05 e 0,1mg/l (a côr era mais escura que a de 0,05, mas era mais clara que a de 0,1mg/l)

Nitratos - entre 10 e 20mg/l (passou-se o mesmo que nos nitritos)

Amónia - <0,01mg/l

Amoníaco - não sei... muito baixo, penso eu.

 

 

Não sei a que se deve a subida nos nitritos/atos... talvez da decomposição da amónia, não sei...

 

Alguem que me possa esclarecer em relação a isto? E já agora "fornecer" uma tabela para determinação do amoníaco.

 

Quais são os mínimos para se poder começar a povoar o aquário com peixes?

 

Um amigo meu, logista, deu-me algumas sugestões no que respeita à povoação do aquário:

 

2 peixes dragão anões

OU

2 palhacinhos, 2 góbios néon e um cirurgião amarelo

OU

2 palhacinhos, um cirurgião amarelo e um mandarim OU um gramma loretto

 

O que acham? É muito? É bom? Dêm as vossas opiniões.

 

Cumprimentos! 8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi..

 

antes de mais verifica bem a temperatura... não percebi o que queres dizer com media... termometro e termostato. Atenção qu o que consta no termometreo é que esta certo e não o que o termostato diz aquecer !!

 

Quanto aos peixes ...

em relacao aos peixes vai com calma. Eu comecaria ate pelos corais... assim o sistema vai estar menos esteril e mais equilibrado quando receberes os peixes.  
Estava a pensar colocar uma anémona e um palhacinho na sexta-feira.
Anemona ?? Com essa iluminação não te aconcelho...

 

Quanto ao nitrito é mormal devido a restos de matria organica que devem ter vindo com a rocha... espera mais um pouco até teres tudo zerado. Faz umas tpa´s para ajudar o sistema a equilibrar...

o resto dos parametros parecem-se ok...

quanto a escolha de peixes um aqua de 75 litros é muito pouco para um YT a não ser que venha mesmo muito pequeno e depois o mudes de aqua.

Mandarim é esquecer num aquario desses... grama/palhaços/dozelas/gobios/cardinais... são boas escolhas :)

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

quanto às especies a colocar poderas optar por várias mas se quiseres ter um bom aquario vai com bastante calma.

 

Eu sei que é complicado para ti e para muita gente ter um aqua só com agua a funcionar mas é importantissimo esperar. Tem calma! Coloca os primeiros seres só no dia 3 de Julho!

 

Garanto-te que mais importante que tudo é a paciencia!

Sérgio Dantas

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Confirmo o que disse o SD.

 

O mais importante é a paciência! Saber é uma virtude, lá diz o povo e se aplicarmos à aquariofilia, não só é uma virtude como minimiza montes de problemas.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas!.. :)

 

Depois de uma data de tempo sem dizer nada eis-me aqui outra vez a chatear o pessoal!!!! (lolol) :twisted:

 

Ora bem... segui os vossos conselhos e ainda não pus nenhum peixe..... estava a pensar colocar um palhacinho (daqueles mesmo pequeninos, devem ter 3cm ou nem isso)...... acho que já posso fazê-lo..... ou ainda não?

 

E tenho mais uma data de perguntas pa vos fazer....... :oops:

 

Cá vai:

 

a fase das algas demora muito?...... é que me apareceram durante esta semana várias diferentes. . no início eram umas tipo relva que apareceram nos vidros, mas essas cresceram e desapareceram... ainda tenho algumas nas bombas de circulação, mas tb já estão a desaparecer.. entretanto, durante o fim de semana (não estive em casa. saí na sexta e voltei no domingo à noite) apareceram umas meias acastanhadas que me cobriram o areão todo... e ainda não desapareceram... é normal?....

 

também cresceram umas algas calcárias cor-de-rosa nas bombas... segundo sei é bom sinal, mas é sinal de que??????

 

mais uma coisa, o meu pH está um bocado alto..... está a 8.6... como é que faço para o baixar?..... é estranho, porque o KH está um bocado baixo.... está a 6ºdKH...

 

ainda outra coisa (lol), neste fim de semana recolhi 10litros de água natural em peniche. estou a usá-la como água de reposição... não sei muito bem como, mas se a densidade estiver alta (tipo, 1,026) e eu puser água natural, a densidade baixa (pa 1,023 com um litro)... ainda não fiz os testes químicos a essa água, só mesmo o pH (8,3). mas creio que está tudo OK...

 

a minha água da torneira tem os seguintes parâmetros:

pH - 7

KH - 1 (creio eu... a água fica logo laranja com uma gota do reagente, pelo teste da TropicMarin)

Nitritos - 0,02mg/L

Nitratos - 15mg/L

Amónia/amoníaco - 0mg/L

 

é seguro usá-la como água de reposição (era o que eu usava antes de ter recolhido a natural)?

 

por último (aleluia!! :P ), a minha iluminação é feita por duas lâmpadas PowerCompact de 36W cada uma (são da JEBO, não sei se conhecem. a calha e o escumador são da mesma marca), sendo que uma é de 10000ºK nos dois tubos, e a outra tem um tubo de 10000ºK e outro vermelho. esta iluminação é suficiente (minimamente) para anémonas?... nas fotos não mostra a luminosidade delas.. estão muito escuras. estava a pensar colocar também uma actínica, mas não percebo mesmo nada disso. o que é que essas lâmpadas fazem?? são benéficas pos animais (invertebrados, corais, anémonas e peixes)? podem-me indicar um balastro, o uma calha, que seja baratucha? e as lâmpadas? quais são as melhores? quanto custam mais ou menos? e po volume do aquário que capacidade devem ter??

 

sei que sou chatinho, mas vocês são a única maneira que eu tenho de tirar as minhas dúvidas..... é o meu primeiro aquário marinho...... vocês compreendem isso, não?... :?:oops::lol: lol

 

Bem, tenho aulas..... digam da minha justiça...

 

Até breve! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem... segui os vossos conselhos e ainda não pus nenhum peixe..... estava a pensar colocar um palhacinho (daqueles mesmo pequeninos, devem ter 3cm ou nem isso)...... acho que já posso fazê-lo..... ou ainda não?
eu esperaria.... e como ja te tinha dito, colocava at]e primeiro corais, mas e contigo...

 

 

a fase das algas demora muito?...... é que me apareceram durante esta semana várias diferentes. . no início eram umas tipo relva que apareceram nos vidros, mas essas cresceram e desapareceram... ainda tenho algumas nas bombas de circulação, mas tb já estão a desaparecer.. entretanto, durante o fim de semana (não estive em casa. saí na sexta e voltei no domingo à noite) apareceram umas meias acastanhadas que me cobriram o areão todo... e ainda não desapareceram... é normal?....  

também cresceram umas algas calcárias cor-de-rosa nas bombas... segundo sei é bom sinal, mas é sinal de que??????  

 

Essa fase perfeitamente normal... e ate deve demorar bastante porque usaste agua da torneira... quanto as calacareas e bom... quer dizer que estas com bons niveis de Calcio e Reserva Alcalina... Verifica isso...

 

mais uma coisa, o meu pH está um bocado alto..... está a 8.6... como é que faço para o baixar?..... é estranho, porque o KH está um bocado baixo.... está a 6ºdKH...  
para baixar, faz umas trocas de agua... Nao e porque tens o KH baixo que o PH esta alto. Apenas quando tens o KH baixo, a capacidade tampao e baixa e nao aguenta bem as variacoes de PH, dai propavelmente ter subido tanto...

 

ainda outra coisa (lol), neste fim de semana recolhi 10litros de água natural em peniche. estou a usá-la como água de reposição... não sei muito bem como, mas se a densidade estiver alta (tipo, 1,026) e eu puser água natural, a densidade baixa (pa 1,023 com um litro)... ainda não fiz os testes químicos a essa água, só mesmo o pH (8,3). mas creio que está tudo OK...  

 

Como agua de reposicao ?? Nao percebi... deves usa-la mas e para trocas de agua e nao para repor o que evapora. Acho que estas a fazer confusao... e se estas a usar agua salgada para repor agua doce a tua densidade devia estar alta !! Verifica isso, ou explica melhor, pois nao percebi.

 

minha iluminação é feita por duas lâmpadas PowerCompact de 36W cada uma (são da JEBO, não sei se conhecem. a calha e o escumador são da mesma marca), sendo que uma é de 10000ºK nos dois tubos, e a outra tem um tubo de 10000ºK e outro vermelho. esta iluminação é suficiente (minimamente) para anémonas?...
Ja te tinha respondido...
Anemona ?? Com essa iluminação não te aconcelho...

 

também uma actínica, mas não percebo mesmo nada disso. o que é que essas lâmpadas fazem?? são benéficas pos animais (invertebrados, corais, anémonas e peixes)?
Servem mais para estetica do que para outra coisa... no maximo pode-se dizer que fazem subresair a flurescencia dos corais.

 

sei que sou chatinho, mas vocês são a única maneira que eu tenho de tirar as minhas dúvidas..... é o meu primeiro aquário marinho...... vocês compreendem isso, não?...    lol  

 

Compreendo... foi assim que comecei !! :twisted:

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas... ;)

 

O aquário está a estabilizar... já está praticamente passada a fase das algas!!! tenho ainda umas acastanhadas no areão, mas nada que os snails não conmsigam resolver! :?:

 

O meu problema agora é que apareceram umas coisas esquisitas nos vidros...... e estão VIVAS!! :)

 

São umas coisas arredondadas, com uma especie de cauda... e nunca páram quietas... muito pequeninas, esbranquiçadas. medem cerca de meio a um milimetro..... o que podem ser essas coisas?? será que fazem mal aos peixes e aos invertebrados????? ainda não tenho nenhum peixe, mas agora estou com medo...... não faço a mínima ideia do que sejam essas coisinhas.... nem de onde é que vieram...

 

há uma semana pus água natural.. será que podem ter vindo lá???

ou será que se desenvolveram na areia?? á única areia que entrou no aquário foi areia viva... será que é esta a "vida" da areia???

 

será krill?? plankton?? planárias creio que não..... se alguem tiver fotos de krill, plankton e outros "bichos" pequenos ponham aqui, para ver se reconheço os gajos....

 

por enquanto é tudo...... digam coisas! :?:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas, Cedric.

Li as tuas perguntas, e, como te compreendo!!

Também quero iniciar-me nos salgados, e são as perguntas de todos nós que me estão a ajudar.

Aqui ninguém é chato,apenas adoramos a aquariofilia, e como quem anda por amor não cansa, sempre queremos saber mais, perguntar mais, responder mais, vasculhar mais...enfim... .

Já agora disseste que compraste kit ! Já vinha tudo o que era necessário? Foi perto do Porto?

Fica bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!...

 

Continuo a não saber o que eram aqueles bichos..... eles continuam no vidro de trás, mas agora paracem-me menos... a não ser que tenham dispersado pelas rochas. Também notei que, principalmente à noite, aparecem por lá uns camarões muito pequeninos... também não sei que camarões são... isto é, se forem realmente camarões. A verdade é que se parecem muito.

 

Fersand, fico contente por me compreenderes... o kit é impecável para começar nos salgados. O de 75 litros tem o aquário, 12Kg de rocha-viva, 5cm de areia viva, aquecedor 100w, iluminação Power Compact (2x36W), um densímetro, um pacote de sal e um conjunto de 3 aditivos para a água - Cálcio, Estrôncio e Molbidénio, e Iodo. Não foi perto do Porto que comprei... foi em Cascais. Acho a iniciativa de fazer os Kits muito boa, porque permite-nos começar nos salgados sem gastar fortunas, com tudo o que é necessário para um bom arranque. Claro que assim que começamos a entrar mais no espírito, vamos comprando outras coisas, melhorando as antigas, etc., mas é essencial um bom começo, já "meio-feito", sem andar tanto às cegas.

 

Ainda não coloquei nenhum peixe.... segui os conselhos do pessoal e quero que o aquário estabilize bem antes de colocar mais vida... resolvi também começar pelos corais, como disse o Marco Madeira.

 

8) Deixo desde já o meu MUITO OBRIGADO pela ajuda, porque de certeza que se não fossem vocês, teria feito muitas asneiras logo de início!

 

Cumprimentos!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais