Canon 400D (já não é uma Bridge...)


Recommended Posts

Boas,

 

Nos diversos tópicos que tenho visto por aqui sobre máquinas fotográficas fala-se essencialmente nas SLR, no entanto, pretendo uma máquina mais "portátil", que me permita não só tirar boas fotos aos aquários, mas também não me faça desesperar nas alturas das viagens/férias devido ao peso, tamanho,... Tenho uma Canon EOS 300 com duas objectivas que encostei exactamente por esse motivo (já agora, se alguém estiver interessado, estou vendedor ;)).

 

Da pesquisa que tenho vindo a fazer sobre o tema, estou inclinado para uma máquina do género da Sony DSC-H9, onde me parece existir uma boa relação qualidade/portabilidade, de acordo com aquilo que pretendo.

 

Qual a vossa opinião sobre esta máquina? Existem outras máquinas (dentro desta gama) de outras marcas que possam/devam ser também analisadas?

 

Desde já agradeço a ajuda que me possam dar!

Editado por Jorge Goncalves
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Nos diversos tópicos que tenho visto por aqui sobre máquinas fotográficas fala-se essencialmente nas SLR, no entanto, pretendo uma máquina mais "portátil", que me permita não só tirar boas fotos aos aquários, mas também não me faça desesperar nas alturas das viagens/férias devido ao peso, tamanho,... Tenho uma Canon EOS 300 com duas objectivas que encostei exactamente por esse motivo (já agora, se alguém estiver interessado, estou vendedor ;)).

 

Da pesquisa que tenho vindo a fazer sobre o tema, estou inclinado para uma máquina do género da Sony DSC-H9, onde me parece existir uma boa relação qualidade/portabilidade, de acordo com aquilo que pretendo.

 

Qual a vossa opinião sobre esta máquina? Existem outras máquinas (dentro desta gama) de outras marcas que possam/devam ser também analisadas?

 

Desde já agradeço a ajuda que me possam dar!

 

Oi

 

Pois eu sou ao contrário tenho uma Sony Super SteadyShot DSC-H2...Que por acaso pretendo vender,não por não ser boa,isso é só que quero algo com mais qualidade por isso tou pensando na NIKON D-80 será menos versatil,mas...lol

 

Caso estejas interessado na minha maquina diz algo

 

Cumprimentos

 

Luis Nobre

Editado por sines

Cumprimentos

 

Luis Nobre

 

 

Pic_14492_4_thumb.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Nos diversos tópicos que tenho visto por aqui sobre máquinas fotográficas fala-se essencialmente nas SLR, no entanto, pretendo uma máquina mais "portátil", que me permita não só tirar boas fotos aos aquários, mas também não me faça desesperar nas alturas das viagens/férias devido ao peso, tamanho,... Tenho uma Canon EOS 300 com duas objectivas que encostei exactamente por esse motivo (já agora, se alguém estiver interessado, estou vendedor ;)).

 

Da pesquisa que tenho vindo a fazer sobre o tema, estou inclinado para uma máquina do género da Sony DSC-H9, onde me parece existir uma boa relação qualidade/portabilidade, de acordo com aquilo que pretendo.

 

Qual a vossa opinião sobre esta máquina? Existem outras máquinas (dentro desta gama) de outras marcas que possam/devam ser também analisadas?

Editado por sines

Cumprimentos

 

Luis Nobre

 

 

Pic_14492_4_thumb.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

 

Pois eu sou ao contrário tenho uma Sony Super SteadyShot DSC-H2...Que por acaso pretendo vender,não por não ser boa,isso é só que quero algo com mais qualidade por isso tou pensando na NIKON D-80 será menos versatil,mas...lol

 

Caso estejas interessado na minha maquina diz algo

 

Cumprimentos

 

Luis Nobre

Boas Luís,

 

Estive a ver as especificações dessa máquina e, para já, acho que prefiro a H9. Obrigado na mesma.

 

Já agora, continuo a espera de mais opiniões!!! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

dentro das bridge parece-me uma boa escolha... apenas tenho a apontar o tipo de cartão que utiliza, que é dos mais caros, e a fraca bateria... comprar uma extra nao seria uma ma opção

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado, Pedro e Carlos, pelas vossas opiniões.

 

Tenho continuado a pesquisar sobre este assunto e parece-me que a Canon S5 e a Fuji S6500 (apesar de ter sido descontinuada, mas com melhores resultados que a sua sucessora) também são boas opções dentro desta gama de máquinas.

 

Alguém tem alguma destas máquinas que possa partilhar a sua opinião? Também dou importância a uma máquina que tire fotos de qualidade com baixas condições de luminosidade (nocturnas, entardecer,...).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado, Pedro e Carlos, pelas vossas opiniões.

 

Tenho continuado a pesquisar sobre este assunto e parece-me que a Canon S5 e a Fuji S6500 (apesar de ter sido descontinuada, mas com melhores resultados que a sua sucessora) também são boas opções dentro desta gama de máquinas.

 

Alguém tem alguma destas máquinas que possa partilhar a sua opinião? Também dou importância a uma máquina que tire fotos de qualidade com baixas condições de luminosidade (nocturnas, entardecer,...).

 

 

Tenho uma Fuji S6500fd há uns dois meses, e só tenho a dizer maravilhas. Queria uma máquina que conjugasse a portabilidade com a facilidade de uso, e as 'bridge' são isso mesmo, e dentro dessas, esta é uma das melhores. Podes usar tudo automático, ou prioridade à velocidade ou abertura, e tem vantagens como o anel de zoom, em vez dos botões: é mais rápido, mais preciso e consome menos as baterias.

 

Ainda não a 'espremi', mas so 'far so good'.

 

Fotografar o aqua: permite usar ISO elevado sem ganhar muito grão. Noutras condições de luminosidade igualmente deficiente: fotografei este fim-de-semana um estágio de karaté do meu filho, num pavilhão fechado e não usei flash (àquela distância também não adiantava muito...), e as fotos ficaram porreiras, considerando que no zoom máximo perde obviamente luz.

 

Já fui utilizador intensivo das SLR (pessoal e profissionalmente), mas chateava-me ter que andar sempre de mochila atrás por causa das lentes. Esta é um bom compromisso.

 

Usa pilhas em vez de bateria proprietária, e tem uma autonomia muito boa, especialmente se usares o viewfinder em vez do ecrã na parte de trás.

 

Resumindo para não me alongar:

 

Prós: boa usabilidade, bons resultados finais (definição, cor e grão das fotos); anéis de zoom e foco manuais (este último em alternativa ao auto-focus, claro); todos os modos disponíveis (auto, prog, S, A, M, etc.). Face detection (óptimo para fazer retratos dos putos); bom comportamento em ISO elevado.

 

Contras: é maior que uma tradicional compacta; viewfinder digital merdoso (é mesmo a única coisa que realmente não gosto na máquina); não tem sapata para um flash externo; mas o flash incorporado é potente q.b., às vezes queima mesmo as fotos, especialmente a curta distância. Por isso evito usá-lo.

 

Que me lembre, é isto. É a segunda Fuji que tenho (a outra era uma compacta F601z, fantástica, mas a lentezinha limitava a utilização que lhe queria dar) e nas SLR fui cliente (e fã) Nikon.

 

Se procurares reviews na net só vais ouvir falar bem.

 

Se quiseres perguntar algo mais específico, estás à vontade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Complementando o que o Cuddlefish disse, eu tenho uma Fujifilm s9500.

 

Na altura em que andei à procura de máquina, estava indeciso entre a s6500fd e a s9500 e acabei por optar pela s9500.

São duas máquinas até muito semelhantes, com corpos quase idênticos.

A s9500 em relação à s6500:

* 9MP em vez de 6MP (isto não é muito relevante a não ser que queiras fazer posters...)

* Tem um dial extra no topo que dá um jeitão ;), permite ir variando a abertura, exposição, etc apenas rodado esse dial

* Sapata para flash externo (não é TTL infelizmente)

* Penso que a 6500 já traz um software mais moderno, que cria jpgs mais sharp

* O viewfinder é melhorzito na 9500, penso que tem o dobro da resolução

* Salvo erro a 6500 permitia isos mais altos (3200?), contra 1600 da 9500

* Não tem face-detection

 

No geral, são duas máquinas bem boas e cumprem perfeitamente o objectivo para o qual foram desenhadas, que foi o compromisso entre uma digital compacta e uma SLR.

Aprecio especialmente o anel de zoom manual, não tem nada a ver com os botões de aproximar e afastar, é 100x melhor. Mais rápido, mais preciso e poupa imensa bateria.

O anel de focus considero-o impraticável por causa do viewfinder ser digital, de maneira que uso 99% das vezes o focus automático.

De resto estou como o Cuddlefish, so far so good.

 

abx

Carlos

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

A minha prenda de Natal foi uma S5 IS, adquirida em promoção na Worten ao mesmo preço da Pixmania. Estou extremamente satisfeito, tem uma óptima qualidade fotografica e modo video brutal, além do zoom óptico 12x. As imagens tiradas com ISO igual a 400 ou superior apresentam algum ruído, ao contrário das boas Reflex, de resto tudo excelente.

 

Em termos fotográficos há Canon e Nikon, é uma questão de escolha. As Panasonic também parecem ser bastante populares, se bem que pessoalmente eu não arriscaria.

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas!

Na minha modesta opinião quem anda com uma Bridge anda com uma Reflex.

Para quem vai de férias estorvam as duas.

Como tal não há como uma Reflex.

Se quiserem portabilidade comprem uma compacta, porque cabe no bolso!

 

Uma Canon 400D ou uma Nikon D40 são máquinas bem pequenas.

Não há nada que chegue a uma máquina de lentes intermutáveis.

 

Relativamente a marcas não compres nada que diga: ACER, HP, EPSON, entre outras...

 

Já agora, se quiseres ver ensaios às máquinas tens aqui um óptimo sitio: http://www.dpreview.com/

 

Abraço!

Editado por jonasguindaste
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Primeiro, quero agradecer a todos os que deram as suas opiniões e dizer que me ajudaram bastante a direccionar a minha pesquisa e a focar-me naquilo que realmente eu pretendia com a máquina.

 

Foi depois de uma agradável conversa com o nosso colega de fórum Pedro Alves (Just_me) :) , que comecei seriamente a ponderar a compra de uma SLR.

 

Uma Canon 400D ou uma Nikon D40 são máquinas bem pequenas.

Não há nada que chegue a uma máquina de lentes intermutáveis.

Foi a essa conclusão a que cheguei! :oops:

 

Vou comprar a Canon 400D!!! Ainda falta decidir a lente... como os comentários que tenho visto sobre a lente do kit não são muito abonatórios, andei a pesquisar e estou inclinado para a compra da Sigma 17-70 f/2.8-4.5. Também poderei a hipótese da Tamron 17-50 f/2.8 (tem excelentes review's), mas parece-me que a Sigma permite-me uma utilização mais polivalente e é, também, de boa qualidade.

 

O que acham desta minha opção?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Faço aqui a transcrição dum comentário do Luís Fortunato feito noutro tópico, mas que responde a uma solicitação minha e como quero tirar algumas dúvidas, achei que não devia utilizar o outro tópico:

 

... entretanto comprei a 17-85mm com Estabilizador de Imagem.

 

Quanto ao teu tópico, quando tiver tempo, passo por lá a mandar o meu bitaite... mas ficas já avisado, eu sou um bocado extremista. Não que as lentes sejam más. Mas eu nunca trabalhei com elas, logo o meu feedback é nulo. Eu aconselho, se poderes, claro está, a comprarem sempre material Canon. A focagem é mais rápida nas lentes Canon... pelo menos é a ideia que eu tenho face às lentes Sigma que já experimentei em corpos Canon.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Luís,

 

A lente de que tens é a Canon EF-S 17-85mm f/4-5.6 IS USM? Na fase inicial da minha pesquisa estava inclinado para essa lente, mas o facto de a abertura tanto na Sigma (f/2.8-4.5) como na Tamron (f/2.8 ) serem maiores e no preço ligeiramente mais baratas, levou-se a colocar de lado essa lente e a debruçar-me na escolha entre as outras duas. Mas, como ainda não efectivei a compra, ainda estou a tempo de mudar de ideias. :(.gif' class='bbc_emoticon' alt=':)' />

 

Quanto á questão da rapidez de focagem das Canon, desconhecia... esclarece lá isso um pouco melhor.

 

Como o Luís já disse que nunca trabalhou com as lentes que sugeri, se houver por aí alguém que possa também dar o seu contributo, agradeço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jorge.

 

A lente de que tens é a Canon EF-S 17-85mm f/4-5.6 IS USM?

Sim...

 

Na fase inicial da minha pesquisa estava inclinado para essa lente, mas o facto de a abertura tanto na Sigma (f/2.8-4.5) como na Tamron (f/2.8 ) serem maiores e no preço ligeiramente mais baratas, levou-se a colocar de lado essa lente e a debruçar-me na escolha entre as outras duas.

Sim... mas para imagens não muito rápidas, com o estabilizador de imagem, a lente torna-se equivalente a uma F/1.4-2.0 :)

 

http://www.canon-europe.com/For_Home/Produ...S_USM/index.asp

 

Tens de ter também atenção, que eu invisto em material fotográfico, não apenas para aquários... assim sendo, nunca teria comprado um flash, nem uma 55-200mm.

 

Quanto á questão da rapidez de focagem das Canon, desconhecia... esclarece lá isso um pouco melhor.

Como é óbvio, depende da lente. Mas eu já experimentei lentes Sigma, e em termos de focagem... muito mais lentas que as da Canon.

Lês/retiras isso de qualquer fórum/bom site sobre fotografia.

 

Eu não digo que essas lentes são más, até porque como já disse, nunca trabalhei com elas...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Já decidi e já efectivei a compra.

 

Optei pelo corpo da Canon EOS 400D e pela objectiva Tamron 17-50 f/2.8! Estava indeciso nesta lente, mas após ter visto excelentes review's da mesma e diversas opiniões como sendo claramente a melhor lente nesta gama, avancei!

 

O corpo da Canon comprei no Redcoon e a lente num leilão do ebay (vem de França). Agora, é só esperar a vinda do materia para começar a disparar... :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais