Piranhas


chaos

Recommended Posts

Boas,

 

Tenho há cerca de 2 meses 4 piranhas de barriga vermelha (Serrasalmus Nattereri)

 

Têm entre 10-15 cm

 

Estavam mal tratadas, num aqua de 50 cm e a serem alimentadas com granulado para peixes de lagos...

 

Como estavam confinadas a um espaço pequeno tinham as barbatanas todas mordidas, guelras, e inclusivamente uma delas tinha uma ferida no dorso.

 

Desde que estão em minha posse pu-las num aqua plantado (sim, e continua plantado..) de 100cm iluminado propositamentente apenas numa das metades.

 

Estão agora impecs, até a cor está diferente.

 

Dou-lhes larvas de mosquito vermelhas, granulado para ciclideos e fruta (maçã e manga ... adoram)

 

2 delas começaram ontem uma espécie de dança em torno uma da outra.

 

Não encontro nada sobre reprodução.

 

Alguém sabe algo sobre esta espécie?

 

cpts a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tenho há cerca de 2 meses 4 piranhas de barriga vermelha (Serrasalmus Nattereri)

 

Têm entre 10-15 cm

 

Estavam mal tratadas, num aqua de 50 cm e a serem alimentadas com granulado para peixes de lagos...

 

Como estavam confinadas a um espaço pequeno tinham as barbatanas todas mordidas, guelras, e inclusivamente uma delas tinha uma ferida no dorso.

 

Desde que estão em minha posse pu-las num aqua plantado (sim, e continua plantado..) de 100cm iluminado propositamentente apenas numa das metades.

 

Estão agora impecs, até a cor está diferente.

 

Dou-lhes larvas de mosquito vermelhas, granulado para ciclideos e fruta (maçã e manga ... adoram)

 

2 delas começaram ontem uma espécie de dança em torno uma da outra.

 

Não encontro nada sobre reprodução.

 

Alguém sabe algo sobre esta espécie?

 

cpts a todos

 

 

boas eu tenho 5 e tb ja reparei nessas danças, inclinam a cabeça para baixocom a boca aberta e começam a abanar a cauda.Eu penso que é para marcar territorio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas,

Como já tenho piranhas há uns bons anos, aqui vai a minha modesta opinião.

Reprodução não é de certeza por dois motivos, para já as piranhas que tens ainda não têm maturidade de crescimento para isso e além do mais, a não ser que tenhas por acaso acertado na lotaria, é preciso uma conjuntura complicada para que as piranhas se reproduzam em aquário.

Questões territoriais também não são, as piranhas são peixes habituados a viver em cardumes compactos e como tal não definem territórios tal como fazem outros peixes, a prova disso é que, hás-de reparar, para onde vai uma vão as outras, tipo esquadrilha, é raro estar uma numa ponta do aquário e as outras do outro lado, ou até mesmo andarem dispersas.

Isso, são desentendimentos naturais que por vezes ocorrem, ou quando estão a comer, ou quando se querem esconder duas no mesmo sítio etc. aconteceu agora e pode passar muito tempo que não volte a suceder, só tens que ter atenção se essa situação se verificar com muita regularidade, ou se essa "dança" evoluir para perseguições e tentativas de dentadas, isso pode ser por exemplo... falta de comida.

Não estou a dizer que é esse o caso, essas escaramuças são normais, é preciso não esquecer que as piranhas têm um temperamento volátil e quando algo lhes desagrada resolvem tudo à dentada.

Mas a falta de comida é um dos principais factores de comportamentos agressivos entre as piranhas, ou isso ou falta de espaço, mas não me parece que seja o teu caso, acho que tens espaço suficiente.

Só refiro esta situação da alimentação porque, não sei se já tiveste piranhas antes, elas crescem depressa e precisam de incrementos súbitos na quantidade de comida que se lhes dá. Se as danças passarem a ser frequantes, desencadearem perseguições e hpuver barbatanas roídas, já sabes, aumenta-lhes a dose da comida.

Espero ter ajudado.

 

Abraço

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

olá, obrigado pela ajuda.

 

realmente noto que elas já comem muito mais

 

quando as pus no aqua maior elas comiam um cubo de larvas de mosquito as 4 durante uns minutos e ficavam bem

 

agora o cubo desaparece em coisa de 10 segundos e dá-me a sensação que lhes cabe na cova de um dente e por isso tenho dado 2 cubos.

 

tenho pena de ficar com um aqua só para elas. queria ter mais uns bichos mas as opções são muito limitadas.

 

estou a pensar num pleco já grande.

 

há algum peixe que se aguente com elas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 meses depois...

Nesse aquário não metas mais nenhum peixe junto com elas.

Se estão habituadas a viver sozinhas, tudo o que meteres lá vai ser alvo de curiosidade... Que geralmente se traduz em dentadas.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nesse aquário não metas mais nenhum peixe junto com elas.

Se estão habituadas a viver sozinhas, tudo o que meteres lá vai ser alvo de curiosidade... Que geralmente se traduz em dentadas.

 

 

Exactamente! E ainda por cima os synodontis, que adoram nadar de costas, com aquela barriguinha toda :Fade-color

 

 

Um abraço,

Editado por Marco Monteiro

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais